POR QUE AS MULHERES TRAEM MENOS?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Najma
Gênero: Feminino

Re: Re.: POR QUE AS MULHERES TRAEM MENOS?

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:
Apo escreveu:Nadasei
Mas se você sentia prazer, se deliciava, viajava, sentia as notas, fazia associações com bons momentos, se apaixonava, lembrava de momentos e lugares ( e o prazer às vezes dói), você está é fugindo da dor. E não vejo porque a tal Iluminação ( que você busca, sei lá porque necessidades internas) tenha que acontecer somente se você aprender a não sentir mais nada. O vazio não´precisa de tanto espaço, se é que entende o que eu digo.

O NadaSei é muito apegado a esse conceito estreito de desapego... :emoticon13:

É que ele não entendeu ainda. A anulação afirma ainda mais o apego. Não se perde, não se deixa aquilo que não se tem...
Imagem

Ilovefoxes
Gênero: Masculino

Re.: POR QUE AS MULHERES TRAEM MENOS?

Mensagem por Ilovefoxes »

Ah, acho que entendi Najma, e eu já tinha coloca essa idéia antes:
Querer acabar com o desespero, desesperadamente reprimindo as emoções. Ou acabar com as emoções para alcançar o estado de iluminação, que nada mais é que uma sensação devido a emoção do ego.

Najma

Mensagem por Najma »

Ilovefoxes escreveu:Ah, acho que entendi Najma, e eu já tinha coloca essa idéia antes:
Querer acabar com o desespero, desesperadamente reprimindo as emoções. Ou acabar com as emoções para alcançar o estado de iluminação, que nada mais é que uma sensação devido a emoção do ego.

É isso. :emoticon1:

Ele é apaixonado pelo desapego. Perdeu alguma coisa importante no meio do caminho em busca da iluminação que é o desapego ao próprio desapego.

E quando ele passar pela iluminação nem vai se dar conta. Porque não é um "portal" onde os "eleitos" passam. A iluminação nada mais é do que perceber que mesmo os eventos mais idiotas fazem sentido quando observados atentamente e que nada tem a importância que se dá. Parece contraditório mas não é. :emoticon16:
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Pelo que pude perceber até o momento, o desvio de rota dele se dá na associação do desapego a uma "insensibilidade" quando é justamente o contrário

Bjs

aknatom

Mensagem por aknatom »

salgueiro escreveu:

Pelo que pude perceber até o momento, o desvio de rota dele se dá na associação do desapego a uma "insensibilidade" quando é justamente o contrário

Bjs

Perfeito.
A Najma também está corretíssima.

Outro erro é a idéia de "portal", que a iluminação acontece em algum momento especial, e a partir dalí tudo mudou.
A iluminação e seu "refino" se dá no processo de viver o dia a dia. O "refino" é infinito, não possui fim, e é passível de regressão.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Perfeito.

Outro erro é a idéia de "portal", que a iluminação acontece em algum momento especial, e a partir dalí tudo mudou.
A iluminação e seu "refino" se dá no processo de viver o dia a dia. O "refino" é infinito, não possui fim, e é passível de regressão.

É isso, são milhares de pequenos momentos prá quem está "ligado", não existe "o" específico

Apesar de já ter lido a sua explicação para a regressão e ter entendido não concordo, vejo mesmo como estacionar

Bjs

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Flavio Checker escreveu:Como seria encarada a traição entre os índios?
Será que o cacique dos Tupis, por exemplo, teria direito a ter várias mulheres?
E se a poligamia entre eles fosse proibida, qual seria a punição para o índio que cometesse adultério? Será que o castigo seria umas boas bordunadas?? :emoticon12:
E se fosse a índia que colocasse chifres no índio, como será que a tribo reagiria? E o índio corno, como lavaria sua honra?

Ô Acauan, mata essa curiosidade aí!

Será que a borduna canta nessa horas? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:.

Oi Flavio,

Como nunca existiu um Tupi corno, vou responder hipoteticamente.

Os costumes variavam de tribo para tribo, algumas mais rigorosas outras menos quanto ao seu cumprimento.

Os Tupinambás, por exemplo, eram muito liberais quanto a sexo antes do casamento, não exigiam que a mulher solteira conservasse a virgindade e aceitavam que tivesse vários parceiros.

Uma vez casada era exigida fidelidade da mulher, sendo que uma hipotética traição (que nunca ocorreu, claro) poderia terminar com a morte da adúltera pelas mãos do marido.

Os caciques podiam ter várias mulheres, mas isto costumava ser mais um sinal de prestígio e de alianças tribais do que relações afetivas propriamente.

Abraços

Acauan
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

aknatom

Mensagem por aknatom »

salgueiro escreveu:
aknatom escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Perfeito.

É isso, são milhares de pequenos momentos prá quem está "ligado", não existe "o" específico

Apesar de já ter lido a sua explicação para a regressão e ter entendido não concordo, vejo mesmo como estacionar

Bjs

Olahndo pra sociedade vc vê varias pessoas que depois de muito tempo trabalhando, ou tendo um casamento fiél, ou vivendo em paz, ao enfrentar uma dificuldade são capazes de roubar, matar e trair.
Pode-se dizer que ele "nunca esteve realmente evoluído", assim como os cristãos justificam as barbaridades das suas seitas como atos de falsos cristãos. Passando a navalha na coisa, sobra a mais simples: eles estavam bem, e agora não estão.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu:Olahndo pra sociedade vc vê varias pessoas que depois de muito tempo trabalhando, ou tendo um casamento fiél, ou vivendo em paz, ao enfrentar uma dificuldade são capazes de roubar, matar e trair.
Pode-se dizer que ele "nunca esteve realmente evoluído", assim como os cristãos justificam as barbaridades das suas seitas como atos de falsos cristãos. Passando a navalha na coisa, sobra a mais simples: eles estavam bem, e agora não estão.

Eles não eram, se sentiam. Nada como a grande sacana, a vida, para fazer os castelos da auto-imagem ruírem e deixar a mostra o que se é ou melhor, o estágio que se está :emoticon16:

Bjs

Najma

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:
Olahndo pra sociedade vc vê varias pessoas que depois de muito tempo trabalhando, ou tendo um casamento fiél, ou vivendo em paz, ao enfrentar uma dificuldade são capazes de roubar, matar e trair.

:emoticon16:

Mas é só na dificuldade que as pessoas se mostram. Ou são exatamente como são, sem as máscaras. Enquanto está tudo bem, pra quê falar que tem as mesmas necessidades que todo mundo? É tão mais bonito que imaginem que o próprio cocô é de floquinhos de algodão doce rosinha... e ai de quem disser que fede. :emoticon19:

E é tão mais legal ficar enclausurado dentro do próprio devaneio que o mantém à distância do fedor do restante da humanidade enquanto c*ga regras para que os fedorentos sigam... :emoticon1:
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Só que uma dificuldade sempre pode ser pior que outra, e pior que outra, e agora cheguei no fundo do poço, e agora estou cavando pra baixo, e ad eternum... sendo assim, nunca saberemos quem realmente somos, quantos pontos de humanidade realmente temos. Navalha nesse conceito. Temos a humanidade que demonstramos nesse exato momento, seja ele de dificuldade, prazer, ou tranquilidade. Pessoas grandiosas são grandiosas só respirando... pessoas medíocres são medíocres só respirando.
Confio no potencial infinito para o bem e para o mal de todas as pessoas, de qualquer pessoa.

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Afffie .... não caia na simplificação "extrêmíca", aknatom

Sabemos sim quem somos, é só estar atento. A grande sacana, não perdoa :emoticon16:, revela a cada situação vivida

Bjs

aknatom

Mensagem por aknatom »

salgueiro escreveu:

Sabemos sim quem somos, é só estar atento. A grande sacana, não perdoa :emoticon16:, revela a cada situação vivida

Bjs

Eu sei que já piorei, em vários momentos. Passei por situações nas quais tive uma atitude correta em meio a dificuldade, e quando passei novamente, no meio de uma dificuldade extrema, não tive a mesma atitude correta.
O normal, o padrão, é o crescimento, o desenvolvimento, com certeza. É até raro se observar um retrocesso, principalmente porque quando é nos outros, temos dificuldade de enchergar o bom, enfatizamos o ruim e sempre podemos dizer que "ele sempre foi assim". Precisamos observar isso em nós mesmo, e precisamos crescer novamente antes de perceber, o que é mais difícil do que crescer da primeira vez, e é mais raro do que o próprio retrocesso.

