Aos crentes: que situação abalaria sua crença atual?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jeanioz
Gênero: Masculino

Mensagem por Jeanioz »

TrueReligion escreveu:Usei provavelmente, mas deveria ter usado o certamente, afinal de contas, com que propósito vocês buscaram uma religião? Tenho certeza que nenhum buscou com o mesmo propósito que eu busco...

Não tenho orgulho, a superioridade na qual eu me refiro é a superioridade divina, não a minha...

A garantia é a minha vivência, minhas experiências de vida, e a presença que eu sinto... Se vcs não quiserem acreditar, o problema não é meu...

Não adivinho o pensamento de ninguém, mas sei que existe um vazio em cada um, PROVENIENTE DA FALTA DE UM DEUS DE VERDADE.

Eu não espero Deus, eu busco a ele...

Para alguém que não adivinha pensamentos, você tem muitas certezas e sabe de muita coisa de cada um de nós... :emoticon19:

Já pensou na possibilidade do que te ensinaram sobre ateísmo estar errado? :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Azathoth escreveu:TrueReligion,

Você nos acusa de dogmatismo mas alega que nada será capaz de abalar suas convicções pessoais. Eu sou muito diferente: consigo imaginar exatamente que tipo de evidência que seria capaz de me transformar em um protestante fundamentalista como você.

Sua fonte para tecer críticas à teorias científicas é um blog de um jornalista literalista bíblico que não é competente em suas críticas ao mainstream científico, evidenciado pelo seu discurso repleto de falácias e caricaturas.

Você deveria se envergonhar por acreditar em árvores mágicas, gigantes, anjos genocidas, arbustos flamejantes e outros seres mitológicos de povos caanitas da Idade do Bronze com a mesma convicção que acredita nas proposições da medicina moderna e outros engenhos desenvolvidos por humanos inteligentes e compromissados.

Eu não nego ter todas as respostas - julgo inclusive que algumas respostas são fundamentalmente inacessíveis. Mas afirmo sem pestanejar que o retrato heterogêneo e fragmentado do mundo descrito pelas nossas ciências formais, naturais e sociais está em muitos níveis de magnitude mais acurado que o de sua visão de mundo em todos os campos da condição humana.

Acredito sinceramente que sua religião é o aspecto mais importante pessoalmente de vida e que a mesma traz a você um profundo bem estar. Mas julgar que a aceitação das proposições metafísicas e históricas estúpidas de sua religião é legitimizada por esse profundo bem estar pessoal indica um raciocínio falacioso. Se as coisas fossem mensuradas dessa forma, você deveria se subjugar à visão de mundo do Budismo Tibetano e suas proposições metafísicas e históricas porque até onde a evidência científica foi acumulada, são monges dessa tradição contemplativa oriental as pessoas que consolidaram o maior bem estar pessoal em suas vidas, conforme indicado por testes de ressonância magnética funcional. E isso não os impede de acreditar em coisas estúpidas.

Passe bem.

Não fale difícil com o garoto, Azathoth... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

TrueReligion

Re.: Aos crentes: que situação abalaria sua crença atual?

Mensagem por TrueReligion »

Primeiramente, não me envergonho de meu Deus, muito pelo contrário...

Cara, vou ser bem sincero, vendo aos olhos cegos que são os olhos afastados de Deus, minhas crenças parecem ser bem "estúpidas", como tu mesmo disseste. Mas com os olhos voltados a Deus, tudo faz sentido, pois tudo está embasado não na razão humana, mas num poder maior que é sentido diariamente e momentaneamente...

O que digo a respeito do que sentem é algo óbvio: NÃO existe felicidade sem Deus... Logo, existe um vazio em cada um...

Assim como fica incompreensível a minha visão para vocês, a visão de vocês é incompreensível para mim, porque é impossível imaginar um raciocínio sem Deus. Não tenho fé suficiente para ser ateu...

Espero que ninguém se ofenda com o que eu estou dizendo, meu objetivo é só conhecer o lado de vocês para poder fortalecer o meu...

