Aos crentes: que situação abalaria sua crença atual?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Márcio »

Bellé escreveu:Deus o Cavaleiro Solitário

Era uma vez uma imenso nada onde não existia nada e tudo não existia. Passeava por entre o meio e o meio um cavaleiro que não veio e não vai a lugar algum. Um certo dia depois de tanta solidão resolveu criar tudo com o objetivo de deixar de ser nada, pois nada era até que tudo seja.

Como não havia nada pra usar no ato da criação, usou a si mesmo e ao seu cavalo.

E o universo surgiu...
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

zumbi filosófico

Re.: Aos crentes: que situação abalaria sua crença atual?

Mensagem por zumbi filosófico »

Truereligion,

O que chama de "evolucionismo", as teorias científicas para origem e história do universo, origem da vida, evolução biológica, etc, não implicam em ateísmo, não querem dizer que não existe nenhum deus nem nada do tipo. Não foram inventadas por ateus para que "não precisassem" de deus para "explicar" e etc.

Cientistas de diversas nacionalidades, de diversos credos (ou sem credo), chegam as mesmas conclusões gerais acerca desses assuntos: o universo sofreu um "big-bang", se expandiu violentamente em um perído muito breve, depois formaram-se galáxias, estrelas, planetas, e sistemas planetários, como o nosso. No nosso planeta ao menos, a química planetária em algum momento levou à origem da vida. A vida, por sua vez, proliferou, diversas linhagens foram se modificando, originando todas as espécies conhecidas. Essa modificação nas linhagens não é essencialmente diferente das modificações nas raças de cães. Da mesma forma que diferenças hereditárias se acumulando em populações separadas resultaram no pastor alemão e no poodle (e todas outras), por mais tempo isso resultou no leão, no tigre, no leopardo, etc. Assim, todos os organismos vivos vão formando uma grande árvore genealógica, que não é simplesmente "inventada", mas é montada metodologicamente a partir do que se esperaria de uma genealogia de todos os seres. Se fosse simplesmente invenção, poderia-se inventar inúmeras genealogias totalmente diferentes, mas ao mesmo tempo igualmente bem defensáveis. Deformações congênitas não são "madições", são falhas de desenvolvimento, em alguns casos com origens genéticas. Distúrbios comportamentais não são possessão demoníaca, mas tem uma origem totalmente material.

Nada disso nega que existam deuses ou qualquer coisa assim. Os teístas e deístas não-fundamentalistas aceitam a ciência de modo geral, e acreditam que as mitologias são formas como os antigos compreenderam essas coisas ou as explicações que inventaram para não ficar sem resposta; ao mesmo tempo, que algum deus fez o mundo, mas através dos processos descritos pela ciência.
Imagem

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

clara campos escreveu:
TrueReligion escreveu:Prefiro ter uma fé que me dê a evidência da presença de Deus do que viver com dúvidas e poucas evidências

Alo True, bem vindo.

Podes dizer-me qual seria o problema de viver com dúvidas?

Dúvidas fazem pensar, procurar, alguns não gostam.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

TrueReligion escreveu:Pela fé, pela Bíblia, pela experiência pessoal, e pelo fato de o universo ser muito complexo para surgir do nada, logo tem que ter um Deus.

A fé não vale nada, a Bíblia é apenas mais um livro maluco e suas experiências pessoais só valem para você (e podem ser alucinações ou muita vontade de acreditar).
TrueReligion escreveu:E, desculpem a expressão, mas é uma teoria inspirada pelo diabo.

Acho que é perda de tempo discutir com quem usa um argumento destes numa discussão com ateus.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

TrueReligion escreveu: Satanás tem o poder de enganar. Mas se formos buscar o verdadeiro Deus, ter devoção diária com ele, e uma comunhão realmente eficaz, sabemos diferenciar as artimanhas do inimigo da voz de Deus.
Evidências são para leigos, com pouca fé, e para os que não acreditam em nada...

Ou seja, você decidiu acreditar e se os fatos mostrarem que você está errado, danem-se os fatos.
Fé cega, mais nada.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

TrueReligion escreveu:Não são apenas experiências pessoais, minha religião é baseado completamente no livro da Bíblia e esta tem muitas profecias que se cumpriram

A Bíblia está cheia de profecias que não se cumpriram.
Este site
http://bibliadocetico.sites.uol.com.br/profecia.htm
analisa livro a livro da Bíblia.
TrueReligion escreveu:fala do dilúvio que é repleto de evidências, e essas evidências me dão base para crer que o tal "literalismo", como vocÊs dizem, não é inventado.

Onde estão essas evidências?

DIG

Mensagem por DIG »

fala do dilúvio que é repleto de evidências

Mostre-as :emoticon1:

Ben Carson
Contato:

Re: Re.: Aos crentes: que situação abalaria sua crença atual

Mensagem por Ben Carson »

Azathoth escreveu:Acho que o tipo de crente menos abalado com essas possibilidades é o adventista. A maioria dos adventistas que conheço na internet são materialistas, aceitam uma dependência ontológica estrita entre estados cerebrais e estados mentais. Após a morte, não há nada, como mencionado em Eclesiastes. Durante o Dia do Julgamento Final, os corpos de todos os humanos falecidos serão reconstituídos átomo-a-átomo, os ímpios serão aniquilados e aparentemente uma boa parte acha que os justos não ficarão um tempo infinito na Terra Renovada.

Acho muito provável que a maioria dos adventistas sejam favoráveis à clonagem terapêutica. Já vi adventistas defendendo teologicamente a pesquisa com células tronco totipotentes também.

Acho inclusive que adventistas consideram que outros globos possam ser habitados por mais seres humanos, além de anjos e demônios - Michelson Borges acho que já escreveu sobre isso. Seria a criação especial ocorrendo várias vezes.

Mas os adventistas são muito exóticos. Acho que qualquer neopentecostal genérico ficaria abismado com qualquer uma dessas hipóteses sendo confirmadas. Excetuando-se destruição iminente do planeta que muitos estariam tentados a interpretar de forma auto-concretizante como representando o Apocalipse.

Você acertou em quse tudo, exceto que todos os adventistas acreditam que a vida na Nova Terra será eterna.

Para eu me posicionar acerca da posição dos adventistas a respeito da clonagem terapêutica, preciso primeiro saber o que isso significa exatamente. O que você quis dizer com isso?

Confesso que não sei se a dependência ontológica entre estados cerebrais e estados mentais é tão estrita assim na visão dos adventistas. Creio que dentro do adventismo é possível desde uma posição vitalista até uma posição puramente materialista, embora eu ache que esta última posição é francamente minoritária.

A questão é que, para os adventistas, a alma vivente (ser vivo) é produto da soma de pó da terra (corpo) e fôlego de vida (o que seria exatamente?). Indubitável é que para os adventistas não há vida nem consciência após a morte. Antes da ressurreição. Mas, como é que a matéria chega a produzir vida e consciência é um campo aberto. Seria apenas o resultado de uma certa organização específica da matéria, devidamente energizada? Ou seja, terminada a construção do motor, basta que alguém puxe o cordão que ele "pega". Isso seria uma posição materialista. Ou será que o fôlego de vida representa uma certa presença ativa de Deus no indivíduo, alguma energia especial, talvez até metafísica, que tem a capacidade de manter aquele corpo vivo? Acho que muitas posições são possíveis. O certo é que os adventistas não são vitalistas de forma igual aos demais cristãos, que crêem que o corpo só funciona se movido por uma alma. Nesse caso, tanto a inteligência quanto a consciência residiriam nessa alma. Mas para os adventistas a alma é o conjunto, então o fôlego de vida pode ser algo mais simples. Talvez até 100% pertencente ao reino físico.

