Minha vida

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

você é o quê?

ateu forte
6
60%
ateu fraco
2
20%
teísta
2
20%

Total de votos: 10

DEUS
Contato:

Minha vida

Mensagem por DEUS »

aqui narro minhas idas e voltas da vida até virar ateu forte.

dividirei em fases:

Grande fase- teísmo:

fase monoteísta:

a partir +/- 4 anos: desde pequeno fui educado na igreja evangélica luterana, disse minha mãe, que não é monoteísta, que me colocou lá para que eu tivesse valores morais.

fase panteísta:

aos poucos, ela que se diz atéia (mas na verdade não o é) foi me levando para o seu panteísmo, tudo é deus, a naturaza é divina, é una, e está em eterno fluxo.

Grande fase - indecisão:

comecei a questionar os credos dela, a pensar: |e se a natureza não for divina, e se tudo for uma questão de interpretação, e por isso relativa."

e com isso comecei a alternar entre teísmo panteísta para ateísmo forte.

Grande fase- ateísmo:

fase filosófica-niilista (ateísmo forte):

comecei a ler livros de grandes filósofos, e a pensar: "vários deuses já foram criados, eles só servem para satisfazer desejos humanos e foram criados por eles (seres humanos) e na medida deles".

fase filosófica-niilista (ateísmo fraco):

mas depois eu pensei: "tá bom, esse deus cristão e os outros deuses de outras culturas são contraditórios neles mesmos, mas não poderia existir uma inteligencia superior que a tudo criou e serve de motor ao universo?"

mas se ela existisse quem a criou?

mas se ela não existisse quem criou tudo?

instaurou-se a dúvida, que considerei insolúvel.

fase lógico-filosófica (ateísmo forte; fim do niilismo):

eu pensei:

(argumento filosófico): "mesmo que eu não saiba a resposta a essa pergunta (big bang????), só em falar em inteligência, eu falo em medidas humanas, e é de novo o antropocentrismo em que eu caio, é o homem achando-se o centro do universo, que uma inteligência com características suas teria criado."

(e o lógico): amparado nisso pensei: "baseado em probabilidades, já que nada é 100% certo, mas é no mínimo 99,99999(...), eu considero a hipótese de um deus ou deuses
comparável a existencia de elefantes azuis no subsolo de marte."

acaba-se também o niilismo que desde minha conclusão do ateísmo me assolava:

"mesmo que deus existisse, a vida não teira sentido na concepção usual desse termo, pois qual seria o sentido de deus?"

"eu criarei um sentido para vida, um sentido axiomático, sem deus ou deuses."
http://www.ateus.net/artigos/historia/j ... xistiu.php

[ignore user]
Cabeção
DEUS(ha!)
[/ignore user]

francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Minha vida

Mensagem por francioalmeida »

Sobre a nossa origem eu já imaginei coisas como:
Nossa origem pode ser uma coisa ilógica e impensável, muito diferente de tudo que conhecemos, não se baseia num criador e nem em fatos que observamos, poderia ser uma origem que está além da nossa compreensão e entendimento, uma origem caótica onde não conseguimos compreender prque não há com o que comparar.

Eu acho que com isso consigo até fundar uma religião :emoticon16: :emoticon13: :emoticon12: :emoticon12:

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Re: Minha vida

Mensagem por Deise Garcia »

DEUS escreveu:aqui narro minhas idas e voltas da vida até virar ateu forte.

dividirei em fases:

Grande fase- teísmo:

fase monoteísta:

a partir +/- 4 anos: desde pequeno fui educado na igreja evangélica luterana, disse minha mãe, que não é monoteísta, que me colocou lá para que eu tivesse valores morais.

fase panteísta:

aos poucos, ela que se diz atéia (mas na verdade não o é) foi me levando para o seu panteísmo, tudo é deus, a naturaza é divina, é una, e está em eterno fluxo.

Grande fase - indecisão:

comecei a questionar os credos dela, a pensar: |e se a natureza não for divina, e se tudo for uma questão de interpretação, e por isso relativa."

e com isso comecei a alternar entre teísmo panteísta para ateísmo forte.

Grande fase- ateísmo:

fase filosófica-niilista (ateísmo forte):

comecei a ler livros de grandes filósofos, e a pensar: "vários deuses já foram criados, eles só servem para satisfazer desejos humanos e foram criados por eles (seres humanos) e na medida deles".

fase filosófica-niilista (ateísmo fraco):

mas depois eu pensei: "tá bom, esse deus cristão e os outros deuses de outras culturas são contraditórios neles mesmos, mas não poderia existir uma inteligencia superior que a tudo criou e serve de motor ao universo?"

mas se ela existisse quem a criou?

mas se ela não existisse quem criou tudo?

instaurou-se a dúvida, que considerei insolúvel.

fase lógico-filosófica (ateísmo forte; fim do niilismo):

eu pensei:

(argumento filosófico): "mesmo que eu não saiba a resposta a essa pergunta (big bang????), só em falar em inteligência, eu falo em medidas humanas, e é de novo o antropocentrismo em que eu caio, é o homem achando-se o centro do universo, que uma inteligência com características suas teria criado."

(e o lógico): amparado nisso pensei: "baseado em probabilidades, já que nada é 100% certo, mas é no mínimo 99,99999(...), eu considero a hipótese de um deus ou deuses
comparável a existencia de elefantes azuis no subsolo de marte."

acaba-se também o niilismo que desde minha conclusão do ateísmo me assolava:

"mesmo que deus existisse, a vida não teira sentido na concepção usual desse termo, pois qual seria o sentido de deus?"

"eu criarei um sentido para vida, um sentido axiomático, sem deus ou deuses."

Hum humm, interessante!

:emoticon54:

Liquid Snake

Re.: Minha vida

Mensagem por Liquid Snake »

O meu:

Grande fase - ateísmo forte

Nasci, olhei em volta, nenhum Deus.

:emoticon12:
Imagem

"O Brasil me parece ser o único País do mundo onde ser de esquerda ainda dá uma conotação de prestígio." (Roberto Campos, 1993)

"How do you tell a Communist? Well, it's someone who reads Marx and Lenin. And how do you tell an anti-Communist? It's someone who understands Marx and Lenin." - Ronald Reagan

No Brasil, os notáveis o são pela estupidez.

zencem

Re: Re.: Minha vida

Mensagem por zencem »

Liquid Snake escreveu:O meu:

Grande fase - ateísmo forte

Nasci, olhei em volta, nenhum Deus.

:emoticon12:

Um criacionista poderia dizer que, quem não viu, poderia estar escondido numa moita do pentelho. :emoticon12: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon12:

Trancado