Cientistas descobriram a cura do mal de Alzheimer

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Re.: Cientistas descobriram a cura do mal de Alzheimer

Mensagem por NadaSei »

Wallace escreveu:É.... O NadaSei parece ter uma espécie de transtorno obsessivo compulsivo, quanto a achar que o que vai com ele vai com todo mundo... Poxa NadaSei, será que vc não sabe que cada ser humano é um Universo diferente?

Nossas mentes são todas muito parecidas.
E eu aceito sim as diferenças, apenas entendo que a maioria é gente normal que adora achar que está "doente".
Wallace escreveu:Por falar nisso, sem sacanagem, vc sofre de algum transtorno obsessivo?
:emoticon12:

Obsessivo não.
Já tive depressão e transtornos ansiosos.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Najma escreveu:Você confunde depressão com tristeza, inconformismo, excesso de ansiedade que paraliza as ações de alguém submetido a estresse prolongado. OK, tudo isso pode provocar um surto depressivo MAS... existem estados depressivos que independem das circunstâncias externas. É algo como "de repente você está bem, de repente não está". E começa pela apatia, não tristeza, angústia, ansiedade ou seja lá o que for...

Jura?
Não estou confundindo nada, tive uma infância e uma adolescência fantásticas, coisa típica de um classe média que sempre teve tudo de bom e do melhor, com pais carinhosos que permaneceram sempre juntos, etc...
Mesmo assim aos 17 anos entrei em depressão profunda... aparentemente sem nenhum motivo pra isso, nenhum trauma no passado, nada ruim no presente, etc...
Najma escreveu:A impressão que eu tenho é que você teve um surto depressivo e não tem depressão crônica. Se tivesse a crônica que se arrasta desde a infância, não falaria tantas sandices...

Eu chamaria 6/7 anos de uma depressão profunda aparentemente sem motivos, de uma depressão prolongada.
Ainda hoje tenho dificuldades em controla-la, mas consigo... nunca disse que era fácil. Mas já tive épocas boas e não caio mais em angustia.
A apatia é algo que ainda faz parte da minha vida, visto que estou em uma época de controlar os sentidos e emoções, pois estou privado dos prazeres da vida.
A diferença é que eu entendo que isso é um processo necessário, temporário e vejo os bons resultados disso.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Wallace escreveu:
Apo escreveu:NadaSei,

Não percebi? Mas todo mundo percebeu como eu fiquei enquanto estive deprimida e o quanto minha vida voltou ao normal depois da Fluoxetina. O que não aconteceu com tricíclicos e nem com Litium, por exemplo.
Mais uma vez você afirmando que o que acontece com você é igualzinho para todo mundo.
Eu já disse: você pode saber de você, mas não do resto das pessoas.

Não há problemas reais. Não se mudam fatos da vida e nem situações. Elas existem. Mas no meu caso, o desequilíbrio se deu quimicamente, sem nada de errado acontecendo na minha vida, muito pelo contrário.
Distúrbios neuroquímicos acontecem no corpo. Vai ficar caçando pelo em ovo, como eu fiz durante 3 anos com psiquiatras e psicólogos idiotas e que de nada resolveu uma coisa puramente química?
Mental? É. Mental, cerebral. É físico.Você fala em mental com o preconceito do RCA de BH....algo assim como um tipo de loucura, uma visão ultrapassadíssima. Bebês de 6 meses podem ter deficiêncas neuroquímicas.Você vai imputar ao bebê a culpa e a responsabilidade por estar com tais desequilíbrios? Que coisa mais rançosa isto...

Mas você pode mudar de sexo, claro...tsc tsc

É.... O NadaSei parece ter uma espécie de transtorno obsessivo compulsivo, quanto a achar que o que vai com ele vai com todo mundo... Poxa NadaSei, será que vc não sabe que cada ser humano é um Universo diferente?

Por falar nisso, sem sacanagem, vc sofre de algum transtorno obsessivo?

