O super-homem

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
RicardoVitor

Re: Re.: O super-homem

Mensagem por RicardoVitor »

Edson Jr escreveu:
RicardoVitor escreveu:Nietzsche foi um idealista bem bobinho, fraquinho fraquinho... Mais um Messias cujos "ensinamentos" só resultaram em matanças e carnificinas...

hehehe...

Qual foi o idealismo de Nietzsche, afinal?

Onde ele incita a matança e carnificina?

O idealismo de Nietzsche está em qualquer uma de suas obras. E incitar matança e carnificina nem Marx o fez explicitamente. Mas isso não tira suas respectivas parcelas de responsabilidade nos piores genocídios da História.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Elissandro

Mensagem por Elissandro »

RicardoVitor escreveu:
Edson Jr escreveu:
RicardoVitor escreveu:Nietzsche foi um idealista bem bobinho, fraquinho fraquinho... Mais um Messias cujos "ensinamentos" só resultaram em matanças e carnificinas...

hehehe...

O idealismo de Nietzsche está em qualquer uma de suas obras. E incitar matança e carnificina nem Marx o fez explicitamente. Mas isso não tira suas respectivas parcelas de responsabilidade nos piores genocídios da História.

"Homens de convicção são prisioneiros. Não vêem longe o bastante, não vêem abaixo de si: para um homem poder falar de valor e desvalor é necessário que vejaquinhentas convicções abaixo de si – atrás de si... Uma mente que aspira a algo grande, e que também deseja os meios para isso, é necessariamente cética. (...)A grande paixão do cético, o fundamento e a potência do seu ser, é mais esclarecida e mais despótica que ele próprio, coloca todasua inteligência a seu serviço; lhe torna inescrupuloso; lhe concede a coragem paraempregar até meios ímpios; sob certas circunstâncias, lhe permite convicções." ( O Anticristo)

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Elissandro escreveu:
RicardoVitor escreveu:
Edson Jr escreveu:

hehehe...

"Homens de convicção são prisioneiros. Não vêem longe o bastante, não vêem abaixo de si: para um homem poder falar de valor e desvalor é necessário que vejaquinhentas convicções abaixo de si – atrás de si... Uma mente que aspira a algo grande, e que também deseja os meios para isso, é necessariamente cética. (...)A grande paixão do cético, o fundamento e a potência do seu ser, é mais esclarecida e mais despótica que ele próprio, coloca todasua inteligência a seu serviço; lhe torna inescrupuloso; lhe concede a coragem paraempregar até meios ímpios; sob certas circunstâncias, lhe permite convicções." ( O Anticristo)

Tenho certeza que Nietzsche era convicto disso.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

zencem

Mensagem por zencem »

Edson Jr escreveu:
Ainda não tenho muita base para confrontar as idéias de Sócrates com as idéias de Nietzsche.

Ao que me parece, Nietzsche parece atribuir o surgimento da metafísica a Sócrates que, consequentemente, envenenou seu discípulo Platão.

Parece que o racionalismo de Sócrates fez condenar a arte como expressão irracional.

Como podemos ver abaixo:

Enquanto, em todas as pessoas produtivas, o instinto é justamente a força afirmativa criativa, e a consciência se conduz de maneira crítica e dissuasora, em Sócrates é o instinto que se converte em crítico, a consciência em criador – uma verdadeira monstruosidade per defectum! E na verdade percebemos aí um monstruoso defectus de toda disposição mística, de modo que se poderia considerar Sócrates como o específico não-místico, no qual, por superfetação, a natureza lógica se desenvolvesse tão excessiva quanto no místico a sabedoria instintiva. (NIETZSCHE, 1992, p. 86)

Eu não sei porque Nietzche se ateve a perder tempo com observações sobre um ponto de vista que, me parece, não é tão importante no pensamento de Sócrates.

Um filósofo pode fazer suas divagações e projetar idéias hipotéticas sobre o que sustenta seu pensamento, mas isso é pura especulação, nem contém o design da realidade.

Eu também tenho minhas presunções quando divido a mente em dois estados, ou seja, um limitado no instintivo e outro dinâmico e livre, como convém à inteligencia geradora da razão.

