Anna escreveu:Tá! Longe de mim sair em defesa louca da polícia, mas o que deve ser feito então?
Deixar os malandros tomarem conta de tudo?
Tirou as palavras da minha boca Anninha!. Você é sempre sensata em teus comentários.
Anna escreveu:Tá! Longe de mim sair em defesa louca da polícia, mas o que deve ser feito então?
Orbe escreveu:lepiso74 escreveu:Também sou a favor da legalização, pois a proibição não está dando certo, assim como não daria no caso do álcool e tabaco.
Para dizer uma coisa dessas vcs não devem ter a menor noção da diferença entre um gole de cerveja e uma carreirinha de coca.
Sem falar que, assim como alcool e tabaco, as drogas seriam vendidas em qualquer boteco para menores de idade.
Não quanto a vocês, mas eu não gostaria de ver meus filhos e alunos comprando e consumindo cocaína. Da mesma maneira que não gosto de saber que eles, se quiserem, conseguem comprar cachaça e cigarros com facilidade.
Orbe escreveu:Crianças e adolescentes sofrem muita influência dos amigos. Em certas situações eles são mais receptivos à influência dos amigos que dos pais.
Quando o amiguinho "descolado" oferecesse a droga, a maior parte dos adolescentes aceitaria.
Eu sei pq vejo isso acontecer o tempo todo em relação a sexo, cigarro, bebida. Tanto em escolas públicas como em escolas particulares.
Ainda que eu desse a mais perfeita educação aos meus filhos e alunos, sempre há o risco de usarem drogas.
E com as drogas liberadas esse risco é dobrado.
Orbe escreveu:lepiso74 escreveu:Também sou a favor da legalização, pois a proibição não está dando certo, assim como não daria no caso do álcool e tabaco.
Para dizer uma coisa dessas vcs não devem ter a menor noção da diferença entre um gole de cerveja e uma carreirinha de coca.
Sem falar que, assim como alcool e tabaco, as drogas seriam vendidas em qualquer boteco para menores de idade.
Não quanto a vocês, mas eu não gostaria de ver meus filhos e alunos comprando e consumindo cocaína. Da mesma maneira que não gosto de saber que eles, se quiserem, conseguem comprar cachaça e cigarros com facilidade.
Fernando Silva escreveu:lepiso74 escreveu:Também sou a favor da legalização, pois a proibição não está dando certo, assim como não daria no caso do álcool e tabaco.
Álcool e tabaco são liberados e isto não impede o contrabando e a falsificação.
As vans são liberadas e isto não impede que vans ilegais disputem passageiros com as legais, havendo até mortes entre as quadrilhas que exploram o serviço.
Liberar as drogas não vai acabar com o tráfico, apenas vai aumentar a venda de droga "malhada" e ainda mais prejudicial à saúde que a legítima.
Orbe escreveu:Nós somos raridades. Eu também nunca experimentei drogas. Aliás, eu não bebo e nem fumo. Mesmo com pais fumantes e amigos que bebem a ponto de fazer vergonha no meio da rua.
Mas o que tenho visto são crianças e adolescentes fazendo esse tipo de coisa só pq os amigos fazem. Mesmo as crianças de classe alta, que teoricamente deveriam ser mais esclarecidas, estão agindo dessa maneira. De cada turma de 50 alunos, se tiver 5 que mantem a individualidade é muito.
Isso, é claro, nos locais onde dou/dei aula. Não posso falar pelo Brasil todo. Mas pelos relatos que vejo de professores de outras partes do país, parece que não é muito diferente.
O que esperar de uma geração que esta sendo educada pela televisão invés dos pais?
Fernando Silva escreveu:lepiso74 escreveu:Também sou a favor da legalização, pois a proibição não está dando certo, assim como não daria no caso do álcool e tabaco.
Álcool e tabaco são liberados e isto não impede o contrabando e a falsificação.
As vans são liberadas e isto não impede que vans ilegais disputem passageiros com as legais, havendo até mortes entre as quadrilhas que exploram o serviço.
Liberar as drogas não vai acabar com o tráfico, apenas vai aumentar a venda de droga "malhada" e ainda mais prejudicial à saúde que a legítima.
Ateu Tímido escreveu:Assisti "Tropa de Elite.
Não achei o filme ruim, como cinema. Agora, acho brincadeira atribuir à "ingenuidade" dos realizdores, ou à "perspectiva dos policiais do Bope" o discurso pró tortura, pró matança, anti-intelectual e de defesa do relativismo na aplicação da lei.
É de arrepiar todos os pelos ouvir o sujeito dizendo que "achar que polícia pode sobir morro para cumprir a lei" é ingenuidade, depois defendendo que o policial prendesse os colegas "maconheiros" e os enquadrasse na Lei de Tóxicos, dizendo que "Policial tem que cumprir a lei". "Cumprir a lei" é escolher quem morre e matar impunemente para quem fez o filme. Como outros já disseram, os que se opõem ao modus operandi do Bope são, no filme, necessariamente idiotas, bandidos ou as duas coisas.
Merece nota ainda o mau gosto das cenas de tortura, com uma obcessão pelo saco plástico, que chega às raias da tara.
Outra menção especial vai para a cena em que o capitão do Bope resolve "assumir", dando um "ataque de bicha" (perdão amigos gays) contra a esposa, pela "implicância" dela com o "trabalho" dele, para depois correr ao banheiro e jogar fora os medicamentos psiquiátricos que provavelmente usava porque precisava, transmitindo, "no ensejo", mais um preconceito do filme.
Samael escreveu:Ateu Tímido escreveu:Samael escreveu:Não vi nenhuma grande apologia ao BOPE no filme.
