Encontrando um novo caminho.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Cris
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Cris »

Euzébio escreveu: E qual é a visão correta do budismo? Eu ouço muita gente se dizer budista, mas até agora não ouvi ninguém defendê-lo...

Como assim cara pálida?! Euzébio, você nunca acompanhou no RéV antigo os diversos debates sobre budismo postados por Flavio Costa, o Luis Dantas e tantos outros foristas?Acaso, você é cego ou simplesmente este assunto não o interessa?

Euzébio escreveu: E eu não creio nada no acaso.

Isso eu já sei...

Euzébio escreveu:Agora você está acusando Kardec de 'manipulador' do carma, não estou entendendo. Onde na codificação espírita aparece o termo 'carma'? Se alguém misturou as bolas foram os espíritas, e não Kardec.

Ahnr.. Euzébio, tem sim! E vou concordar com o Akanaton. Kardec manipulava sim !Você já frequentou as aulas de doutrina na Federação Espírita? Ou na Unidade que você "provavelmente" estudou ou participa não ensinam isso? Eu cresci num lar espírita e uma das coisas que eu mais me recordo das minhas idas aos estudos sistemáticos da Comunhão é que o termo "carma" é amplamente utilizado, explicado, mastigado, como explicação do porque passamos por tantos problemas e dificuldades, que é para regastar coisas que fizemos em outras vidas. E não foram os espíritas que misturaram as bolas, mas a doutrina espírita se baseia também no carma sim senhor! Eis aí meus pais que são da federação, com os quais já tive longos debates sobre kardec.

Euzébio escreveu:Eu dou apoio à filosofia da reencarnação pelas coisas que vejo ao meu redor, ou seja, os vários tipos de caráter que me rodeiam. Nada explica melhor tantas diferenças de gosto, dons, aptidões, reações emocionais, intelecto, sabedoria, tolerâncias, vícios, a maldade, o preconceito e etc. do que as sucessivas existências de cada um. Sou de família numerosa, e posso te dizer que um irmão não se parece com o outro, mesmo tendo o mesmo pai e a mesma mãe.

Isso é muito óbvio não Euzébio? Claro que nenhum irmão se parece com outro, nem gêmeos se parecem! Isso não é privilégio só seu e vc deu volta e parou no mesmo lugar, o que diabos reencarnação tem haver com isso?

Euzébio escreveu: Outrossim, mostre-me uma filosofia que explique melhor tantas diferenças, tanto sofrimento e tanta estupidez humana e posso até pensar em concordar com você.

Esta resposta eu quero ler de camarote, vou deixar para o Aknaton, ou para quem quiser responder..rs :emoticon16:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Cris escreveu: Ahnr.. Euzébio, tem sim! E vou concordar com o Akanaton. Kardec manipulava sim !Você já frequentou as aulas de doutrina na Federação Espírita?

Isso acontece sim, mas, como já havia colocado aqui no fórum, provavelmente Kardec não tem culpa direta disso. Em seus livros, Kardec nunca usou a palavra "carma", tampouco fez referência que estava extraindo sua "Lei de Ação e Reação" do pensamento oriental. Talvez ela tenha surgido pela combinação da Física com a moral cristã tal como ele a entendia (mas que está mais para uma Lei de Talião), isso não está muito claro. Foi apenas muito depois que notaram uma suposta semelhança entre os dois conceitos e passaram a usar o termo nos meios espíritas.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

aknatom
Gênero: Masculino

Mensagem por aknatom »

Flavio Costa escreveu:
Cris escreveu: Ahnr.. Euzébio, tem sim! E vou concordar com o Akanaton. Kardec manipulava sim !Você já frequentou as aulas de doutrina na Federação Espírita?

Isso acontece sim, mas, como já havia colocado aqui no fórum, provavelmente Kardec não tem culpa direta disso. Em seus livros, Kardec nunca usou a palavra "carma", tampouco fez referência que estava extraindo sua "Lei de Ação e Reação" do pensamento oriental. Talvez ela tenha surgido pela combinação da Física com a moral cristã tal como ele a entendia (mas que está mais para uma Lei de Talião), isso não está muito claro. Foi apenas muito depois que notaram uma suposta semelhança entre os dois conceitos e passaram a usar o termo nos meios espíritas.