Pretender meditar sobre essas manifestações de um filósofo, buscando encontrar respostas de porque ele pensava assim, é uma coisa, agora, criticar este pensamento é o tipo da masturbação inútill que só serve pra gerar conflitos em sí mesmo.

Ainda mais que existe um espaço de 2.500 anos de dificuldades pra se ouvir o contraditório.

Isso já é correr o risco de ideologizar a filosofia... Um contrasenso.

A metafísica é uma aventura, com direito a escorregar penhasco abaixo e não acrescenta nada à sabedoria, embora possa facilitar a interpretação de uma verdade.

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

zencem

Mensagem por zencem »

RicardoVitor escreveu:
Elissandro escreveu:

Tenho certeza que Nietzsche era convicto disso.

Eu acho que o problema de Nietzche é ele gastar palavras demais para explicar coisas simples.

Dá margem para que os intérpretes transformem tudo em monstruosidade.

Ninguem é anjo e demônio ao mesmo tempo. :emoticon4:

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

Bellé
Gênero: Masculino

Mensagem por Bellé »

Elissandro escreveu:
RicardoVitor escreveu:
Edson Jr escreveu:

hehehe...

Seja bem vindo!!!

Até que enfim apareceu!!!

OK!!!
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

RicardoVitor escreveu:O idealismo de Nietzsche está em qualquer uma de suas obras. E incitar matança e carnificina nem Marx o fez explicitamente. Mas isso não tira suas respectivas parcelas de responsabilidade nos piores genocídios da História.

Caramba! Ual!

Pena que você não colocou nada aqui que confirmasse suas profundas afirmações.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

zencem escreveu:Eu acho que o problema de Nietzche é ele gastar palavras demais para explicar coisas simples.

Dá margem para que os intérpretes transformem tudo em monstruosidade.

Ninguem é anjo e demônio ao mesmo tempo. :emoticon4:

Acho que Nietzsche agiu corretamente. Fazer o que se uma multidão de ignorantes, por limitações pessoais, não conseguem interpretá-lo corretamente?

Pegam trechos fora do contexto para incriminá-lo. Sempre me atraio por pensadores que são tão perseguidos e mal-interpretados, pois isso ocorre, muito provavelmente, devido ao filósofo ter dito muitas verdades inaceitáveis para o ego de um grande número de pessoas.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Elissandro

Bellé escreveu:
Elissandro escreveu:
RicardoVitor escreveu:
Edson Jr escreveu:

hehehe...

Seja bem vindo!!!

Até que enfim apareceu!!!

OK!!!

ok.
"Denomino corrompido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando perde seus instintos, quando escolhe, quando prefere o que lhe é nocivo. Uma história dos “sentimentos elevados”, dos “ideais da humanidade” – e é possível que tenha de escrevê-la – praticamente explicaria por que o homem é tão degenerado.A própria vida apresenta-se a mim como um instinto para o crescimento, para a sobrevivência,para a acumulação de forças, para o poder: sempre que falta a vontade de poder ocorre o desastre."

"(...) para um homem poder falar de valor e desvalor é necessário que veja quinhentas convicções abaixo de si – atrás de si..."( O Anticristo)

zencem

Mensagem por zencem »

zencem escreveu:
Edson Jr escreveu:
Ainda não tenho muita base para confrontar as idéias de Sócrates com as idéias de Nietzsche.

Ao que me parece, Nietzsche parece atribuir o surgimento da metafísica a Sócrates que, consequentemente, envenenou seu discípulo Platão.

Parece que o racionalismo de Sócrates fez condenar a arte como expressão irracional.

Como podemos ver abaixo:

Enquanto, em todas as pessoas produtivas, o instinto é justamente a força afirmativa criativa, e a consciência se conduz de maneira crítica e dissuasora, em Sócrates é o instinto que se converte em crítico, a consciência em criador – uma verdadeira monstruosidade per defectum! E na verdade percebemos aí um monstruoso defectus de toda disposição mística, de modo que se poderia considerar Sócrates como o específico não-místico, no qual, por superfetação, a natureza lógica se desenvolvesse tão excessiva quanto no místico a sabedoria instintiva. (NIETZSCHE, 1992, p. 86)

Eu não sei porque Nietzche se ateve a perder tempo com observações sobre um ponto de vista que, me parece, não é tão importante no pensamento de Sócrates.