No filme, não se vê um inocente sendo torturado ou morto pelo BOPE. Será que ele só tortura e mata culpados?
Aliás, a tortura é mostrada como o único meio eficaz, aliás infalível, de se obter informações numa investigação criminal. Não aparecem também casos em que a tortura revela informações falsas ou o torturado morre antes de falar.
Qualquer um que questione a tortura só pode ser idiota, criminoso, ou, de preferência, ambos. Os universitários que discutem a violência são vistos com extremo preconceito, como "maconheiros imbecis", quando não são traficantes também. Aliás, de todas as representações de universitários no cinema brasileiro, não me lembro de ter visto um grupo mais idiota e estereotipado que o de Tropa de Elite.
Eu concordo plenamente contigo, Bruno. O ponto é que eu acho que o filme atira para todos os lados, e não apenas em favor do BOPE, como no momento em que demonstra os policiais como insanos corrompidos por uma matança desenfreada de uma "guerra civil", ou mesmo a forma como os mesmos são treinados. Mesmo que a tortura tenha sido feita em cima de gente "culpada", não faz diferença. Tortura é tortura. E isso aqui não é nem mesmo uma Guerra.
"Faca na caveira e nada na carteira". É exatamente isso. Já tive amigos agredidos e ofendidos pelo BOPE, e um até mesmo roubado. Eles são uma gangue "legal" pior do que qualquer grupinho de traficantes. E são fechados entre eles, quase como um clã.
Najma escreveu:Eu sou favorável à liberação das drogas. Mas talvez isso criasse mais problemas. Imaginem aquele povo que vive de subornos pra deixar a droga "passar" sem ter de onde ganhar dinheiro?
DarkWings escreveu:Anna escreveu:Tá! Longe de mim sair em defesa louca da polícia, mas o que deve ser feito então?
Tirou as palavras da minha boca Anninha!. Você é sempre sensata em teus comentários.
Anna escreveu:Me espoquei de rir ...Quáquáquá![/color]
Apo escreveu:Espocar é coisa que não se fala no sul. Aprendi na Internet...
Anna escreveu:DarkWings escreveu:Anna escreveu:Tá! Longe de mim sair em defesa louca da polícia, mas o que deve ser feito então?
Ser contra ou favor de algo por ideologia é facil. Eu mesma defendi muita coisa por ideolgia até que cansei, e aprendi que é preciso tomar posturas e atitudes no tempo do hoje e agora, elucubrar futuro é necessário, discutí-lo e teorizá-lo, bem como testar é mais que necessário, mas o hoje existe, os problemas existem no hoje, é preciso tomar decisões e atitudes, nem sempre são as melhores. Mas o difícil é propor estratégias reais e aplicáveis que resolvam problemas reais, factuais e graves!
Não sei como, já que o tráfico existe e drogas são proibidas, seria feito para coibir que traficantes dominem o RJ, ou SP. Vejo um monte de teorias, que me agradam bastante, mesmo, mas que são soluções a longo prazo e na maoria das vezes pouco resolvem se aplicadas de fato. A policia é uma bosta, mas é necessária, e seus métodos podem ser pavorosos, eu não concordo com tortura, acho absurdo, mas imaginar que uma guerra de poder seja feita sem tortura, é no mínimo ingenuidade extremada.
Eu odeio matar animais, amo os bichos mais que a maioria das pessoas que me rodeiam, e a coisa que mais faço na vida é matá-los. Não me sinto muito apta a julgar os métodos policiais contra traficantes e suas relações. Levei bastante tempo resolvendo a ruptura entre o que eu sinto, e acho certo com as escolhas que eu fiz na vida, foi phoda resolver, mas eu consegui e tenho certeza daquilo que faço, do porque faço e de como faço.
NadaSei escreveu:Apo escreveu:Espocar é coisa que não se fala no sul. Aprendi na Internet...
E isso se fala em que interior? Aqui na capital do Brasil, São Paulo, isso não se fala não.
Apo escreveu:NadaSei escreveu:Apo escreveu:Espocar é coisa que não se fala no sul. Aprendi na Internet...
E isso se fala em que interior? Aqui na capital do Brasil, São Paulo, isso não se fala não.
Pois é...deve ser coisa de mineiro. Aqui nunca ouvi isto na vida, nem na capital nem no interior. Morei em SP duas vezes e nunca ouvi. Na TV menos ainda. Mas no orkut e no msn já me falaram muito. Será que é coisa meio nova? Aliás, Minas Gerais ( especialmente no interior) tem um dialeto que vou dizer, viu? Só eles se entendem.
NadaSei escreveu:Apo escreveu:NadaSei escreveu:Apo escreveu:Espocar é coisa que não se fala no sul. Aprendi na Internet...
Pois é...deve ser coisa de mineiro. Aqui nunca ouvi isto na vida, nem na capital nem no interior. Morei em SP duas vezes e nunca ouvi. Na TV menos ainda. Mas no orkut e no msn já me falaram muito. Será que é coisa meio nova? Aliás, Minas Gerais ( especialmente no interior) tem um dialeto que vou dizer, viu? Só eles se entendem.
Ei... não fale mau dos meus conterrâneos não.
O mineires ainda é bem mais próximo do paulistes que o baianes, carioques, curitibes, e muitos outros.
O dialeto mineiro é mais parecido com os sotaques paulistas do interior que esses outros.![]()
E eu nunca ouvi isso lá em minas também não... mas eu sou um uberabense meio fajuto e posso estar errado.
Apo escreveu:hehehe...não estou a falar mal. Mas que aquela turma lá da roça é estranha, isto é. Interior de SP, idem. Já morei no interior também. Aquele "r" mardito é de doer a alma. E parece praga!