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Eu sei que já piorei, em vários momentos. Passei por situações nas quais tive uma atitude correta em meio a dificuldade, e quando passei novamente, no meio de uma dificuldade extrema, não tive a mesma atitude correta.
O normal, o padrão, é o crescimento, o desenvolvimento, com certeza. É até raro se observar um retrocesso, principalmente porque quando é nos outros, temos dificuldade de enchergar o bom, enfatizamos o ruim e sempre podemos dizer que "ele sempre foi assim". Precisamos observar isso em nós mesmo, e precisamos crescer novamente antes de perceber, o que é mais difícil do que crescer da primeira vez, e é mais raro do que o próprio retrocesso.

Atente, vc não piorou só não conseguiu a "profundidade" necessária para continuar a agir da mesma forma "correta". Por isso as situações estão sempre voltando. Não vale somente a compreensão intelectual, tem de ser posta em prática.

O grau de honestidade própria para podermos nos ver como somos de verdade é imenso. Reconhecer o quanto de mal abrigamos é mais do que a maioria aguenta. Fugimos, nos escondemos, alimentamos o teatro e pior, usamos o julgamento do outro como paliativo para não termos que encarar a nós mesmos. Os dedos apontados proliferam, sempre na direção errada :emoticon4:

Nesse exato momento da vida, estacionei, por isso estou falando com alguma propriedade no assunto. Esgotei, "exaustei" :emoticon16: mas sei que todo o aprendizado até então colhido já faz parte de mim. Como sei ? Pondo em prática de uma forma tão natural que nunca imaginei ser possível :emoticon4:

Bjs

aknatom

Mensagem por aknatom »

"Piorou" versus "falta de profundidade".
Questão de sintaxe, a semântica permanece. :emoticon4:

Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Mas a profundidade vem com a experiência, não?

Eu não teria capacidade de enfrentar o que enfrento hoje em dia se não tivesse passado por outras situações semelhantes em que, primeiro, me desesperei. Agora eu deixo pra me desesperar depois, se nada do que já fiz em outra ocasião der certo... :emoticon12:
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:Só que uma dificuldade sempre pode ser pior que outra, e pior que outra, e agora cheguei no fundo do poço, e agora estou cavando pra baixo, e ad eternum... sendo assim, nunca saberemos quem realmente somos, quantos pontos de humanidade realmente temos. Navalha nesse conceito. Temos a humanidade que demonstramos nesse exato momento, seja ele de dificuldade, prazer, ou tranquilidade. Pessoas grandiosas são grandiosas só respirando... pessoas medíocres são medíocres só respirando.
Confio no potencial infinito para o bem e para o mal de todas as pessoas, de qualquer pessoa.

:emoticon1:

Engraçado que quem me ensinou o "viva e deixe viver" foi um cerumano horrível e foi da pior forma possível. Eu estava na posição de julgar, ou achava que estava, e essa criatura veio me atacando com toda força. A princípio eu me afastei mas depois, analisando e estudando sobre o que a criatura falava, cheguei à conclusão de que ele estava certíssimo em alguns pontos. Hoje em dia somos amigos e eu sempre digo a ele que foi e tem sido graças a ele que eu aprendi mais sobre assuntos que jamais estudaria e tentaria entender antes: demonologia, thelema e afins. :emoticon1:
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Profundidade vem com a experiência, capacidade de acessar essa profundidade depende do momento presente.

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu:"Piorou" versus "falta de profundidade".