Por fim, não sei se tenho suficiente familiaridade com os conceitos filosóficos para poder responder a essa pergunta.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

TrueReligion

Mensagem por TrueReligion »

Clara Campos
Não vejo nenhum problema, mas como eu disse: Prefiro me submeter, pela fé, a uma força superior e ter minhas dúvidas sanadas pela fé, do que se achar auto-suficiente e querer responder tudo pela razão, ficando assim com uma lacuna de dúvidas...

Li todas as profecias não cumpridas e analisei algumas, e vi que estas não faziam sentido. Não analisei todas porque tudo não passa de besteirol:

"Deus diz que se Adão comer da árvore da ciência do bem e do mal, ele morrerá. Mas tarde Adão come da fruta proibida (3:6) e vive durante 930 anos (5:5). 2:17" ou seja, ele morreu...

"João cita Jesus (1.900 anos atrás) dizendo, "Eis que venho sem demora." 3:11, 22:7, 22:12, 22:20" Um dia para Deus é como mil anos, você encontra em II Pedro...

É importante analisar a Bíblia inteira, vem que ela se auto-completa. Caso contrária, ficará tirando conclusões estúpidas e precipitadas por ter lido apenas um capítulo...
"O pior cego é aquele que não quer ver"

TrueReligion

TrueReligion escreveu:

--------------------------------------------------------------------------------
fala do dilúvio que é repleto de evidências, e essas evidências me dão base para crer que o tal "literalismo", como vocÊs dizem, não é inventado.

Onde estão essas evidências?

http://www.scb.org.br/htdocs/periodicos ... Aguas.html

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Puta merda !
O cara usa um texto porcaria desses... :emoticon6: :emoticon6:
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

DIG

Mensagem por DIG »

Pobre USP...até quando :emoticon5: ?

Soviete Supremo

Mensagem por Soviete Supremo »

TrueReligion escreveu:É importante analisar a Bíblia inteira, vem que ela se auto-completa. Caso contrária, ficará tirando conclusões estúpidas e precipitadas por ter lido apenas um capítulo...

Eu já li a bíblia inteira. O VT não faz o menor sentido. Os evangelhos claramente tentam dar alguma coerência às profecias do VT. Mesmo cheio de contradições, lapsos, falhas há algumas profecias do VT que caberiam A Jesus Cristo. Se quer saber minha opinião, acho que os evangelhos foram "montados" de maneira a dar sentido às esperanças dos antigos profetas. Prova disso é fato da teologia cristã ter sido produzida antes da própria história do messias, isto é, as cartas paulineas são anteriores aos 4 evangelhos. E quando você diz que a Bíblia é um sistema fechado, complementar, teríamos que avaliar literalmente e históricamente se isto é verdade ou pura fabulação. As maioriores fabulações que já vi são as interpretações malucas do apocalipse. A Babiônia, por exemplo, é uma clara referência à Roma imperial. Os exegetas malucos é que ficam inventando interpretações conjuntas das visões de Daniel com os dizeres da Revelação.

Se tiver algum argumento ou passagem bíblica que achar interessante ou que comprove a suposta complementariedade da biblia, compartilhe comigo e com os demais foristas.
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

Fernando Silva
Administrador
Contato:

TrueReligion escreveu:É importante analisar a Bíblia inteira, vem que ela se auto-completa. Caso contrária, ficará tirando conclusões estúpidas e precipitadas por ter lido apenas um capítulo...

Ela se auto-completa? Ou foi montada (e o N.T. escrito) para que parecesse se auto-completar?

http://fernandosilva.multiply.com/journal/item/10

FALSAS PROFECIAS:

Uma comparação cuidadosa revela que vários outros trechos foram aproveitados
fora de contexto ou tomados como profecia, quando na verdade se referiam a outras
coisas. Exemplos:

-Lucas 01:28-33, onde o nascimento de Jesus é anunciado a Maria, uma cópia quase
exata de Sofonias 03:14-18, onde se profetiza o triunfo de Israel sobre as
nações que a oprimiram.