Um filósofo pode fazer suas divagações e projetar idéias hipotéticas sobre o que sustenta seu pensamento, mas isso é pura especulação, nem contém o design da realidade.

Eu também tenho minhas presunções quando divido a mente em dois estados, ou seja, um limitado no instintivo e outro dinâmico e livre, como convém à inteligencia geradora da razão.

Pretender meditar sobre essas manifestações de um filósofo, buscando encontrar respostas de porque ele pensava assim, é uma coisa, agora, criticar este pensamento é o tipo da masturbação inútill que só serve pra gerar conflitos em sí mesmo.

Ainda mais que existe um espaço de 2.500 anos de dificuldades pra se ouvir o contraditório.

Isso já é correr o risco de ideologizar a filosofia... Um contrasenso.

A metafísica é uma aventura, com direito a escorregar penhasco abaixo e não acrescenta nada à sabedoria, embora possa facilitar a interpretação de uma verdade.

Ainda sobre Nietzche e Sócrates.

É curioso que daquilo que tenho lido, "e entendido", de Nietzche, me dá a impressão dele ser uma certa continuidade de Sócrates.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

zencem escreveu:Pretender meditar sobre essas manifestações de um filósofo, buscando encontrar respostas de porque ele pensava assim, é uma coisa, agora, criticar este pensamento é o tipo da masturbação inútill que só serve pra gerar conflitos em sí mesmo.

Orlando;

Evidentemente existem algumas convergências entre Nietzsche e Sócrates, mas na essência, os pensamentos de ambos filósofos são diametralmente opostos.

Sócrates colocava a racionalidade contra instinto. Isso matava a arte, pois toda fonte criadora, segundo Nietzsche, emerge de nossos instintos. Sócrates colocava a consciência como fonte criadora e os instintos e paixões eram vistos como obstáculos da criação racional.

Isso, para Nietzsche, era completamente absurdo. Para Nietzsche, era nos instintos que brotava toda a fonte criadora e afirmadora do homem. Nossa razão ou consciência servia, tão-somente, como uma instância mediadora, capaz de compreender e canalizar os instintos.

Segundo Nietzsche, Sócrates supervalorizou a razão, colocando-a como fonte da criação.

zencem escreveu:A metafísica é uma aventura, com direito a escorregar penhasco abaixo e não acrescenta nada à sabedoria, embora possa facilitar a interpretação de uma verdade.

Como, se a metafísica se caracteriza por ser uma fuga da realidade?

Estudar o sobrenatural não me parece ser um bom critério de busca pela verdade.

Até mais, amigo Orlando!

zencem

Mensagem por zencem »

Edson Jr escreveu:
zencem escreveu:Pretender meditar sobre essas manifestações de um filósofo, buscando encontrar respostas de porque ele pensava assim, é uma coisa, agora, criticar este pensamento é o tipo da masturbação inútill que só serve pra gerar conflitos em sí mesmo.

Orlando;

Evidentemente existem algumas convergências entre Nietzsche e Sócrates, mas na essência, os pensamentos de ambos filósofos são diametralmente opostos.

Sócrates colocava a racionalidade contra instinto. Isso matava a arte, pois toda fonte criadora, segundo Nietzsche, emerge de nossos instintos. Sócrates colocava a consciência como fonte criadora e os instintos e paixões eram vistos como obstáculos da criação racional.

Isso, para Nietzsche, era completamente absurdo. Para Nietzsche, era nos instintos que brotava toda a fonte criadora e afirmadora do homem. Nossa razão ou consciência servia, tão-somente, como uma instância mediadora, capaz de compreender e canalizar os instintos.

Segundo Nietzsche, Sócrates supervalorizou a razão, colocando-a como fonte da criação.

zencem escreveu:A metafísica é uma aventura, com direito a escorregar penhasco abaixo e não acrescenta nada à sabedoria, embora possa facilitar a interpretação de uma verdade.

Como, se a metafísica se caracteriza por ser uma fuga da realidade?

Estudar o sobrenatural não me parece ser um bom critério de busca pela verdade.

Até mais, amigo Orlando!

O instinto seria um sentido gerado por um design natural pra gerir o comportamento animal.
Seria uma forma de estabelecer leis que são cumpridas, vamos dizer, um tanto automatizadamente, para viabilizar uma certa ordem e harmonia biológica.

