Cérebros loucos por comida

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
emmmcri
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

http://www2.uol.com.br/sciam/reportagen ... omida.html

Neuroimageamento revela uma forte relação entre chocolatria e uso de drogas
por Kristin Leutwyler Ozelli
NIDA

Nora Volkow é diretora do National Institute of Drug Abuse. Antes de assumir esse cargo em 2004, ela ocupou vários postos no Brookhaven National Laboratory e foi também professora de psiquiatria e professora-associada na faculdade de medicina de Stony Brook University. Nas suas pesquisas, ela foi a primeira a usar a tecnologia de imageamento para investigar mudanças neuroquímicas associadas ao vício

Inúmeras evidências mostram que o comer compulsivo e consumo de drogas envolvem alguns circuitos cerebrais que atuam de formas semelhantes, trazendo uma nova visão para a compreensão e o tratamento da obesidade, explica a Dra. Nora D. Volkow, diretora do National Institute on Drug Abuse e pioneira no estudo de viciados, numa entrevista para a Scientific American.

Que circuitos do cérebro são igualmente ativados pelo consumo de alimentos e pelas drogas?
O sistema neural ativado tanto pela ingestão compulsiva de alimentos quando consumo de drogas é basicamente o circuito que evoluiu para recompensar comportamentos essenciais à sobrevivência. Em geral, as pessoas, são atraídas pelos alimentos porque isso é recompensador e produz prazer. Quando experimentamos prazer, nosso cérebro aprende a associar essa sensação com as condições que o predispõem a isso. Em outras palavras, o cérebro lembra não apenas do sabor da comida, mas também da sensação de prazer em si, assim como das sugestões ou comportamentos que o precederam.

Essa memória fica mais forte à medida que o ciclo de predição, busca e obtenção do prazer torna-se mais confiável. Em termos científicos, chamamos esse processo de condicionamento.

As drogas são particularmente eficientes como estímulos condicionantes, primeiramente em virtude de suas propriedades químicas. Estímulos naturais como comida ou sexo, levam mais tempo para ativar o circuito da recompensa. O condicionamento que é igualmente importante para esses dois estímulos, estabelece um elo entre a memória e não somente a um estímulo, mas também ao ambiente onde se encontra e a outras ofertas disponíveis. É exatamente isso que a natureza pretende: se a ação necessária para atingir uma experiência prazerosa for disparada exclusivamente pelo estímulo em questão, a resposta condicionada será muito ineficiente.
1 2 3 4 5 6 »
Kristin Leutwyler Ozelli é escritora e vive em Londres
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Re.: Cérebros loucos por comida

Mensagem por Apo »

O que seria uma "forte relação"? O princípio da satisfação do prazer? Qual a novidade disto? A relação é apenas esta. Mas nunca vi alguém tão viciado em chocolate que não consiga ficar sem comer, ou que acorda procurando desesperadamente uma barra de chocolate.
Comida, sim, pois o estômago dilata e a sensação de fome dispara o desejo do cérebro de comer, além do que há a questão da satisfação do prazer oral a ser saciada.

Eu penso que há 2 categorias de vícios:

- O que nós dominamos e o que nos domina.

Posso dizer que sou viciada em café, chocolate, coca-cola e canela. Tenho enorme apreço pela sabor, aroma, combinações e possibilidades. Não costumo negar um apfestrudël com um copo de coca-cola no meio da tarde. É um prazer imenso poder saborear esta delícia. Mas vivo sem ele.
A questão é: por que eu tenho prazer no chocolate ( mas por mais que eu coma, posso passar os dias seguintes sem comer um só pedaço) e nunca tive prazer em outro tipo de droga como álcool, fumos em geral ou substâncias alucinógenas?

Outra questão: quando se prova chocolate, a sensação de que é bom é imediata. Basta fazer este teste com uma criança que nunca comeu.
Quando se traga ou sente o cheiro da fumaça do cigarro ou um gole de bebida alcólica, a sensação é ruim.

Acho que não há novidade alguma no que tange à sensação de prazer. Coisas boas dão prazer. Mas ninguém sente prazer a primeira vez que fuma ou bebe. Precisa insistir um bocado.
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Eu sou viciado em café ... Fato... :emoticon15:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Cafeína vicia. Mas precisa uma certa dose. Quem toma café com leite 1 ou 2 vezes por dia não fica viciado. Pode trocar por outra coisa ou até não tomar. É bom para quem gosta. Tem gente que odeia café. Eu adoro tudo com café, menos café expresso. O cheiro é bom, mas sei lá, a concentração é muito alta.

Em compensação, torta de café, musse de café, trufas de café, sorvete de café, bala de café...é tudo bom. Penso que prefiro coisas suaves que tenham café como ingrediente.
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Eu tomo pelo menos 1 litro por dia... :emoticon15:
VOLTAIRE

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Não cabe mais nada no teu radiador ein? Credo.
Imagem

Jeanioz

Re: Re.: Cérebros loucos por comida

Mensagem por Jeanioz »

emmmcri escreveu:Eu tomo pelo menos 1 litro por dia... :emoticon15:

Você sofre de insônia? :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Trancado