HAUHAUHAUH

Nem vou comentar. O Sabetudo sofre de Egocentrismo total e obssessão compulsiva sobre as verdades absolutas do Universo dele. Ele vem dando aulas de vários assuntos aqui e desfazendo de toda a experiência de vida de todos. E, se não está de sacanagem este tempo, deve ser um robô ligado num programa que repete as mesmas coisas ininterruptamente. E pior: acredita nelas e que todo o resto do sistema ( ele nos vê como peças da engrenagem dele- já viu o avatar?) gira em torno do que ele acredita e "pratica". Eu e você somos homo e bi e não adianta . Estamos apenas "esquecidos".
Imagem

Apo

Re.: Cientistas descobriram a cura do mal de Alzheimer

Mensagem por Apo »

O NadaSei "chamaria" de 6 a 7 anos uma depressão profunda...que científico isto. A depressão profunda tem tempo agora...e não intensidade.
Imagem

Wallace

Mensagem por Wallace »

Ele fala de normalidade e ainda não percebeu que o comportamento dele é extremamente anormal...

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:- Só a Apo aguenta debater com o NadaSei.

Abraços,

Já deu prá perceber que eu sou completamente abilolada das idéias? E devo ser masoquista também. Sádica eu não sou, mas sei lá entende...

Na verdade eu tô é de saco muito cheio. O cara tá ligado noutra voltagem. Deve ser um extra-alienígena. Ele parece ser um matusalém aos 20 e poucos anos. Ele deve usar outra referência temporal. Alguém tão dono das verdades assim, com tanta sabedoria, que quer derrubar tudo o que todo mundo vive e viveu do alto da perspicácia dele é algo muito...muito...muito...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

U Alce escreveu::emoticon12:

Ele fala de normalidade e ainda não percebeu que o comportamento dele é extremamente anormal...

Ele é uma fraude.
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Najma escreveu:Uma pergunta: de acordo com a sua visão das coisas, alguém que nasce com apenas um dos hemisférios cerebrais teria condições de viver uma vida plena? Vamos tratar a coisa do jeito espiritualista: se o mal já ultrapassou as fronteiras da matéria e se instalou no corpo físico, o tratamento TEM que ser físico. :emoticon1:

E quantos depressivos tem problemas no cérebro?
A maioria não tem nada, tem apenas um cérebro perfeito que decidiu sozinho trabalhar daquela forma... e com motivos para tal.
Só que dai vem neguinho e acha que o cérebro não está Ok, acha que é questão de "desequilibro" químico, e mesmo sem saber por qual motivo o cérebro decidiu funcionar daquela forma, acha que a "cura" é tomar uma droga que vai alterar o funcionamento normal e saudável de um cérebro em perfeito funcionamento.

Essa é a questão.
Najma escreveu:Querido... por isso eu acho que você é um embuste malfeito. Se você estivesse falando com base no espiritualismo saberia que os "níveis energéticos" são levados em conta.

E é por isso que eu acho que você são muito crentes.
Suas opiniões sempre refletem o senso comum de um meio especifico e ainda acha ruim deu ter uma "opinião" diferente de seja lá o que for que você chama de espiritualismo.

Pelo visto você conhece mais o lado "ocidental", coisas como ocultismo, espiritismo, nova era, etc...
Eu pouco sei sobre essas coisas, conheço mais as religiões orientais e o pouco que sei do lado de cá, é que falam sobre as mesmas coisas e inclusive estudam os orientais, mas usam uma linguagem e conceitos ligeiramente diferentes.

É como os Thelemitas que falam sobre a "vontade" e o "individualismo", mas estão dizendo o mesmo que os orientais que negam o "eu" e o "desejo". Falam a mesma coisa, mas tem abordagens diferentes que aparentam ser opostas a um olhar desatento.

E não, eu não falo sobre isso com "base" nas religiões orientais, falo com base no que eu "sei" e no que eu "acho".
Najma escreveu: Quando a doença está na "esfera mental" ou na "esfera astral" e ainda não passou para a matéria, ela pode ser tratada com passes, com homeopatia, com cristalterapia, cromoterapia, com mudanças de postura mental... quando já transpassou a "esfera física", não.

