Mortos pelos homens da lei

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

zumbi filosófico
Gênero: Masculino

Re.: Mortos pelos homens da lei

Mensagem por zumbi filosófico »

Ainda não li tudo. Vi agora umas comparações com a Scotland Yard e a polícia na Argentina.

Só que eu acho que um ponto fundamental é que a Scotland Yard está lá na Inglaterra e a polícia da Argentina está na Argentina.

Será que se tivevéssemos uma surreal transferência da SY ou da polícia Argentina para o Rio e SP, teríamos estatísticas scotland-yardicas? :emoticon5:
Imagem

SickBoy

Re: Re.: Mortos pelos homens da lei

Mensagem por SickBoy »

Miles Teg escreveu:Ainda não li tudo. Vi agora umas comparações com a Scotland Yard e a polícia na Argentina.

Só que eu acho que um ponto fundamental é que a Scotland Yard está lá na Inglaterra e a polícia da Argentina está na Argentina.

Será que se tivevéssemos uma surreal transferência da SY ou da polícia Argentina para o Rio e SP, teríamos estatísticas scotland-yardicas? :emoticon5:

bom, talvez pegando exemplos de países mais '3º mundo', ainda que eu ache que Argentina não está assim tão aquém do Brasil. talvez Indonésia, ou México. Aliás, do méxico achei um texto chamado 'raízes dos casos isolados', o paralelo é evidente com o Brasil

A polícia mexicana foi reformada com mudanças legislativas e organizacionais que reduziram drasticamente a histórica e folclórica corrupção de seus quadros. Dois fatores foram decisivos nos movimentos de renovação e recuperação dessas polícias: o basta dos segmentos organizados da sociedade com a ineficiência, a violência e a corrupção de suas polícias e a decorrente decisão dos governantes de cuidar dessas questões no topo das prioridades, gerando profundos programas de reforma que produziram impacto sobre o crime e respeito da população por sua polícia.

Mas aqui no Brasil a corrupção ainda é tratada como manifestação de “casos isolados”, a brutalidade policial como natural decorrência do ambiente de violência e a ineficiência do aparato público de segurança em conter o crime é desculpada pelas mazelas sociais. Esses argumentos não são suficientes para explicar por que mais de 50% dos mortos pela polícia paulista receberam tiros pelas costas e por que os assaltos cresceram 120% entre 1995 e 2000 na cidade de São Paulo, período em que a população cresceu 2% e o número de pobres caiu 20%. E como entender que a Polícia Civil paulista tenha, na elite de seu departamento de repressão ao narcotráfico, policiais com várias denúncias graves de corrupção e outros desvios funcionais? Esses policiais, que foram flagrados por outra instituição cometendo crimes graves no exercício de suas funções, colocaram a Polícia Civil numa grave crise de desconfiança perante a população.

continua...
http://www.josevicente.com.br/jt/jtart56.htm

se não me engano um tempo atrás eu vi uma notícia sobre uma % grande do número de mortos pela policia (de são paulo ou do Rio, mas creio que não deva diferir tanto em outros grandes centros) tipicamente aparentarem execuções, com tiros na cabeça e 'de cima pra baixo', as corregedorias são bem recentes, e algumas meio pra 'inglês ver', onde até mesmo casos que são mais evidenciados na imprensa passam impune

enquanto a polícia mantiver esse tipo de política, sempre haverá essa noção popular de que temos uma polícia-bandida, e me parece que com razão. então respondendo a você que sugeriu meio que um sugeriu em outro tópico que a questão da violência e corrupção policiais poderia ser um tipo de 'inconsciente coletivo anti-polícia', eu simplesmente acho que é dificil traçar uma relação de 'causa' e 'efeito', acaba virando uma bola de neve, uma postura justificando a outra, da sociedade em relação a polícia e da polícia em relação a sociedade e isso simplesmente continua perdurando.

o que eu acho é que quando a polícia mudar sua postura, ser mais transparente e 'respeitosa', com certeza haveria uma resposta da sociedade, mas isso não ocorre. a impressão que as pessoas tem dela, seja por experiências pessoais, seja por estatísticas ou pela imprensa continua a mesma. Veja como a imagem da PF mudou de alguns anos para cá, hoje é um dos órgãos mais bem vistos pela sociedade, claro que com um marketing em cima das 'mega-operações', mas com certeza nesse processo ela se tornou mais transparente e ativa contra a própria corrupção. Já nas outras policias tudo é simplesmente arquivado (ainda que aos poucos, assim como em outros setores públicos eu ache que está melhorando)

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

A minha pergunta na verdade não é tanto sobre terceiro ou primeiro "mundismo", mas sobre o naipe dos bandidos enfrentados, e peculiaridades estratégicas locais em favor deles. Daí me pergunto se, ocorresse uma coisa surreal dessas da SY substituir a polícia do Rio e/ou SP, se teríamos resultados muito diferentes.