Passem bem
"O pior cego é aquele que não quer ver"

TrueReligion

pode falar dificil, eu ando sempre com um dicionario por perto...

TrueReligion

pode falar dificil, eu ando sempre com um dicionario por perto... aproveito e aumento o vocabulário... o que é bom para um pastor...

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

TrueReligion escreveu:Usei provavelmente, mas deveria ter usado o certamente, afinal de contas, com que propósito vocês buscaram uma religião? Tenho certeza que nenhum buscou com o mesmo propósito que eu busco...

Você não busca religião alguma, apenas acredita cegamente naquela que (provavelmente) foi conduzido a crer desde que se conhece por gente.
Quando se descarta a possibilidade de sua crença estar errado, é natural escrever ou falar frases sem nexo visando desqualificar a experiência alheia, como: "eu sinto deus em sua plenitude", "você nunca aceitou deus como um amigo", "acredito ser mais feliz que vocês", "busque deus, eu garanto que encontrará" e bla-bla-bla.

Não tenho orgulho, a superioridade na qual eu me refiro é a superioridade divina, não a minha...

Quem aqui se considera privilegiado por essa dadiva divina ?

A garantia é a minha vivência, minhas experiências de vida, e a presença que eu sinto... Se vcs não quiserem acreditar, o problema não é meu...

Sua vivência ou considerações de foro intimo não possui nenhuma relêvancia quando se pretende convencer um cético.

Não adivinho o pensamento de ninguém, mas sei que existe um vazio em cada um, PROVENIENTE DA FALTA DE UM DEUS DE VERDADE.

vazio ? onde ? dentro de mim ?
Não, tenho minhas entranhas que ocupam todo o espaço interior a pele.

Eu não espero Deus, eu busco a ele...

que discurso fraquinho.
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

DIG

Mensagem por DIG »

NÃO existe felicidade sem Deus...

Quanta besteira, Jizuis :emoticon14:

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Esse "TrueReligion" parece ser um a versão capada do "NadaSei"

Não Seria uma especie de "NadaSei Starter Edition" ?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

DIG

Re: Re.: Aos crentes: que situação abalaria sua crença atual

Mensagem por DIG »

Jolly_Roger escreveu:Esse "TrueReligion" parece ser um a versão capada do "NadaSei"

Ou 1 Protestant CEFAS :emoticon19: ?
ps: óóó, eu sou tãããão vazio e infeliz :emoticon18:

Soviete Supremo

Mensagem por Soviete Supremo »

TrueReligion escreveu:O que digo a respeito do que sentem é algo óbvio: NÃO existe felicidade sem Deus... Logo, existe um vazio em cada um...

As velhas promessas... Paraíso e felicidade. :emoticon3:
E as pessoas arriscam suas vidas por promessas tolas. :emoticon2:

TrueReligion escreveu:Espero que ninguém se ofenda com o que eu estou dizendo, meu objetivo é só conhecer o lado de vocês para poder fortalecer o meu...

Só chamou a todos de infelizes.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

TrueReligion escreveu:Cara, vou ser bem sincero, vendo aos olhos cegos que são os olhos afastados de Deus, minhas crenças parecem ser bem "estúpidas", como tu mesmo disseste. Mas com os olhos voltados a Deus, tudo faz sentido, pois tudo está embasado não na razão humana, mas num poder maior que é sentido diariamente e momentaneamente...

Sinto muito, por mais importante que sejam suas sensações e sentimentos, elas jamais deveriam ocupar uma posição prioritária na sua epistemologia, como você aprende sobre o mundo. Há métodos muito melhores. E com isso, não estou menosprezando a importância de sensações, experiência pessoal e sentimentos.

TrueReligion escreveu:O que digo a respeito do que sentem é algo óbvio: NÃO existe felicidade sem Deus... Logo, existe um vazio em cada um...

Sinto muito #2, essa afirmação é contundentemente falsa, as pessoas mais felizes do mundo não acreditam no seu Deus Abraâmico como indicam resultados pioneiros da intersecção entre neurociência, espiritualidade e qualidade de vida.

