MESTIÇOFOBIA Negros defendem fim do Dia do Mestiço

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Najma
Gênero: Feminino

Re.: MESTIÇOFOBIA Negros defendem fim do Dia do Mestiço

Mensagem por Najma »

Lendo algumas postagens do tópico, eu me lembrei de uma cena da TV Pirata:

http://www.youtube.com/watch?v=0V3eKMH96P0

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: ...

Não. Os pobres não pediam pão durante a Revolução Francesa porque não tinham brioches... :emoticon19:
Imagem

André

Re: Re.: MESTIÇOFOBIA Negros defendem fim do Dia do Mestiço

Mensagem por André »

Adrianoped escreveu:
André escreveu:
Adrianoped escreveu:Eu sou totalmente contra essa idéia de que existe a valorização real do mérito individual. Exemplos sobre como isso funciona é o que não faltam na nossa sociedade mas sou totalmente cético quanto a isso. Sei que existem pessoas que tem um perfil de comunicação e de relacionamento social valorizados pelo mercado, assim como tem pessoas com perfil empreendedor. Mas isso não quer dizer que é a regra e a minha impressão é que seja a excessão.

E sobre as cotas gerarem racismo e preconceito não considero isso como válido, pois o máximo que alguém deveria pensar das cotas é que foi uma decisão errada tomada pelo governo.

Considero que tenha as injustiças que ocorram, mas isso num percentual baixo, e que não prejudica o alcance dos objetivos de democratizar racialmente a universidade. Mas isso por eu pensar que muitos negros não tem acesso devido a desigualdade econômica apontada pelas pesquisas.

Isso de quem passa tem mérito e quem não passa é porque não tem vontade, é preguiçoso etc, não vejo como possível. Embora tenha esses fatores individuais, e que seram filtrados pelo vestibular pois este continua, para mim a desigualdade entre negros e brancos na universidade não vem desse fator.

Para mim tb. O fator predominante é econômico. Mas tenho uma pergunta e numa boa gostaria que vc tentasse responder.

Vou explicar primeiro de quem eu estou falando. Existem não-negros pobres. Brancos, amarelos, e indígenas, estou usando o critério do IBGE e mesmo que algumas Universidades excluam o pardo eu to juntando, como a maioria das universidades faz, pardos e negros como afro descendentes, nem que parcialmente. Vamos chamar esses brancos, amarelos e indígenas de não-negros. São todos os não-negros pobres, existem até aqui em Salvador. Imagine no Sul do país os números deles devem ser maiores.

Pois bem, eles, com as cotas,em diversas universidades a situação é a seguinte. Não podem ir para as privadas, são pobres não tem como pagar. E nas públicas, metade (na maioria dos casos isso ou perto disso) das vagas eles não podem disputar por serem não-negros, e a outra metade disputada pelos melhores alunos das particulares a desigualdade é ainda mais acentuada. Fazendo da possibilidade deles ingressarem a universidade, qualquer uma, praticamente zero.

As perguntas. E os não-negros pobres? Podemos aceitar que o ciclo intergeracional de pobreza e miséria se perpetue neles? E não fornecer praticamente nenhuma chance a eles? Isso é aceitável?

André, acho confuso querer que as cotas raciais resolvam um problema para o qual elas não se propõe. Se um dos grandes probremas sociais no país é a desigualdade sócio-racial, e existem propostas para isso, não vejo motivos para nega-las com base em outros poblemas. Não é necessário escolher entre uma e outra solução, e existem muitas propostas e programas de ação afirmativa para os pobres. O PROUNI, os créditos educativos, os cursinhos.

O objetivo das cotas é democratizar racialmente a universidade, evitar o atual quadro de exclusão em que os negros se encontram. Os não negros é que ocupam a universidade e justamente por terem melhores condições econômicas. Não existem negros nas mesmas proporções na universidade que na sociedade.

O problema é que fica essa desigualdade racial e muitos justificam isso pelo mérito individual, e não é isso que explica a diferença de brancos estarem na universidade em peso e os negros praticamente excluídos.

Vc está falando dos não-negros de classe média para cima. Não respondeu minha pergunta. O grupo que eu falei existe, e para mim quem defende cotas exclusivamente para negros pobres os ignora.

As cotas raciais agravam sua dificuldade em superar o ciclo de pobreza, e isso fica claro pela minha mensagem. A dúvida é vc acha aceitável ficar tão mais difícil para esse grupo sair da pobreza? Não há como se esquivar é óbvio que as cotas raciais torna muito mais difícil para esse grupo já marginalizado e excluído sair de sua situação.

Não é resolver um problema que não se propõe é que agrava um problema que já existe quando poderia não agravar e ser mais inclusivo. Para mim isso não é aceitável, na minha cabeça isso está claro, e por motivos como esse, como humanista, tenho que defender políticas universalizantes, não corporativas.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apo

Mensagem por Apo »

Adrianoped escreveu:
Apo escreveu:Democratizar racialmente através da fraude legitimada. Vamos furar a fila! Viva!

Agora os brancos que estudam têm que ceder espaço aos negros que não estudam. Por que não abrimos espaço aos brancos que não estudam também? E aos gordos? E aos índios? E aos gays? Entar todo mundo e quem se mata estudando ( negro, branco, índio, gordo e gay) que seja socialdemocrata e ceda a vez.

:emoticon6:

Se você quer acreditar que o vestibular só atende ao mérito tudo bem. Para mim o faz de conta é esse, achar que a sociedade é maravilhosa.

Uma das crenças mais arraigadas é essa do mérito. Não a crença de que o mérito seja um bom critério, mas a de pensar que isso existe na sociedade e que esta está distribuída de acordo com esse critério.

Mas cada um enxerga o que quer, e histórias pessoais e "exemplos" de vida sobre isso não vão faltar para justificar esse mundo maravilhoso do mérito pessoal.

Você sai pela tangente e nunca responde às minhas perguntas...
Quem disse que o vestibular avalia mérito? Ele é a forma que temos atualmente, e acho falho. Mas então vamos brincar de verdade: vamos começar a avaliar os currículos e só entram os melhores alunos. Ok?

Sobre o mérito: Se o mérito não é critério, a qualidade e a excelência também não são. Deve ser por isto que as melhores universidades do mundo deixam entrar qualquer um...você tá brincando né?

Você iria para uma mesa de cirurgia com qualquer médico, sem analisar o currículo dele? Você moraria numa casa construída por um pobre coitado que não sabe nem calcular a medida de cimento e areia?

Explique isto que eu acho que não entendi....
Imagem

Adrianoped

Mensagem por Adrianoped »

André escreveu:
Adrianoped escreveu:
André escreveu:
Adrianoped escreveu:Eu sou totalmente contra essa idéia de que existe a valorização real do mérito individual. Exemplos sobre como isso funciona é o que não faltam na nossa sociedade mas sou totalmente cético quanto a isso. Sei que existem pessoas que tem um perfil de comunicação e de relacionamento social valorizados pelo mercado, assim como tem pessoas com perfil empreendedor. Mas isso não quer dizer que é a regra e a minha impressão é que seja a excessão.

E sobre as cotas gerarem racismo e preconceito não considero isso como válido, pois o máximo que alguém deveria pensar das cotas é que foi uma decisão errada tomada pelo governo.

Considero que tenha as injustiças que ocorram, mas isso num percentual baixo, e que não prejudica o alcance dos objetivos de democratizar racialmente a universidade. Mas isso por eu pensar que muitos negros não tem acesso devido a desigualdade econômica apontada pelas pesquisas.

Isso de quem passa tem mérito e quem não passa é porque não tem vontade, é preguiçoso etc, não vejo como possível. Embora tenha esses fatores individuais, e que seram filtrados pelo vestibular pois este continua, para mim a desigualdade entre negros e brancos na universidade não vem desse fator.

Para mim tb. O fator predominante é econômico. Mas tenho uma pergunta e numa boa gostaria que vc tentasse responder.

Vou explicar primeiro de quem eu estou falando. Existem não-negros pobres. Brancos, amarelos, e indígenas, estou usando o critério do IBGE e mesmo que algumas Universidades excluam o pardo eu to juntando, como a maioria das universidades faz, pardos e negros como afro descendentes, nem que parcialmente. Vamos chamar esses brancos, amarelos e indígenas de não-negros. São todos os não-negros pobres, existem até aqui em Salvador. Imagine no Sul do país os números deles devem ser maiores.

Pois bem, eles, com as cotas,em diversas universidades a situação é a seguinte. Não podem ir para as privadas, são pobres não tem como pagar. E nas públicas, metade (na maioria dos casos isso ou perto disso) das vagas eles não podem disputar por serem não-negros, e a outra metade disputada pelos melhores alunos das particulares a desigualdade é ainda mais acentuada. Fazendo da possibilidade deles ingressarem a universidade, qualquer uma, praticamente zero.

As perguntas. E os não-negros pobres? Podemos aceitar que o ciclo intergeracional de pobreza e miséria se perpetue neles? E não fornecer praticamente nenhuma chance a eles? Isso é aceitável?

André, acho confuso querer que as cotas raciais resolvam um problema para o qual elas não se propõe. Se um dos grandes probremas sociais no país é a desigualdade sócio-racial, e existem propostas para isso, não vejo motivos para nega-las com base em outros poblemas. Não é necessário escolher entre uma e outra solução, e existem muitas propostas e programas de ação afirmativa para os pobres. O PROUNI, os créditos educativos, os cursinhos.

O objetivo das cotas é democratizar racialmente a universidade, evitar o atual quadro de exclusão em que os negros se encontram. Os não negros é que ocupam a universidade e justamente por terem melhores condições econômicas. Não existem negros nas mesmas proporções na universidade que na sociedade.

O problema é que fica essa desigualdade racial e muitos justificam isso pelo mérito individual, e não é isso que explica a diferença de brancos estarem na universidade em peso e os negros praticamente excluídos.

Vc está falando dos não-negros de classe média para cima. Não respondeu minha pergunta. O grupo que eu falei existe, e para mim quem defende cotas exclusivamente para negros pobres os ignora.

As cotas raciais agravam sua dificuldade em superar o ciclo de pobreza, e isso fica claro pela minha mensagem. A dúvida é vc acha aceitável ficar tão mais difícil para esse grupo sair da pobreza? Não há como se esquivar é óbvio que as cotas raciais torna muito mais difícil para esse grupo já marginalizado e excluído sair de sua situação.

Não é resolver um problema que não se propõe é que agrava um problema que já existe quando poderia não agravar e ser mais inclusivo. Para mim isso não é aceitável, na minha cabeça isso está claro, e por motivos como esse, como humanista, tenho que defender políticas universalizantes, não corporativas.

Eu vejo sempre uma confusão entre desigualdade social e desigualdade racial. A desigualdade social atinge a todos e é preciso ações afirmativas nesse sentido. Agora a desigualdade racial é outro problema, que se confunde um pouco.

Nesse caso entendo por a Unb não ceder as questões econômicas nas cotas, para não invalidar o projeto de democracia racial. Não é o objetivo beneficiar os pobres e sim os negros. Acontece que a desigualdade dos negros é devida a questão econômica.

A princípio a maioria dos pobres ficam excluídos da universidade pública embora existam negros não necessariamente pobres e que tenham competência e deixam de cursar por não conseguirem competir com os brancos.

Na realidade os pobres vão ficar de fora em sua maioria. Não tem sentido em falar de igualdade num país onde o negro não é igual ao branco. O branco sempre leva vantagem pela sua condição.

É mais uma questão de representatividade, para os negros que ficam excluídos e que podem estar na universidade. É acabar com essa história de dizer que os brancos estão lá por mérito e que os brancos estão em peso lá por mérito.

Os pobres na realidade vão para o ensino privado, na situação perversa desse país, em que os ricos pagam escolas particulares e depois vão mamar na teta do governo no ensino superior.

As vagas na universidade não são para brancos e se estes não conseguem a vaga num novo critério mais justo para uma democracia multiracial, então que vão estudar em universidade pública.
Filosofia ateísta - Blog com textos sobre ateísmo e filósofos ateus

http://adrianoped.blogspot.com/

Adrianoped

Apo escreveu:
Adrianoped escreveu:
Apo escreveu:Democratizar racialmente através da fraude legitimada. Vamos furar a fila! Viva!

Agora os brancos que estudam têm que ceder espaço aos negros que não estudam. Por que não abrimos espaço aos brancos que não estudam também? E aos gordos? E aos índios? E aos gays? Entar todo mundo e quem se mata estudando ( negro, branco, índio, gordo e gay) que seja socialdemocrata e ceda a vez.

Se você quer acreditar que o vestibular só atende ao mérito tudo bem. Para mim o faz de conta é esse, achar que a sociedade é maravilhosa.

Uma das crenças mais arraigadas é essa do mérito. Não a crença de que o mérito seja um bom critério, mas a de pensar que isso existe na sociedade e que esta está distribuída de acordo com esse critério.

Mas cada um enxerga o que quer, e histórias pessoais e "exemplos" de vida sobre isso não vão faltar para justificar esse mundo maravilhoso do mérito pessoal.

Quem disse que o vestibular avalia mérito? Ele é a forma que temos atualmente, e acho falho. Mas então vamos brincar de verdade: vamos começar a avaliar os currículos e só entram os melhores alunos. Ok?

Sobre o mérito: Se o mérito não é critério, a qualidade e a excelência também não são. Deve ser por isto que as melhores universidades do mundo deixam entrar qualquer um...você tá brincando né?

Você iria para uma mesa de cirurgia com qualquer médico, sem analisar o currículo dele? Você moraria numa casa construída por um pobre coitado que não sabe nem calcular a medida de cimento e areia?

O vestibular continua, é o melhor critério de seleção que temos, mas está sendo aperfeiçoado para atender aos negros que tem uma grande contribuição ao nosso país e sempre ficaram de fora de políticas públicas.

Todos passam pelo vestibular, tem que ser aprovados e vão cursar a graduação e precisam ser aprovados. Esses profissionais merecem o mesmo respeito e consideração que os demais, e é assim que eu os avalio.

Mesmo que eles futuramente sofram preconceitos desse tipo sobre a qualificação eles estarão em melhor situação do que se tivessem sido excluídos da universidade por serem considerados incompetentes para ingressarem.

É a igualdade material, a sociedade racista terá que engulir os negros qualificados e que serão representantes da etnia negra em nossa sociedade. E isso ao meu ver é bom para todos.

André

Mensagem por André »

Adrianoped escreveu:
André escreveu:
Adrianoped escreveu:
André escreveu:

Eu vejo sempre uma confusão entre desigualdade social e desigualdade racial. A desigualdade social atinge a todos e é preciso ações afirmativas nesse sentido. Agora a desigualdade racial é outro problema, que se confunde um pouco.

Nesse caso entendo por a Unb não ceder as questões econômicas nas cotas, para não invalidar o projeto de democracia racial. Não é o objetivo beneficiar os pobres e sim os negros. Acontece que a desigualdade dos negros é devida a questão econômica.

A princípio a maioria dos pobres ficam excluídos da universidade pública embora existam negros não necessariamente pobres e que tenham competência e deixam de cursar por não conseguirem competir com os brancos.

Na realidade os pobres vão ficar de fora em sua maioria. Não tem sentido em falar de igualdade num país onde o negro não é igual ao branco. O branco sempre leva vantagem pela sua condição.

É mais uma questão de representatividade, para os negros que ficam excluídos e que podem estar na universidade. É acabar com essa história de dizer que os brancos estão lá por mérito e que os brancos estão em peso lá por mérito.

Os pobres na realidade vão para o ensino privado, na situação perversa desse país, em que os ricos pagam escolas particulares e depois vão mamar na teta do governo no ensino superior.

As vagas na universidade não são para brancos e se estes não conseguem a vaga num novo critério mais justo para uma democracia multiracial, então que vão estudar em universidade pública.

Concordo com quase tudo que disse, acompanho suas observações. Apenas mantenho minha divergencia no ponto que disse antes.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apo

Mensagem por Apo »

Adrianoped escreveu:
Apo escreveu:
Adrianoped escreveu:

O vestibular continua, é o melhor critério de seleção que temos, mas está sendo aperfeiçoado para atender aos negros que tem uma grande contribuição ao nosso país e sempre ficaram de fora de políticas públicas.

Todos passam pelo vestibular, tem que ser aprovados e vão cursar a graduação e precisam ser aprovados. Esses profissionais merecem o mesmo respeito e consideração que os demais, e é assim que eu os avalio.

Mesmo que eles futuramente sofram preconceitos desse tipo sobre a qualificação eles estarão em melhor situação do que se tivessem sido excluídos da universidade por serem considerados incompetentes para ingressarem.

É a igualdade material, a sociedade racista terá que engulir os negros qualificados e que serão representantes da etnia negra em nossa sociedade. E isso ao meu ver é bom para todos.

Nunca tive problema algum em "engolir" negros, já trabalhei com muitos e tenho amigos negros. Nem japoneses, nem judeus, nem alemães. Não sei por que os negros ( que são mais da metade da população brasileira) já não se fazem representar ao naltural. Você já viu cotas para mulheres? Elas sempre foram escravizadas e apanharam ( e continuam sofrendo até hoje) e conquistaram com muito trabalho e sacrificando até a educação do filhos para sair do jugo masculino.
Por que seria bom "engolir" pessoas na marra? Isto não é bom de forma alguma.
Quem disse que eles são considerados incompetentes foi você. Incompetentes eles se auto consideram querendo entrar pela porta dos fundos. E muitos nem são negros. Já perguntei e você não me respondeu: quem é negro aqui no Brasil? Como você afirma olhando para uma pessoa que ela é negra? Já viu a s pessoas que estão se usando da lei para entrar na universidade. Tem gente mais branca do que eu. Não viu o caso dos gêmeos idênticos? Um foi considerado negro e outro não.

Os negros têm que contribuição ao nosso país que os torna assim tão merecedores de furar a fila? Não entendi. Seu discurso quase beira o sectarismo. Seu racismo é de uma crueza fantástica.

Por que você diz que os negros ficaram sempre de fora da vida pública? Se ninguém perguntava a cor da pele na hora de fazer provas, não havia apartheid algum. Ele será exercido na marra através das cotas. Como se o cidadão tivesse uma tarja na testa : sou negro, por isto saia da minha frente.

E de novo, você só repete clichês e não responde às minhas perguntas: vamos parar cpm o vestibular e partir para análise de currículo e entrevistas pessoais?
Você concorda que se o mérito não é valor, a excelência também não pode ser considerada valor?
Imagem

Adrianoped

Apo escreveu:
Adrianoped escreveu:

Nunca tive problema algum em "engolir" negros, já trabalhei com muitos e tenho amigos negros. Nem japoneses, nem judeus, nem alemães. Não sei por que os negros ( que são mais da metade da população brasileira) já não se fazem representar ao naltural. Você já viu cotas para mulheres? Elas sempre foram escravizadas e apanharam ( e continuam sofrendo até hoje) e conquistaram com muito trabalho e sacrificando até a educação do filhos para sair do jugo masculino.
Quem disse que eles são considerados incompetentes foi você. Incompetentes eles se auto consideram querendo entrar pela porta dos fundos. E muitos nem são negros. Já perguntei e você não me respondeu: quem é negro aqui no Brasil? Como você afirma olhando para uma pessoa que ela é negra? Já viu a s pessoas que estão se usando da lei para entrar na universidade. Tem gente mais branca do que eu. Não viu o caso dos gêmeos idênticos? Um foi considerado negro e outro não.

Os negros têm que contribuição ao nosso país que os torna assim tão merecedores de furar a fila? Não entendi. Seu discurso quase beira o sectarismo. Seu racismo é de uma crueza fantástica.

Por que você diz que os negros ficaram sempre de fora da vida pública? Se ninguém perguntava a cor da pele na hora de fazer provas, não havia apartheid algum. Ele será exercido na marra através das cotas. Como se o cidadão tivesse uma tarja na testa : sou negro, por isto saia da minha frente.

E de novo, você só repete clichês e não responde às minhas perguntas: vamos parar cpm o vestibular e partir para análise de currículo e entrevistas pessoais?
Você concorda que se o mérito não é valor, a excelência também não pode ser considerada valor?

Quem está cogitando sobre parar o vestibular é você. As cotas são um critério a mais do vestibular, esse continua e todos tem que ser aprovados. Existe uma nota mínima que é requisitada para um bom aproveitamento do curso, mas mesmo com as cotas a demanda é alta e não deve mudar muito a nota de corte.

E defender o direito formal (todos são iguais perante a lei) já é uma tese ultrapassada, a igualdade material é necessária pois o sucesso no vestibular dos brancos, que ocasiona a exclusão dos negros na universidade é devido a essa desigualdade sócio-racial. Existe um apartheid racial no país, onde a maioria das favelas são negros, a maioria nos presídios, e a maioria de vítimas de homicídios.

Portanto quem está cortando a fila são os brancos que disputam tendo largado a frente, com mais preparo e não com mais capacidade, conceitos distintos.

A classificação de negro é pela cor da pele, negros são os de pele preta e parda, uma classificação antiga usada no país. E para não haver imposição da cor existe o critério de auto declaração. Para não haver espertinhos se declarando negro e sendo brancos existem outros critérios de avaliação como as fotos na Unb, que depois do problema dos gêmeos foi mudado para entrevista.

As cotas não são um imposição, são critérios de admissão nas universidades que elas mesmas resolveram aplicar, diante das discussões internacionais e nacionais sobre multiculturalismo, aqui chamado de democracia multiracial.

E as questão de raça (etnia) não tem nada a ver com as de gênero, são outros tipos de reivindicações. Essa última é mais cultural.

Não digo que o mérito não tem valor, mas que o mérito não está sendo avaliado e sim o preparo apenas. Tem muitos com mérito que estão sendo excluídos por não terem a oportunidade de mostrar o seu mérito. E isso acontece com os negros.

A minha crítica a você é que acredita que a fila é justa, que os brancos são maioria por terem mais méritos que os negros que não tiveram o mesmo preparo. Quem está furando fila na avaliação é quem está mais preparado por condições econômicas.

E por favor, sem acusações pessoais como a de racismo e de sectarismo. Estou defendendo minha opinião, se for para ser agredido assim prefiro me calar. Sei que é um tema polêmico e que exalta os ânimos e eu também fico com uma impressão estranha das pessoas por não entenderem o meu ponto de vista. Mas não vou usar um tu quote.

Apo

Mensagem por Apo »

Adrianoped escreveu:
Apo escreveu:
Adrianoped escreveu:

Quem está cogitando sobre parar o vestibular é você. As cotas são um critério a mais do vestibular, esse continua e todos tem que ser aprovados. Existe uma nota mínima que é requisitada para um bom aproveitamento do curso, mas mesmo com as cotas a demanda é alta e não deve mudar muito a nota de corte.

Então não sei para que serve a política de cotas. Deve ser para enganar bobo. Os que se auto-declaram negros agora vão apenas achar que estão levando vantagem. Que coisa mais sem sentido...mas pega bem para uns votos a mais na próxima eleição.

E defender o direito formal (todos são iguais perante a lei) já é uma tese ultrapassada, a igualdade material é necessária pois o sucesso no vestibular dos brancos, que ocasiona a exclusão dos negros na universidade é devido a essa desigualdade sócio-racial.