-Mateus 02:05-06 e João 07:42, onde se diz que o nascimento de Jesus em Belém fora
profetizado. Entretanto, o trecho que fala de Belém (Miquéias 05:02), se refere
ao clã de David, Belém Éfrata, e não a uma cidade. Além disto, mesmo que fosse
uma cidade, o tal Messias profetizado viria para espalhar o terror e a morte
entre os inimigos de Israel e torná-la poderosa, enquanto que Jesus afirmou que
"meu reino não é deste mundo". Fala também que tal messias libertaria Judá dos
assírios, mas estes nunca invadiram suas terras. Na época em que Jesus teria
vivido, os assírios já não existiam mais.

-Mateus 01:22 cita Isaías 07:14 sobre o nascimento do messias de uma virgem,
quando Isaías falava de uma criança de seu tempo, 700 anos antes de Cristo, não
de uma virgem mas de uma jovem, não de Jesus mas de Emanuel.

-Mateus 21:01-07 (e os outros evangelistas) dizem que a entrada de Jesus em
Jerusalém montado num jumento fora prevista em Zacarias 09:09 mas, mais uma
vez, o rei de que fala Zacarias era um rei humano, que reinaria sobre Israel,
não Jesus. As aclamações do povo foram tiradas do Salmo 117:26 ("Bendito o que
vem em nome do Senhor").

-Mateus 26:15 e 27:03-10 fala da traição de Judas e das 30 moedas como tendo
sido profetizada em Salmos 41:09 e Zacarias 11:12-13. Entretanto, nenhuma das
passagens fala do messias. Nos salmos, é David, o autor, que se diz traído e se
considera um pecador.
E Zacarias diz ter recebido as 30 moedas por um serviço prestado, sem nenhuma
traição envolvida (e ele também devolve as moedas). Mateus diz que a compra do
campo do oleiro com as 30 moedas fora profetizada por Jeremias, mas tal profecia
não existe.

-João 02:14-16 (e os outros evangelistas) falam sobre como Jesus expulsou os
vendilhões do Templo. Considerando-se o tamanho do pátio do Templo e o fato
de que o comércio de animais era essencial à realização dos sacrifícios pelos
fiéis, não tinha nada de ilegal e tinha o apoio das autoridades religiosas,
parece improvável que um único homem com um chicote conseguisse expulsar a
todos, ainda por cima impunemente. Esta passagem parece ter sido inspirada em
Zacarias 14:21 ("Naquele dia não tornará mais a haver mercador na casa do Senhor
dos Exércitos") e Jeremias 07:11 ("Esta minha casa está convertida em um covil de
ladrões").

-Os Salmos 22:02-19, 34(33):21 e 69:22 foram usado na crucificação, embora nele David
falasse de seus inimigos e da perseguição que sofria do rei Saul e Abimelec:
"Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? [...] Todos os que me vêem
zombam de mim, abrem a boca e balançam a cabeça: "Ele recorreu a Javé ... pois
que Javé o salve! Que o liberte, se é que o ama de fato!" [...] Cães numerosos
me rodeiam, e um bando de malfeitores me envolve, furando minhas mãos e meus pés.
Posso contar todos os meus ossos. As pessoas me observam e me encaram, entre
si repartem minhas vestes, e sorteiam a minha túnica".
"Como alimento me deram fel, e na minha sede me deram vinagre"
"Javé protege os ossos do justo: nenhum deles será quebrado".

De qualquer modo, não se podem levar a sério profecias que se dizem realizadas no
mesmo livro em que foram feitas. É preciso que a comprovação seja externa ao
livro. E isto não acontece. Um exemplo perfeito de profecia fracassada está em
Ezequiel 26 e 29 (NOTA 2). E pode-se suspeitar de que várias "profecias" foram
feitas depois do fato ocorrido.

Profecias e histórias sobre o justo que sofreu, foi injustamente acusado,
perseguido e morto (ou foi salvo da morte no último instante), sendo então
reabilitado e exaltado, são comuns ao longo da Bíblia. Refletem provavelmente
os sonhos de grandeza dos judeus, povo frequentemente perseguido e escravizado,
e suas esperanças de que seu deus os ajude a triunfar sobre povos que os oprimiam.