Concordo, o conceito de carma tão usado no espiritismo é uma mistura da Lei do Talião, colocando o perdão divino no meio e uma adaptação "repetição do carma tipo escolinha" para enquadrar o conceito de "evolução do espírito".
Me parece tudo muito estranho... euzébio, o que vc acha de:
- Passar por problemas e dificuldades é uma constante da vida, vinda da incapacidade do ser humano de compreender que a realidade do mundo objetivo é apenas um reflexo da realidade subjetiva e que apesar de não parecer, as coisas estão acontecendo exatamente de acordo com seus objetivos. Não compreender isso, gera frustração, que causa sofrimento, que faz com que estabelecemos diferentes padrões de relacionamento com esta realidade objetiva, perdendo de foco a intenção original (saúde, harmonia familiar, situação financeira estável, etc.) e substituamos estas metas pela situação atual, que não é o fim, transformando o meio do caminho na meta final. E se ao invés de Reencarnar e passar pelas mesmas dificuldades para aprender, essa nova vida esteja apenas seguindo em linha reta aquilo que construiu anteriormente, como se tivesse dormido e acordado no dia seguinte? E se a personalidade não fosse nada mais do que o resultado desse tipo de interação com a realidade objetiva, lembrando que a realidade subjetiva e a realidade objetiva são dois aspectos de um mesmo fenômeno, que interajem? Já assistiu Efeito Borboleta?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Flavio Costa escreveu:

De fato, ele não tem culpa direta. E Sim a palavra não está nos livros. E concordo com você flavinho, a questão é que hoje em dia, nos estudos sistemáticos (pelo menos os que eu "participei" por convite dos meus pais), o conceito de "carma" é amplamente difundido como fator explicativo para tantos problemas físicos e/ou emocionais. Meus pais viviam insistindo comigo que o fato da bipolaridade era um "carma" para regastar fatos de outras vidas... e por aí foi... Carma, não tem que ser justificativa para questões como sáude debilitada e outros fins....Fica uma sensação que quando não tem se tem explicação lógica para determinado problema que passamos, há a conformidade de que é porque temos que fazer algum tipo de regaste. Muito estranho não?
Cris*

Flavio Costa
Contato:

Cris escreveu:Carma, não tem que ser justificativa para questões como sáude debilitada e outros fins....Fica uma sensação que quando não tem se tem explicação lógica para determinado problema que passamos, há a conformidade de que é porque temos que fazer algum tipo de regaste. Muito estranho não?

Com o passar dos anos foi ficando claro que a grande motivação que encanta os brasileiros em favor do Espiritismo são as respostas que ele dá, que ele dá um sentido educativo para problemas que, sob uma ótica cristã, seriam punição ou provação divina. O brasileiro, um povo emotivo de formação católica (o mesmo que Allan Kardec era, não é uma grande coincidência?), é terreno fértil para que essa fórmula dê frutos.

Então não importa se não pode ser provado que as mazelas atuais são consequência de vidas passadas ou não, o que importa é que essa é uma idéia "mais justa", portanto mais agradável, e que supre os incômodos deixados pela doutrina cristã propriamente dita.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

aknatom

Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por aknatom »

Me lembrou da explicação pra proliferação de igrejas evangélicas que um sociologo deu no programa Saca-Rolhas, outro dia. Como dentro da Igreja Católica vc tem uma hierarquia muito bem estabelecida entre vc e Deus, tendo de intermediários do padre até o santo, e na igreja evangélica vc pode conversar direto com Deus, aqueles que não saõ apegados aos aspectos formais da igreja católica se sentem mais próximas da divindade em igrejas evangélicas.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Euzébio
Contato:

Mensagem por Euzébio »

Cris escreveu: Como assim cara pálida?! Euzébio, você nunca acompanhou no RéV antigo os diversos debates sobre budismo postados por Flavio Costa, o Luis Dantas e tantos outros foristas?Acaso, você é cego ou simplesmente este assunto não o interessa?

Well, não sendo cego só me resta uma opção, né?

Cris escreveu:Ahnr.. Euzébio, tem sim! E vou concordar com o Akanaton. Kardec manipulava sim !Você já frequentou as aulas de doutrina na Federação Espírita? Ou na Unidade que você "provavelmente" estudou ou participa não ensinam isso?

Não há o termo 'carma', pode conferir. Há Lei de Retorno, de Causa e Efeito, isso há.

Eu freqüentei cinco longos anos de cursos na FEESP, cheguei a trabalhar como aplicador de passes magnéticos (onde conheci minha mulher), meu tio já era médium nos idos dos anos '50 (hoje falecido), num centro que fica na rua Miguel Calfat, no Itaim. Minha tia e minha mãe preferiram a mediunidade de Umbanda. Minha mãe começou há uns 25 anos atrás. Hoje tenho um irmão e uma irmã que a acompanham.

Eu mesmo passei alguns anos como médium de incorporação, fazia alguns desdobramentos também (involuntários), psicografei algumas poucas linhas, tenho forte intuição.

Mas apesar disto, não sou douto em Espiritismo, tirei lá as minhas próprias conclusões.

Cris escreveu:Eu cresci num lar espírita e uma das coisas que eu mais me recordo das minhas idas aos estudos sistemáticos da Comunhão é que o termo "carma" é amplamente utilizado, explicado, mastigado, como explicação do porque passamos por tantos problemas e dificuldades, que é para regastar coisas que fizemos em outras vidas. E não foram os espíritas que misturaram as bolas, mas a doutrina espírita se baseia também no carma sim senhor! Eis aí meus pais que são da federação, com os quais já tive longos debates sobre kardec.

Foram os espíritas que introduziram na DE o termo carma, mas eles se referem à Lei de Retorno e à Lei de Causa e Efeito. O termo Carma significa "ação" em sânscrito. É ensinada nas religiões budista e hinduísta e foi abundantemente comentada pelos tibetanos e pelas escolas yogues em geral.

Cris escreveu:[color=#ff8000]Isso é muito óbvio não Euzébio? Claro que nenhum irmão se parece com outro, nem gêmeos se parecem! Isso não é privilégio só seu e vc deu volta e parou no mesmo lugar, o que diabos reencarnação tem haver com isso?

A gente sempre imagina que os filhos puxem os pais em suas características, seu caráter, mas isto não acontece (pela lógica deveria acontecer).

A cada vida que a gente vive, em corpos diferentes, vamos somando qualidades e defeitos que carregamos para as vidas futuras. O que dizer então das fobias? Medo de altura (eu), medo de lugares fechados, medo de escuro, medo de animais, medo de estranhos, etc. são traumas que carregamos de outras vidas.

Cris escreveu:
Euzébio escreveu: Outrossim, mostre-me uma filosofia que explique melhor tantas diferenças, tanto sofrimento e tanta estupidez humana e posso até pensar em concordar com você.

Esta resposta eu quero ler de camarote, vou deixar para o Aknaton, ou para quem quiser responder..rs

Estou aberto a discussões...

:emoticon5:

Euzébio
Contato:

Mensagem por Euzébio »

aknatom escreveu:Me parece tudo muito estranho... euzébio, o que vc acha de:
- Passar por problemas e dificuldades é uma constante da vida, vinda da incapacidade do ser humano de compreender que a realidade do mundo objetivo é apenas um reflexo da realidade subjetiva e que apesar de não parecer, as coisas estão acontecendo exatamente de acordo com seus objetivos. Não compreender isso, gera frustração, que causa sofrimento, que faz com que estabelecemos diferentes padrões de relacionamento com esta realidade objetiva, perdendo de foco a intenção original (saúde, harmonia familiar, situação financeira estável, etc.) e substituamos estas metas pela situação atual, que não é o fim, transformando o meio do caminho na meta final. E se ao invés de Reencarnar e passar pelas mesmas dificuldades para aprender, essa nova vida esteja apenas seguindo em linha reta aquilo que construiu anteriormente, como se tivesse dormido e acordado no dia seguinte?

Parece interessante, faz bastante sentido, não duvido que esteja certo. Mas isto deixa lacunas, muitas lacunas que somente o conceito de reencarnação somado às leis de retorno e causa e efeito podem preencher. Por exemplo, os que nascem com debilidade mental, os que nascem com mutilações, as fobias (como citei anteriormente), as diferenças de intelecto e muito mais.

aknatom escreveu:E se a personalidade não fosse nada mais do que o resultado desse tipo de interação com a realidade objetiva, lembrando que a realidade subjetiva e a realidade objetiva são dois aspectos de um mesmo fenômeno, que interajem?

Creio que sim, esse resultado existe, e é mas comum do que imaginamos. Mas as reações a determinadas situações estão acima de nossa compreensão, penso eu.

aknatom escreveu:Já assistiu Efeito Borboleta?

É a estória do sujeito que volta várias vezes ao passado, para tentar modificar o presente, e sempre depara com novas e piores situações ao regressar, né?

aknatom

Mensagem por aknatom »

Euzébio escreveu:
aknatom escreveu:Me parece tudo muito estranho... euzébio, o que vc acha de:
- Passar por problemas e dificuldades é uma constante da vida, vinda da incapacidade do ser humano de compreender que a realidade do mundo objetivo é apenas um reflexo da realidade subjetiva e que apesar de não parecer, as coisas estão acontecendo exatamente de acordo com seus objetivos. Não compreender isso, gera frustração, que causa sofrimento, que faz com que estabelecemos diferentes padrões de relacionamento com esta realidade objetiva, perdendo de foco a intenção original (saúde, harmonia familiar, situação financeira estável, etc.) e substituamos estas metas pela situação atual, que não é o fim, transformando o meio do caminho na meta final. E se ao invés de Reencarnar e passar pelas mesmas dificuldades para aprender, essa nova vida esteja apenas seguindo em linha reta aquilo que construiu anteriormente, como se tivesse dormido e acordado no dia seguinte?

Parece interessante, faz bastante sentido, não duvido que esteja certo. Mas isto deixa lacunas, muitas lacunas que somente o conceito de reencarnação somado às leis de retorno e causa e efeito podem preencher. Por exemplo, os que nascem com debilidade mental, os que nascem com mutilações, as fobias (como citei anteriormente), as diferenças de intelecto e muito mais.

aknatom escreveu:E se a personalidade não fosse nada mais do que o resultado desse tipo de interação com a realidade objetiva, lembrando que a realidade subjetiva e a realidade objetiva são dois aspectos de um mesmo fenômeno, que interajem?

Creio que sim, esse resultado existe, e é mas comum do que imaginamos. Mas as reações a determinadas situações estão acima de nossa compreensão, penso eu.

Os que nascem com debilidade mental e com mutilaçãoes, assim como com miséria e órfãos, ou qualquer outro problema de nascimento aparentemente sem explicação, podem estar apenas dando continuidade no que experimentaram na última vez que nasceram.
A Lei da Ação e Reação não é tão simples como "fez o bem recebe o bem, fez o mal recebe o mal". Ela é um pouco mais complexa. Quanto a reações acima da nossa compreenssão, acredito que qqr situação e qqr situação pode ser compreendida por uma mente esclarecida, sem ilusões, num determinado momento. Colocar verdades absolutas além da nossa compreeenssão é um velho hábito do ser-humano, só isso. Não se esqueça que o raio já foi uma explosão gasosa, já teve o nome de Thor ou Jeová.
Observando a vida, percebesse que nosso destino é muito mais definido pelo nosso padrão de reação atual e noso esforço em mudareste padrão do que por um suposto Carma do passado remoto de outras existências Qualquer pessoa que tem como filosofia de vida a responsabilidade pelo próprio destino, de um modo considerado "Ateu" em muitas culturas, foi infalivelmente vencedor em todos os seus empreendimentos.

aknatom escreveu:Já assistiu Efeito Borboleta?

