André escreveu:Apo escreveu:André
Para haver democratização do exercício do poder o povo precisa estar educado e ter consciência - não de seu poder - mas da responsabilidade de usar este poder com coisas saudáveis e boas. Se ele não quer, você não pode desejar a ele uma coisa que ele despreza.
Exemplo: hoje é dia de votação para o conselho tutelar aqui. Portanto, uma medida tida como democrática e socializante, instituiu o passe livre nos transportes coletivos. Assim, TODO CIDADÃO TEM O MESMO DIREITO E AS MESMAS CONDIÇÕES DE IR E VIR PARA PODER EXERCER O SEU DIREITO DE VOTO.
`
Pergunta: o passe livre é democrático e é uma boa medida?
Posso procurar convencer da importância da cidadania e da democratização do poder. Concomitantemente educação é fundamental tanto a formal como a política. Esperar ele se tornar educado sem defender medidas que levem a isso me parece pouco prudente.
O passe livre para portadores de deficiência e carentes. Ou seja, "Aquele com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo."
http://www.transportes.gov.br/ascom/Pas ... Manual.htmA princípio me parece uma boa medida, tem que ver a aplicação.
Se obedeceu o regulamento estabelecido tendo mecanismos democráticos, foi instituído de forma democrática.
Se é boa ou não caí nos julgamentos pessoais que cada pessoa pode fazer.
Não. O passe livre é livre. Em dia de eleição anda de ônibus pela cidade toda, quantas vezes quiser, para os bairros que quiser e nem precisa levantar do banco se tiver a fim de tirar um cochilo.
André, por isto eu e o Acauan dizemos que tu tá desconectado da realidade.
Imagina se o coitado do cobrador do ônibus, com uma orda de bárbaros invadindo o ônibus, com hora para sair e chegar nos finais de linha, vai parar e perguntar para cada pessoa que passa na roleta: você ganha quanto? Tem o contra-cheque? Autônomo? Mas "tira" quanto por mês? Tem pelo menos os recibos aí? Ah não tem como provar? Então passa por cima de todo mundo e desce, por favor...Obrigado. Próximo!
André! Dia de passe livre não dá prá sair prá rua, não dá ir ao shopping, não dá para ir ao parque, nem pensar em andar de transporte coletivo!
Sabe por quê? Nem imagina? Pensa que esta medida democrática ( que não foi votada droga nenhuma, é "presente" populista demagógico de governos de esquerda), simplesmente permite à qualquer um ( quem pode e quem não pode, quem quer e quem não quer pagar passagem) ir e vir livremente, aos bandos, com 15 filhos se amontoando, não fazem fila, se pegam no tapa por um lugar sentado, ameaçam o cobrador para passar por cima da roleta, invadem pela porta da frente, entram fumando, com bebida, galinha viva embaixo do braço, fazem batucada, lotam e emporcalham os ônibus. Normalmente, em dia que se paga pelo serviço não tem nada disto. Quem não anda civilizadamente é colocado para fora, mesmo pagando a passagem. O dinheiro não é tudo, André. Nem é culpa dele a falta de educação. Mas ele impõe as regras que, infelizmente, as pessoas só entendem quando dói no bolso.
Meu marido foi andar na pista ao redor do Iguatemi, onde há seguranças, porque normalmente o povão que tá só a fim de "circular" e encher o saco, já é devidamente observado. Senão, os bons cidadãos não tem a sua liberdade de ir e vir sem ser importunados, com palavras e pedidos ( quando não com assaltos).
Andou meia hora e voltou para casa. Sabe por quê? Medo. O povo, de posse deste direito democrático de ir e vir, invadiu os arredores do shopping e o parque, fizeram uma baderna das linhas de ônibus, desceram e destruíram os orelhões ( como fazem sempre), estavam fazendo micagens no meio do trânsito, como imbecis irresponsáveis, festejando o passe livre..."OBA!! HOje a gente pode fazer o que quiser!!!Vamu dominá tudo!!!" Chamaram a polícia. Os queridos já puxaram faca e revolver, alguns com filhos a reboque, se achando no direito de transformar a cidade num inferno!
Qual era mesmo o motivo do passe livre? Qual era mesmo? Votar para o conselho tutelar? Pergunta se eles sabem o que é isto e se estão interessados no assunto...
Não sonha, André. Julgamentos pessoais o escambau. O meu direito não pode ser ultrajado por um direito demagógico que se presta à conseguir votos ( e que mesmo assim se mostra incomnpetente e serve a outros interesses).