Najma escreveu:Ilovefoxes escreveu:Ah, acho que entendi Najma, e eu já tinha coloca essa idéia antes:
Querer acabar com o desespero, desesperadamente reprimindo as emoções. Ou acabar com as emoções para alcançar o estado de iluminação, que nada mais é que uma sensação devido a emoção do ego.
É isso.
Ele é apaixonado pelo desapego. Perdeu alguma coisa importante no meio do caminho em busca da iluminação que é o desapego ao próprio desapego.
E quando ele passar pela iluminação nem vai se dar conta. Porque não é um "portal" onde os "eleitos" passam. A iluminação nada mais é do que perceber que mesmo os eventos mais idiotas fazem sentido quando observados atentamente e que nada tem a importância que se dá. Parece contraditório mas não é.

Vocês é que não estão entendendo o ponto.
Eu estou explicando a função de ensinamentos como o controle dos desejos, celibato, jejum, clausura, etc...
Eles tem a função que eu descrevi e funcionam.
Isso resulta no fim de grande parte dos sofrimentos, unicamente por eles serem criados pela nossa própria ignorância.
Quanto a iluminação, não é algo tão simples quanto você está imaginando.
Ela é bastante intensa.
O problema é que o ego pode fazer a pessoa acreditar que já atingiu a iluminação, quando na verdade isso não aconteceu.
A Iluminação não é o que você está sugerindo, pois assim poderia ser apenas descrita como você o fez e não é isso o que acontece.
Ela tem algumas coisas bem marcantes e visíveis.
A nossa visão, por exemplo, fica muito mais nítida, bem como todos os sentidos ficam mais apurados.
Entramos em outro estado mental, um diferente da vigilia.
Ficamos mais acordados, mais conscientes.
O problema é encarar a religião como uma filosofia de vida e achar que a iluminação não passa de uma forma de "olhar" a vida.
Isso poupa o trabalho de ter que mudar e se auto conhecer.