O animal, portanto, enquanto tal, não é livre. É limitado pelo instinto.

Quando o animal homem evolui para a liberdade ele evolui justamente para alem do instinto e aí a sua ferramenta não será mais o instinto, mas a razão.

A natureza é sabia... O instinto é sábio... mas ele está limitado às condições não racionais.

Portanto, liberdade e razão são intrínsecas e isso significa o nascimento da individualidade, ou seja, a condição que fará funcionar o novo sistema que vai gerar uma nova orientação para o comportamento humano.

Significa que o homem será um observador que valerá de suas observações para compreender a realidade inclusive em relação a seus instintos que se baseiam meramente na auto-preservação.

O homem, portanto, pode alçar voos para alem da cerca que o limita e controla através do instinto, e é isto, que o disitingue dos outros animais.

A razão nos leva para fora de nós mesmos.

Nietzche, portanto, pode estar equivocado e a fonte criadora estar justamente na inteligência e na capacidade do homem se enlevar pela observação, que são os tentáculos da razão.

Mas que barbaridade!!! :emoticon16:

Só o Edson mesmo pra me levar nessas viagens. :emoticon12:

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

zencem escreveu:Só o Edson mesmo pra me levar nessas viagens. :emoticon12:

"Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a Via Láctea, estrada tão bonita
Brincar de esconde-esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nesse lindo balão azul"

Logo mais a gente continua a viagem...hehehe

A noite te respondo... :emoticon1:

Elissandro

Edson Jr escreveu:

"Amo os que não procuram por detrás das estrelas uma razão para morrer e oferecer-se em sacrifício, mas se sacrificam pela terra, para que a terra pertença um dia ao Super-homem. (...)

Quero ensinar aos homens o sentido da sua existência, que é o Super-homem, o relâmpago que brota da sombria nuvem homem." (Assim Falava Zaratustra)
Quem é o super-homem?

zencem

Mensagem por zencem »

Elissandro escreveu:
Edson Jr escreveu:

"Amo os que não procuram por detrás das estrelas uma razão para morrer e oferecer-se em sacrifício, mas se sacrificam pela terra, para que a terra pertença um dia ao Super-homem. (...)

Quero ensinar aos homens o sentido da sua existência, que é o Super-homem, o relâmpago que brota da sombria nuvem homem." (Assim Falava Zaratustra)
Quem é o super-homem?

O que Nietzche estaria querendo dizer com este "super-homem"?

A meu ver é aquilo com que sonhamos como o homem ideal, o homem não alienado, o homem lúcido, o sábio, capaz de sentir, de ser livre, de não depender de ser obediente a uma lei, para ser perfeito.

Imagina o que seria a vida e a sociedade humana se fosse formada por super-homens.?

Esse, na verdade, era o alvo de Sócrates, também.

Sócrates via na razão, na capacidade de pensar livre e no auto conhecimento, a chave que poderia solucionar o conflito entre o indivíduo (super-homem) e seu modo de viver gregário.

Elissandro

zencem escreveu:
Elissandro escreveu:
Edson Jr escreveu:

Quem é o super-homem?

A meu ver é aquilo com que sonhamos como o homem ideal, o homem não alienado, o homem lúcido, o sábio, capaz de sentir, de ser livre, de não depender de ser obediente a uma lei, para ser perfeito.

Imagina o que seria a vida e a sociedade humana se fosse formada por super-homens.?

Sócrates via na razão, na capacidade de pensar livre e no auto conhecimento, a chave que poderia solucionar o conflito entre o indivíduo (super-homem) e seu modo de viver gregário.

"Nenhum pastor, e só um rebanho! Todos querem o mesmo, todos são iguais: o que pensa de outro modo vai por seu pé para o manicômio." (Assim Falava Zaratustra)

Ser super-homem é loucura para os medíocres. Ser super-homem é possuir sua própria individualidade. Ninguém nasce super-homem, mas torna-se através da vontade de evoluir. Vontade que leva a ação.

Qual a relação entre explorador e explorado e o super-homem?