Será que a SY subindo o morro numa operação contra o tráfico seriam um monte de gentlemen, subindo o morro andando lentamente, chegando no esconderijo dos bandidos, e então anunciam: "olá, meu bons homens. Viemos até aqui para solicitar-lhes que, por gentileza, se entreguem para que possam prestar contas à sociedade, como determinam as leis vigentes".

A resposta seria rajadas de balas, e a tréplica é "oh, que coisa mais rude. Não nos deixa outra alternativa senão agirmos de maneira um tanto indelicada, eu diria. Vamos, rapazes, ao combate". E daí, os homens da SY, como a liga dos cavalheiros extraordinários, conduz uma ação totalmente limpa, perfeitíssima, que poderia ser filmada ao vivo e passar no show da Xuxa, de tão eficazes são em evitar a violência.
Imagem

emmmcri

Re: Mortos pelos homens da lei

Mensagem por emmmcri »

SickBoy escreveu:http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG64097-6014,00.html

A polícia brasileira nunca matou tanto. Para piorar, os índices de criminalidade não diminuem - e morrem cada vez mais inocentes .

[center]FATO !![/center]
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

emmmcri escreveu:
SickBoy escreveu:http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG64097-6014,00.html

A polícia brasileira nunca matou tanto. Para piorar, os índices de criminalidade não diminuem - e morrem cada vez mais inocentes .

[center]FATO !![/center]

- Pelo que sei os índices de criminalidade estão caindo sim.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

zencem

Mensagem por zencem »

Abmael escreveu:
emmmcri escreveu:

[center]FATO !![/center]

- Pelo que sei os índices de criminalidade estão caindo sim.

Abraços,

Das vêzes anteriores, O Emmcri, parece que havia melhorado:

Era a melhora da morte.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Esse Abmael é um brincalhão!
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

SickBoy

Re: Re.: Mortos pelos homens da lei

Mensagem por SickBoy »

Miles Teg escreveu:A minha pergunta na verdade não é tanto sobre terceiro ou primeiro "mundismo", mas sobre o naipe dos bandidos enfrentados, e peculiaridades estratégicas locais em favor deles. Daí me pergunto se, ocorresse uma coisa surreal dessas da SY substituir a polícia do Rio e/ou SP, se teríamos resultados muito diferentes.

Será que a SY subindo o morro numa operação contra o tráfico seriam um monte de gentlemen, subindo o morro andando lentamente, chegando no esconderijo dos bandidos, e então anunciam: "olá, meu bons homens. Viemos até aqui para solicitar-lhes que, por gentileza, se entreguem para que possam prestar contas à sociedade, como determinam as leis vigentes".

A resposta seria rajadas de balas, e a tréplica é "oh, que coisa mais rude. Não nos deixa outra alternativa senão agirmos de maneira um tanto indelicada, eu diria. Vamos, rapazes, ao combate". E daí, os homens da SY, como a liga dos cavalheiros extraordinários, conduz uma ação totalmente limpa, perfeitíssima, que poderia ser filmada ao vivo e passar no show da Xuxa, de tão eficazes são em evitar a violência.

Bom, primeiro que não dá pra extrapolar a situação do Rio de Janeiro pra todo o Brasil.

Mas, nesse ponto específico, também não diria que a polícia deveria ser assim tão cortês, até porque eu acho que nem na Inglaterra os policiais são tão gentlemans. a própria polícia carioca atua de maneiras diferentes dependendo do bairro, e creio que na zona sul eles não saem distribuindo flores para os traficantes e os convidando para tomar o chá das cinco.

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Que é isso !

A criminalidade é tão grande, que a policia passando fogo como nunca se viu na "história desse pais", não é suficiente para se perceber melhora...

:emoticon19: :emoticon19:
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Trancado