o peidinho chamado Big Bang pode até ser uma teoria errada, mas achar q um ser fez o universo, virou carne morreu na cruz e bla bla bla soa mais estupido
Concordo.
Detalhe: o Big-Bang e os 15bilhões de anos são inegáveis.
Oi, Sr das Terras Altas, está sentindo a minha falta? Bem, eu tenho mais o que fazer atualmente e estou com falta de tempo para dar as caras por aqui para repetir e repensar as mesmas idéias, uma vez que essa comunidade cética e religiosa não sai da mesmice.
Já até perdi a conta de quantas vezes o Gilga vem com essa mesma colocação. Como você deve ter percebido, pelo experimento de colegial que ele apresenta, dá-se a impressão de que para ele a Ciência é algo como aquilo: tem-se uma idéia, fazem-se experimentos simples e bobos, que sempre dão certo e sempre confirmam a idéia, e não tem erro.
Quer ele que o Espiritismo, ao afirmar-se TAMBÉM ciência (e não só ela) siga pela mesma balada, pois só assim ele entende a Ciência. E como não fazemos igual, aí então não é Ciência. Queixou-se mais de uma vez de experimentos do século XIX. Acharia sua queixa justa se esses experimentos já houvessem sido refutados e demonstrados errados categoricamente, mas o que vi até agora foram acusações sem fundamento contra a idoneidade dos cientistas envolvidos; ou que eram bons para medir coisas na balança, mas para ver uma demonstração mediúnica, aí eram acometidos de uma estranha burrice infinita... Vai por aí.
Com tais argumentos...
Tem lá suas queixas filosóficas e teológicas, mas sei lá se ele entende alguma coisa disso. Usualmente seus queixumes ficam nas queixas só.
É isso.
Opa, muito boa tarde!
Pense que, mesmo as idéias geralmente sendo as mesmas, o importante é não perdermos a conexão com o outro lado da moeda. Participe!
Enfim. Entendo a sua percepção Botânico. Mas não acho justo o espiritismo tomar para si o nome da ciência.
Compreendo o espiritismo ter convicção de que será uma realidade estudada pelo homem. Mas justamente por ele não ser uma "realidade" que se encaixa às pesquisas terrenas, ele não pode seguir a metodologia científica. Já é o primeiro motivo que inviabiliza o espiritismo de ostentar-se como ciência.
É VITAL, importantíssimo não misturarmos a "pureza" da ciência terrena com qualquer grupo ou doutrina religiosa. É um tiro que pode sair pela culatra. Tudo tem seu tempo, e se o espiritismo algum dia for ciência, ótimo: mas neste instante é irresponsável da parte dele tomar para si o título de "científico".
Com essa afirmação, vc quer dizer que o karduco não se baseou em tudo o que estava sendo pesquisado na época, por não espíritas e copiou todos esses estudos, mas sim através de informações emanadas pelos "espíritos"?
Com que base vc pode afirmar que o espiritismo foi algo novo?
Nem mesmo a tese de reencarnação é nova, vide os conceitos egipcios, os conceitos budistas e outros, existentes pelo menos 4500 anos antes do karduco fundar essa seita medíocre, enfiando no mesmo saco, reencarnação com cristianismo e conceitos de moral barata.
Tá certo. Talvez o conceito tenha existido em outras culturas e, até mesmo, em outras religiões as quais nós desconhecemos, Gil. E daí foi parar no espiritismo. Pode ser, sim. Mas independente de onde surgiram aquelas palavras, elas são empregadas hoje como teoria
nova na Administração.
Veja bem, não estou questionando se surgiram de outro lugar. O que eu constatei é que estavam 100 anos à frente de seu tempo, apenas isso.
Mas quem vai atrás de saber se são "patentes" roubadas ou originais?
Se forem originais, ponto pra eles.