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

zencem escreveu:O instinto seria um sentido gerado por um design natural pra gerir o comportamento animal.
Seria uma forma de estabelecer leis que são cumpridas, vamos dizer, um tanto automatizadamente, para viabilizar uma certa ordem e harmonia biológica.

O animal, portanto, enquanto tal, não é livre. É limitado pelo instinto.

Quando o animal homem evolui para a liberdade ele evolui justamente para alem do instinto e aí a sua ferramenta não será mais o instinto, mas a razão.

A natureza é sabia... O instinto é sábio... mas ele está limitado às condições não racionais.

Portanto, liberdade e razão são intrínsecas e isso significa o nascimento da individualidade, ou seja, a condição que fará funcionar o novo sistema que vai gerar uma nova orientação para o comportamento humano.

Significa que o homem será um observador que valerá de suas observações para compreender a realidade inclusive em relação a seus instintos que se baseiam meramente na auto-preservação.

O homem, portanto, pode alçar voos para alem da cerca que o limita e controla através do instinto, e é isto, que o disitingue dos outros animais.

A razão nos leva para fora de nós mesmos.

Nietzche, portanto, pode estar equivocado e a fonte criadora estar justamente na inteligência e na capacidade do homem se enlevar pela observação, que são os tentáculos da razão.

Mas que barbaridade!!! :emoticon16:

Só o Edson mesmo pra me levar nessas viagens. :emoticon12:

Orlando;

De onde viria então a fonte de inspiração de um poeta ou artista senão através da paixão?

Sócrates, condenando a paixão (por considerá-la expressão do irracional), acabou por condenar a própria arte e a cultura que são, nada mais que expressões de nossas paixões.

Quando um rapaz vê uma garota bonita e se apaixona pelos seus encantos!? Deveria ele eliminar sua paixão em prol da razão?! Produziria a razão o mesmo tipo de felicidade e encantamento?

A função da razão seria a de eliminar os instintos ou de dar, para eles, forma e sentido?

Talvez esteja aí a grande diferença entre Nietzsche e Sócrates!

m!ghell

Mensagem por m!ghell »

Elissandro escreveu:
zencem escreveu:
Elissandro escreveu:
Edson Jr escreveu:

Quem é o super-homem?

"Nenhum pastor, e só um rebanho! Todos querem o mesmo, todos são iguais: o que pensa de outro modo vai por seu pé para o manicômio." (Assim Falava Zaratustra)

Ser super-homem é loucura para os medíocres. Ser super-homem é possuir sua própria individualidade. Ninguém nasce super-homem, mas torna-se através da vontade de evoluir. Vontade que leva a ação.

Qual a relação entre explorador e explorado e o super-homem?

Marx sabe essa...

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Elissandro escreveu:"Amo os que não procuram por detrás das estrelas uma razão para morrer e oferecer-se em sacrifício, mas se sacrificam pela terra, para que a terra pertença um dia ao Super-homem. (...)

Imagino que essa pssagem queira dizer que o Super-Homem não virá através das pessoas que se sacrificam em função de um mundo no além (os crentes, talvez) e sim a através daqueles que se sacrificam e vivem em função desse mundo e encontram neste mundo real uma razão para viver e para morrer.

Elissandro escreveu:Quero ensinar aos homens o sentido da sua existência, que é o Super-homem, o relâmpago que brota da sombria nuvem homem."

Acho que esse relâmpago seria a fagulha da racionalidade que emerge das profundezas do nosso ser, capaz de estabelecer ordem no nosso caos interior, dando um maior sentido para a nossa existência.

m!ghell

Re.: O super-homem

Mensagem por m!ghell »

uma coisa eu sei. O super Homem não será um papagaio de Nietzsche. Tal como o sábio não será o papagaio de socrates...

m!ghell

Mensagem por m!ghell »

na verdade... Nietzsche era apenas um estoico lirico. um poeta filósofo... um duro ultrasensivel... que não conseguiu ultrapassar o cristianismo... pois a sua filosofia partia do sofrimento. Só que a redenção, para Nietzsche era nesta terra e não no céu. Daí ele pedir para sermos fieis á terra. Acho que ele não superou a rigida educação religiosa que teve enquanto criança. No tumulo do pai ele mandou até colocar uma citação da Biblia. Ver Fedidovisk - youtube - Nietzsche

m!ghell

Mensagem por m!ghell »

um erro de Nietzsche e de muitos é supor que a religião é consolação... quando na maioria dos casos é o oposto.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

zencem escreveu:O que Nietzche estaria querendo dizer com este "super-homem"?

