Botanico escreveu:É só ler os textos do evangelhos, Johnny. Salvo engano, em Mateus e Marcos eles apareceram e os apóstolos os viram CONVERSANDO entre si. No de Lucas até dá o conteúdo da conversa: era sobre a morte próxima de Jesus.
Johnny escreveu:Que seja, na verdade isso tem pouca importância pois está tão claro como o rio Tietê.
Botanico escreveu:Você perguntou, eu respondi; como não estou entendendo a sua posição...
Explico: De que vale um monte de parábolas se ninguém as entende?
Botanico escreveu:Vá se queixar com os teólogos cristãos, meu caro.
Johnny escreveu:Quem está repetindo o que está na biblia supostamente falha são os espíritas...
Botanico escreveu:Johnny, entenda bem uma coisa: não é porque um documento tem falhas que necessariamente ele é inútil por completo. Nossas leis estão cheias de falhas, mas não dá nem para imaginar como ficaria a situação se jogássemos TODA a consistituição no lixo... Muito que bem, há falhas na Bíblia? Há! Ela é o livro básico para o Espiritismo? Não! Ela é o documento exato e infalível para a fé cristã e para os cristãos. Há trechos nela que são válidos e interessantes para o Espiritismo? Sim e não há pecado, nem vergunha alguma em nós os utilizarmos.
Se ela não é o livro básico para o espiritismo, qual seria?
Botanico escreveu:As destruições podem ser naturais, meu caro. Além disso, a destruição é necessária para a sobrevivência: sou obrigado a destruir um fruto ao comê-lo, pois só assim me sustentarei. Somos obrigados a destruir mata nativa para fazer plantações; etc e tal. Há uma distinção entre destruição necessária e abusiva. Leia o Livro dos Espíritos, ô meu!
Johnny escreveu:Um terremoto, um furacão, que matam milhares de pessoas seria o quê? Misericórdia Divina? qual a diferença entre Deus permitir um furacão em Bangladesh e mandar matar um monte de pecadores de Moisés?
Botanico escreveu:Bem, Johnny, nós humanos fazemos Deus à nossa imagem e semelhança. Terremotos, furações, enchentes e outros eventos naturais são o que são: EVENTOS NATURAIS. Pretender que acontece tudo isso por vontade de Deus é pretender ter Deus como o Eterno Provedor, o Eterno Gênio da Lâmpada, etc e tal. A fé cristã tende a ver Deus como um ser assim. Lembra-me um relato contado numa revista adventista, em que a narradora fala dos tempos de criança, quando então houve um verão muito quente e seco no Canadá e por conta disso houve um enorme incêndio florestal. Ela conta que foi obrigada a sair do seu vilarejo pois estava ameaçado de ser alcançado pelo incêndio e depois da fuga para o outro lado do rio à margem do qual morava, ao fim do dia veio um barco para avisar que o incêndio fora extinto. E lá então contavam que todos os esforços dos bombeiros e voluntários eram inúteis: derrubavam as árvores, cavavam valas, mas o forte vento fazia o fogo cruzar essas barreiras e o incêndio prosseguia. Exaustos então os homens resolveram parar e rezar. Até um ateu, que nunca pisara numa igreja em sua vida, ajoelhou-se e rezou junto com os crédulos. Dali a pouco começou um vento fresco a soprar e então caiu o maior toró, que apagou todo o incêndio. Conclusão: Deus fez chover, atendendo às preces feitas. Aliás, o nome do relato é "A oração faz muito mais do que se supõe".
Certo, para a fé cristã tudo isso tem a ver com o poder de Deus... Mas para o Espiritismo, esse Deus manipulador e todo presente o tempo todo não existe. Deus é a CAUSA primária e inteligência suprema. Não o rei que tudo vê e tudo provê. Portanto, num terremoto, enchente, etc e tal, os mortos, no entender do Espiritismo, são os que teriam algo a expiar e assim sofreram um resgate coletivo. Pode não gostar, mas não temos explicação melhor.
Já o suposto deus ordenar a Moisés ou quem quer que seja que se faça um massacre contradiz tudo o mais que se diz sobre ser justo e bom.
Mas sempre ouvo falar que NADA acontece sem a permissão divina. E ainda por cimatem os tais Espiritos Elementais que podem ser controlados para isso, seja pelos espiritos do bem ou do mal. Ou isso também é ASQ?