Além disto, mesmo que Jesus tivesse existido, ele certamente seguiria as
Escrituras como um roteiro para provar que era o Messias. Por exemplo, entraria em
Jerusalém montado num jumento como fez o rei humilde em Zacarias 09:09. Note-se
que os evangelhos dizem claramente "e ele o fez para que se cumprissem as Escrituras".

Fernando Silva
Administrador
Contato:

TrueReligion escreveu:Não vejo nenhum problema, mas como eu disse: Prefiro me submeter, pela fé, a uma força superior e ter minhas dúvidas sanadas pela fé, do que se achar auto-suficiente e querer responder tudo pela razão, ficando assim com uma lacuna de dúvidas...

Qual o problema em se admitir as próprias dúvidas?
Quem foi que se disse auto-suficiente aqui? Nós apenas não esperamos ajuda de uma entidade superior (mesmo porque essa ajuda é totalmente aleatória e funciona exatamente como se deuses não existissem e apenas o acaso funcionasse). Nós sabemos que somos limitados e nos viramos do jeito que é possível.
Onde está a auto-suficiência?

O que vai melhorar na nossa vida se acreditarmos em ilusões? Conforto psicológico? Lamento, mas auto-ilusão é só para quem consegue. Eu não consigo.
TrueReligion escreveu:Li todas as profecias não cumpridas e analisei algumas, e vi que estas não faziam sentido. Não analisei todas porque tudo não passa de besteirol:

Errado. Você citou apenas as que lhe pareciam ser fáceis de explicar.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

TrueReligion escreveu:Estás se referindo a Jesus? Tenha mais respeito, mesmo que não acredite, é questão de ética...

Isto já foi discutido aqui. Você tem direito à sua religião, mas não tem direito a exigir respeito por ela.
A opção religiosa merece tanto respeito quanto a opção política.

Temos que acabar com essa mania de achar que religião não se critica e que personagens mitológicos devem ser respeitados até por quem não acredita neles.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Ben Carson escreveu:Você acertou em quse tudo, exceto que todos os adventistas acreditam que a vida na Nova Terra será eterna.

Já vi o Sodré com dúvidas a respeito.

Ben Carson escreveu:Para eu me posicionar acerca da posição dos adventistas a respeito da clonagem terapêutica, preciso primeiro saber o que isso significa exatamente. O que você quis dizer com isso?

Clonagem terapêutica é a sintetização in vitro de tecidos e órgãos específicos de seu corpo. Uma das promessas com pesquisas de células-tronco é a possibilidade de no futuro você manter um banco com alguma quantidade de células-tronco embrionárias ou umbilicais suas para na ocorrência de um problema de saúde, você poder utilizá-las para crescer artificialmente uma parte arbitrária de seu corpo para transplante ou enxerto sem rejeição.

Ben Carson escreveu:A questão é que, para os adventistas, a alma vivente (ser vivo) é produto da soma de pó da terra (corpo) e fôlego de vida (o que seria exatamente?).

Basta ver em grego o radical "pneuma" que era utilizado para alma e pulmão e de forma equivalente, palavras como "espírito" e "respiração" também possuem o mesmo radical. Na Antigüidade o conceito de "espírito" como algo de consistência gasosa e que fazia o corpo respirar era uma idéia muito intuitiva visto que ao morrer, cessava a respiração e o denso "suspiro final" era interpretado como a alma saindo do corpo.

É uma visão pré-científica.

Ben Carson escreveu:Indubitável é que para os adventistas não há vida nem consciência após a morte. Antes da ressurreição. Mas, como é que a matéria chega a produzir vida e consciência é um campo aberto. Seria apenas o resultado de uma certa organização específica da matéria, devidamente energizada? Ou seja, terminada a construção do motor, basta que alguém puxe o cordão que ele "pega".

Como possibilidade de um posicionamento assim, a teóloga cristã Nancey Murphy defende para o problema mente-corpo uma forma de emergentismo, fisicalismo não-reducionista.