Orlando;

Encontrei em minha andanças aqui pela internet algumas boas considerações do super-homem de Nietzsche (acho que você vai gostar):

"O super-homem é o homem que tem poder sobre si mesmo, independente, criativo e original, um homem além de tudo, liberto de regras e normas morais, um criador de valores próprios."

"O super-homem parte em busca do poder, mas não um poder sobre os outros, mas sim, um poder sobre si mesmo, no sentido de domar os seus instintos e impulsos nocivos."

"De um modo geral, estamos bem aquém desse super-homem. Longe de sermos senhores de nós mesmos, somos motivados principalmente pelo medo, pelos hábitos, superstições, ressentimentos e tudo o mais que compõe a "mentalidade de escravo". Desde que nascemos, somos treinados pela família, pela igreja e pela escola, para nos submetermos a regras e leis, agir segundo o padrão, acreditar em superstições, e nos escravizarmos a vários senhores. Cada coisa atribuída à "natureza humana" é na verdade apenas hábito. Crescemos preguiçosos e receosos de desafios e perigos, entorpecidos para as inspirações de nossa consciência interior."

"Um mundo sem padrões de costumes ou sem alguém a quem obedecer é assustador, mas a alternativa é a escravidão e a alienação. Podemos nos render à sociedade ou podemos superar nosso medo e nos tornarmos criadores, em vez de meras criaturas. Criar é construir seu próprio entendimento do mundo, que de fato é caótico e está sempre mudando; ser criatura é submeter-se ao entendimento dos outros. Toda linguagem, do ponto de vista de Nietzsche, é uma interpretação mais ou menos inspirada, um tipo de "mentira". Se a linguagem engana, então é melhor -- mais verdadeiro para nós mesmos -- construirmos nossos próprios enganos. Isso é o que significa ser "super-homem"."

"O que não significa que devamos, por nossa vez, simplesmente nos tornarmos escravizadores. Tirania é o resultado, não de autonomia, mas de frustração: é simplesmente a expressão de mais ressentimento. O homem superior, em vez disso, vive a vida sem ressentimentos, e está realmente pronto, se a situação assim o exigir, para servir, bem como para liderar. (Para a maioria de nós, servir é algo parecido com escravidão). Controlando suas paixões e canalizando sua vontade, este ser que está acima do humano cria arte e filosofia, assegurando vida, alegria e todas as coisas boas."

m!ghell

Mensagem por m!ghell »

quanto lirismo. Nietzsche é bem um produto do romantismo. O Drama de Nietzsche contudo é que se sentia fatalmente atraido pelas metodologias dos malditos psicologos ingleses (os darwinistas). Aliás, ele até é visto hoje em dia como o primeiro sociobiólogo. Por um lado Nietzsche era contra as luzes (o romantismo é uma reação contra o iluminismo)... por outro explica o nascimento da moral contando uma história evolucionista...

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Elissandro escreveu:"Nenhum pastor, e só um rebanho! Todos querem o mesmo, todos são iguais: o que pensa de outro modo vai por seu pé para o manicômio."

Ao meu ver, esse texto é uma crítica aos regimes do tipo socialistas que, anulam as individualidades, colocando todos dentro de um mesmo rebanho. E quem ousar expressar sua individualidade de forma autêntica, questionando o regime estabelecido, seria imediatamente punido.

Elissandro escreveu:Ser super-homem é loucura para os medíocres. Ser super-homem é possuir sua própria individualidade. Ninguém nasce super-homem, mas torna-se através da vontade de evoluir. Vontade que leva a ação.

Ou seja, quem pertence ao rebanho, o alienado, não costuma ver com bons olhos aquele que tem um pensamento independente. E que é nossa vontade de evoluir, aprender, crescer e se aperfeiçoar quem nos aproxima do super-homem. Vontade esta inexistente dentro de um rebanho.

Elissandro escreveu:Qual a relação entre explorador e explorado e o super-homem?

Nenhuma, pois o super-homem não se deixaria explorar por ninguém, da mesma forma que a ninguém exploraria.

Trancado