Quando a religião não é veneno

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
DIG
Gênero: Masculino

Re.: Quando a religião não é veneno

Mensagem por DIG »

Viva os Feriados Católicos :emoticon16: !

Bellé

Mensagem por Bellé »

Voltando de uma longa peregrinação!!!

Tudo o que as religiões produziram (arte/cultura) foram produzidos para elas e não para o mundo, conseguimos hoje ver tal beleza mas e os povos da época que eram mantidos num tipo "limbo" intelectual ???

A ignorância cultivada pelas religiões tornava qualquer obra fosca e incompreensível !!!
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Wallace

Re: Re.: Quando a religião não é veneno

Mensagem por Wallace »

DIG escreveu:Viva os Feriados Católicos :emoticon16: !

E tem gente aí dizendo que religião não serve pra nada...

Tá vendo como se enganam?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Bellé

Re.: Quando a religião não é veneno

Mensagem por Bellé »

Mas...

eu não gostaria de estar andando em carros voadores em alguma lua do sistema solar!!!

O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

m[i]g

Re: Quando a religião não é veneno

Mensagem por m[i]g »

Alter-ego escreveu:Bem, meus amigos. O objetivo deste Forum é realizara divulagação do pensamento cético e do racionalismo, desfechando no ateísmo e agnosticismo. Em assim sendo, o Foro encerra a critica as religiões, partindo da idéia de que estas são veneno e, como tal, precisam ser combatidas com "doses" de racionalismo, que levariam à minimalização ou ao fim do pensamento religioso.
Pois bem. Sem entrar no mérito desta questão, gostaria de saber a opinião pessoal ds foristas, ateus e agnósticos, sobre a possibilidade de a religião produzir, também bons frutos (cultura, música, artes, preservaçaõ do conhecimento, exaltação de virtudes e valores, propulsão à ciência e ao desenvolvimento do gênero humano).
A que religiões, em especial, você atribui bons frutos e quais são eles?

bolas Alter igor... já sabes que isso aconteceu na Escolástica (que deveu muito á mundo Islamico de antigamente). Para que bater na mesma tecla. Mas a escolástica diz que se a razão entrar em conflito com a fé tanto pior para a razão

DIG

Mensagem por DIG »

Wallace escreveu:

É, e agora, çeticuzzzz :emoticon16: :emoticon19: :emoticon16: 111

zencem

Mensagem por zencem »

DIG escreveu:
Wallace escreveu:

É, e agora, çeticuzzzz :emoticon16: :emoticon19: :emoticon16: 111

Sem dúvida que uma boa negociata sempre é melhor do que a verdade.

O filósofo Gerson será sempre incomparável.

Não é atôa que todas as "religiões" o adotam. :emoticon12:
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Ben Carson
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Bellé escreveu:Voltando de uma longa peregrinação!!!

Tudo o que as religiões produziram (arte/cultura) foram produzidos para elas e não para o mundo, conseguimos hoje ver tal beleza mas e os povos da época que eram mantidos num tipo "limbo" intelectual ???

A ignorância cultivada pelas religiões tornava qualquer obra fosca e incompreensível !!!

Puxa, mas como você está sendo radical!
Se os povos, ao longo da História, adotaram religiões, foi porque, de alguma forma, elas lhes serviam.
Não se pode esquecer que entre as religiões também há competição e seleção natural.

Mas, não vou nem entrar nos diversos méritos dessas questões. Vou apenas observar que, para os cativos de guerra que eram canibalizados, a invenção da escravidão foi um avanço.

Mesmo de uma ótica puramente secular, seu pensamento padece de fortíssima extemporaneidade.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Ben Carson
Contato:

Acauan escreveu:O cristianismo, do ponto de vista histórico, foi um processo iniciado séculos antes de Cristo e que se conclui, como religião, doutrina e filosofia por volta de mil anos depois dele.

O que eu não entendi é porque o Acauan localizou o "fim desse processo" por volta de mil anos depois de Cristo. Isso nos remete para 1027 d.C., aproximadamente. Não estou dizendo que ele está certo, nem que ele está errado. Só fiquei intrigado. Gostaria de conhecer o seu critério.

A Reforma Protestante, por exemplo, ganhou maioridade no século XVI. Pelo posicionamento exposto acima, ele deve considerar que a Reforma Protestante não trouxe nada de novo para o cristianismo. Se for assim, então ele reconhece que a Reforma foi um movimento de restauração, que buscou reconduzir o cristianismo aos tempos apostólicos, expurgando-o dos desvios introduzidos pelo catolicismo.

Não discordo. Sob certo ponto de vista, a Reforma nada trouxe de novo, doutrinariamente falando. Gostaria que o Acauan comentasse a respeito.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Ben Carson
Contato:

Re: Quando a religião não é veneno

Alter-ego escreveu:gostaria de saber a opinião pessoal dos foristas sobre a possibilidade de a religião produzir também bons frutos (cultura, música, artes, preservação do conhecimento, exaltação de virtudes e valores, propulsão à ciência e ao desenvolvimento do gênero humano).

