O fumo do tabaco é a principal causa de poluição do ar

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

O fumo do tabaco é a principal causa de poluição do ar

Mensagem por Johnny »

Conclui um estudo europeu que mediu níveis de monóxido de carbono (CO) em fumadores e não fumadores e que defende políticas anti-tabágicas mais restritivas.

O estudo mediu os níveis de exposição ao CO de 111.835 fumadores e não fumadores dos 27 Estados-membros da União Europeia durante eventos da campanha anti-tabágica "Help: por uma vida sem tabaco".

Entre os participantes, 44 por cento são fumadores e 56 por cento não fumadores. Cinco por cento do total revelou uma exposição prolongada ao tabaco nas 24 horas anteriores ao teste.

Das medições Help-COmets (Carbon MonOxide measure of exposure to tobacco smoke) conclui-se que a poluição provocada pelo CO proveniente do fumo do tabaco atinge sobretudo os fumadores, mas também submete os não fumadores a níveis elevados de monóxido de carbono.

As medições aos 49.392 fumadores testados durante a iniciativa permitiram ainda verificar que quem fuma apresentou um nível médio de monóxido de carbono avaliado em 17,5 partes por milhão (ppm), o que representa cerca do dobro do nível máximo tolerado para a qualidade do ar nas cidades europeias.

"Para os fumadores, é mais prejudicial fumar dentro de espaços do que no exterior, uma vez que os fumadores activos ficam expostos às partículas principais e secundárias do fumo do tabaco", refere, considerando que "o fumo do tabaco é, claramente, a principal causa de poluição sobre os cidadãos europeus e os fumadores as primeiras vítimas desta poluição por CO".

Refere ainda que a taxa de monóxido de carbono observada nos que fumam poucos cigarros por dia (entre um a cinco) é mais elevada do que o nível máximo aceite para a qualidade do ar (8,5 ppm).

Os não fumadores também são afectados pela poluição causada pelos fumadores e encontram-se desprotegidos na maioria dos países.

"Embora o nível de monóxido de carbono nos 62.433 não fumadores testados tenha sido de 3,9 ppm, este valor foi superior nos países onde é produzido mais CO pelos fumadores", realça o estudo acrescentando que a taxa de CO nas medições realizadas a não-fumadores que se encontram expostos ao tabaco aumentou na proporção directa da duração da exposição.

"O CO aumenta 1 a 2 ppm por cigarro e o consumo de outros produtos tabágicos tem ainda mais efeito no nível de poluição por CO no organismo", salienta o relatório.

O estudo realça ainda que o valor da poluição é menor nos países europeus com políticas anti-tabaco mais restritivas e considera as medidas de aumento do preço do tabaco eficazes na diminuição do tabagismo e "na poluição causada pelo fumo do tabaco, com vista a proteger fumadores e não-fumadores".

"O nível médio de monóxido de carbono entre os não fumadores nos países onde não existe restrição ao fumo foi de 5,2 ppm e o valor desce para apenas 2,5 ppm nos países onde está implementada legislação que proíbe totalmente o fumo em espaços fechados ou políticas de controlo apertadas", refere o relatório, salientando que os níveis de CO também são mais reduzidos nos países onde se praticam os preços mais altos.

A iniciativa de medição de CO, que a Comissão Europeia levou a cabo em 2006 e 2007, foi lançada pelo Comissário Europeu Markos Kyprianou a 29 de Março de 2006 e percorreu os 27 Estados-membros, integrada na campanha 'Help: Por uma vida sem tabaco'.

A maior parte dos testes foi desenvolvida em espaços públicos, em iniciativas abertas ao público sem imposição de limite de idade, sexo ou hábitos tabágicos, junto de 200 mil pessoas dos dois aos 106 anos, das quais 53 por cento eram do sexo masculino, situando-se a média de idades nos 32 anos.

Em Portugal, realizaram-se mais de 23 eventos no âmbito da campanha "Help", em cidades como Lisboa, Amadora, Seixal, Almada, Porto, Coimbra, Vila Real, Castelo Branco, Praia Grande, Salvaterra de Magos, Sesimbra e Moura.

O estudo europeu foi coordenado por Bertrand Dautzenbergm, professor de pneumologia no Hospital Pitié-Salpêtruère, em Paris, e coordenador da rede europeia de hospitais sem-fumo.

A campanha publicitária da Comissão Europeia "HELP - Por uma vida sem tabaco" (http://www.help-eu.com) tem como objectivo convencer os cidadãos dos 27 países da UE, sobretudo os jovens, a não começarem ou a deixarem de fumar.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Re.: O fumo do tabaco é a principal causa de poluição do ar

Mensagem por Johnny »

Por que não sobem o imposto dessa porra uns 100% de uma vez? Isso eu não entendo mesmo...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Falta a fonte.

O título é falso, ou pelo menos não tem respaldo na "notícia" postada.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Acauan
Moderador

Re: Re.: O fumo do tabaco é a principal causa de poluição do

Mensagem por Acauan »

clara campos escreveu:O título é falso, ou pelo menos não tem respaldo na "notícia" postada.

Pelo que entendi, o "estudo" concluiu que o fumo é a principal causa de poluição do ar dos fumantes e pessoas diretamente expostas à fumaça dos cigarros em ambientes fechados, o que faz tanto sentido como dizer que um estudo concluiu que a água é a principal causa de morte entre os afogados.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
clara campos escreveu:O título é falso, ou pelo menos não tem respaldo na "notícia" postada.