Fisicalismo em filosofia da mente é a tese de que todas as propriedades mentais dependem de propriedades físicas para existir. Reducionismo é a tese de que em princípio você pode deduzir todos os fenômenos de um nível arbitrário da Natureza usando os axiomas, leis, princípios e formulações de um nível de organização mais baixo (ex: em princípio seria possível explicar toda a Sociologia a partir de métodos da Psicologia).

Anti-reducionismo nega isso a princípio. Segundo alguns filósofos isso abre espaço para certas particularidades especiais de fenômenos naturais de alto-nível como causação descendente (fenômenos em um nível alto com o poder de influenciar fenômenos de níveis mais baixo). Foi só um exemplo, não sei se isso acontece.

Ben Carson escreveu:Isso seria uma posição materialista. Ou será que o fôlego de vida representa uma certa presença ativa de Deus no indivíduo, alguma energia especial, talvez até metafísica, que tem a capacidade de manter aquele corpo vivo?

Isso seria um "ingrediente extra". Há algum aspecto de nosso conteúdo mental e vida interna que dependa de algo além da organização funcional do cérebro? Essa é a pergunta que deve ser feita.

TrueReligion

-Lucas 01:28-33, onde o nascimento de Jesus é anunciado a Maria, uma cópia quase
exata de Sofonias 03:14-18, onde se profetiza o triunfo de Israel sobre as nações que a oprimiram.

Leia o capítulo inteiro de Sofonias 3 e verás que o texto profetiza que Jesus virá, e livrará seu povo escolhido (na época Israel, atualmente os cristãos), do mal e do pecado, dando a eles alegria e júbilo, isso aconteceu através da vinda de Cristo e de sua morte.
-Mateus 02:05-06 e João 07:42, onde se diz que o nascimento de Jesus em Belém fora
profetizado. Entretanto, o trecho que fala de Belém (Miquéias 05:02), se refere
ao clã de David, Belém Éfrata, e não a uma cidade. Além disto, mesmo que fosse
uma cidade, o tal Messias profetizado viria para espalhar o terror e a morte
entre os inimigos de Israel e torná-la poderosa, enquanto que Jesus afirmou que
"meu reino não é deste mundo". Fala também que tal messias libertaria Judá dos
assírios, mas estes nunca invadiram suas terras. Na época em que Jesus teria
vivido, os assírios já não existiam mais.

Belém-Efrata é um clã de Davi? Quanta nabisse.
http://www.jesusvoltara.com.br/dicionar ... efrata.htm

Na maioria das versões está escrito virgem, e se estiver jovem não tem problema nenhum, Maria era jovem. E por favor, você achava que Emanuel era o que? Um pedreiro ou um cobrador de impostos?
"Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:23 "

-Mateus 21:01-07 (e os outros evangelistas) dizem que a entrada de Jesus em
Jerusalém montado num jumento fora prevista em Zacarias 09:09 mas, mais uma
vez, o rei de que fala Zacarias era um rei humano, que reinaria sobre Israel,
não Jesus. As aclamações do povo foram tiradas do Salmo 117:26 ("Bendito o que
vem em nome do Senhor").

Jesus veio a Terra em forma de homem, e o reinado referente a Israel é metafórico ao reinado do seu povo escolhido.

-Mateus 26:15 e 27:03-10 fala da traição de Judas e das 30 moedas como tendo
sido profetizada em Salmos 41:09 e Zacarias 11:12-13. Entretanto, nenhuma das
passagens fala do messias. Nos salmos, é David, o autor, que se diz traído e se
considera um pecador.
E Zacarias diz ter recebido as 30 moedas por um serviço prestado, sem nenhuma
traição envolvida (e ele também devolve as moedas). Mateus diz que a compra do
campo do oleiro com as 30 moedas fora profetizada por Jeremias, mas tal profecia
não existe.

Vou transcrever o texto de Mateus 26:15: "Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas" Referências???

