"ESPIRITISMO, A MAIOR SABOTAGEM DA VERDADE"

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Botanico

Re: Re.: "ESPIRITISMO, A MAIOR SABOTAGEM DA VERDADE&

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Bem, Santa Anna, se você é um ET ou conhece os referenciais de bondade, amor e justiça que NÃO SEJAM HUMANOS... Faz o favor, dá-me o seu endereço que estou muito interessado em conhecer quais seriam esses outros referenciais. Aliás, acho que muita gente por aqui também.

betossantana escreveu:Você é muito cínico mesmo, é exatamente você quem tem um referencial não-humano de bondade, amor e justiça: Deus.

Mas seu Santa Anna, já ouviu falar em SUBSTANTIVO ABSTRATO? É aquele que não conseguimos conceber fora de nós. Amor, ódio, por exemplo. Eu seu o meu amor, eu sei o meu ódio, sei o meu altruísmo, sei a minha inveja, mas não sei o que se passa nos sentimentos dos outros. Ao pensar nisso, usamos a nós mesmos como referência.

Assim são os atributos de Deus quando envolvem questões de sentimentos. NÃO DÁ PARA CONCEBÊ-LOS SEM RECORRER A NÓS HUMANOS. A limitação da compreensão dos atributos divinos está nisso, meu caro. Portanto o seu choro aí é só um escapismo devido à sua pobreza intelectual.

Botanico escreveu:Para ter colocado tal questionamento, então me diga: até que ano escolar você cursou e foi em alguma escola de fundo de quintal?

betossantana escreveu:Deise, devolta a conta do Botanico! :emoticon12:

Alguém tem de dizer que você é um debatedor pouco inteligente e sem muito rumo em sua argumentação, né?

Botanico

Mensagem por Botanico »

NeferNeferNefer escreveu:Olá, Botânico

Pelo que pude perceber, você também não acredita muito na bíblia, embora seja espírita, ok?
É uma posição sua, e não da doutrina em si.
Talvez como um católico que tenha dúvidas sobre a virgindade de Maria, ou um Assembléia que, escondico do pastor, acompanhe um anovela global.
É como disse o Johnny: Isso vai longe....

Respeito sua posição.
Só que, para mim (e veja bem, uma colocação extremamente pessoal) ou se É ou Não. Não gosto da posição da "minha religião pessoal".
Quando assumimos uma religião, doutrina, ou credo, e a professamos, ao meu ver a aceitamos com todos os seus dogmas.
Você pode até não crer na bíblia e achar que Jesus foi apenas um mestre, mas a DE é cristã. Ponto.
Um abraço

Bem, Nefer, eu não sei nem que religião você professa, mas não deve ser espírita. O próprio Kardec fez restrições à Bíblia por entender que muita coisa lá dita é referente à sua época e sem valor ou referência para o padrão atual. Restrições essas que um cristão não pode fazer, pois para ele a Bíblia é exata e infalível. Como eu já disse, isso descaracteriza o Espiritismo como uma seita cristã.

Se para você a coisa é ou não é, então o Espiritismo NÃO É CRISTÃO exatamente por conta do que expus acima.

Cristã é a DE? Bem, como faz você com aquele texto, tão usado pelos cristãos, para negar a reencarnação (aquele lá de Hebreus, onde se diz que aos homens foi ordenado morrer UMA só vez?). Conheci uma fulana que quando lhe informaram deste texto, ela abandonou o Espiritismo e batizou-se católica. Temos que ter a coragem de assumir que o Espiritismo NÃO É ENSINADO na Bíblia, por mais malabarismos e distorções que queiramos aplicar aos textos bíblicos. Em alguns você pode colocar os cristãos em situação embaraçosa, mas não tem o conjunto da obra a seu favor.

Talvez devesse estudar um pouco melhor antes de ser tão enfático.

betossantana
Contato:

Mensagem por betossantana »

Botanico escreveu:Assim são os atributos de Deus quando envolvem questões de sentimentos. NÃO DÁ PARA CONCEBÊ-LOS SEM RECORRER A NÓS HUMANOS. A limitação da compreensão dos atributos divinos está nisso, meu caro.