É crescimento, aprofundamento :emoticon4: . Quando imaginamos que dominamos determinada situação ela nos é apresentada com ligeiras modificações geralmente o suficiente para percebermos que ainda não "chegamos lá". E só pára a reapresentação quando conseguimos manter a atitude "correta" de forma natural, isso prá quem consegue

Por isso é que digo que não há "piora" pois se vc se vir novamente frente a primeira situação vai agir de forma "correta"

Bjs

Najma

Mensagem por Najma »

salgueiro escreveu:

É crescimento, aprofundamento :emoticon4: . Quando imaginamos que dominamos determinada situação ela nos é apresentada com ligeiras modificações geralmente o suficiente para percebermos que ainda não "chegamos lá". E só pára a reapresentação quando conseguimos manter a atitude "correta" de forma natural, isso prá quem consegue

Por isso é que digo que não há "piora" pois se vc se vir novamente frente a primeira situação vai agir de forma "correta"

Bjs

É. Os casos de pessoas que se casam com vários parceiros e vivem sempre a mesma experiência. Não chegam nunca a aprenderem de fato o que tem que ser aprendido, ou em algum momento daria certo.

Mas aí surge um problema sério: caso a pessoa deixe uma situação profundamente incômoda seguir seu curso, não estará errando por omissão?
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Omissão é um erro muito grave, porque vem da ignorância.
Omissão num casamento é suicídio do relacionamento.
Omissão leva a traição, e os homens são mais omissos, geralmente.

PS: Consegui voltar ao tema do tópico!!!!!!!!!!!!!
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: ... que bom!
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Najma escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

É. Os casos de pessoas que se casam com vários parceiros e vivem sempre a mesma experiência. Não chegam nunca a aprenderem de fato o que tem que ser aprendido, ou em algum momento daria certo.

Mas aí surge um problema sério: caso a pessoa deixe uma situação profundamente incômoda seguir seu curso, não estará errando por omissão?

Essa é uma daquelas coisas que chegam a dar medo quando vc percebe que escolhe igualzinho (o mesmo tipo de pessoa).

Não acho que continuar uma situação incômoda seja o caminho (isso é masoquismo), e sim mudar o necessário em si próprio para sair daquele "padrão mental" e parar de atrair justamente o tipo de pessoa que juntos criarão "a mesma situação incômoda"

Bjs

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Najma escreveu:
Ilovefoxes escreveu:Ah, acho que entendi Najma, e eu já tinha coloca essa idéia antes:

É isso. :emoticon1:

Ele é apaixonado pelo desapego. Perdeu alguma coisa importante no meio do caminho em busca da iluminação que é o desapego ao próprio desapego.

E quando ele passar pela iluminação nem vai se dar conta. Porque não é um "portal" onde os "eleitos" passam. A iluminação nada mais é do que perceber que mesmo os eventos mais idiotas fazem sentido quando observados atentamente e que nada tem a importância que se dá. Parece contraditório mas não é. :emoticon16:

Vocês é que não estão entendendo o ponto.
Eu estou explicando a função de ensinamentos como o controle dos desejos, celibato, jejum, clausura, etc...
Eles tem a função que eu descrevi e funcionam.
Isso resulta no fim de grande parte dos sofrimentos, unicamente por eles serem criados pela nossa própria ignorância.

Quanto a iluminação, não é algo tão simples quanto você está imaginando.
Ela é bastante intensa.
O problema é que o ego pode fazer a pessoa acreditar que já atingiu a iluminação, quando na verdade isso não aconteceu.

A Iluminação não é o que você está sugerindo, pois assim poderia ser apenas descrita como você o fez e não é isso o que acontece.
Ela tem algumas coisas bem marcantes e visíveis.
A nossa visão, por exemplo, fica muito mais nítida, bem como todos os sentidos ficam mais apurados.
Entramos em outro estado mental, um diferente da vigilia.
Ficamos mais acordados, mais conscientes.

O problema é encarar a religião como uma filosofia de vida e achar que a iluminação não passa de uma forma de "olhar" a vida.
Isso poupa o trabalho de ter que mudar e se auto conhecer.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

salgueiro escreveu:

Bjs

Não sou eu quem estou confundindo isso.
Eu falo sobre controlar os sentimentos e não se escravizar por eles, nem pelos prazeres dos sentidos.
As pessoas é que estão associando isso a insensibilidade, principalmente pelas praticas lidarem com a abstinência.

Estar não controle dos sentimentos, significa não ser levado por eles. Isso é diferente de não senti-los, embora alguns deles possam mudar, por estarmos apenas distorcendo eles com nossa própria mente..
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Trancado