Não só não-cristãos podem ser profundamente felizes como cristãos também podem ser profundamente infelizes, não estão imunes à depressão e outras moléstias (ao contrário do que é alegado pelo pastor Silas Malafaia em seus sermões). E como já disse, o fato de algo ser agradável ou desagradável não implica que deva ser verdadeiro ou falso, sempre precisamos promover essa dissociação.

TrueReligion escreveu:Espero que ninguém se ofenda com o que eu estou dizendo, meu objetivo é só conhecer o lado de vocês para poder fortalecer o meu...

Igualmente.

TrueReligion escreveu:Passem bem

Igualmente.

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Espero que ninguém se ofenda com o que eu estou dizendo, meu objetivo é só conhecer o lado de vocês para poder fortalecer o meu...

depois de chamar-nos de infelizes que não querem enxergar a realidade ?

:emoticon5: :emoticon5:

DIG

Mensagem por DIG »

Jolly_Roger escreveu:

depois de chamar-nos de infelizes que não querem enxergar a realidade ?

:emoticon5: :emoticon5:

E de cegos :emoticon19:

TrueReligion

Já ouviu falar em sentido figurado? Eu estava estudando isso uns dias atrás...

O vazio ao qual me refiro é esse vazio que faz com que você fique a tarde na internet discutindo com um garoto de 16 anos, com o objetivo de... é pois é... o objetivo também é vazio (no sentido figurado, né...)

A questão é que a razão, a "deusa" de vocês, nunca irá conseguir desvendar os mistérios de algo criado por alguém superior a ela, que é o meu Deus.

TrueReligion

Já ouviu falar em sentido figurado? Eu estava estudando isso uns dias atrás...

O vazio ao qual me refiro é esse vazio que faz com que você fique a tarde na internet discutindo com um garoto de 16 anos, com o objetivo de... é pois é... o objetivo também é vazio (no sentido figurado, né...)

A questão é que a razão, a "deusa" de vocês, nunca irá conseguir desvendar os mistérios de algo criado por alguém superior a ela, que é o meu Deus, pois é muito restrita, incrédula e repito, orgulhosa...

Soviete Supremo

Mensagem por Soviete Supremo »

Eu não tenho vazio algum nesse sentido. Só quero expressar-me e descer a lenha nas religiões. A que "deusa " refere-se?
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

TrueReligion escreveu:Bom, acreditar em Deus não é a mesma coisa que senti-lo, ter a comunhão e o contato necessário com ele. Provavelmente, acreditavas num Deus com o objetivo de receber algo em troca, ou com medo de que ele fosse lhe castigar, mas não o conhecia como um amigo, que é o que Ele é na verdade. Logo, foi se afastando dEle, se aprofundando em teorias (que tenho que admitir, muito bem pensadas), encontrando resposta para tudo através de si mesmo, e largou mão de Deus, pois o que você permitia que esse Deus fizesse por você era muito pouco, e não lhe parecia necessário. Apartir do momento que você "provar" Deus inteiramente, você não larga mais eu garanto.

Exato. Os ex-crentes ateus podem sempre ser diagnosticados como pessoas inferiores, sem a mesma capacidade de comunhão, que não foram escolhidos por Ele como especiais, como nós, aqueles que de fato sabem que Ele existe, sentem-No incontestávelmente. Talvez alguns até tenham tido a capacidade de sentí-Lo, mas preferiram se enganar, achar que foi ilusão, de forma a validar a descrença que favorece às tentações imorais às quais eles sucumbiram. Mas na maior parte devem ser só ex-crentes interesseiros, como os que você descreveu, mas que não foram de fato tocados por Ele, justamente por serem interesseiros e logo não merecedores.

Mas deixe estar. Algum dia o juizo final chegará, e nós seremos levados por cavalos alados à Vênus, enquanto as profundezas da Terra se abrirão, fazendo emergir um mar de fezes nas quais eles passarão toda a eternidade. Bem, isso supondo que você de fato sinta a Ele mesmo, ao Deus verdadeiro, Zjakashkatan, não Javé, que é uma ilusão que alguns tem ao sentir Zjakashkatan. Aí se você será levado para Vẽnus ou não dependerá da decisão do conselho dos elfos-anjos.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

TrueReligion, vamos ser francos: ou você tem bons motivos para acreditar em Deus ou você não os tem.

Você quer ser teólogo e pastor; apologética e contra-apologética são formas maravilhosas de se aprender sobre lógica e argumentação na minha opinião.

O Argumento da Experiência Pessoal é fraquíssimo além dos motivos que ressaltei porque ele pode ser utilizado para justificar qualquer visão de mundo, de Hinduísmo ("Eu sinto Ganesh profundamente ao meu lado") a Nazismo ("Eu tenho uma intuição muito, muito forte que a Alemanha sairá vitoriosa durante os próximos 1000 anos").

Caso você discorde disso, gostaria que você me mostrasse por quais motivos ainda julga que o Argumento da Experiência Pessoal para a existência de Deus é minimamente convincente.
Imagem

TrueReligion

Perguntinha ao Miles Teg...

você acredita mesmo nesse negócio de elfos-anjos de vênus ou é mais um ateu com humorzinho sádico manjado?

zumbi filosófico

TrueReligion escreveu:A questão é que a razão, a "deusa" de vocês, nunca irá conseguir desvendar os mistérios de algo criado por alguém superior a ela, que é o meu Deus, pois é muito restrita, incrédula e repito, orgulhosa...

Exato. A razão é orgulhosa e arrogante, porque não tem a humildade de admitir que algumas pessoas especiais como eu tem a capacidade de saber coisas que não são possíveis de serem explicadas para os reles não-escolhidos, incapazes de compreender o mundo na sua totalidade com a sua pífia "ciência", que nada mais é do que o fruto do trabalho metódico de investigação imparcial por diferentes pessoas, que podem chegar aos mesmos resultados e reproduzir as observações, etc. Tudo isso é bobagem, não é capaz de saber o que eu sei, porque sou especial, e eles não tem a humildade de admitir isso. É muita arrogância da parte deles. Ingenuidade, também. Mas não tem culpa, afinal a ciência é incapaz de provar ou refutar que eu seja tocado por uma sabedoria extraordinária.

zumbi filosófico

TrueReligion escreveu:Perguntinha ao Miles Teg...

você acredita mesmo nesse negócio de elfos-anjos de vênus ou é mais um ateu com humorzinho sádico manjado?

O termo seria sarcástico, não sádico. E não, não acredito, apenas ilustrava o ponto que creio ter sido levantado pelo Azathoth, ou ao menos foi mencionado por ele. Por mera credulidade pessoal pode-se defender qualquer coisa que se invente com igual validade. Claro, que a crença de cado um será sempre a melhor, do ponto de vista de quem crê.

TrueReligion

Realmente, o argumento não é muito convincente para vocês, eu preciso de algo mais forte... Mas é o que eu tenho por enquanto, e NUNCA irá mudar... e outra, eu não posso te explicar sobre um sentimento que eu sinto e você não sente, ainda mais esse grande sentimento, sem dúvida o maior do Universo, que é o amor de Cristo. Mas, para ter algo convincente para os outros, porque eu já estou completamente convencido, é que eu vou estudar teologia...
E outra, o argumento de vocês de que eu estou iludido e não procuro ver bem o lado da razão, é fraquérrimo, pois alguém tocado por Deus tem a plena certeza de que não é uma ilusão...

zumbi filosófico

Jolly_Roger escreveu:Esse "TrueReligion" parece ser um a versão capada do "NadaSei"

Falando nisso, o nadassei foi banido ou debandou?

zumbi filosófico

[apagado]
Editado pela última vez por zumbi filosófico em 31 Out 2007, 16:26, em um total de 1 vez.

TrueReligion

Gostei desta, eu sou alguém especial...
Interessante, às vezes nem paro pra pensar no quão especial eu sou ao saber que acredito em Deus... E o mais bacana de tudo é que ser especial não é restrito só a mim...
Obrigado por abrir melhor meus olhos Miles Teg, seu comentário foi precioso para minha vida espiritual

Trancado