Que maldito " vestibular dos brancos"? Que exclusão dos negros? A exclusão é dos vagabundos e dos que, mesmo estudando em escolas sem as mesmas condições de infraestrutura, não fazem um pouco mais de esforço para passar. Mas há alunos em ótimas escolas que não passam também, basta não ter condições mentais, dificuldade em alguma matéria ou vagabundear. O que faz o estudo é o aluno e não tem giz mágico que faça um aluno desinteressado ou ´com problemas de aprendizado passar no vestibular...e em qualquer processo de seleção profissional decente e não protecionista ( como o que você pelo jeito prega).A desigualdade social é causada pela falta de educação lá atrás, no berço, falta de transmissão de valores pela família, desestruturação social na base ( e não vai ser corrigido desta forma ). A causa maior é justamente o fato de os governos quererem manter o povo ( que vota neles ) ignorante e dependente. E o povo aceita e acredita neles. Este é o problema. Você não vê que é tudo um engodo sem tamanho? Não se engane com soluções mágicas e populistas, socialistas e pseudo inclusivas. É tudo balela.
Mas eu não entendo...por que os defensores de programas de esmolas também apóiam governos que dão com uma mão ( imunda) e tiram com outra ( mais imunda ainda), através da mentira deslavada acerca da alfabetização, por exemplo...quando sempre se soube que neste país basta saber garatujar o nome para ser considerado ( pelas estatísticas que alguns tanto gostam) de alfabetizado?

Existe um apartheid racial no país, onde a maioria das favelas são negros, a maioria nos presídios, e a maioria de vítimas de homicídios.

Ué...quando eu falo que a maioria dos criminosos é negro, vocês quase me escalpelam...é ou não é???
A maioria de vítimas de homicídio são aqueles em quem a violência dos marginalizados e vítimas ( segundo você e outros, são os negros) da sociedade tem como alvo.Se quem domina são os brancos, as vítimas só podem ser eles, por uma questão lógica:pessoas com menos condições se revoltam e portanto tem o direito de atacar de alguma forma através, na maioria da vezes, do descontrole, ou seja, o crime. Então, a maioria dos mortos, dos roubados e dos assaltados é branca e rica.

Ou faz sentido os brancos ricos e com poder dominante começarem a roubar os pobres negros que não tem nada?

Você percebe como se enreda nos próprios argumentos? é por que os fatos entram em conflito com o que você usa no discurso.
Portanto quem está cortando a fila são os brancos que disputam tendo largado a frente, com mais preparo e não com mais capacidade, conceitos distintos.

Cortando a fila? Que fila? Mulheres entraram na fila dos homens por mérito. Por capacidade. Precisaram sofrer todo tipo de agressão, mas nunca entraram por cotas. Se algum dia entraram, pobres delas. Fracas e submissas. Assim como os negros e todos que quiserem "furar a fila" sem esforço algum.
Largado na frente é muito bom...hehehe. Você encara as coisas da vida ( que são competição e mostra de capacidade) como uma corrida racial. Isto só diminui o valor do negro e de todos que quiserem levar para este lado. Quando os negros se movimentam em grupo ( como em movimentos musicais cheios de ódio e retaliação social nas letras ) adquirem tanta coragem e força....mas quando é para se ver sozinho num processo de seleção ( que é solitário e fudido para todos que estão com o traseiro ali sentado, tendo vindo de famílias com mil problemas, de escolas fracas, com pais malucos em casa , sob pressão da sociedade para provar que é o tal e passa até na Medicina - e o vestibular é uma coisa besta mesmo ), aí precisam apelar para a cor. Como se uma criança branca tivesse desde sempre, sob a testa, a marca e a culpa de ter nascido numa droga de família branca.

Mas você ainda não me respondeu: qual o critério para ser considerado negro no Brasil? Dependendo eu vou pedir uma cota para a minha filha daqui a 2 anos...(Duvido que ela tope uma baixaria destas, porque a personalidade dela é forte, ela é competitiva e quer se superar em tudo).

A classificação de negro é pela cor da pele, negros são os de pele preta e parda, uma classificação antiga usada no país.

=OOOO É??? Que massa! Minha mãe e meu irmão são negros e eu não sabia!!! Quem sabe eu consiga uma boquinha! Morenos escuros são mais negros so que mulatos claros...é isto?
Ah por favor...

E para não haver imposição da cor existe o critério de auto declaração. Para não haver espertinhos se declarando negro e sendo brancos existem outros critérios de avaliação como as fotos na Unb, que depois do problema dos gêmeos foi mudado para entrevista.

AHUAHUHAUHA
E você acredita nisto? Que cada vez que alguém mais escurinho ( segundo você um bronzeado mais forte é uma boa na hora da inscrição) se apresenta, a pessoa sentada atrás da mesa têm condições de acusar um mulato claro, um descendente de indiano ou árabe de boca mais carnuda de "espertinho" e correr o risco de sofrer um processo por racismo ao contrário? Não seja tão ingênuo.

As cotas não são um imposição, são critérios de admissão nas universidades que elas mesmas resolveram aplicar, diante das discussões internacionais e nacionais sobre multiculturalismo, aqui chamado de democracia multiracial.

Não. São um descritério. São a consagração da venda de votos a uma maioria populacional que cái nesta conversa mole e se ferra depois. São a ponta do iceberg de um problema cada vez mais deixado a esmo neste país hipócrita: a educação básica. As crianças de esolas públicas ( brancas, negras, pardas, azuis e verdes) não sabem ler e nem escrever, nem as professoras, e vão até a escola comer um prato de comida. Esta é a verdade. A maioria abandona os estudos antes da 5ª série , grande parte para trabalhar a judar no sustento da casa com 8 filhos de pais diferentes e mães irresponsáveis.

E as questão de raça (etnia) não tem nada a ver com as de gênero, são outros tipos de reivindicações. Essa última é mais cultural.

É...sei...sendo homem imagino que você veja as coisas assim mesmo...subestimando uma coisa em função da que -imagino eu -lhe diz mais de direito.

Só para saber: você é descendente de negros? Negro mesmo só na África. Assim como sou descendente de italiano, alemão e judeu.

Não digo que o mérito não tem valor, mas que o mérito não está sendo avaliado e sim o preparo apenas. Tem muitos com mérito que estão sendo excluídos por não terem a oportunidade de mostrar o seu mérito. E isso acontece com os negros.

E com os brancos, com os pobres, com os menos favorecidos mentalmente, com os com doenças degenaritas, com os gays, com os viciados, com os aidéticos, tuberculosos, grávidas, feios, gordos e chatos.

A minha crítica a você é que acredita que a fila é justa, que os brancos são maioria por terem mais méritos que os negros que não tiveram o mesmo preparo. Quem está furando fila na avaliação é quem está mais preparado por condições econômicas.