É a estória do sujeito que volta várias vezes ao passado, para tentar modificar o presente, e sempre depara com novas e piores situações ao regressar, né?

É, esse mesmo. Mas a grande modificação de paradigma que é apresentado, é que cada vez que ele muda o passado, quando ele volta pro presente, ELE está completamente mudado. Sua personalidade, percepção de mundo, comportamento, está completamente mudado.

Imagem

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Estou com a impressão de que os posts estão se complementando, estou falando do papo entre o Euzébio e aknatom

Existe diferença real entre o que vcs estão falando ?

Bjs

aknatom

Mensagem por aknatom »

salgueiro escreveu:Estou com a impressão de que os posts estão se complementando, estou falando do papo entre o Euzébio e aknatom

Existe diferença real entre o que vcs estão falando ?

Bjs

Sabe salgueiro, esta é uma grande dúvida e a maior dúvida das pessoas que tem um conceito espírita da vida e começam a aprender um pouco sobre o budismo que eu pratico. Existe uma impressão de que é a mesma coisa mas falo por experiência própria e por conhecimento, não é a mesma coisa.
E não estou falando só de conceituação teórica, estou falando da forma de ver a vida e de encarar a vida que se resulta de ter um ou outro como base, principalmente nos momentos de grande dificuldade.

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Acho que isso se deve a meu total desconhecimento sobre o budismo, que o Dantas não me leia mas pareciam falar das mesmas coisas :emoticon1:

Bjs

Flavio Costa
Contato:

Euzébio escreveu:Mas isto deixa lacunas, muitas lacunas que somente o conceito de reencarnação somado às leis de retorno e causa e efeito podem preencher. Por exemplo, os que nascem com debilidade mental, os que nascem com mutilações, as fobias (como citei anteriormente), as diferenças de intelecto e muito mais.

Parte dessas lacunas se devem ao fato de você pensar que tudo deva ter um sentido, mas não necessariamente é assim, pode até mesmo ser o contrário, que na verdade nada faça sentido.

Coisas como diferenças de intelecto podem ser explicadas de diversas maneiras, como genética, influência ambiental, radiações, doenças, etc...
- William Shakespeare
- William James

Euzébio
Contato:

Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

E as fobias, que diz a Ciência sobre os medos infundados?

?¿?

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Euzébio escreveu:E as fobias, que diz a Ciência sobre os medos infundados?

?¿?

Que tipo de medo? De barata? De falar em público essas coisas?
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Euzébio
Contato:

Mensagem por Euzébio »

Sim, fobias (específicas) são medos inexplicáveis.

Conheço pessoas que têm medo de cães, outras de gatos (ratos e baratas não contam - fazem parte do senso comum), outras de gente, de insetos, de papai noel (!), de altura, de lugar fechado, de escuro, de espíritos, etc.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Euzébio escreveu:Sim, fobias (específicas) são medos inexplicáveis.

Conheço pessoas que têm medo de cães, outras de gatos (ratos e baratas não contam - fazem parte do senso comum), outras de gente, de insetos, de papai noel (!), de altura, de lugar fechado, de escuro, de espíritos, etc.

Os mesmos medicamentos químicos que tratam disturbio bipolar, transtornos de humor, depressão, enfim, problemas de mal funcionamento químico do cérebro, tratam as fobias.

Imagem

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

salgueiro escreveu:Acho que isso se deve a meu total desconhecimento sobre o budismo, que o Dantas não me leia mas pareciam falar das mesmas coisas :emoticon1:

Tarde demais... :emoticon4:

Você não é a primeira a me dizer isso, Sal. O Miguel, por exemplo, parece não se convencer de que eu não sou reencarnacionista. Nunca te indiquei este meu texto?

http://www.dantas.com/budismo/reencarnacao.htm

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Percebe como você tem dificuldade em aceitar que algo não tenha uma explicação - ou mesmo que uma hipotética explicação simplesmente não esteja ao seu alcance ou dentro da sua capacidade de compreendê-la?

