Ateu; Ateuzismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re.: Ateu; Ateuzismo

Mensagem por Apo »

O zencem tá precisando duma reforma ortográfica... :emoticon12:
Imagem

zencem

Re: Re.: Ateu; Ateuzismo

Mensagem por zencem »

Apo escreveu:O zencem tá precisando duma reforma ortográfica... :emoticon12:

Sim, mas o Ilovefoxes botou o "rebentado" só pra dar mais volume, não foi? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Apo

Mensagem por Apo »

zencem escreveu:

Sim, mas o Ilovefoxes botou o "rebentado" só pra dar mais volume, não foi? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Ahã! Eu percebi...ahuahuah
Imagem

André

Mensagem por André »

Apo escreveu:
André escreveu:
Apo escreveu:Estou pouco me lixando para não existência de deuses. Só falo no assunto quando o ambiente sugere.
Tipo: se me despeço de alguém eu não digo " Vá pela sombra e fique longe de deus". Mas os teístas não resistem, mais cedo ou mais tarde lascam umas coisas assim: " Vá com Deus", " Fique com Deus", "DEus te abençoe", "Deus sabe o que faz", " Juro por Deus", " Deus que sabe", " Só eu e Deus", " Por Deus...", " Entrega prá Deus" BLABLABLA
A coisa é tão forte que até os ateus acabam usando estas bobagens como vício de linguagem. :emoticon12:

Esses não, mas alguns vicios de linguagem desse estilo com Deus no meio eu já usei. Até "Nossa senhora" mas ai eu tava com uma namorada :emoticon16:

Tinha uma que dizia "Vou fazer vc gritar o nome do senhor" heheh :emoticon16: "Oh meu Deus"

HAUHUAHUAHUHAUH

Eu falo um monte dessas coisas! Falo com crentes que sabem que sou atéia ( se o cara for legal e meu amigo ). Eles acham graça. E fica tudo na boa.
Também falo brincando porque eu adoro brincar com coisas que não são importantes para mim mas são para os outros. Não é brincar por maldade, porque não me afeta mesmo. Mas brincar levinho...Então digo " Se Deeeeeeuuussss quiser, AMÉM!!!" e coisas assim.
Outros clichês deste tipo eu uso por hábito. É como se eu usasse uma linguagem que todo mundo entende. Não tem conotação religiosa, mas funciona. :emoticon16:

Idem. É social, vc acaba usando por habito, ou para perturbar de leve. O pessoal que eu sei que é sensível eu evito, mas tem gente que lida numa boa. O aspecto de conhecer com quem ta lidando é fundamental, até pq tem "brincadeiras" e brincadeiras, tem gente que usa essa desculpa para despejar ódio, e tem os boas praças legítimos que esculhambam, mas sem maldade.

Ser humano é um bicho complexo :emoticon13:
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apo

Mensagem por Apo »

Ahã. A mesma coisa com outras coisas. Por isto acho uma bobagem acusarem as pessoas que criticam alguns traços de comportamento de outras raçãs ou outras profissões. Ex: embora eu não sinta atração por japoneses e ache um povo esquisito, chamo de japa fingido um ex colega japonês. Assim como acho que a raça negra ainda se vitimiza pelos problemas do passado, meus amigos negros eu chamo de negão ( o Francio sabe disto...hehehe). Sendo descendente de portugueses e de alemão, tiro um sarro dos estereótipos destas raças. Eu acho que a gente não devia levar a vida tão a sério.
Imagem

NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Ateu; Ateuzismo

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:
NadaSei escreveu:
SickBoy escreveu:troque religião por "falsa religião" e sirva a vontade

afinal de contas, aqui são ateus falando da falsa religião, pois só uns pouquíssimos iluminados conhecem a VERDADEIRA religião

ESTA FRASE VAI PRO PRÊMIO RED MONKEY 2007!

Ooops.