Não existe motivo absolutamente algum no seu arremedo de explicação pra dizer PORQUE exatamente Deus só pode ser limitadamente pensado em termos de bondade, justiça e amor e não também em termos de maldade, injustiça e ódio. Se a compreensão de Deus é limitada, não há razão pra que Deus não possa ser também infinitamente maligno.

Botanico escreveu:Portanto o seu choro aí é só um escapismo devido à sua pobreza intelectual.

Obrigado, obrigado. :emoticon12:
É um problema espiritual, chupe pau!

NeferNeferNefer
Gênero: Feminino

Mensagem por NeferNeferNefer »

Botanico escreveu:
NeferNeferNefer escreveu:Olá, Botânico

Pelo que pude perceber, você também não acredita muito na bíblia, embora seja espírita, ok?
É uma posição sua, e não da doutrina em si.
Talvez como um católico que tenha dúvidas sobre a virgindade de Maria, ou um Assembléia que, escondico do pastor, acompanhe um anovela global.
É como disse o Johnny: Isso vai longe....

Respeito sua posição.
Só que, para mim (e veja bem, uma colocação extremamente pessoal) ou se É ou Não. Não gosto da posição da "minha religião pessoal".
Quando assumimos uma religião, doutrina, ou credo, e a professamos, ao meu ver a aceitamos com todos os seus dogmas.
Você pode até não crer na bíblia e achar que Jesus foi apenas um mestre, mas a DE é cristã. Ponto.
Um abraço

Bem, Nefer, eu não sei nem que religião você professa, mas não deve ser espírita. O próprio Kardec fez restrições à Bíblia por entender que muita coisa lá dita é referente à sua época e sem valor ou referência para o padrão atual. Restrições essas que um cristão não pode fazer, pois para ele a Bíblia é exata e infalível. Como eu já disse, isso descaracteriza o Espiritismo como uma seita cristã.

Se para você a coisa é ou não é, então o Espiritismo NÃO É CRISTÃO exatamente por conta do que expus acima.

Cristã é a DE? Bem, como faz você com aquele texto, tão usado pelos cristãos, para negar a reencarnação (aquele lá de Hebreus, onde se diz que aos homens foi ordenado morrer UMA só vez?). Conheci uma fulana que quando lhe informaram deste texto, ela abandonou o Espiritismo e batizou-se católica. Temos que ter a coragem de assumir que o Espiritismo NÃO É ENSINADO na Bíblia, por mais malabarismos e distorções que queiramos aplicar aos textos bíblicos. Em alguns você pode colocar os cristãos em situação embaraçosa, mas não tem o conjunto da obra a seu favor.

Talvez devesse estudar um pouco melhor antes de ser tão enfático.

Volto a repetir Botânico: essa é a SUA posição, e não à da DE, pois, sem irmos muito longe:
http://www.espirito.org.br/portal/doutr ... tismo.html

Aqui diz que o espiritismo é cristão.
Voce pode falar em nome da DE?

Um bom dia!
Livre pensar é só pensar!

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Assim são os atributos de Deus quando envolvem questões de sentimentos. NÃO DÁ PARA CONCEBÊ-LOS SEM RECORRER A NÓS HUMANOS. A limitação da compreensão dos atributos divinos está nisso, meu caro.

betossantana escreveu:Não existe motivo absolutamente algum no seu arremedo de explicação pra dizer PORQUE exatamente Deus só pode ser limitadamente pensado em termos de bondade, justiça e amor e não também em termos de maldade, injustiça e ódio. Se a compreensão de Deus é limitada, não há razão pra que Deus não possa ser também infinitamente maligno.

