O Deus de Einstein
O Deus de Einstein
O Deus de Einstein
Como o maior de todos os gênios lidava com as questões metafísicas da humanidade. E o que o seu conceito pessoal do Todo-poderoso pode ensinar à tropa de choque dos cientistas-ateus do século 21
Marcelo Damato
Comente a matéria Leia os comentários Envie a um amigo.
Confira a seguir um trecho dessa reportagem que pode ser lida na íntegra na edição da revista Galileu de novembro/2007.
Em meados dos anos 1930, o diplomata e mecenas alemão conde Harry Kessler (1868-1937) chegou para o já renomado Albert Einstein e lançou: "Professor, ouvi dizer que você é profundamente religioso". Sem se alterar, o cientista respondeu: "Sim, você pode dizer isso. Tente penetrar, com os nossos meios limitados, os segredos da natureza. Você vai descobrir que, por trás de todas as concatenações discerníveis, há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião. Até certo ponto, de fato, eu sou religioso".
Apesar de um tanto escorregadia, a resposta - e outras declarações ao longo da sua vida - não dá muita margem a dúvidas: Einstein acreditava em Deus. Embora seja bem menos complicada de entender do que a Teoria da Relatividade, a idéia que o cientista desenvolveu do Todo-poderoso é cheia de sutilezas e meios-tons. Isso fez com que, assim como suas descobertas científicas, seus conceitos religiosos gerassem controvérsias e discussões que chegam acesíssimas aos dias de hoje.
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG79734-7855-196,00.html
Como o maior de todos os gênios lidava com as questões metafísicas da humanidade. E o que o seu conceito pessoal do Todo-poderoso pode ensinar à tropa de choque dos cientistas-ateus do século 21
Marcelo Damato
Comente a matéria Leia os comentários Envie a um amigo.
Confira a seguir um trecho dessa reportagem que pode ser lida na íntegra na edição da revista Galileu de novembro/2007.
Em meados dos anos 1930, o diplomata e mecenas alemão conde Harry Kessler (1868-1937) chegou para o já renomado Albert Einstein e lançou: "Professor, ouvi dizer que você é profundamente religioso". Sem se alterar, o cientista respondeu: "Sim, você pode dizer isso. Tente penetrar, com os nossos meios limitados, os segredos da natureza. Você vai descobrir que, por trás de todas as concatenações discerníveis, há algo sutil, intangível e inexplicável. A veneração a essa força que está além de tudo o que podemos compreender é a minha religião. Até certo ponto, de fato, eu sou religioso".
Apesar de um tanto escorregadia, a resposta - e outras declarações ao longo da sua vida - não dá muita margem a dúvidas: Einstein acreditava em Deus. Embora seja bem menos complicada de entender do que a Teoria da Relatividade, a idéia que o cientista desenvolveu do Todo-poderoso é cheia de sutilezas e meios-tons. Isso fez com que, assim como suas descobertas científicas, seus conceitos religiosos gerassem controvérsias e discussões que chegam acesíssimas aos dias de hoje.
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG79734-7855-196,00.html
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

VOLTAIRE
Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
Re.: O Deus de Einstein
No seu deus ele não acreditava. Disso pode ter a certeza.
Mas todo mundo já sabe isso, inclusivé você Edson.
Acho que vou criar um tópico pra falar que 2+2=4.

Re: Re.: O Deus de Einstein
Malamen escreveu:No seu deus ele não acreditava. Disso pode ter a certeza.
Faça o tópico, garanto que sempre tem alguém pra discordar .

"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

VOLTAIRE
- Jeanioz
- Gênero: Masculino
Einstein idolatrava satanás... 

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
- Sorrelfa
- Contato:
Re: O Deus de Einstein
"...e outras declarações ao longo da sua vida - não dá muita margem a dúvidas: Einstein acreditava em Deus..."

conclusão meio forçada !
É claro que Einstein não poderia estar falando de nenhum outro deus que não fosse o cristão...
E que diabos tem de importante os delirios metafisicos de Einstein ?
Mero apelo a autoridade...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
"...e outras declarações ao longo da sua vida - não dá muita margem a dúvidas: Einstein acreditava em Deus..."
Acreditava em UM DEUS, que não era o da bíblia...
"Eu acredito no Deus de Spinoza, que revela a si próprio na harmonia ordenada do que existe, não em um Deus que se preocupa com destinos e ações dos seres humanos."
- Jeanioz
DIG escreveu:Acreditava em UM DEUS, que não era o da bíblia...
SATANISMO!!!!!!!!!

Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Einstein via o universo com um sentimento que ele chamava de religiosidade, mas não acreditava num deus pessoal e deixou isto claro.
Ele fez referências a Deus tipo "Deus não joga dados", mas elas devem ser vistas como metáforas. No caso, ele queria dizer que a natureza não é aleatória, criticando a recém-surgida física quântica (que depois ele acabou aceitando).
O primeiro capítulo de "Deus, um delírio" (Dawkins) faz uma análise interessante destas declarações de Einstein e outros cientistas ateus.
E a verdade é que Einstein sofreu por causa de seu ateísmo, havendo até quem dissesse que ele não era bem vindo nos EUA e que deveria voltar para a Alemanha.
Ele fez referências a Deus tipo "Deus não joga dados", mas elas devem ser vistas como metáforas. No caso, ele queria dizer que a natureza não é aleatória, criticando a recém-surgida física quântica (que depois ele acabou aceitando).
O primeiro capítulo de "Deus, um delírio" (Dawkins) faz uma análise interessante destas declarações de Einstein e outros cientistas ateus.
E a verdade é que Einstein sofreu por causa de seu ateísmo, havendo até quem dissesse que ele não era bem vindo nos EUA e que deveria voltar para a Alemanha.
- Benetton
- Contato:
ALBERT EINSTEIN (1879-1955)
"A opinião comum de que sou ateu repousa sobre grave erro.
Quem a pretende deduzir de minhas teorias científicas não as entendeu. Creio em um Deus pessoal e posso dizer que, nunca, em minha vida, cedi a uma ideologia atéia.
Não há oposição entre a ciência e a religião. Apenas há cientistas atrasados, que professam idéias que datam de 1880. Aos dezoito anos, eu já considerava as teorias sobre o evolucionismo mecanicista e casualista como irremediavelmente antiquadas.
No interior do átomo não reinam a harmonia e a regularidade que estes cientistas costumam pressupor. Nele se depreendem apenas leis prováveis, formuladas na base de estatísticas reformáveis.
Ora, essa indeterminação, no plano da matéria, abre lugar à intervenção de uma causa, que produza o equilíbrio e a harmonia dessas reações dessemelhantes e contraditórias da matéria.
Há, porém, várias maneiras de se representar Deus. Alguns o representam como o Deus mecânico, que intervém no mundo para modificar as leis da natureza e o curso dos acontecimentos. Querem pô-lo a seu serviço, por meio de fórmulas mágicas.
É o Deus de certos primitivos, antigos ou modernos. Outros o representam como o Deus jurídico, legislador e agente policial da moralidade, que impõe o medo e estabelece distâncias.
Outros, enfim, como o Deus interior, que dirige por dentro todas as coisas e que se revela aos homens no mais íntimo da consciência.
A mais bela e profunda emoção que se pode experimentar é a sensação do misterioso”. Este é o semeador da verdadeira ciência. Aquele a quem seja estranha tal sensação, aquele que não mais possa devanear e ser empolgado pelo encantamento, não passa, em verdade, de um morto.
Saber que realmente existe aquilo que é impenetrável a nós, e que se manifesta como a mais alta das sabedorias e a mais radiosa das belezas, que as nossas faculdades embotadas só podem entender em suas formas mais primitivas, esse conhecimento, esse sentimento está no centro mesmo da verdadeira religiosidade.
A experiência cósmica religiosa é a mais forte e a mais nobre fonte de pesquisa científica.
Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber em nossos espíritos frágeis e incertos.
Essa convicção, profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível universo, é a idéia que faço de Deus."
http://www.pangeia.com.br/artecura/pag/extras.htm
http://pt.wikiquote.org/wiki/Albert_Einstein
http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentos ... ia_de_Deus
http://en.wikiquote.org/wiki/Albert_Einstein
http://www.einsteinandreligion.com/faith.html
Editado pela última vez por Benetton em 30 Out 2007, 13:31, em um total de 3 vezes.
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.
- Contato:
Jeanioz escreveu:Pagão anti-cristo maldito!!! Está queimando no inferno agora!!!
???
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Benetton escreveu:Jeanioz escreveu:Pagão anti-cristo maldito!!! Está queimando no inferno agora!!!
???
Só Jesus é Deus!!!
Não é o deus muçulmano, nem o deus pagão, nem o deus new age, e nem o deus "interior" (sic)!
E nem aquele deus maldito e asqueroso espírita que mais parece um demônio com suas blasfêmias de karmas satânicos! Esse deus é o que me dá mais nojo! Blasfemam tanto quanto ou até mais que os ateus!!!
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
- Benetton
- Contato:
Jeanioz escreveu:Benetton escreveu:Jeanioz escreveu:Pagão anti-cristo maldito!!! Está queimando no inferno agora!!!
???
Só Jesus é Deus!!!
Não é o deus muçulmano, nem o deus pagão, nem o deus new age, e nem o deus "interior" (sic)!
E nem aquele deus maldito e asqueroso espírita que mais parece um demônio com suas blasfêmias de karmas satânicos! Esse deus é o que me dá mais nojo! Blasfemam tanto quanto ou até mais que os ateus!!!
Mas que diabos está acontecendo com o Jeanioz?
Acho que o espírito do Niels, ou Aurélio ou Mr Hammond incoporou de vez nele!
Satanás dos infernos, sai desse corpo que não te pertence!