Eu não falei isso, foi o SickBoy e ele estava sendo irônico.
É que quando eu fiz o quote eu fiz errado.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

Apo escreveu:
zencem escreveu:

Ahã! Eu percebi...ahuahuah
Rebentado = arrebentado? :emoticon5:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:Agir? Sim. Há dos dois lados. Mas as religiões e crenças costumam ser dogmáticas com cunho moral culposo, penitente,apontando o tempo inteiro para coisas humanas como se fossem fraquezas, pecados, vergonha. Tudo parece ter um componente que leve a pessoa a temer.

Isso tudo depende da religião e do religioso

A grande questão é RELIGIÃO não é TEISMO.
Nem todo teísta tem religião.
A comparação é entre o ateu e o teísta.
Ambos posicionamentos AMORAIS a priori.
Apo escreveu: Tudo deve ser feito não pensando pelos próprios valores, mas pelos de Deuses que estão sempre em algum lugar invisivel mas nos perseguindo, para ver se fomos bonzinhos e puros. E se não obedecemos ( e é quase humanamente impossível obedecer a tanta opressão ), somos tidos como culpados! E dá-lhe castigo!

Diga isso aos deistas, a teístas sem religião, a teistas céticos como eu, ou mesmo a inúmeros cristãos... vão simplesmente rir dessa idéia.
Apo escreveu:A maioria das religiões e seitas é assim.

Religião e seita não é igual a teísta.
Um teísta não precisa de nenhuma dessas coisas, nem de religião, muito menos de seita.
Apo escreveu: Você é a prova disto.

Quem fala de "culpa" e "fuga" é você... não eu.
Apo escreveu:O assunto nem era este e sim moral.

Algo que ser teísta não impõe.
Ser teísta é como ser ateu, nenhum dos dois posicionamentos vem com alguma moral embutida.

Só que algum gostam de ignorar isso e fazer proselitismo de que o ateismo é melhor.
Apo escreveu:Bobagens. Pago por um serviço e pelo lazer que eu escolho. Música e dança são coisas concretas. Luz é arte. Ser contra festas e diversão é o mesmo que se matar. Não vai mais ao cinema, então. E desliga este PC aí.
Deus receber o dinheiro do dízimo mesmo?

Recebe... Edir Macedo também é Deus.
A verdade é que cada um tem sua própria balada, paga as próprias contas, ganha o próprio dinheiro e gasta como bem entende.

Só que alguns gostam de chamar de burro quem gasta como quer.
Pagar 100 reais em uma bolsa ou calça também pode ser visto como burrice por alguém.
As pessoas dão o dinheiro com boa intenção.
Não vejo motivos para chama-las de burra por isso.
Apo escreveu:Sei...tem pastor que manda perseguir o cara na rua ou proíbe a entrada do cara que nunca contribui. Pagar para quê? Enriquecer os Edir Macedo da vida? Em nome de Jesus? Ah tá bom...
Quanto ao convívio, sabemos bem a putaria que rola neste meio e nem tente negar. O que mais tem é pastor e padre pervertido.

E dai?
Nas baladas que você vai também tem um monte de gente "pervertida", seja lá o que você entende por isso...
Cada um escolhe sua própria balada e paga o quanto quer.
Apo escreveu:Você é exceção porque se diz religioso autônomo. Mas a maioria contribui, sim.
Falar nisto, deveria entrar nas igrejas bonitas, a arquitetuta é fantástica! Arte faz bem ao espírito!

Como eu disse antes, só entro em igrejas pela arquitetura.
Não disse que nunca entro.

E eu não sou exceção, muitos dos que se dizem católicos, não são praticantes e não frequentam igrejas.
O que não falta é teísta sem religião e sem seita.

Essa é a questão, ser teísta não obriga a nada.
Apo escreveu:No fundo é tudo farinha do mesmo saco ou maluquice. Não há sentido em dizer que um religioso não tem religião ou se guia por ums mistura de várias , pois na verdade não quer escolher. Ter igreja é ir à igreja. Nem todos vão. Mas isto não quer dizer muita coisa.