Nesse ponto minha única discordância é com essas "terapias", pois não acredito em nenhuma delas, mas também não as nego, pois nem mesmo as conheço.
Quanto a problemas "físicos", concordo, eles existem e diferem dos problemas mentais.
Eu mesmo citei o caso do meu pai, ele tinha um problema físico e precisava do remédio como um paliativo pra vida inteira.

Felizmente esses casos são raros, são a exceção que alguns pensam ser a regra e querem passar como sendo a regra.
Najma escreveu: Voltando à questão da perna quebrada: não importa se foi você quem atraiu a fratura da perna com o pensamento. Uma vez quebrada, terá que ser imobilizada OU corre-se o risco de ficar com uma perna aleijada. :emoticon1:

A droga pode servir como uma paliativo, uma muleta para ajudar alguém a andar. A muleta só vai ajudar a pessoa a andar até o médico, não vai "curar" a perna quebrada.
Se o problema for físico como era o do meu pai, a droga também não cura nada, vira uma perna de pau pra alguém que teve a perna amputada.
É melhor que se arrastar e a pessoa pode levar uma vida normal, mas é sempre algo artificial e ligeiramente diferente do que seria uma perna real.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:O NadaSei "chamaria" de 6 a 7 anos uma depressão profunda...que científico isto. A depressão profunda tem tempo agora...e não intensidade.

Eu disse que eu chamaria uma depressão profunda que durou 6/7 anos, de uma depressão prolongada.
A depressão era profunda e durou todo esse tempo, não era profunda pelo tempo.
É só ler com mais atenção.

Apo

Mensagem por Apo »

E se fosse 4 anos? Não seria prolongada?
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Wallace escreveu::emoticon12:

É exatamente por isso que eu sei o que sei...
Já superei essa pseudo-normalidade insana que alguns vivem.
É preciso superar as crenças, o statu quo, a "normalidade" dessa sociedade insana.
Enquanto você tomar por base as coisas a sua volta como são, ou como "parecem" ser, bem como o "conhecimento" externo... continua nessa normalidade.
O auto-conhecimento é a chave. É com ele que você consegue separar o que está certo ou é um engano no conhecimento externo contidos nas fontes a nossa volta. Vai descobrir que psicologia, filosofia e religião/misticismo, todas tem seus acertos e enganos.

Dai você fatalmente foge da "normalidade", o que é ótimo, pois o que você chama de "normalidade", pode ser visto refletido em toda parte no nosso mundo.
Toda miséria e tragédia é reflexo do que você chama de normalidade, reflexo do que somos e do quão normais gostamos de ser... Essa é pra pensar, não pra responder.

Se eu sou anormal nesse mundo... bem, fico muito feliz por esse elogio, mas saiba que isso não é "mérito" meu. É o destino inevitável de todos, o da loucura "real".
Editado pela última vez por NadaSei em 04 Out 2007, 19:44, em um total de 1 vez.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:E se fosse 4 anos? Não seria prolongada?

Isso é relativo... eu diria que é mediana.

Apo

Mensagem por Apo »

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Pura sacanagem!!!
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

NadaSei escreveu:E quantos depressivos tem problemas no cérebro?
A maioria não tem nada, tem apenas um cérebro perfeito que decidiu sozinho trabalhar daquela forma... e com motivos para tal.
Só que dai vem neguinho e acha que o cérebro não está Ok, acha que é questão de "desequilibro" químico, e mesmo sem saber por qual motivo o cérebro decidiu funcionar daquela forma, acha que a "cura" é tomar uma droga que vai alterar o funcionamento normal e saudável de um cérebro em perfeito funcionamento.

Essa é a questão.