Não. O dinheiro não faz tudo sozinho. Aliás, só dinheiro não compra sabedoria, nem inteligência, nem talento, nem força de vontade e nem vergonha na cara, como bem se pode ver na elite POLÍTICA (e não a econômica que gera a riqueza do pais), que os pobres e quase todos os descendentes de negros do Norte e do Nordeste colocaram no poder.

E por favor, sem acusações pessoais como a de racismo e de sectarismo. Estou defendendo minha opinião, se for para ser agredido assim prefiro me calar. Sei que é um tema polêmico e que exalta os ânimos e eu também fico com uma impressão estranha das pessoas por não entenderem o meu ponto de vista. Mas não vou usar um tu quote.

Não há acusação. Você deixa bem claro a sua posição quanto ao fato de os brancos serem culpados do que você afirma ser o entrave para o crescimento da raça negra e eu discordo. Fazendo isto,você está acusando outra raça, e , portamto sendo racista e sectarista.
O problema deste tipo de posição é que ela ataca as dificuldades de vida de todas as pessoas que vivem neste mundo, com muitos dramas em comum, com seus dramas sociais, pessoais e dores que você e nem eu talvez jamais possamos sequer entender. Este tipo de posição que você toma me faz lembrar daquele menino branco arrastado por 4 negros até a morte naquele maldito carro com um prazer dilacerante. E me lembra do índio queimado vivo por aqueles imbecis que justificaram a morte dele, por pensaram ser um mendigo.
A tal bandeira do movimento e ativismo negros são prepotentes e só miram um passado que muitos de outras raças tiveram e continuam tendo. Esta coisa tem que acabar e não ser enfatizada. Isto é doente e alimenta a raiva. Eu convivo muito melhor com diferentes iguais do que com iguais que querem permanecer sendo diferentes. O problema não é meis meu, então. É deles.
O mundo é dos que vencem. E vencer não é para qualquer um. Nem que você seja roxo com bolinhas amarelas vão segurá-lo se você quiser mesmo. Mas por esforço e merecimento. Que vem de dentro e não de fora.
Imagem

DIG
Gênero: Masculino

Mensagem por DIG »

Só para saber: você é descendente de negros? Negro mesmo só na África. Assim como sou descendente de italiano, alemão e judeu.

Eu tenho sangue italiano(por pai), índio, negro, holandês e português(tudo isso por parte de mãe, que é mulata).

Adrianoped

Apo escreveu:
E defender o direito formal (todos são iguais perante a lei) já é uma tese ultrapassada, a igualdade material é necessária pois o sucesso no vestibular dos brancos, que ocasiona a exclusão dos negros na universidade é devido a essa desigualdade sócio-racial.

Que maldito " vestibular dos brancos"? Que exclusão dos negros? A exclusão é dos vagabundos e dos que, mesmo estudando em escolas sem as mesmas condições de infraestrutura, não fazem um pouco mais de esforço para passar.

Aqui você considera que os negros são vagabundos. Que a porcentagem de 2 a 5% de negros na universidade antes das cotas é por vagabundagem destes.

Apo escreveu:Mas há alunos em ótimas escolas que não passam também, basta não ter condições mentais, dificuldade em alguma matéria ou vagabundear. O que faz o estudo é o aluno e não tem giz mágico que faça um aluno desinteressado ou ´com problemas de aprendizado passar no vestibular...e em qualquer processo de seleção profissional decente e não protecionista ( como o que você pelo jeito prega).A desigualdade social é causada pela falta de educação lá atrás, no berço, falta de transmissão de valores pela família, desestruturação social na base ( e não vai ser corrigido desta forma ). A causa maior é justamente o fato de os governos quererem manter o povo ( que vota neles ) ignorante e dependente. E o povo aceita e acredita neles. Este é o problema. Você não vê que é tudo um engodo sem tamanho? Não se engane com soluções mágicas e populistas, socialistas e pseudo inclusivas. É tudo balela.

Balela para mim é essa persistente fala de que todos (etnias) tem iguais condições para prestar o vestibular. A ausência dos negros na universidade não pode ser explicada por uma questão de inteligência. Supor isso é considerar brancos mais inteligentes que negros, é racismo.

E tem isso mesmo da desestruturação da base, valores familiares, entre outros. Mais motivos para não dizer que são apenas méritos individuais.

Apo escreveu:Mas eu não entendo...por que os defensores de programas de esmolas também apóiam governos que dão com uma mão ( imunda) e tiram com outra ( mais imunda ainda), através da mentira deslavada acerca da alfabetização, por exemplo...quando sempre se soube que neste país basta saber garatujar o nome para ser considerado ( pelas estatísticas que alguns tanto gostam) de alfabetizado?

Não tem nada a ver defender programas sociais com defender corrupção. Todos são contra a corrupção, mas isso não deve impedir de enxergar a realidade. Ficar dizendo que é tudo para compra voto é uma grande besteira. Mas é algo infalseável, é igual dizer sobre deus. Se você diz que faz parte de um plano maldoso do Lula e qualquer um que pensa diferente está errado não posso fazer nada.

Apo escreveu:
Existe um apartheid racial no país, onde a maioria das favelas são negros, a maioria nos presídios, e a maioria de vítimas de homicídios.

Ué...quando eu falo que a maioria dos criminosos é negro, vocês quase me escalpelam...é ou não é???

Os dados apontam que os negros são mais condenados que os brancos. Há um racismo no sistema judiciário. E tem o fator da falta de oportunidades, onde os pobres e negros não tem oportunidades. O crime é muitas vezes a única saída. E nisso se formam psicopatas e sociopatas, e não tem mais jeito.

Por isso formar cidadões sai mais barato do que possíveis criminosos.

O que não impede uma política repressiva contra a criminalidade.

Além de que os criminosos políticos (corruptos) são sempre inocentados.

Apo escreveu:A maioria de vítimas de homicídio são aqueles em quem a violência dos marginalizados e vítimas ( segundo você e outros, são os negros) da sociedade tem como alvo.Se quem domina são os brancos, as vítimas só podem ser eles, por uma questão lógica:pessoas com menos condições se revoltam e portanto tem o direito de atacar de alguma forma através, na maioria da vezes, do descontrole, ou seja, o crime. Então, a maioria dos mortos, dos roubados e dos assaltados é branca e rica.