Eu me pergunto, Euzébio, até que ponto importa se há ou não explicações, motivos para as coisas que nos inquietam? Na prática muito pouco, penso eu. Frequentemente gastamos energia inutilmente procurando por explicações que não tem grande valor prático. Se eu fosse hemofílico ou daltônico saberia que é por causa genética, mas e daí?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Luis Dantas escreveu:
salgueiro escreveu:Acho que isso se deve a meu total desconhecimento sobre o budismo, que o Dantas não me leia mas pareciam falar das mesmas coisas :emoticon1:

Você não é a primeira a me dizer isso, Sal. O Miguel, por exemplo, parece não se convencer de que eu não sou reencarnacionista. Nunca te indiquei este meu texto?

Acabei de lê-lo

Bjs

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Euzébio escreveu:
Flavio Costa escreveu:Mas você não deve ter dado muita credibilidade na explicação do Euzébio para sua afinidade com o hinduísmo... :emoticon16:

Por que não? O hinduísmo prega a reencarnação, assim como a DE...

Não da mesma forma.

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

aknatom escreveu:

Os mesmos medicamentos químicos que tratam disturbio bipolar, transtornos de humor, depressão, enfim, problemas de mal funcionamento químico do cérebro, tratam as fobias.

Complementando...Ter uma alimentação a base de folhas verde-escuras, semente de oléo de linhança, levedo de cerveja, alguns frutos como nozes, passas, são excelentes não só para manter o equilíbrio mental e emocional, como mantém o nível de colesterol no seu devido lugar e de maneira saudável! Bem como praticar esportes também ajuda e muito! Eu que o diga! :emoticon4:
Cris*

aknatom

Mensagem por aknatom »

Cris escreveu:
aknatom escreveu:

Complementando...Ter uma alimentação a base de folhas verde-escuras, semente de oléo de linhança, levedo de cerveja, alguns frutos como nozes, passas, são excelentes não só para manter o equilíbrio mental e emocional, como mantém o nível de colesterol no seu devido lugar e de maneira saudável! Bem como praticar esportes também ajuda e muito! Eu que o diga! :emoticon4:

E pra não ficar nenhuma dúvida:

http://www.psiqweb.med.br/trats/sociatrat.html

Imagem

Cavaleiro do Ébano

Mensagem por Cavaleiro do Ébano »

Luis Dantas escreveu:

Olá Luis!!!

Legal saber destes seus textos... Confesso que sempre tive dificuldades em compreender a não aceitação da reencarnação por parte dos budistas...

Vc poderia por favor explicar em poucas palavras a diferença entre o Renascimento e a reencarnação??

No budismo vcs acreditam num princípio, ou espécie de imortalidade??? Tal qual o espírito? Se não como se dá o tal renascimento?

Grato.

Abraços.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Cavaleiro do Ébano escreveu:
Luis Dantas escreveu:

Olá Luis!!!

Legal saber destes seus textos... Confesso que sempre tive dificuldades em compreender a não aceitação da reencarnação por parte dos budistas...

Vc poderia por favor explicar em poucas palavras a diferença entre o Renascimento e a reencarnação??

No budismo vcs acreditam num princípio, ou espécie de imortalidade??? Tal qual o espírito? Se não como se dá o tal renascimento?

Grato.

Abraços.

Reencarnação: pressupõe uma essência, uma alma, um atman, que armazena a personalidade da pessoa e que esta essência pode existir separadamente do corpo físico. Quando o corpo morre, essa essência aguarda para se unir novamente no corpo num futuro.

Renascimento: não existe uma alma que permanece depois que morremos, com uma personalidade própria, existe sim uma série de relações que cada pessoa estabelece com o mundo a sua volta (karma) que é temporariamente interrompido com a morte e obtem continuidade num renascimento.

É que é meio complicado de expressar em poucas palavras, mas podem atirar pedras :emoticon19: , isto é, fazer :emoticon19: perguntas...

Imagem

Trancado