Acauan escreveu:Botanico escreveu:Isso é o Cristianismo e TUDO isso é negado pelo Espiritismo.
Botanico,
Tudo a que se referiu NÃO é cristianismo e sim fundamentalismo cristão, uma vertente menor e minoritária em todos os sentidos.
Se o cristianismo pudesse ser resumido em duas passagens bíblicas, eu selecionaria estas:Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?
Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!*
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Mateus 12:28-31
João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
...
João 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,...
Estes são pontos fundamentais do cristianismo diante dos quais questões como quantos metros as águas do dilúvio cobriram a terra são questões secundárias, passíveis de interpretação simbólica.
O fato é que toda vez que O Livro dos Espíritos cita o termo "BEM", se fundamenta no conceito cristão de BEM, que é definido por estas duas passagens essencialmente.
Como o espiritismo não pode se sustentar sem o conceito de Bem e depende do cristianismo para definir este conceito, então o espiritismo não se sustenta sem o cristianismo.
Ainda não estou de acordo, caro índio.
Jesus pode ter resumido os mandamentos fundamentais de forma clara e precisa, tal como Newton fez os enunciados de leis físicas. Porque Jesus disse aquilo, não quer dizer que já não existisse o conceito de uma forma difusa. Confúcio também disse algo parecido: _ Comporte-se para com os outros da mesma forma que gostaria que se comportassem contigo.
Fazemos uma distinção entre CRISTIANISMO e DOUTRINA DO CRISTO. Um não é igual ao outro. O primeiro é todo um processo que resultou num amontoado de elucubrações teológicas, encampadas de início pela Igreja Católica e depois pelas suas filhotas protestantes. E essas elucubrações acabaram enfim tendo mais importância até que a primeira passagem que citou; taí o comportamento dessas igrejas ao longo da história que não me deixa mentir. A doutrina do Cristo é como a primeira passagem que você citou e mais outras parecidas, que compuseram o que Kardec aproveitou como leis morais. Como a participação delas é minoritária, quase figurativa no Cristianismo como se pode verificar ontem e hoje (religião é veneno, viu?) então mesmo sem Cristianismo, o Espiritismo irá muito bem, obrigado.
Já com relação à segunda passagem, que esta sim é fundamental para as elucubrações teológicas do Cristianismo, tenho lá as minhas dúvidas. Parece-me ter sido fabricada durante o processo que resultou no endeusamento de Jesus. Já que Jesus NÃO É DEUS para o Espiritismo, então mais uma vez há divergência portanto entre este e o Cristianismo.
É isso.