Pedido de Ajuda

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
clara campos
Moderadora
Contato:

Pedido de Ajuda

Mensagem por clara campos »

Pessoal, estes dados estão sobejamente divulgados e espalhados por vários tipos de biblio e webgrafia. As referências sempre remetem para a UNESCO, mas não consigo encontrar, nem o documento original, nem o seu nome, data, enfim, não consigo aceder à fonte, nem identificá-la, alguém me conseguirá ajudar?

Aqui vão algumas informações acerca da nossa memória que te podem ser úteis na estratégia que adoptas:
Recordamos aproximadamente 10% daquilo que lemos;
Recordamos aproximadamente 20% daquilo que ouvimos;
Recordamos aproximadamente 30% daquilo que vemos;
Recordamos aproximadamente 50% daquilo que ouvimos e vemos;
Recordamos aproximadamente 70% daquilo que dizemos (se o pensarmos simultaneamente);
Recordamos aproximadamente 90% daquilo que fazemos

ou de outra forma

aprendemos cerca de 20% do que ouvimos, 30% do que vemos, 50% do que ouvimos e vemos, 80% do que ouvimos, vemos e fazemos

julgo que a fonte será anterior a 1995, pois neste site (http://www.geocities.com/Athens/Delphi/2361/profal.html) há referência a uma obra dessa data que cita este estudo.

enfim, alguém me dá aqui uma mãozinha??
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

Re.: Pedido de Ajuda

parece ser atribuído a Wiliam Glasser...,coisa muito estranha... :emoticon5:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Soviete Supremo

Mensagem por Soviete Supremo »

Encontrei o site abaixo.

http://www.teachers.ab.ca/Quick+Links/P ... s+Mean.htm

Ele cita a passagem do tal de Glasser a quem você procura. O estudo, segundo a bibliografia do artigo do site, é o abaixo:

Glasser, W. 1986. Control Theory in the Classroom. New York, New York: HarperCollins.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Já escutei tanto isso...
Tá quase os 10% do cérebro.

clara campos
Moderadora
Contato:

Já encontrei, é um estudo de Edgar Dale (1964?), em que ele elabora a Cone of Experience Theory.

Imagem
a própria fundação do Glasser o indica
(meu deus, acho que acabei de descobrir uma "pequena" fraude académica... :emoticon12: )

Soviete Supremo

Mensagem por Soviete Supremo »

:emoticon20:
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

zumbi filosófico
Gênero: Masculino

Mensagem por zumbi filosófico »

Por que é um cone, se na verdade é um triângulo? Será que é para lembrar do "cone de luz", remetendo subconscientemente a algo mais hard science? :emoticon12:
Imagem

Res Cogitans

Re: Pedido de Ajuda

Mensagem por Res Cogitans »

clara campos escreveu:Pessoal, estes dados estão sobejamente divulgados e espalhados por vários tipos de biblio e webgrafia. As referências sempre remetem para a UNESCO, mas não consigo encontrar, nem o documento original, nem o seu nome, data, enfim, não consigo aceder à fonte, nem identificá-la, alguém me conseguirá ajudar?

Aqui vão algumas informações acerca da nossa memória que te podem ser úteis na estratégia que adoptas:
Recordamos aproximadamente 10% daquilo que lemos;
Recordamos aproximadamente 20% daquilo que ouvimos;
Recordamos aproximadamente 30% daquilo que vemos;
Recordamos aproximadamente 50% daquilo que ouvimos e vemos;
Recordamos aproximadamente 70% daquilo que dizemos (se o pensarmos simultaneamente);
Recordamos aproximadamente 90% daquilo que fazemos

ou de outra forma

aprendemos cerca de 20% do que ouvimos, 30% do que vemos, 50% do que ouvimos e vemos, 80% do que ouvimos, vemos e fazemos

julgo que a fonte será anterior a 1995, pois neste site (http://www.geocities.com/Athens/Delphi/2361/profal.html) há referência a uma obra dessa data que cita este estudo.

enfim, alguém me dá aqui uma mãozinha??

Se pretende usar isso como fonte para algum trabalho acadêmico esqueça. Um trabalho muio interessante e atual sobre ensino/aprendizagem pode ser encontrado aqui:

http://books.nap.edu/openbook.php?isbn=0309070368

eu tenho a versão brasileira do livro, é bom.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

clara campos
Moderadora
Contato:

thanks babe
mas eu não vou usar isso (apenas me cansei de ver esses dados ostensivamente usados sem qualquer fonte ou estudo "comprovativo).
Gracias pela fonte recomendada, vou dar uma lida (daqui a algum tempo...)

Trancado