Acauan escreveu:Fernando Silva escreveu:Uma divagação: talvez a bomba tenha permitido aos japoneses se renderem com honra.
Lembro que numa guerra contra um povo que usa suicidas como arma, a lógica não necessariamente se aplica.
Lembro ainda que os efeitos de longo prazo das armas nucleares ainda não eram bem conhecidos e que muitos testes foram feito na superfície e até próximo a cidades.
Documentários com sobreviventes de Hiroshima e Nagazaki deixam claro que associavam a bomba atômica ao horror destrutivo e sofrimento consequente, mas não a qualquer julgamento moral sobre seu uso.
Para os japoneses a lógica do ataque era por demais óbvia, os americanos tinham uma arma poderosa e a usaram, se os japoneses tivessem esta arma poderosa a teriam usado.
Para eles era simples assim.
As dúvidas morais foram introduzidas no próprio ocidente, algum tempo depois da guerra, pois no pós-guerra imediato as revelações das atrocidades cometidas por alemães e japoneses deixaram muito ativo o sentimento geral de que quase qualquer meio usado para detê-los era justificado.
Mais tarde revisionistas japoneses se aproveitaram do efeito moral da bomba atômica para tentar reverter a memória do Japão de agressor brutal, escravizador e exterminador de povos conquistados, para coitadinhos vítimas de uma arma demoníaca contra a qual não tinham defesa.
E de fato o conhecimento sobre contaminação radiativa era recente na época. Filmes sobre testes nucleares posteriores a guerra mostram soldados que assistiam às explosões passando por um "descontaminação" que consistia em remover a poeira dos uniformes com uma vassoura.
Eu acho essa lógica, absurda!
Me veio até a cabeça o filme "Antes da Chuva"...
Enquanto a idéia de a "Guerra pela paz" existir, só vai haver a guerra... ela é viciosa...
Oras.... Imagina os EUA sem uma guerrinha...
"Os comunistas estão aí..."
"O Iraque tem bombas de destruição em massa"
"O eixo do mal"
Sem contar os inúmeros submarinos americanos atacados, ou forjados se preferirem, misteriosamente...
-
Aliás, tenho uma vizinha show de bola aqui, vou falar inventar alguma acusação contra o marido dela e depois restrutura-la emocinalmente...
Ahhhhhhhh... se tudo fosse tão fácil assim.... pra mim as vezes de fato o é, mas os meios são sempre COVARDES!