Não há dúvida de que existe essa possibilidade, e ela se verifica com freqüência.

Alter-ego escreveu:A que religiões, em especial, você atribui bons frutos e quais são eles?

Vou me limitar ao catolicismo e ao protestantismo.

O catolicismo sem dúvida produziu grande quantidade de bons frutos, tendo sido fundamental para a história européia. Até o Apocalipse, que via de regra retrata o catolicismo pelo seu pior aspecto, reconhece isso. (Vide Apocalipse 18.)

O catolicismo manteve escolas e hospitais, aliás, os únicos disponíveis na Europa no período medieval. Proporcionou uma língua franca para os eruditos conversarem. Efetuou importante trabalho de tradução de obras árabes. Num tempo de reis analfabetos, foi o responsável por manter um restinho de luz sobre o continente. Basicamente o catolicismo impôs um freio à degradação civilizatória ocorrida durante o feudalismo.

Quanto ao protestantismo, ele foi fundamental para a civilização, não apenas européia, mas mundial. Um dos mais importantes movimentos já ocorridos na história humana.
(Estou sofrendo os efeitos de estar escrevendo às 2:20 da madrugada. Minha mente está quase paralisada. Acho que vou ter que terminar este post outro dia.)
Para encurtar, vou apenas dizer que o protestantismo teve importância crucial até mesmo na maturação e emancipação das línguas nacionais européias.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Ben Carson escreveu:
Acauan escreveu:O cristianismo, do ponto de vista histórico, foi um processo iniciado séculos antes de Cristo e que se conclui, como religião, doutrina e filosofia por volta de mil anos depois dele.

O que eu não entendi é porque o Acauan localizou o "fim desse processo" por volta de mil anos depois de Cristo. Isso nos remete para 1027 d.C., aproximadamente. Não estou dizendo que ele está certo, nem que ele está errado. Só fiquei intrigado. Gostaria de conhecer o seu critério.

A Reforma Protestante, por exemplo, ganhou maioridade no século XVI. Pelo posicionamento exposto acima, ele deve considerar que a Reforma Protestante não trouxe nada de novo para o cristianismo. Se for assim, então ele reconhece que a Reforma foi um movimento de restauração, que buscou reconduzir o cristianismo aos tempos apostólicos, expurgando-o dos desvios introduzidos pelo catolicismo.

Não discordo. Sob certo ponto de vista, a Reforma nada trouxe de novo, doutrinariamente falando. Gostaria que o Acauan comentasse a respeito.

Os mil anos são um arredondamento referente ao período em que os Concílios discutiram os fundamentos do cristianismo visando lhes dar sustentação teológica, enquanto a filosofia Escolástica discutia os mesmos fundamentos visando lhes dar sustentação racional, o que se completa com Santo Tomás de Aquino, que integra as duas sustentações na filosofia Aristotélica.

A partir deste período o cristianismo passa a configurar uma religião, doutrina e filosofia completa, unificada e harmonizada, sobre o que antes se encontrava em processo de formação, o que não eliminava a possibilidade de futuros cismas de vertentes discordantes.

A Reforma Protestante, por esta ótica, de fato não trouxe nada de novo ao cristianismo, já que seu foco não era propor mudanças essenciais na religião, doutrina ou filosofia cristã como aceita até então e sim no modo como Roma administrava estes elementos.
Tampouco se pode falar de uma restauração do cristianismo dos tempos apostólicos, pois a base da Reforma, a sola scriptura, na qual cada fiel faz o livre exame da Bíblia, era simplesmente impossível em uma época em que os livros só eram acessíveis para a aristocracia e alguns poucos letrados, enquanto as massas eram analfabetas. Neste ambiente, é muito mais lógico presumir que o principal elemento de divulgação do cristianismo primitivo tenha sido a tradição oral, ficando a guarda e interpretação dos textos tido como sagrados por conta de uma minoria de sacerdotes com acesso às raríssimas cópias daqueles textos e formação suficiente para estudá-los, algo bem mais próximo do modelo católico que do protestante neste quesito.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Wallace escreveu:Se discutirmos a importância de ajuda ao próximo, quem no meio secular poderíamos usar como exemplo?

Lembrei-me do Betinho, irmão do Henfil.

NeferNeferNefer
Gênero: Feminino

Mensagem por NeferNeferNefer »

Fernando Silva escreveu:
Wallace escreveu:Se discutirmos a importância de ajuda ao próximo, quem no meio secular poderíamos usar como exemplo?

Boa!
Livre pensar é só pensar!

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:

Bill Gates, o maior filantropo do mundo.
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Abmael escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Bill Gates, o maior filantropo do mundo.

Saiu uma matéria na veja sobre "filatropos calados"... se não me engano falava sobre um cara que doou toda a sua fortuna de bilhoes... toda!

Claro... ele tinha suas razões em função de seus ideais.

Trancado