Não, a maioria dos mortos são negros, jovens negros. A violência é maior para eles embora a sensação de insegurança é maior nas classes alta e média.

Apo escreveu:Ou faz sentido os brancos ricos e com poder dominante começarem a roubar os pobres negros que não tem nada?

Você percebe como se enreda nos próprios argumentos? é por que os fatos entram em conflito com o que você usa no discurso.

Não tem contradição alguma. Não é nos assaltos que as pessoas morrem. Os latrocínio em São Paulo por exemplo representam 0,07% dos assaltos.

Apo escreveu:Mulheres entraram na fila dos homens por mérito. Por capacidade. Precisaram sofrer todo tipo de agressão, mas nunca entraram por cotas. Se algum dia entraram, pobres delas. Fracas e submissas. Assim como os negros e todos que quiserem "furar a fila" sem esforço algum.

A situação das mulheres é diferente. Existe a desigualdade mas é uma questão mais cultural, pois todas as famílias tem homens e mulheres. É bem diferente de existirem famílias negras e brancas.

Mas as mulheres ainda tem uma grande desigualdade entre os homens, e nisso as mulheres negras tem piores condições ainda. A renda das mulheres negras é a menor, a a dos homens brancos a maior.

Apo escreveu:Largado na frente é muito bom...hehehe. Você encara as coisas da vida ( que são competição e mostra de capacidade) como uma corrida racial. Isto só diminui o valor do negro e de todos que quiserem levar para este lado. Quando os negros se movimentam em grupo ( como em movimentos musicais cheios de ódio e retaliação social nas letras ) adquirem tanta coragem e força....mas quando é para se ver sozinho num processo de seleção ( que é solitário e fudido para todos que estão com o traseiro ali sentado, tendo vindo de famílias com mil problemas, de escolas fracas, com pais malucos em casa , sob pressão da sociedade para provar que é o tal e passa até na Medicina - e o vestibular é uma coisa besta mesmo ), aí precisam apelar para a cor. Como se uma criança branca tivesse desde sempre, sob a testa, a marca e a culpa de ter nascido numa droga de família branca.

Não é questão de corrida racial, mas é saber que existem diferenças. Não se fala de culpa, mas de políticas de democracia multiracial, e ir contra isso por julgar que o negro é incompetente para entrar no vestibular e por isso não está é que me soa como um pensamento racista.

O problema me parece é achar que as vagas nas universidades são dos brancos e que estes estão na universidade por serem melhores. Não encaro como verdade. Vejo que tanto negros quanto brancos tem o mesmo potencial, e que a desigualdade sócio-racial é por questões históricas de subjugação e não por incompetência dos negros.

Apo escreveu:Mas você ainda não me respondeu: qual o critério para ser considerado negro no Brasil? Dependendo eu vou pedir uma cota para a minha filha daqui a 2 anos...(Duvido que ela tope uma baixaria destas, porque a personalidade dela é forte, ela é competitiva e quer se superar em tudo).

Dizer que é possível fraudar algo não significa dizer que é não é bom. Sempre existem sistemas falhos.

Apo escreveu:
A classificação de negro é pela cor da pele, negros são os de pele preta e parda, uma classificação antiga usada no país.

=OOOO É??? Que massa! Minha mãe e meu irmão são negros e eu não sabia!!! Quem sabe eu consiga uma boquinha! Morenos escuros são mais negros so que mulatos claros...é isto?
Ah por favor...

E para não haver imposição da cor existe o critério de auto declaração. Para não haver espertinhos se declarando negro e sendo brancos existem outros critérios de avaliação como as fotos na Unb, que depois do problema dos gêmeos foi mudado para entrevista.

AHUAHUHAUHA
E você acredita nisto? Que cada vez que alguém mais escurinho ( segundo você um bronzeado mais forte é uma boa na hora da inscrição) se apresenta, a pessoa sentada atrás da mesa têm condições de acusar um mulato claro, um descendente de indiano ou árabe de boca mais carnuda de "espertinho" e correr o risco de sofrer um processo por racismo ao contrário? Não seja tão ingênuo.

O racismo sempre existiu no país e ainda existe. E estes não tem dúvidas na hora de discriminar. Mostrei como é o critério, pelo que conheço, e me parece satisfatório. Não me espanta a sua descrença com isso, já que eu também vejo ingenuidade nas idéias de compra de voto. Só estou expondo os meus argumentos, não tenho pretensão de convencer sobre isso.

Apo escreveu:

Não. São um descritério. São a consagração da venda de votos a uma maioria populacional que cái nesta conversa mole e se ferra depois. São a ponta do iceberg de um problema cada vez mais deixado a esmo neste país hipócrita: a educação básica. As crianças de esolas públicas ( brancas, negras, pardas, azuis e verdes) não sabem ler e nem escrever, nem as professoras, e vão até a escola comer um prato de comida. Esta é a verdade. A maioria abandona os estudos antes da 5ª série , grande parte para trabalhar a judar no sustento da casa com 8 filhos de pais diferentes e mães irresponsáveis.

Existe sim o problema da educação básica. Mas as cotas não interferem em nada nessa discussão. Não faz disso certo ou errado. Até porque não tem custo.

Agora essas alegações de compra de votos através de ações afirmativas e programas sociais é hilário. Eu dou gargalhadas com essas fábulas ideológicas.

A educação básica é um assunto importante e que fica deixado de lado mesmo. Mas só vem a tona quanto de fala de educação, e nisso as discussões das cotas trazem esse tema a tona.

Apo escreveu:

É...sei...sendo homem imagino que você veja as coisas assim mesmo...subestimando uma coisa em função da que -imagino eu -lhe diz mais de direito.

Eu não defendo as cotas por mim não. Defendo por acreditar que seja algo justo. Vi bons argumentos a respeito, aprofundei mais no assunto e vejo como sendo algo bom para todos independente da cor.