Benetton escreveu:Satanás dos infernos, sai desse corpo que não te pertence!
![]()
![]()
![]()
Oh não! Estou sendo exorcisado!!!!!!!

AAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

NNNNNNNNNNNNNÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOO!!!!!!!!!!!!!!
(...)
Oh, estou livre do encosto!!!! Obrigado, pastor Benetton!!!

Mas o encosto pode voltar depois! Pode me vender um pouco do óleo santo de Israel?

Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
- Benetton
- Contato:
Jeanioz escreveu:Benetton escreveu:Satanás dos infernos, sai desse corpo que não te pertence!
![]()
![]()
![]()
Mas o encosto pode voltar depois! Pode me vender um pouco do óleo santo de Israel?
Claro! Também tenho sal, água, fitinhas e mel milagrosos a preços módicos.
Custa só dez "real"!

Embora eu tenha afirmado acima que um conflito legítimo entre religião e ciência não pode existir verdadeiramente, devo fazer uma ressalva a esta afirmação, mais uma vez, num ponto essencial, com referencia ao conteúdo efetivo das religiões históricas. Esta ressalva tem a ver com o conceito de Deus. Durante o período juvenil da evolução espiritual da humanidade, a fantasia humana criou a sua própria imagem 'deuses' que, por seus atos de vontade, supostamente determinariam ou, pelo menos, influenciariam o mundo fenomênico. O homem procurava alterar a disposição desses deuses a seu próprio favor, por meio da magia e da prece. A idéia de Deus, nas religiões ensinadas atualmente, é uma sublimação dessa antiga concepção dos deuses. Seu caráter antropomórfico se revela, por exemplo, no fato de os homens recorrerem ao Ser Divino em preces, a suplicarem a realização de seus desejos.
Certamente, ninguém negará que a idéia da existência de um
Deus pessoal, onipotente, justo e todo-misericordioso é capaz de dar ao homem consolo, ajuda e orientação; e também, em virtude de sua simplicidade, acessível as mentes menos
desenvolvidas. Por outro lado, porem, esta idéia traz em si
aspectos vulneráveis e decisivos, que se fizeram sentir penosamente desde o início da história. Ou seja, se esse ser é onipotente, então tudo o que acontece, aí incluídos cada ação, cada pensamento, cada sentimento e aspiração do homem, é também obra Sua; nesse caso, como é possível pensar em responsabilizar o homem por seus atos e pensamentos perante
esse Ser 'todo-poderoso'? Ao distribuir punições e recompensas, Ele estaria, até certo ponto, julgando a Si mesmo. Como conciliar isso com a bondade e a justiça a Ele atribuídas?"
"Ciência e Religião" (1939-1941) - Págs. 25
a 34. Einstein, Albert, 1870-1955 Título
original: "Out of my later years."
Escritos da Maturidade: artigos sobre ciência, educação, relações sociais, racismo, ciências sociais e religião.
Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges -
Rio de Janeiro : Editora Nova Fronteira, 1994.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
Einstein era Ateu. Ou então panteista... o que é quase o mesmo. Não acreditava num Deus pessoal... mas em algo muito impessoal. Não muito diferente das leis da fisica... ou mesmo isso...
Benetton escreveu:
Quem a pretende deduzir de minhas teorias científicas não as entendeu. Creio em um Deus pessoal e posso dizer que, nunca, em minha vida, cedi a uma ideologia atéia.
Não há oposição entre a ciência e a religião. Apenas há cientistas atrasados, que professam idéias que datam de 1880. Aos dezoito anos, eu já considerava as teorias sobre o evolucionismo mecanicista e casualista como irremediavelmente antiquadas.
No interior do átomo não reinam a harmonia e a regularidade que estes cientistas costumam pressupor. Nele se depreendem apenas leis prováveis, formuladas na base de estatísticas reformáveis.
Ora, essa indeterminação, no plano da matéria, abre lugar à intervenção de uma causa, que produza o equilíbrio e a harmonia dessas reações dessemelhantes e contraditórias da matéria.
Há, porém, várias maneiras de se representar Deus. Alguns o representam como o Deus mecânico, que intervém no mundo para modificar as leis da natureza e o curso dos acontecimentos. Querem pô-lo a seu serviço, por meio de fórmulas mágicas.
É o Deus de certos primitivos, antigos ou modernos. Outros o representam como o Deus jurídico, legislador e agente policial da moralidade, que impõe o medo e estabelece distâncias.
Outros, enfim, como o Deus interior, que dirige por dentro todas as coisas e que se revela aos homens no mais íntimo da consciência.
A mais bela e profunda emoção que se pode experimentar é a sensação do misterioso”. Este é o semeador da verdadeira ciência. Aquele a quem seja estranha tal sensação, aquele que não mais possa devanear e ser empolgado pelo encantamento, não passa, em verdade, de um morto.
Saber que realmente existe aquilo que é impenetrável a nós, e que se manifesta como a mais alta das sabedorias e a mais radiosa das belezas, que as nossas faculdades embotadas só podem entender em suas formas mais primitivas, esse conhecimento, esse sentimento está no centro mesmo da verdadeira religiosidade.
A experiência cósmica religiosa é a mais forte e a mais nobre fonte de pesquisa científica.
Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber em nossos espíritos frágeis e incertos.
Essa convicção, profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível universo, é a idéia que faço de Deus."
e então a autobiografia de Einstein onde ele repudia o conceito de Deus pessoal. Esse texto parece-me Falso...
- Sorrelfa
- Contato:
Benetton escreveu:
Esse texto é mentiroso !
Onde já se viu usar wikipedia como fonte !

Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !
Discussões como esta são apenas uma irresistível e divertida apelação às falácias de apelo à autoridade, mas a citação de Res deveria acabar com o tópico: o deus de Einstein, associado ao que ele desgraçadamente chamou de "sentimento cósmico religioso", é, como ele mesmo sempre deixou muito claro, o deus que se reflete na existência de todas as coisas, portanto o deus de Leibniz. É uma infeliz escolha de denominação para se referir ao sentimento de mistério experimentado por todo aquele que, sinceramente, se põe a percrutar o universo. Einstein pode não ter sido ateu... mas teísta é que ele não foi.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
- Benetton
- Contato:
Jolly_Roger escreveu:Benetton escreveu:
Esse texto é mentiroso !
Onde já se viu usar wikipedia como fonte !
![]()
![]()
Claro! Mas se a wikipedia dissesse que Einstein era ateu convicto e mostrasse frases dele repudiando radicalmente a idéia de Deus, aí, a mesma wikipedia seria esplêndida, magnífica e digna da mais alta confiança!