Pra quem não conhece a questão pode parecer maluquice mesmo.
Tem também quem pratique Yoga, algo que não é necessariamente "religioso", apenas "espiritual".
É a mesma coisa que é ensinada na religião.
Apo escreveu:Eu não estou pregando moral. Quem sabe da minha moral sou eu e ninguém tem nada a ver com ela, muito menos um monte de gente que não conheço reunida em torno de uma divindade qualquer, querendo parecer que é ilibado . Estou dizendo que ateus dão importância à sua moral individual e não baseada na culpa divina, por medo de serem amaldiçoados ou julgados no dia do juízo final.

Muitos teístas idém.
Ser teísta não inclui nada, nenhuma moral especifica, nenhum livro de regras, NADA.
Apo escreveu:Os seus argumentos neste post em especial é que são todos espantalhos.

Meu argumentos são impecáveis.
Se são espantalhos, aponte as falhas deles.

O espantalho é colocar teístas e ateus no mesmo nivel?
É colocar o posicionamento de crença/descrença em Deus como amoral?

Espantalho é dizer que todo teísta tem moral culposa como a de "alguns" cristãos.
Não se pode generalizar isso nem mesmo sobre os cristãos, pois os cristãos também não são um grupo heterogêneo e sim um grupo muito variado, cheio de sub-grupos.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

zencem escreveu:
NadaSei escreveu:
zencem escreveu:
NadaSei escreveu:Viu só? :emoticon19:

Ví.

Você não tem interesse em investigar, nem em compreender, porque já tem tudo pronto no seu saco de conclusões.

é?

Então responda o post acima que foi pra apoc e pro sickboy.

Tu tá louco?

Achas que eu vou pegar esta estoupa, como costuma virar os teus argumentos, e ter saco pra desenlinhar, quando eu já sei que ele está cheio de fio rebentado?

Essa falácia é velha zencem...
Eu gosto de ARGUMENTOS RACIONAIS.

Essa de sair de fininho dizendo que não discute e atacar a pessoa é velha e eu não caio nela não.

Se não pode defender seu ponto de vista na razão, é mais fácil e elegante assumir logo.
Fugir e apenas criticar o oponente fica feio e é infantil.

Se tem fio arrebentado, demonstre. :emoticon19:

zencem

Mensagem por zencem »

NadaSei escreveu:
zencem escreveu:
NadaSei escreveu:
zencem escreveu:
NadaSei escreveu:Viu só? :emoticon19:

Ví.

Você não tem interesse em investigar, nem em compreender, porque já tem tudo pronto no seu saco de conclusões.

é?

Então responda o post acima que foi pra apoc e pro sickboy.

Tu tá louco?

Achas que eu vou pegar esta estoupa, como costuma virar os teus argumentos, e ter saco pra desenlinhar, quando eu já sei que ele está cheio de fio rebentado?

Essa falácia é velha zencem...
Eu gosto de ARGUMENTOS RACIONAIS.

Essa de sair de fininho dizendo que não discute e atacar a pessoa é velha e eu não caio nela não.

Se não pode defender seu ponto de vista na razão, é mais fácil e elegante assumir logo.
Fugir e apenas criticar o oponente fica feio e é infantil.

Se tem fio arrebentado, demonstre. :emoticon19:

Se você fosse racional saberia debater sem competir.

Só esta frase já vale mais do que você merece. :emoticon147:

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

gorillo

Mensagem por gorillo »

verdadeira religião??? que porcaria é essa?

muçulmano. a minha

Cristão: a minha

Budista: a minha

Espírita: a minha

Satanista: a minha

Comunista: a minha

NadaSeista: a minha

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

zencem escreveu:Se você fosse racional saberia debater sem competir.

Só esta frase já vale mais do que você merece. :emoticon147:

Com alguém que se nega a debater com argumentos racionais e apenas disparando frases infantis desmerecendo o oponente... Essa é a palavra adequada para se usar.

Te dou mais uma chance, como defenderia que os ateus são mais morais e/ou inteligentes que os teistas?

Na razão você não consegue defender isso.
É isso que te lava a não usar de argumentos racionais e apenas fugir desmerecendo o oponente.
Minha paciência em explicar isso é mais do que um oponente com essa postura merece.
Editado pela última vez por NadaSei em 24 Set 2007, 02:18, em um total de 1 vez.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

gorillo escreveu:verdadeira religião??? que porcaria é essa?