:emoticon1:

Se a química cerebral foi afetada, isso implica em que há um problema físico, moço. Não tão pungente quanto a falta de um dos hemisférios cerebrais mas ainda assim, um problema palpável e verificável através dos sintomas e da forma como o humor do paciente reage às drogas administradas. :emoticon1: O que foi que você não entendeu da minha comparação? Você alega que a depressão não é um problema físico porque pode ser tratável com mudança de postura comportamental em relação à vida. Eu alego que é um problema físico e que deve ser tratado diretamente, como no caso de uma fratura... Agora você vem e fala que o problema reside no fato de não se saber o porquê do cérebro resolver funcionar mal de uma hora pra outra... Afinal, é preciso saber as causas de uma fratura para colocar talas no membro fraturado? :emoticon1:

NadaSei escreveu:
Najma escreveu:Querido... por isso eu acho que você é um embuste malfeito. Se você estivesse falando com base no espiritualismo saberia que os "níveis energéticos" são levados em conta.

E é por isso que eu acho que você são muito crentes.
Suas opiniões sempre refletem o senso comum de um meio especifico e ainda acha ruim deu ter uma "opinião" diferente de seja lá o que for que você chama de espiritualismo.

Pelo visto você conhece mais o lado "ocidental", coisas como ocultismo, espiritismo, nova era, etc...
Eu pouco sei sobre essas coisas, conheço mais as religiões orientais e o pouco que sei do lado de cá, é que falam sobre as mesmas coisas e inclusive estudam os orientais, mas usam uma linguagem e conceitos ligeiramente diferentes.

É como os Thelemitas que falam sobre a "vontade" e o "individualismo", mas estão dizendo o mesmo que os orientais que negam o "eu" e o "desejo". Falam a mesma coisa, mas tem abordagens diferentes que aparentam ser opostas a um olhar desatento.

E não, eu não falo sobre isso com "base" nas religiões orientais, falo com base no que eu "sei" e no que eu "acho".

De quais religiões orientais você fala? Budistas não concordam com você... suponho que seja hinduísmo então? Xintoísmo? Judaísmo arcaico? Islamismo? Sufi? :emoticon1:

Você já ouviu falar em The Headless Way? :emoticon16:

NadaSei escreveu:
Nesse ponto minha única discordância é com essas "terapias", pois não acredito em nenhuma delas, mas também não as nego, pois nem mesmo as conheço.
Quanto a problemas "físicos", concordo, eles existem e diferem dos problemas mentais.
Eu mesmo citei o caso do meu pai, ele tinha um problema físico e precisava do remédio como um paliativo pra vida inteira.

Felizmente esses casos são raros, são a exceção que alguns pensam ser a regra e querem passar como sendo a regra.

Se uma mudança de comportamento surtiu efeito na sua depressão, ótimo. :emoticon1: Mas nem por isso você pode dizer que esse método vai funcionar com todos os depressivos indiscriminadamente... note que você mesmo condena o que você faz, certo? :emoticon1:

NadaSei escreveu:
Najma escreveu: Voltando à questão da perna quebrada: não importa se foi você quem atraiu a fratura da perna com o pensamento. Uma vez quebrada, terá que ser imobilizada OU corre-se o risco de ficar com uma perna aleijada. :emoticon1:

A droga pode servir como uma paliativo, uma muleta para ajudar alguém a andar. A muleta só vai ajudar a pessoa a andar até o médico, não vai "curar" a perna quebrada.
Se o problema for físico como era o do meu pai, a droga também não cura nada, vira uma perna de pau pra alguém que teve a perna amputada.
É melhor que se arrastar e a pessoa pode levar uma vida normal, mas é sempre algo artificial e ligeiramente diferente do que seria uma perna real.

E se eu disser que a depressão não tem cura? :emoticon1: Tem os meios paliativos pra pessoa conseguir lidar com o problema mas eles são o que são: paliativos. Algum problema com isso?
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Ele tá realmente tirando conosco...o U Alce tem razão.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

O depressivo é um pobre doente mental, que tem grande parcela de culpa por ter perdido o controle de sua vida através dos vícios e detonou assim, sua mente. Só depende dele, através da meditação, reverter o quadro. O resto é paliativo e muleta.

Através da abstinência e outras práticas religiosas como a supressão de sentidos reles e prazerosos, consegue-se sair do fundo do poço, pois a depressão vem da entrega à prazeres e sentimentos que não são compatíveis com a Iluminação.
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Apo escreveu:O depressivo é um pobre doente mental, que tem grande parcela de culpa por ter perdido o controle de sua vida através dos vícios e detonou assim, sua mente. Só depende dele, através da meditação, reverter o quadro. O resto é paliativo e muleta.