Devia ler o livro O Céu e o Inferno, do Allan Kardec, onde ele discute esse ponto. Sabe, Seu Santa Anna, existe uma coisa que é evolução LÓGICA do pensamento humano. Apresentar os deuses como seres passionais era algo absolutamente lógico nos tempos antigos. Os gregos faziam os deuses essencialmente humanistas: tinham todas as qualidades e defeitos humanos. Não é pra menos: havia três classes de seres vivos: os animais, os homens e os deuses, todos de uma origem comum. O deus dos hebreus não era diferente. Embora único, era como um rei humano, capaz de amar e de irar-se.

Entretanto a capacidade de pensamento lógico, amplamente desenvolvida e liberada da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, fez com que as anomalias de raciocínio fossem percebidas. Assim um deus de todos, mas que é um generoso distribuidor de graças a seus crentes (graça à qual muitos nunca viam mais gorda) e um cruel assador de almas de descrentes não fazia o menor sentido ser chamado de justo e bom. Esse deus seria tão bom e justo quanto Adolf Hitler. É essa contradição que você não quer entender, seu Santa Anna.

Se queremos entender que Deus é infinitamente bom, não podemos concebê-lo também como infititamente mau. Uma coisa exclui a outra. Se a doutrina cristã, por crer em céu e inferno eternos e condenação eterna, consegue fazer deus bom e mau ao mesmo tempo e não se dá conta do ilogismo, então vá discutir isso com os cristãos. Com o Espiritismo tal coisa não é possível. Daí então temos o processo reencarnatório, onde o futuro pertence a todos. Assim então podemos excluir o deus infinitamente mau e vingativo do Cristianismo.

Botanico escreveu:Portanto o seu choro aí é só um escapismo devido à sua pobreza intelectual.

betossantana escreveu:Obrigado, obrigado. :emoticon12:

De nada, mas em vez de agradecer-me, seria mais útil a você se se corrigisse disso.

Botanico

Mensagem por Botanico »

NeferNeferNefer escreveu:Volto a repetir Botânico: essa é a SUA posição, e não à da DE, pois, sem irmos muito longe:
http://www.espirito.org.br/portal/doutr ... tismo.html

Aqui diz que o espiritismo é cristão.
Voce pode falar em nome da DE?

Um bom dia!

E o dono do site e o autor do texto por acaso podem falar em nome da DE? De onde concluiu isso? Cadê a credencial deles? Por quem lhes foi conferida? Que autoridade tem esse conferidor?

E por que o autor do texto estaria certo e eu errado?

Johnny
Gênero: Masculino

Re.: "ESPIRITISMO, A MAIOR SABOTAGEM DA VERDADE"

Mensagem por Johnny »

A FEB não responde por Espirito.org, só pelo que tem na FEB, incluindo literatura, sugestoes, etc.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

betossantana
Contato:

Botanico escreveu:Entretanto a capacidade de pensamento lógico, amplamente desenvolvida e liberada da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, fez com que as anomalias de raciocínio fossem percebidas. Assim um deus de todos, mas que é um generoso distribuidor de graças a seus crentes (graça à qual muitos nunca viam mais gorda) e um cruel assador de almas de descrentes não fazia o menor sentido ser chamado de justo e bom. Esse deus seria tão bom e justo quanto Adolf Hitler. É essa contradição que você não quer entender, seu Santa Anna.

Se o conhecimento de Deus é limitado, como a ele se aplica qualquer "lógica" HUMANA? Deus é incompreensível, misterioso, enigmático: pode ser contraditório, já que seus desígnios são INSONDÁVEIS. Você é que quer que o conhecimento humano de Deus seja "limitado" mas que a ele se aplique o "pensamento lógico". Não existe motivo pra que Deus seja lógico já que ele é imcompreensível.

Botanico escreveu:Se queremos entender que Deus é infinitamente bom, não podemos concebê-lo também como infititamente mau. Uma coisa exclui a outra.

Continua não havendo motivo algum pra que Deus seja infinitamente mau AO INVÉS de infinitamente bom e que um Deus infinitamente bom não exista: ele pode ser só infinitamente mau. Além disso, como nosso conhecimento dele é limitado...