Apo escreveu:

E com os brancos, com os pobres, com os menos favorecidos mentalmente, com os com doenças degenaritas, com os gays, com os viciados, com os aidéticos, tuberculosos, grávidas, feios, gordos e chatos.

Todos os preconceitos são ruins. Mas o étnico (racial) é o que está mais a mostra e atinge mais da metade da população. Não pessoas em pior situação econômica devido ao descaso do governo ao longo da história do país.

Muito da pobreza e da desigualdade social passa pela questão étnica. E reforçando a iguldade multiétnica é mais um passo para a eliminação dos outros preconceitos.

Apo escreveu:

Não. O dinheiro não faz tudo sozinho. Aliás, só dinheiro não compra sabedoria, nem inteligência, nem talento, nem força de vontade e nem vergonha na cara, como bem se pode ver na elite POLÍTICA (e não a econômica que gera a riqueza do pais), que os pobres e quase todos os descendentes de negros do Norte e do Nordeste colocaram no poder.

E nas elites econômicas e políticas os negros são minorias. Sem uma boa formação eles não vão poder atuar politicamente sem economicamente. Uma coisa leva a outra.

E quem se opões aos programas sociais está se opondo ao desenvolvimento econômico. A redução da desigualdade social é necessária.

Apo escreveu:

Não há acusação. Você deixa bem claro a sua posição quanto ao fato de os brancos serem culpados do que você afirma ser o entrave para o crescimento da raça negra e eu discordo. Fazendo isto,você está acusando outra raça, e , portamto sendo racista e sectarista.

Não estou falando de culpa, e sim da desigualdade social com bases no racismo histórico do país. Ninguém hoje é a favor do racismo que já aconteceu e do que acontece. O que muda é se devemos ignorar isso ou tomar medidas para amenizar o que todos já condenaram.

O problema não foram os brancos, mas o racismo que existiu. E o racismo muitas das vezes esteve presente nos negros, que também se sentiam inferiores. Foi algo perverso em nossa história e com reflexos atuais, e não dá para dizer que simplesmente passou e está tudo igual e que todos tem as mesmas oportunidades.

Apo escreveu:O problema deste tipo de posição é que ela ataca as dificuldades de vida de todas as pessoas que vivem neste mundo, com muitos dramas em comum, com seus dramas sociais, pessoais e dores que você e nem eu talvez jamais possamos sequer entender. Este tipo de posição que você toma me faz lembrar daquele menino branco arrastado por 4 negros até a morte naquele maldito carro com um prazer dilacerante. E me lembra do índio queimado vivo por aqueles imbecis que justificaram a morte dele, por pensaram ser um mendigo.
A tal bandeira do movimento e ativismo negros são prepotentes e só miram um passado que muitos de outras raças tiveram e continuam tendo. Esta coisa tem que acabar e não ser enfatizada. Isto é doente e alimenta a raiva. Eu convivo muito melhor com diferentes iguais do que com iguais que querem permanecer sendo diferentes. O problema não é meis meu, então. É deles.

O mundo é dos que vencem. E vencer não é para qualquer um. Nem que você seja roxo com bolinhas amarelas vão segurá-lo se você quiser mesmo. Mas por esforço e merecimento. Que vem de dentro e não de fora.

E nesse pensamento de que vença quem puder, a criminalidade vai vencendo. São seres humanos que estão sendo excluídos e estes tem reações que fogem da ética do estado. Enquanto você diz que o estado é uma merda, tem outros que já deixaram de acreditar nisso faz tempo e pegam armas (já que não consideram o estado não é crime para eles) e fazem valer a lei do mais forte.

É isso que muitas letras de rap mostram. Os que são mais revoltados com o governo são estes. E por isso mesmo não respeitam nem polícia e nem colaboram com essa, pois a única maneira que percebem o estado é através da repreensão e coerção policial.

O que adianta essa guerra? Eles dizendo que podem fazer o que quiser, que na vida vale a lei do mais forte, que são capazes e vão fazer na maneira que puderem, não importa se vão morrer ou não, o crime é apenas a representação de uma guerra contra os ricos e injustos, no qual estão os políticos.

Ou então os ricos dizendo que os pobres são vagabundos e marginais, ladrões e cúmplices dos traficantes (que muitas vezes fazem um papel que o estado não faz, poder paralelo)e que merecem ser exterminados.

Quem está certo? Eu penso que ninguém, que a atitude de guerra entre classes não é o caminho e que existem alternativas democráticas e justas.

Apo

Mensagem por Apo »

Certo. Os negros são a pior espécie e a mais maltratada da face da Terra. Quanta prepotência.
Ademais, para mim, ativismo negro é racismo puro e merece desprezo como tal. Assim como ativismo feminino é feminismo, o que também é digno de desprezo.

Por mim, ativistas podem espernear à vontade. Ativista é fraco por natureza. Precisa falar mais alto, olhar com cara de nojo e revolta, botar fogo e queimar as bandeiras dos outros para se fazer ouvir. E não se fazem. O que mostra que é energia desperdiçada. Deveriam usar a cabeça e parar para pensar. Quem sabe a história mude.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

E rap é lixo.
Imagem

Adrianoped

A realidade já mostra as conquistas do movimento negro, através das discussões nas universidades, das cotas que representam as ações afirmativas. É o resultado de um longo processo, e quem está esperneando contra essa manifestação democrática são os demais, contrários a tais medidas. Eu mesmo comemoro a situação atual.

O rap é lixo por, em muitos casos, propagar a violência para a resolução de conflitos. E nisso tem uma boa dose de crença em deus para justificar essas idéias. Mas fica claro que é uma situação de revolta, só que mal direcionada.

Apo

Mensagem por Apo »

Quem são os "demais"?
Imagem

Adrianoped

Tem uns raps melódicos que falam de deus e de amor romântico com mais ênfase. As vezes tem letras que através da fé buscam a regeneração do indivíduo envolvido no crime. Parece que é o único caminho aceito contra as drogas em muitos casos. Esse é o pior de tudo a religião é sempre visto com uma das únicas alternativas para isso, as drogas e o crime na grande maioria dos casos.

Família de bem tem que estar na igreja, geralmente evangélica. :emoticon15:

Trancado