Através da abstinência e outras práticas religiosas como a supressão de sentidos reles e prazerosos, consegue-se sair do fundo do poço, pois a depressão vem da entrega à prazeres e sentimentos que não são compatíveis com a Iluminação.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: ... belo resumo do que o Sabeporranenhuma disse até agora.

É gozação sim. Ou isso ou ele vem lutando desesperadamente para manter a paz interior e por isso tem feito olhos moucos a tudo que se diga contra o que ele diz...
Imagem

Wallace

Mensagem por Wallace »

NadaSei escreveu:É exatamente por isso que eu sei o que sei...
Já superei essa pseudo-normalidade insana que alguns vivem.
É preciso superar as crenças, o statu quo, a "normalidade" dessa sociedade insana.
Enquanto você tomar por base as coisas a sua volta como são, ou como "parecem" ser, bem como o "conhecimento" externo... continua nessa normalidade.
O auto-conhecimento é a chave. É com ele que você consegue separar o que está certo ou é um engano no conhecimento externo contidos nas fontes a nossa volta. Vai descobrir que psicologia, filosofia e religião/misticismo, todas tem seus acertos e enganos.

Dai você fatalmente foge da "normalidade", o que é ótimo, pois o que você chama de "normalidade", pode ser visto refletido em toda parte no nosso mundo.
Toda miséria e tragédia é reflexo do que você chama de normalidade, reflexo do que somos e do quão normais gostamos de ser... Essa é pra pensar, não pra responder.

Se eu sou anormal nesse mundo... bem, fico muito feliz por esse elogio, mas saiba que isso não é "mérito" meu. É o destino inevitável de todos, o da loucura "real".

Sei... :emoticon26:

Mas vc precisa decidir se sabe alguma cousa ou se NadaSabe...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Najma escreveu: :emoticon1:

Se a química cerebral foi afetada, isso implica em que há um problema físico, moço.

Na maioria dos casos não.
A questão é justamente que a "quimica" é uma via de mão dupla, ela pode alterar a mente e nossas percepções, mas também pode ser disparada pela mente.
Ria e tenha bons pensamentos que sua mente dispara certas químicas.
Najma escreveu: Não tão pungente quanto a falta de um dos hemisférios cerebrais mas ainda assim, um problema palpável e verificável através dos sintomas e da forma como o humor do paciente reage às drogas administradas.

Mas é a quimica que está alterando o humor, ou o humor que está alterando a quimica?
As duas coisas acontecem.
Se você rir pra valer, seu cérebro vai disparar certas químicas e elas vão alterar sua percepção. O riso altera tanto a percepção quanto uma droga como o cigarro, algo que pode ser percebido pela própria pessoa, um tipo de "barato" de efeito considerável.
Najma escreveu: :emoticon1: O que foi que você não entendeu da minha comparação? Você alega que a depressão não é um problema físico porque pode ser tratável com mudança de postura comportamental em relação à vida. Eu alego que é um problema físico e que deve ser tratado diretamente, como no caso de uma fratura... Agora você vem e fala que o problema reside no fato de não se saber o porquê do cérebro resolver funcionar mal de uma hora pra outra... Afinal, é preciso saber as causas de uma fratura para colocar talas no membro fraturado? :emoticon1:

A diferença é que a quimica cerebral pode ser alterada tanto pelo físico, quanto pela mente.
Uma perna quebrada é sempre uma perna quebrada, um cérebro com a quimica alterada, pode estar assim por causas físicas ou mentais, sendo que na grande maioria das vezes, o problema é apenas mental.
Najma escreveu:De quais religiões orientais você fala? Budistas não concordam com você... suponho que seja hinduísmo então? Xintoísmo? Judaísmo arcaico? Islamismo? Sufi? :emoticon1:

Eu estudo diversas religiões, cristianismo com evangelhos gnosticos, budismo, taoísmo e principalmente hinduísmo.