-João 02:14-16 (e os outros evangelistas) falam sobre como Jesus expulsou os
vendilhões do Templo. Considerando-se o tamanho do pátio do Templo e o fato
de que o comércio de animais era essencial à realização dos sacrifícios pelos
fiéis, não tinha nada de ilegal e tinha o apoio das autoridades religiosas,
parece improvável que um único homem com um chicote conseguisse expulsar a
todos, ainda por cima impunemente. Esta passagem parece ter sido inspirada em
Zacarias 14:21 ("Naquele dia não tornará mais a haver mercador na casa do Senhor
dos Exércitos") e Jeremias 07:11 ("Esta minha casa está convertida em um covil de
ladrões").

O apoio das autoridades não servia de nada, pois elas foram criticadas por Cristo, e a casa de Deus não era lugar para isso, era um lugar de uso exclusivo para adoração. Era uma espécie de faith business dos tempos de Cristo, o que Ele condena. Realmente é improvável que um único homem expulse todo mundo, sorte que neste caso estamos falando de um Deus e não de um homem.

Não sei quem fez essas interpretações da Bíblia, mas fez elas muito mal feitas. Até um leigo como eu rebateu elas na maior tranquilidade. Existem outras argumentações boas e que eu não encontrei resposta. Estou arquivando-as e as levarei para um Teólogo amigo meu me explicar. Se alguém tiver mais algumas pode mandar também... Mas que sejam boas, não sejam essas asneiras

Fernando Silva
Administrador
Contato:

TrueReligion escreveu:

Na maioria das versões está escrito virgem, e se estiver jovem não tem problema nenhum, Maria era jovem. E por favor, você achava que Emanuel era o que? Um pedreiro ou um cobrador de impostos?
"Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:23 "

"Virgem" = betullah
"Jovem" = almah

Isaías usa "almah".

Não era uma virgem, era uma jovem do tempo de Isaías que teria filho dali a pouco. O rei não estava interessado numa criança que nasceria dali a 700 anos, e sim em saber se a Judéia seria invadida pelos assírios.

A criança foi usada apenas como uma medida de tempo e não tinha importância nenhuma.

Aliás, se você ler o resto, verá que a criança era a filha de uma sacerdotisa e nasceu pouco depois.
TrueReligion escreveu:Jesus veio a Terra em forma de homem, e o reinado referente a Israel é metafórico ao reinado do seu povo escolhido.

Quando convém é metafórico, quando não, é literal.
Mas o que interessa aqui é que usaram uma passagem do A.T. que não era profecia como se fosse.
TrueReligion escreveu:Vou transcrever o texto de Mateus 26:15: "Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas" Referências???

A pergunta permanece: que profecia fala na compra do terreno?
TrueReligion escreveu:O apoio das autoridades não servia de nada, pois elas foram criticadas por Cristo, e a casa de Deus não era lugar para isso, era um lugar de uso exclusivo para adoração.

Errado. Era preciso oferecer sacrifícios e, como muitos peregrinos não tinham os animais necessários, eles eram vendidos no local. Também só era aceita a moeda tradicional de Israel para os donativos, portanto havia cambistas que trocavam o dinheiro.
TrueReligion escreveu:Não sei quem fez essas interpretações da Bíblia, mas fez elas muito mal feitas. Até um leigo como eu rebateu elas na maior tranquilidade.

Se você é um leigo, deveria admitir que pode não conhecer os fatos históricos necessários para avaliar o sentido do que é dito e as possíveis interpretações dos textos. Não deveria ter tantas certezas baseadas apenas na fé.

E você não respondeu ao principal: ao fato de que as tais "profecias" não eram profecias no texto original, mas foram usadas pelos evangelistas como se fossem.

Por exemplo: o A.T. fala que o cara recebeu 30 moedas por um serviço prestado. Isto não é uma profecia, é um relato. Acaba ali. Dizer que é uma profecia é forçar a barra.

Soviete Supremo

Tenho alguns comentários. Provavelmente o Truereligion refere-se a Sofonias 3:17

Sofonias 3:17 O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.