Let me think for a while escreveu:Discussões como esta são apenas uma irresistível e divertida apelação às falácias de apelo à autoridade, mas a citação de Res deveria acabar com o tópico: o deus de Einstein, associado ao que ele desgraçadamente chamou de "sentimento cósmico religioso", é, como ele mesmo sempre deixou muito claro, o deus que se reflete na existência de todas as coisas, portanto o deus de Leibniz. É uma infeliz escolha de denominação para se referir ao sentimento de mistério experimentado por todo aquele que, sinceramente, se põe a percrutar o universo. Einstein pode não ter sido ateu... mas teísta é que ele não foi.
O Deus impessoal do taoísmo é um Deus panenteísta quase idêntico ao Deus cristão, e idêntico ao aspecto impessoal do Deus hinduista.
São apenas descrições da mesma coisa, usando palavras diferentes.
A própria afirmação no post do res, lembra as explicações encontradas no taoismo e no evangelho apócrifo de felipe, sobre como o "conceito" Deus formado na mente das pessoas, distorce a realidade ultima do "Absoluto".
Ja vi textos onde Einstein trata da religiosidade cósmica e da bíblia, o que diz não parece muito diferente do que encontramos nas diversas religiões, principalmente quando é tratado o aspecto impessoal de Deus.
O aspecto impessoal de Deus é difícil de entender, até hoje há quem diga que o taoísmo é ateista, mesmo falando sobre um Deus onipotente, onipresente e uno como o das outras religiões.
Não Einstein não era ateu e sim, claramente ele era teísta e não panteísta.
O problema é que o pessoal não entende o conceito impessoal, normalmente panenteísta e o confunde com panteísmo.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
Albert Einstain... grande homem...
Não só porque ele foi uma grande personalidade no mundo da ciência que devamos levar como verdade tudo o que ele disser...
Einstain sendo teísta, panteísta, cudemuleísta... o que for...
continuarei sendo ateu do MESMO jeito.................Paciência né...
Não só porque ele foi uma grande personalidade no mundo da ciência que devamos levar como verdade tudo o que ele disser...

Manoel Machado Henriques
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."
(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)
Re: Re.: O Deus de Einstein
manoelmac escreveu:Albert Einstain... grande homem...
Também acho irrelevante, mas não consigo entender o motivo de quererem colocar o cara como ateu ou não-teísta, quando está claro o que ele é.
Já vi até por ai a idéia de que ele mentia dizendo que não era ateu, para não encherem o saco dele, ou por "vergonha" ou sei lá o que...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
- zumbi filosófico
Einstein pode ter sido teísta em alguma fase, aparentemente meio breve, passando por algo como deísmo ou panenteísmo mais tarde (lembro de qualquer coisa dele mencionar crer no deus de Spinoza), o que na prática, como a citação do Cogitans mostra, é "quase ateísmo", do ponto de vista crente. Não estou querendo dizer que era ateu. Mas sem dúvida está a anos luz do que o crente mais epistemologicamente carente gostaria para tentar dar algum aval cientificóide (apenas apelo a autoridade) à sua crença de que o mundo foi feito por Jesus.
---------------
PS.: posso ter mandado algum cartão azul acidental, nem sem para quém; estou usando um browser que é uma porcaria e dá uns surtos malucos aleatórios. Isso não necessariamente ocorreu. Apareceu um pop up de janela de confirmação enquanto eu digitava, e desapareceu no mesmo instante, não deu nem para ver se foi cancelado ou não... acho que foi cancelado, uma vez que continuou nessa tela do tópico mesmo.
---------------
PS.: posso ter mandado algum cartão azul acidental, nem sem para quém; estou usando um browser que é uma porcaria e dá uns surtos malucos aleatórios. Isso não necessariamente ocorreu. Apareceu um pop up de janela de confirmação enquanto eu digitava, e desapareceu no mesmo instante, não deu nem para ver se foi cancelado ou não... acho que foi cancelado, uma vez que continuou nessa tela do tópico mesmo.