Botanico escreveu:Você e qualquer um que não estuda a coisa e pensa que já sabe muito...
Johnny escreveu:Especular é natural do "CERUMANO". Tem gente da nata espirita que jura de pé junto que Exilados de Capela é a Gênese... Mentira? Quem está falando a verdade? A Genese de Kardec explica o que foi explicado até 1800. E o próprio Kardec disse que, se houver divergência entre o espiritismo e a ciência, que se corrija a doutrina. Não vi nada corrigido até hoje.
Botanico escreveu:Antes de mais nada, diga-me o que há de CIENTÍFICO em Exilados da Capela? Eu nunca li o que Emmanuel escreveu, mas já li um livro de Edgard Armond, de mesmo título. Esse livruxo é um LIXO! Fala de Atlândia, de Lemúria, de Terra Hiperbórica (que ficava onde é a calota de gelo no Ártico hoje), do Homem de Piltdown (sem dizer que é uma fraude)... Posso parar por aqui? Se é desse livro que está falando, então me diga quem é essa nata espírita que fala bem desse lixo.
Eu é que pergunto o que a FAE está querendo vendendo livros assim. Se a FEB não possui um "filtro" para asneiras, que arquem com as consequencias.
Botanico escreveu:E corrigido? Bem, nos livros de Kardec (sim, pois nesse Exilados da Capela, de Armond, não há nada que se salve) pode-se fazer notas de rodapé, mas veja bem que NÃO PODEMOS ADULTERAR OS TEXTOS. Mesmo tendo escrito coisas que mais tarde se confirmaram erradas, não se pode mudar o texto, pois aí seria uma adulteração e seria um concerto pior do que o enguiço: não proclamariam vocês céticos que isso seria uma tentativa de esconder os erros de Kardec?
Ainda não li nada disso em rodapé.
Botanico escreveu:Explica de forma muito genérica. Não dá para formar um juízo de valor a respeito. A vinda de espíritos exilados do sistema solar de Capella é uma REVELAÇÃO de Emmanuel, que deve ser entendida como ASQ (Acredite se quiser). Não é uma Teoria portanto.
Johnny escreveu:Ou seja, tudo que Emmanuel escreveu pode ser entendido assim, assim como tudo que Kardec escreveu. Ou perdi alguma cooisa?
Botanico escreveu:O que não pode ser verificado de forma independente só se pode ser mesmo um ASQ. Já o que se pode observar e verificar independente de Kardec ou de qualquer outra figura mediúnica ou espiritual...
Defina "verificado de forma independente"!
Botanico escreveu:Primeiro estude a fundo e depois, se a minha ignorância permitir, eu posso lhe esclarecer as dúvidas. Não dá para fazer curso de Espiritismo neste fórum. Todos reclamam que escrevo demais.
Johnny escreveu:Defina Estudar a fundo! Cite um dos 4 livros (A Genese, O Evangelho segundo Jesus Cristo, quer dizer, Segundo o Espiritismo, Céu e Inferno, O Livro dos Espiritos). Qual deles você quer que eu reporte?
Se quiser uns romancezinhos (que até são legais) posso citar também (Violetas, Há 2000 anos). Ou que tal um de Ficção (SIC) como Zana, a Extraterrestre?
O que eu gostaria que entendesse Botânico, é que eu tento comparar o que a doutrina coloca confrontando com outras doutrinas e ainda, confrontando com o que um leigo (que não tenha uma sugestão formada)
Abraços
Botanico escreveu:Eu indico o LE, pois é o basicão. Com o que vai compará-lo, aí é problema seu.
Jogando a toalha, Botânico? Esqueça os outros daqui. Eu estou questionando sem desdém (ou quase

E mesmo que você não me convença ou outra coisa, ainda existe a possibilidade de outras pessoas que passam por aqui ler e tirar suas conclusões a respeito ou mesmo participar, até mesmo outros céticos, por que não. Tem muita gente aqui que pasou pelo catolicismo ou outra religião (que lia pelo menos sobre sua doutrina). Eu faço hoje com o espiritismo o que fiz quando era católico, se bem que para questionar e abandonar o catolicismo me bastou a obrigação de crisma e catecismo. Ler a biblia foi um tormento, até as primeiras paginas. Depois minha mãe disse que eu deveria ler os Salmos. Li alguns e pensei: Uma gelada ia bem agora.

abraços