Três presidenciáveis do PSDB lideram as intenções de voto para a sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010. Os números foram revelados nesta segunda-feira, numa nova pesquisa nacional do Instituto Sensus. Na sondagem, que ouviu 2.000 entrevistados em todo o país, o governador de São Paulo, José Serra, aparece como o nome de maior apelo popular entre os possíveis candidatos. Um dos líderes do PSDB, Serra não confirma nem desmente sua intenção de concorrer.
Candidato derrotado por Lula na eleição de 2002, Serra aparece com 12,8% das intenções de voto numa sondagem que listou treze possíveis candidatos à sucessão, com os nomes apresentados em ordem alfabética aos entrevistados. O segundo mais citado foi Geraldo Alckmin, derrotado por Lula na eleição passada. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, ficou em terceiro lugar, com 9,8% das intenções de voto. Aécio estuda deixar o PSDB para garantir um lugar na corrida.
O candidato governista com o melhor porcentual foi Ciro Gomes, do PSB. Ele teria 9,4% da preferência do eleitorado se a eleição fosse realizada neste momento. A seguir aparece Heloísa Helena, do PSOL, com 9,1%, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, com 4,7%. Outros governistas aparecem em seguida: Marta (PT), com 2,2%, Sérgio Cabral (PMDB), com 2%, Tarso Genro (PT), com 1,5%, e Roberto Requião (PMDB), 1,5%. Cristovam Buarque teria 1,4%.
Os dois últimos colocados na pesquisa foram justamente dois nomes considerados fortes dentro do PT para a sucessão: Jaques Wagner, governador da Bahia, com 1%, e Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, com 0,7%. Na pesquisa também há 18% de entrevistados que não optaram por nenhum candidato e 14,2% que não souberam responder. A sondagem revelou ainda que 57,4% da população é a favor da reeleição -- 38,2% são contra e 4,5% não souberam responder.
Cenários - O instituto Sensus também apresentou ao eleitorado cenários com apenas três candidatos. No primeiro, com Ciro, Aécio e Dilma, a vitória seria governista -- Ciro teria 28,3%, contra 20,5% de Aécio e 5,4% de Dilma (30,5% não citaram nenhum e 15,5% não souberam responder). Com José Serra no lugar de Aécio, o favoritismo é da oposição: o tucano teria 30%, contra 22,8% do ex-ministro e 5,7% da ministra (28,1% não citaram nenhum e 13,5% não responderam).
Pouco mais de um quarto do eleitorado disse não aceitar votar num candidato apoiado ou indicado pelo atual presidente da República -- esse grupo somou 27,2% de todos os entrevistados. Para 25,4% do eleitorado entrevistado, a idéia de votar no candidato de Lula é viável. Um entre cada dez entrevistados disse que só aceita votar no nome escolhido por Lula. Para 32,4%, o voto no candidato oficial de Lula só ocorreria caso o escolhido fosse uma figura já conhecida pelo eleitor.
Fonte: http://vejaonline.abril.com.br/notitia/ ... urrentDate
2010: três tucanos saem na frente
- Sorrelfa
- Mensagens: 2441
- Registrado em: 27 Mar 2007, 10:21
- Gênero: Masculino
- Localização: Rua Sem entrada e Sem saida, Nº Infinito
- Contato:
Re.: 2010: três tucanos saem na frente
Quero ver onde os tucanos vão enfiar esse favoritismo, quando for aprovado a emenda que garante a possibilidade de se disputar um 3º mandato consecutivo...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
- Jeanioz
- Mensagens: 5473
- Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
- Gênero: Masculino
- Localização: Curitiba - Paraná
Re: Re.: 2010: três tucanos saem na frente
Jolly_Roger escreveu:Quero ver onde os tucanos vão enfiar esse favoritismo, quando for aprovado a emenda que garante a possibilidade de se disputar um 3º mandato consecutivo...
Ué, e como fica o toma-lá-dá-cá?

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte