Ateu Tímido escreveu:André escreveu:Samael escreveu:Não sei, não me parece ainda uma ditadura. Me parece "retórica" demais e, acima de tudo, "festiva" demais. Mais um populismo bobão.
Idem. Mas pode virar ditadura, como pode não virar. Cabe a população venezuelana, impedir que vire.
Interressante como alguns antigos guerrilheiros perceberam com o tempo a importância de valores democráticos, e se afastaram e passaram a rejeitar a esquerda autoritária. Antes tarde do que nunca, e me baseio pela entrevista, desconheço a figura, logo não sei se suas práticas efetivamente refletem o que ele diz.
Existe uma clara diferença entre o risco real do voluntarismo autoritário (considero "populismo" um conceito superado) virar uma ditadura, como temem alguns e a "histeria festiva" de outros de dizerem que a Venezuela é igual a Cuba.
Acho que "populismo" é ainda o melhor termo que representa um governo pouco ligado a uma camada dominante específica e tão "voltado para si" ao ponto de fazer concessões, mesmo que retóricas, a quem lhe puder conceder votos.
Ao menos, é um termo que não caiu nem um pouco em desuso entre os historiadores.