Pelo que entendi, o "estudo" concluiu que o fumo é a principal causa de poluição do ar dos fumantes e pessoas diretamente expostas à fumaça dos cigarros em ambientes fechados, o que faz tanto sentido como dizer que um estudo concluiu que a água é a principal causa de morte entre os afogados.

Sim. Sendo que, é como se 44% de não nadadores tivessem dado um "caldo" em 56% que, embora sabendo nadar, morreram afogados.
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:Sim. Sendo que, é como se 44% de não nadadores tivessem dado um "caldo" em 56% que, embora sabendo nadar, morreram afogados.

O que não muda o fato de que o "estudo" é completamente idiota, uma vez que não é preciso estudo para saber que fumaça de cigarro polui quem a respira diretamente ou água afoga a quem inunda os pulmões.

Como ou porque fumaça e água chegaram aos pulmões de quem não tem a ver com isto é assunto de regras de civilidade, não de estudo científico.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo

Mensagem por Apo »

Sim. Estudo idiota porque óbvio demais. Mas deve querer provar alguma coisa, que já está notória e publicamente provada.
Imagem

zencem

Mensagem por zencem »

.
Isso é mais uma tentativa inutil de pegar no pé do Rapha e de outros companheiros, "que fumam por estilo".

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Najma

Mensagem por Najma »

zencem escreveu:.
Isso é mais uma tentativa inutil de pegar no pé do Rapha e de outros companheiros, "que fumam por estilo".

Concordo!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

zencem escreveu:.

Zencem...fumar é elegante em Hollywood...na década de 50.

:emoticon4: :emoticon4: :emoticon4:

Juventude retrô esta!
Imagem

Nefelibata
Contato:

Mensagem por Nefelibata »

Blergh! Td mundo morre um dia mesmo, importa do q morrer? Como disse o cinzeiro dos Malvados, pelo menos eu morrerei de alguma coisa que eu gosto, viva o cancer de laringe! :D

;x
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

:emoticon5:
Imagem

Nefelibata
Contato:

;x
Okay, eu não sou tão desprovida de cérebro assim :}
Mas sei lá, eu prefiro conversar sobre religião que sobre cigarro ;P
Imagem

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Eu gosto de fumar... me faz sentir bem.
Não penso em parar...
Imagem

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

A campanha politicamente correta é tão patética que precisaram se fazer valer de um título totalmente mentiroso para um estudo totalmente idiota.

Bellé

Mensagem por Bellé »

Mais um...Mais um...

Deixem os vivos morrerem com estilo!!!

Isso é uma campanha? :emoticon5:
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Najma

Mensagem por Najma »

Possivelmente a maior causa do efeito estufa aliada à emissão de CO2 pelas indústrias, é o esterco de vaca... Mas quem pensa em parar de comer carne e tomar leite só para ajudar a impedir que o efeito estufa cozinhe a todos nós? :emoticon13:
Imagem

Tulio
Administrador

Mensagem por Tulio »

Samael escreveu:A campanha politicamente correta é tão patética que precisaram se fazer valer de um título totalmente mentiroso para um estudo totalmente idiota.

É mais ou menos como a campanha que os esquerdiotas fazem contra o capitalismo.
TULIO

ImagemWE ARE ALL MONKEYS

Johnny

Mensagem por Johnny »

Como dizia um aqui, meu melhor amigo é um bifinho

Imagem

Nefelibata
Contato:

Tá louco! Parar de comer carne! Hunfp...
Me dou muito bem com carno, obrigada. E é provado que o hábito de comer carne que ajuda o desenvolvimento do cérebro, foi assim pra "evolução" e é assim até hj, crianças que não comem carne até os 7 anos de idade têm problemas no desenvolvimento total do cérebro. Só a proteína dos vegetais não é suficiente, até pq a gnt não digere plantinhas direito, né... As Vaquinhas digerem pra gente e a gnt come elas! :D

E cigarro me faz bem... Tb n penso em parar.
Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Samael escreveu:A campanha politicamente correta é tão patética que precisaram se fazer valer de um título totalmente mentiroso para um estudo totalmente idiota.

É verdade... estou totalmente solidaria com os fumadores e a asquerosa política de "fumdaor é doente-criminoso".

Digo fumadores porque parei há quatro meses (e tres dias), por questões de coerência profissional :emoticon13: (entre outras)
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

zencem

Mensagem por zencem »

clara campos escreveu:

É verdade... estou totalmente solidaria com os fumadores e a asquerosa política de "fumdaor é doente-criminoso".

Digo fumadores porque parei há quatro meses (e tres dias), por questões de coerência profissional :emoticon13: (entre outras)

É impressionante como todas as questões humanas parecem estar submissas a este modo ideológico de solucioná-las.
Agrava-se, assim, a dificuldade de nos valer das vantagens do gregarismo que nos permite tornar a nossa vida mais cômoda, através da solidariedade e do intercâmbio de experiências.
Ao invés disso, ficamos nos masturbando, atirando pedras uns nos outros. :emoticon12:

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

De novo nãaaaaaaoooooooooooooooo!

zencem

Mensagem por zencem »

Deise Garcia escreveu:De novo nãaaaaaaoooooooooooooooo!

Qual o problema , menina? :emoticon15:

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

zencem escreveu:
Deise Garcia escreveu:De novo nãaaaaaaoooooooooooooooo!

Qual o problema , menina? :emoticon15:

Vai começar tudo de novo! Roupas íntimas esfarrapadas pra cá! Cancer diversos pra lá! Abortos pracolá ... e por aí vai! Os fumantes só não podem convidar os não fumantes a morar no campo. O resto pooooooode!

Trancado