O Deus de Einstein

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
zumbi filosófico
Gênero: Masculino

Re.: O Deus de Einstein

Mensagem por zumbi filosófico »

Eu acho engraçado o apego que uns tem ao teísmo. Parece em alguns casos, mais um apelo ao rótulo do que À coisa mesmo. Lembro de ter lido recentemente um artigo de um outro judeu, filosófico, que era praticamente sobre como conciliar o teísmo com ateísmo. Dizia coisas como que, poderia ainda ser útil não acreditar num deus de fato, mas agir como se acreditasse pelo valor social da prática religiosa, por valores metafóricos, mas ainda tentava argumentar sobre algum modo disso ser superior a alguma fábula com uma "moral da estória" no final... fazia comparações como que sabemos que os objetos são feitos de átomos, mas no dia-a-dia nem se pensa nisso e é como se na prática, nem fosse, etc. Não me lembro o nome do autor nem o site em que baixei o PDF. E provavelmente nem o tenho mais.
Imagem

NadaSei

Re: Re.: O Deus de Einstein

Mensagem por NadaSei »

Miles Teg escreveu:Einstein pode ter sido teísta em alguma fase, aparentemente meio breve, passando por algo como deísmo ou panenteísmo mais tarde (lembro de qualquer coisa dele mencionar crer no deus de Spinoza), o que na prática, como a citação do Cogitans mostra, é "quase ateísmo", do ponto de vista crente. Não estou querendo dizer que era ateu. Mas sem dúvida está a anos luz do que o crente mais epistemologicamente carente gostaria para tentar dar algum aval cientificóide (apenas apelo a autoridade) à sua crença de que o mundo foi feito por Jesus.

Mas ser teísta não significa ser crente e cristão.

Eu pareço um herege aos olhos de muitos crentes, mesmo sendo teísta... mas entendi o que você quis dizer.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

NadaSei escreveu:
Miles Teg escreveu:Einstein pode ter sido teísta em alguma fase, aparentemente meio breve, passando por algo como deísmo ou panenteísmo mais tarde (lembro de qualquer coisa dele mencionar crer no deus de Spinoza), o que na prática, como a citação do Cogitans mostra, é "quase ateísmo", do ponto de vista crente. Não estou querendo dizer que era ateu. Mas sem dúvida está a anos luz do que o crente mais epistemologicamente carente gostaria para tentar dar algum aval cientificóide (apenas apelo a autoridade) à sua crença de que o mundo foi feito por Jesus.

Mas ser teísta não significa ser crente e cristão.

Eu pareço um herege aos olhos de muitos crentes, mesmo sendo teísta... mas entendi o que você quis dizer.

acho que ele está falando de cristãos em geral que ficam sabendo do deísmo de Einstein e dizem:

ALOC MEL, ATEH O PAI DA TEORIA DA ELASTICIDADE AKREDITA EM DEUS, VCS ATEUS NAUM SABEM DENADA MSM

*não que o autor do tópico pense assim

zumbi filosófico

Re.: O Deus de Einstein

Mensagem por zumbi filosófico »

E CLARO QUE SE UM SIENTISTA ACREDITA NI EM DEUS ELE TEM ÇUPORTE SIENTIFICO, OL CEJA, FOI ÇIENTIFI-K-MEN-T COMPROVADO..... COMPROVADO, MEU SABE O QUE EH ISSO????? ENTAUM CALABOCA..... AINSTEN UMÍLIA, O K-RA EH MUITO FODA, MOSTRA LINGUA Q NEM = O CARA DO KISS E AINDA MANJA MUINTO DOS BURACO NEGRO E TAL
Imagem

Aladren

Mensagem por Aladren »

Jeanioz escreveu:
Benetton escreveu:
Jeanioz escreveu:Pagão anti-cristo maldito!!! Está queimando no inferno agora!!!

???

Só Jesus é Deus!!!

Não é o deus muçulmano, nem o deus pagão, nem o deus new age, e nem o deus "interior" (sic)!

E nem aquele deus maldito e asqueroso espírita que mais parece um demônio com suas blasfêmias de karmas satânicos! Esse deus é o que me dá mais nojo! Blasfemam tanto quanto ou até mais que os ateus!!!

sabe, na minha opinião, religião é a maior besteira da humanidade, porque não importa o que digam, não importa se deus é alá, jeová, pai de cristo, buda, zeus ou o papai noel, todos nós nao importa a religião sabe que há uma força talvez nem do bem nem do mal, mas uma força que observa e de vez enquando mexe os pauzinhos, e na minha opinião, não tem religião tem só um deus ou seja la como for que você o chame, e que religião é apenas um grupo de pessoas que se indetificam pelo nome que usam para se referir a deus, seja apnas deus, alá e tudo aquilo que eu ja disse afinal, tem até gente que realmente trata deus por papai noel (sõ uns fanaticos norte americanos pra variar, como a colonia de lobizomens e outras coisas reacionais e aceitaveis)
então, deus não vai pagar tuas contas, nem vai atirar um fogão novo no teu telhado, ele interfere sem que você perceba para que as coisas aconteçam como devem.

[ateus, riam de mim se quiserem, to só expressando minhw opinião]
O homem criou civilização, deus criou o homem, e quem criou deus?
Impossivel saber? Só sabemos o que é possível, o impossível não é possível saber.

Ah, e se a vida lhe fechar todas as portas pule a janela!

Aladren

Mensagem por Aladren »

---------------

PS.: posso ter mandado algum cartão azul acidental, nem sem para quém; estou usando um browser que é uma porcaria e dá uns surtos malucos aleatórios. Isso não necessariamente ocorreu. Apareceu um pop up de janela de confirmação enquanto eu digitava, e desapareceu no mesmo instante, não deu nem para ver se foi cancelado ou não... acho que foi cancelado, uma vez que continuou nessa tela do tópico mesmo.

caramba, agora alem de ortopedista (fez o tortinho andar) e oculista (fez o sego enchergar) jesuis crio o mundo!?
uau bixo, que pensamentushh maneiroshh ae, que lindo...
HAHAHAHA, é quase um leonardo da vinci, teve muitas carreiras: oculista, ortopedista, messias e criador...
:emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:
Impossivel saber? Só sabemos o que é possível, o impossível não é possível saber.

Aladren

Mensagem por Aladren »

:emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:
Editado pela última vez por Aladren em 03 Nov 2007, 21:11, em um total de 1 vez.

Aladren

Mensagem por Aladren »

Miles Teg escreveu:E CLARO QUE SE UM SIENTISTA ACREDITA NI EM DEUS ELE TEM ÇUPORTE SIENTIFICO, OL CEJA, FOI ÇIENTIFI-K-MEN-T COMPROVADO..... COMPROVADO, MEU SABE O QUE EH ISSO????? ENTAUM CALABOCA..... AINSTEN UMÍLIA, O K-RA EH MUITO FODA, MOSTRA LINGUA Q NEM = O CARA DO KISS E AINDA MANJA MUINTO DOS BURACO NEGRO E TAL

Miles Teg, você é um exemplo de sabedoria :emoticon20: ...

Trancado