Essa porcaria é uma ironia disparada pelo SickBoy.
A Apoc achou que era minha, por eu ter quotado errado a resposta ao SickBoy, dai ficou parecendo uma afirmação minha.

Najma

Mensagem por Najma »

NadaSei escreveu: Te dou mais uma chance, como defenderia que os ateus são mais morais e/ou inteligentes que os teistas?

E quem racionalmente se preocupa em ser mais inteligente ou mais moral que outras pessoas? Uma pessoa inteligente dá mostras de inteligência, não precisa afirmar-se inteligente, da mesma forma que a moral é evidenciável através de exemplos, não de parlapatória vazia.
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Moral, aliás, está submetida à ética. E essa necessidade de autoafirmação na base do "eu sou mais inteligente que você", ou "minha moral é mais ilibada que a sua" é coisa de gente que não sabe ou não pode ser visível por seus atos e "necessita" falar do que faz mesmo que não haja meios de verificar se é verdade oiu não, numa tentativa apenas de sobressair-se dentro de um meio.

Como meu pai dizia: quem É faz, não precisa dizer que faz... quem é inteligente ou moralmente superior mostra isso de tal forma que espanta os que tentam corromper e vilipendiar esses valores. E tem mais: quem realmente tem valor não necessita de rótulo algum. Quem ainda necessita afirmar-se isso ou aquilo, na realidade necessita da força de seus pares que se dizem isso ou aquilo também...

Em outras palavras: alguém que se diga ateu-anti-religião e aja como um religioso é religioso. :emoticon1: Mas isso não implica colocar todos os ateus como religiosos só por causa das maçãs podres.
Imagem

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Religião é veneno. Simples.
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Imagem

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

gorillo escreveu:Comunista: a minha
Malvado. :emoticon12:
NadaSei escreveu:Meu argumentos são impecáveis.
Aí está o problema.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Najma escreveu:
NadaSei escreveu: Te dou mais uma chance, como defenderia que os ateus são mais morais e/ou inteligentes que os teistas?

E quem racionalmente se preocupa em ser mais inteligente ou mais moral que outras pessoas? Uma pessoa inteligente dá mostras de inteligência, não precisa afirmar-se inteligente, da mesma forma que a moral é evidenciável através de exemplos, não de parlapatória vazia.

Só que a discussão não é bem sobre isso.
E sim, concordo com você.
Najma escreveu:Moral, aliás, está submetida à ética. E essa necessidade de autoafirmação na base do "eu sou mais inteligente que você", ou "minha moral é mais ilibada que a sua" é coisa de gente que não sabe ou não pode ser visível por seus atos e "necessita" falar do que faz mesmo que não haja meios de verificar se é verdade oiu não, numa tentativa apenas de sobressair-se dentro de um meio.

Como meu pai dizia: quem É faz, não precisa dizer que faz... quem é inteligente ou moralmente superior mostra isso de tal forma que espanta os que tentam corromper e vilipendiar esses valores. E tem mais: quem realmente tem valor não necessita de rótulo algum. Quem ainda necessita afirmar-se isso ou aquilo, na realidade necessita da força de seus pares que se dizem isso ou aquilo também...

Sim, esse é um comportamento que ocorre em qualquer meio.
Ateus e teístas podem cair nesse erro ou não.
Najma escreveu:Em outras palavras: alguém que se diga ateu-anti-religião e aja como um religioso é religioso. :emoticon1: Mas isso não implica colocar todos os ateus como religiosos só por causa das maçãs podres.

Exato, esse é justamente o meu ponto.
Completando que isso também é verdade para os teístas.

André

Mensagem por André »

Najma escreveu:Moral, aliás, está submetida à ética. E essa necessidade de autoafirmação na base do "eu sou mais inteligente que você", ou "minha moral é mais ilibada que a sua" é coisa de gente que não sabe ou não pode ser visível por seus atos e "necessita" falar do que faz mesmo que não haja meios de verificar se é verdade oiu não, numa tentativa apenas de sobressair-se dentro de um meio.