Já o que eu falo, tem base nisso tudo, e também na psicologia e filosofia ocidentais e na minha própria experiência e auto-conhecimento.
Existe, por exemplo, uma suposta doença conhecida como fobia social.
Segundo a psicologia/psiquiatria, seria uma doença que atinge a uma pequena parcela da população. Se você ler "A Queda" de Albert Camus, ela fala sobre a mesma coisa, mas a coloca como um problema coletivo, uma característica humana.
É um romance de um filosofo, mas ele está certo e as ciências erradas.
Todos tem suas parcelas de erros e acertos.
Najma escreveu:Você já ouviu falar em The Headless Way? :emoticon16:

Não conhecia não.
Najma escreveu:Se uma mudança de comportamento surtiu efeito na sua depressão, ótimo. :emoticon1: Mas nem por isso você pode dizer que esse método vai funcionar com todos os depressivos indiscriminadamente... note que você mesmo condena o que você faz, certo? :emoticon1:

Não condeno o que faço, só não acho que seja uma questão de mérito/culpa ou escolha.
Cada pessoa tem que resolver seu próprio problema da melhor forma e com seu próprio caminho, a única questão é que, independente das diferenças, na grande maioria dos casos o problema é mental/comportamental.
Os casos de problemas fiscos na maquina cerebral são raros.
Najma escreveu:E se eu disser que a depressão não tem cura? :emoticon1: Tem os meios paliativos pra pessoa conseguir lidar com o problema mas eles são o que são: paliativos. Algum problema com isso?

A depressão de quem não tem cura?
A da maioria das pessoas tem sim.
Claro que sempre existem exceções, como foi o caso do problema do meu pai. Ele tinha um problema físico, bateu a cabeça e danificou a maquina, outros podem ter isso por má formação... mas essas são exceções, a regra é a depressão mental e curável.

Najma

Mensagem por Najma »

Agora relendo de novo... se ele não estiver brincando, tem um problema sério. Ter que negar a realidade para co-existir com os demais tem outro nome.
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:O depressivo é um pobre doente mental, que tem grande parcela de culpa por ter perdido o controle de sua vida através dos vícios e detonou assim, sua mente. Só depende dele, através da meditação, reverter o quadro. O resto é paliativo e muleta.

Quem fala sobre culpa é você... Pra vocês tudo o que é "mental" é culpa da pessoa, então preferem se iludir com "determinismos" biológicos.

Você só se esquece que o "mental", também é fruto do ambiente, de condicionamentos, ignorância, etc...
Nascemos ignorantes em um mundo cheio de ilusões, atribuir "culpa" a isso, seria como dizer que uma criança de 5 anos é culpada de ser analfabeta.

Najma

Mensagem por Najma »

NadaSei escreveu:
Najma escreveu: :emoticon1:

Se a química cerebral foi afetada, isso implica em que há um problema físico, moço.

Na maioria dos casos não.
A questão é justamente que a "quimica" é uma via de mão dupla, ela pode alterar a mente e nossas percepções, mas também pode ser disparada pela mente.
Ria e tenha bons pensamentos que sua mente dispara certas químicas.
Najma escreveu: Não tão pungente quanto a falta de um dos hemisférios cerebrais mas ainda assim, um problema palpável e verificável através dos sintomas e da forma como o humor do paciente reage às drogas administradas.

Mas é a quimica que está alterando o humor, ou o humor que está alterando a quimica?
As duas coisas acontecem.
Se você rir pra valer, seu cérebro vai disparar certas químicas e elas vão alterar sua percepção. O riso altera tanto a percepção quanto uma droga como o cigarro, algo que pode ser percebido pela própria pessoa, um tipo de "barato" de efeito considerável.
Najma escreveu: :emoticon1: O que foi que você não entendeu da minha comparação? Você alega que a depressão não é um problema físico porque pode ser tratável com mudança de postura comportamental em relação à vida. Eu alego que é um problema físico e que deve ser tratado diretamente, como no caso de uma fratura... Agora você vem e fala que o problema reside no fato de não se saber o porquê do cérebro resolver funcionar mal de uma hora pra outra... Afinal, é preciso saber as causas de uma fratura para colocar talas no membro fraturado? :emoticon1:

A diferença é que a quimica cerebral pode ser alterada tanto pelo físico, quanto pela mente.
Uma perna quebrada é sempre uma perna quebrada, um cérebro com a quimica alterada, pode estar assim por causas físicas ou mentais, sendo que na grande maioria das vezes, o problema é apenas mental.
Najma escreveu:De quais religiões orientais você fala? Budistas não concordam com você... suponho que seja hinduísmo então? Xintoísmo? Judaísmo arcaico? Islamismo? Sufi? :emoticon1:

Eu estudo diversas religiões, cristianismo com evangelhos gnosticos, budismo, taoísmo e principalmente hinduísmo.

Já o que eu falo, tem base nisso tudo, e também na psicologia e filosofia ocidentais e na minha própria experiência e auto-conhecimento.
Existe, por exemplo, uma suposta doença conhecida como fobia social.
Segundo a psicologia/psiquiatria, seria uma doença que atinge a uma pequena parcela da população. Se você ler "A Queda" de Albert Camus, ela fala sobre a mesma coisa, mas a coloca como um problema coletivo, uma característica humana.
É um romance de um filosofo, mas ele está certo e as ciências erradas.
Todos tem suas parcelas de erros e acertos.
Najma escreveu:Você já ouviu falar em The Headless Way? :emoticon16:

Não conhecia não.
Najma escreveu:Se uma mudança de comportamento surtiu efeito na sua depressão, ótimo. :emoticon1: Mas nem por isso você pode dizer que esse método vai funcionar com todos os depressivos indiscriminadamente... note que você mesmo condena o que você faz, certo? :emoticon1:

Não condeno o que faço, só não acho que seja uma questão de mérito/culpa ou escolha.
Cada pessoa tem que resolver seu próprio problema da melhor forma e com seu próprio caminho, a única questão é que, independente das diferenças, na grande maioria dos casos o problema é mental/comportamental.
Os casos de problemas fiscos na maquina cerebral são raros.
Najma escreveu:E se eu disser que a depressão não tem cura? :emoticon1: Tem os meios paliativos pra pessoa conseguir lidar com o problema mas eles são o que são: paliativos. Algum problema com isso?

A depressão de quem não tem cura?
A da maioria das pessoas tem sim.
Claro que sempre existem exceções, como foi o caso do problema do meu pai. Ele tinha um problema físico, bateu a cabeça e danificou a maquina, outros podem ter isso por má formação... mas essas são exceções, a regra é a depressão mental e curável.

É como alergia. Você pode superar uma fase problemática com maior insidência de surtos alérgico mas um alérgico é um alérgico, é um alérgico... :emoticon1:
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Najma escreveu:Agora relendo de novo... se ele não estiver brincando, tem um problema sério. Ter que negar a realidade para co-existir com os demais tem outro nome.

Eu não nego a realidade, nego a "aparência" dela, uma caricatura, um espantalho mal feito da realidade e criado por mentes ignorantes.

A realidade não pode ser negada, mas pode ser distorcida.
Eu nego é a distorção que alguns insistem em confundir com a realidade.

Najma

Mensagem por Najma »

NadaSei escreveu:
Najma escreveu:Agora relendo de novo... se ele não estiver brincando, tem um problema sério. Ter que negar a realidade para co-existir com os demais tem outro nome.

Eu não nego a realidade, nego a "aparência" dela, uma caricatura, um espantalho mal feito da realidade e criado por mentes ignorantes.

A realidade não pode ser negada, mas pode ser distorcida.
Eu nego é a distorção que alguns insistem em confundir com a realidade.

Defina "realidade". :emoticon1:

Do meu ponto de vista, cada um tem a sua. E o que se chama realidade é a que mais pessoas concordam que está acontecendo de fato.

Um esquizofrênico, por exemplo, vê uma realidade diferente. Ele tem duas opções: ou acha que o mundo que está doente porque não vê o que ele vê, ou tenta se tratar...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Me tira o tubo, por favor...
Imagem

Trancado