O livro de Sofonias fala quase inteiramente do Dia do Senhor, Como descrito em Sofonias 1:14-15. Em Sofonias 1:1 está escrito: "Consumirei por completo tudo sobre a terra, diz o Senhor". Seria algo próximo ao fim do mundo, o dia em que o Reino de Israel finalmente triunfaria sobre as demais nações. É um livro apocalíptico, não messiânico. O capítulo 3 de Sofonias tem o título claro “A futura Jerusalém”. Este “no meio de ti” seria aquela nuvem sobre o tabernáculo que aparece no Pentateuco e, posteriormente, no interior templo de Salomão.

Sobre Isaías 7:14

A discussão se o texto fala em virgem ou não é desnecessária. Quem leu o capítulo 7 inteiro sabe que a profecia foi feita no desenrolar de uma guerra entre Assíria e Israel, em aliança,contra Judá. A profecia é dirigida ao Rei Acaz para dar-lhe esperanças de que sairia vitorioso.

Isaías 7:16 Na verdade, antes que este menino saiba desprezar o mal e escolher o bem, será desamparada a terra ante cujos dois reis tu tremes de medo.

Com certeza não falava de um evento com 700 anos de distância.

Sobre Zacarias 11:12-13.

Leia o capítulo todo e perceberá que Zacarias estava falando de si próprio. Ele estava reclamando da costumeira ingratidão de Israel diante de Javé e de seus sacerdotes. As 30 moedas seriam um pagamento insultuoso , como mostrado na lei mosaica (Êxodo 22:32). Para deixar claro que estava falando em primeira pessoa, transcrevo um trecho.

Zacarias 11:11 Foi, pois, anulada naquele dia; e as pobres do rebanho, que fizeram caso de mim, reconheceram que isto era palavra do SENHOR.
Zacarias 11:12 Eu lhes disse: se vos parece bem, dai-me o meu salário; e, se não, deixai-o. Pesaram, pois, por meu salário trinta moedas de prata.
Zacarias 11:13 Então, o SENHOR me disse: Arroja isso ao oleiro, esse magnífico preço em que fui avaliado por eles. Tomei as trinta moedas de prata e as arrojei ao oleiro, na Casa do SENHOR.

Texto fora de contexto é pretexto. :emoticon19:
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”

O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139

TrueReligion

Aliás, se você ler o resto, verá que a criança era a filha de uma sacerdotisa e nasceu pouco depois.

"e lhe CHAMARÁ EMANUEL" 7:14 "PÔE-LHE O NOME DE RÁPIDO-DESPOJO-PRESA-SEGURA"?
Hein???

A pergunta permanece: que profecia fala na compra do terreno?

O texto divulgado diz que o texto de Mateus fala que a traição de Judas e as 30 moedas é profetizado em Salmos. Mas o texto de Mateus não fala nada de profecia. Apenas diz que Judas se vendeu.

Errado. Era preciso oferecer sacrifícios e, como muitos peregrinos não tinham os animais necessários, eles eram vendidos no local. Também só era aceita a moeda tradicional de Israel para os donativos, portanto havia cambistas que trocavam o dinheiro.

Disso eu não duvido, mas o fato é que Jesus os expulsou porque o templo não era lugar para aquilo.

Por exemplo: o A.T. fala que o cara recebeu 30 moedas por um serviço prestado. Isto não é uma profecia, é um relato. Acaba ali. Dizer que é uma profecia é forçar a barra.

Me parece que relatos dos profetas são encarados por "desmascaradores bíblicos" como profecias.

Soviete Supremo

Já leu meu post anterior, true?

TrueReligion

li depois de postar este. Gostei dos argumentos, não encontrei resposta. Vou levá-los ao pastor da minha igreja e pedir explicações...

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

acho interessante alguém que não parece ter NENHUMA relação significativa fazer essa pergunta. O que você tem no lugar de coração? Uma pedra? :emoticon5:
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

Soviete Supremo

Acha que falta tato nos meus posts, doc? Tive um trabalho razoável para fazer uma demonstração tão clara dos vossos erros de interpretação. E o que você quis dizer com relação significativa?

Trancado