Em outras palavras: alguém que se diga ateu-anti-religião e aja como um religioso é religioso. :emoticon1: Mas isso não implica colocar todos os ateus como religiosos só por causa das maçãs podres.

Uma das melhores mensagens que li nos últimos tempos aqui no Rev, e apropriada.

Acrescentaria que uma dose de humildade, a todos, faria muito bem. Um mal que ataca tanto crentes como descrentes é arrogância. Essa que se manifesta em outros espaços quando escrevemos inclusive sobre coisas que não sabemos a fundo. A postura do aprendiz, que reconhece que muito não sabe, e se coloca disponível para aprender, me parece muito melhor, inclusive para o diálogo. Mas essas virtudes, infelizmente, são raras, pelo menos na maioria dos fóruns na internet e em muitos outros lugares tb.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Fernando

Mensagem por Fernando »

gorillo escreveu:É raro ver apologias ao ateísmo (ateuzismo)... comparando ao proselitismo religioso pelo menos. Normalmento o que vejo mais... são defesas do ateísmo enquanto forma legitima de estar (o que nada tem de mal).
Quem aqui é ateuzista? :emoticon16:

Mas uma apologia é, técnicamente, uma retratação jurídica. O sentido de uma apologia cristã é defender a fé cristã como forma legítima de estar tb. É óbvio que o cristianismo tem uma pretenção de universalidade. Mas isso é outro papo.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Najma

Mensagem por Najma »

André escreveu:

Acrescentaria que uma dose de humildade, a todos, faria muito bem. Um mal que ataca tanto crentes como descrentes é arrogância. Essa que se manifesta em outros espaços quando escrevemos inclusive sobre coisas que não sabemos a fundo. A postura do aprendiz, que reconhece que muito não sabe, e se coloca disponível para aprender, me parece muito melhor, inclusive para o diálogo. Mas essas virtudes, infelizmente, são raras, pelo menos na maioria dos fóruns na internet e em muitos outros lugares tb.

:emoticon1:

Costumam me achar arrogante. Mas só quem não me conhece... :emoticon16: Eu sou só assertiva. E debochada com quem merece. :emoticon16:

Quanto ao que você diz, é uma realidade. Falta diálogo na internet, desejo de trocar informações. Debates em foruns, comunidades, listas de discussão costumam ser monólogos onde um quer falar mais e melhor que o oponente enquanto ambos se esquecem de desenvolverem os temas ao invés de truncá-los, o que é uma pena.

Já vi tantos temas interessantes sendo desvirtuados pra guerra de egos, ou reduzindo-se a mera troca de links...
Imagem

André

Mensagem por André »

Najma escreveu:
André escreveu:

Costumam me achar arrogante. Mas só quem não me conhece... :emoticon16: Eu sou só assertiva. E debochada com quem merece. :emoticon16:

Quanto ao que você diz, é uma realidade. Falta diálogo na internet, desejo de trocar informações. Debates em foruns, comunidades, listas de discussão costumam ser monólogos onde um quer falar mais e melhor que o oponente enquanto ambos se esquecem de desenvolverem os temas ao invés de truncá-los, o que é uma pena.

Já vi tantos temas interessantes sendo desvirtuados pra guerra de egos, ou reduzindo-se a mera troca de links...

A mim vc sempre passou o oposto de arrogância. :emoticon16:

No mais, concordo integralmente com vc. Eu que sou tão prolixo gosto dessas mensagens, para variar, me dão oportunidade de ser sucinto, já que tenho pouco a acrescentar.

Najma

Mensagem por Najma »

Você é prolixo e suas postagens têm conteúdo... assim, pode. :emoticon4:
Imagem

André

Mensagem por André »

Najma escreveu::emoticon1:

Você é prolixo e suas postagens têm conteúdo... assim, pode. :emoticon4:

Eu to tão desacostumado com gentileza desse tipo que não sei o que dizer, e para mim isso é incomum. Por isso

:emoticon4: :emoticon16: :emoticon13: :emoticon1:

Trancado