Quem é você pra achar que sabe dos pensamentos de Deus?

betossantana
Contato:

Botanico escreveu:E o dono do site e o autor do texto por acaso podem falar em nome da DE? De onde concluiu isso? Cadê a credencial deles? Por quem lhes foi conferida? Que autoridade tem esse conferidor?

E você, Botanico? Pode falar em nome da DE? Cadê sua credencial? Por quem lhe foi conferida? Que autoridade teria tal conferidor?

Botanico escreveu:E por que o autor do texto estaria certo e eu errado?

Vocês estão todos errados. :emoticon12:

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Entretanto a capacidade de pensamento lógico, amplamente desenvolvida e liberada da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, fez com que as anomalias de raciocínio fossem percebidas. Assim um deus de todos, mas que é um generoso distribuidor de graças a seus crentes (graça à qual muitos nunca viam mais gorda) e um cruel assador de almas de descrentes não fazia o menor sentido ser chamado de justo e bom. Esse deus seria tão bom e justo quanto Adolf Hitler. É essa contradição que você não quer entender, seu Santa Anna.

betossantana escreveu:Se o conhecimento de Deus é limitado, como a ele se aplica qualquer "lógica" HUMANA? Deus é incompreensível, misterioso, enigmático: pode ser contraditório, já que seus desígnios são INSONDÁVEIS. Você é que quer que o conhecimento humano de Deus seja "limitado" mas que a ele se aplique o "pensamento lógico". Não existe motivo pra que Deus seja lógico já que ele é imcompreensível.

LIMITADO não é sinônimo de ILÓGICO, consulte o dicionário ô seu Santa Anna. Incompreensível (completamente?), misterioso, enigmático... Sim Deus pode ser isso tudo, como também pode ser o recurso muito usado pelos sábios quando simplesmente não querem dizer "não sei".
Uma coisa pode não ser compreensível, mas FAZ SENTIDO dentro da lógica. Kardec lista entre os atributos de Deus a condição de ser IMUTÁVEL; mais adiante inclui o atributo IMATERIAL. Um é coerente com o outro, pois se Deus é imutável, então se tiver uma natureza "física", ela deve ser distinta de qualquer coisa que entendemos por matéria, pois esta última é mutável. Mas o que é uma coisa IMATERIAL? Conseguimos concebê-la? Não. Mas dentro da lógica ela faz sentido no conjunto dos atributos.

Você quer que Deus seja contraditório, seu Santa Anna? Então vá discutir deus com os cristãos, pois o deus deles é sim contraditório e incoerente. Mas nós espíritas tentamos conceber Deus o mais isento de contradições possível. Não pretendemos ter exatamente alcançado esse resultado, mas se tem objeções a fazer, então por favor seja específico, pois senão vamos continuar patinhando no óleo e não sairemos do lugar.

Botanico escreveu:Se queremos entender que Deus é infinitamente bom, não podemos concebê-lo também como infititamente mau. Uma coisa exclui a outra.

betossantana escreveu:Continua não havendo motivo algum pra que Deus seja infinitamente mau AO INVÉS de infinitamente bom e que um Deus infinitamente bom não exista: ele pode ser só infinitamente mau. Além disso, como nosso conhecimento dele é limitado...

Quem é você pra achar que sabe dos pensamentos de Deus?

Não sei, mas se querem me apresentar uma idéia de Deus, que seja ao menos lógica. E se você quer dizer que essa idéia apresentada não é lógica, então descreva porque. Só suas chorosas proclamações enfáticas não me convencem.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:E o dono do site e o autor do texto por acaso podem falar em nome da DE? De onde concluiu isso? Cadê a credencial deles? Por quem lhes foi conferida? Que autoridade tem esse conferidor?

betossantana escreveu:E você, Botanico? Pode falar em nome da DE? Cadê sua credencial? Por quem lhe foi conferida? Que autoridade teria tal conferidor?

Posso falar do que sei e do que entendo. Quanto a credenciais, bem a Federação Espírita Brasileira se diz casa máter do Espiritismo no Brasil e por muito tempo quis ser reconhecida mundo afora como a única representante legítima da DE. Contudo, ela era RUSTAINGUISTA, ou seja, defendia postulados TOTALMENTE contrários aos que foram apresentados a Kardec e expostos em suas obras. Se o autor do neologismo Espiritismo foi Kardec, então só ele tinha as credenciais para apresentar o que deveria ser entendido como Doutrina Espírita. A FEB, ao defender o rustainguismo, que é uma OUTRA doutrina espiritualista, saiu do rumo e perdeu as suas "credenciais".

Se nem ela, portanto, tem credenciais para falar em nome do Espiritismo, então ninguém tem.

Botanico escreveu:E por que o autor do texto estaria certo e eu errado?

betossantana escreveu:Vocês estão todos errados. :emoticon12:

Pena que ninguém me traga as provas disso...

NeferNeferNefer
Gênero: Feminino

Re.: "ESPIRITISMO, A MAIOR SABOTAGEM DA VERDADE"

Mensagem por NeferNeferNefer »

Mostre-me, por gentileza, textos, páginas, sites, de alguma organização espírita (pode ser até de um centro espírita) negando a bíblia e o cristianismo. Por favor.
Livre pensar é só pensar!

Botanico

Mensagem por Botanico »

NeferNeferNefer escreveu:Mostre-me, por gentileza, textos, páginas, sites, de alguma organização espírita (pode ser até de um centro espírita) negando a bíblia e o cristianismo. Por favor.

Tente pensar um pouco, meu caro. A Bíblia diz que o Universo foi criado há 6.000 anos, que a Terra está no centro do Universo e é plana, o céu é sólido e houve um dilúvio que inundou a Terra inteira até 8 metros acima do Monte Everest, TUDO ISSO É NEGADO PELO ESPIRITISMO, portanto ele NEGA a Bíblia. O Cristianismo ensina que as almas são criadas no instante do nascimento; por um processo mágico, que muito desagrada a Deus, mas contra o qual ELE NADA PODE FAZER, essa alma se contamina com um pecado original, cometido pelos ancestrais Adão e Eva e assim se torna uma alma pecadora. Se aceita o tal Jesus Cristo, quer dizer aceita os ensinamentos, normas e imposições de alguma santa igreja cristã que se diz falar em nome dele, então será SALVO; se nunca ouviu falar deste tal Jesus ou se ouviu, mas não entendeu nada e não aceitou essas elucubrações teológicas, então é CONDENADO. O salvo vai para o Céu feito anjinho, não importa o quão crápula tenha sido em toda a sua vida: se aceitou ao tal Cristo nos últimos minutos, tudo bem. Já o condenado, vai passar a eternidade no Inferno, não importa o quão bom tenha sido.

Isso é o Cristianismo e TUDO isso é negado pelo Espiritismo.

Se desconhece tudo isso e se deixa impressionar pelo uso de alguns textos bíblicos, então você ainda vai ter de estudar muito ainda para entender alguma coisa de Espiritismo.

Procure livros do autor Carlos Imbassahy, ele é classificado pelos cristãos como paganizante.

betossantana
Contato:

Botanico escreveu:Uma coisa pode não ser compreensível, mas FAZ SENTIDO dentro da lógica.

Essa frase é que não tem sentido absolutamente nenhum, quá quá quá. Não dá pra achar sentido no que não se compreende, dã.

Botanico escreveu:Não pretendemos ter exatamente alcançado esse resultado, mas se tem objeções a fazer, então por favor seja específico, pois senão vamos continuar patinhando no óleo e não sairemos do lugar.

Explique porque Deus não pode ser infinitamente mau ao invés de bom.

Botanico escreveu:Não sei, mas se querem me apresentar uma idéia de Deus, que seja ao menos lógica. E se você quer dizer que essa idéia apresentada não é lógica, então descreva porque. Só suas chorosas proclamações enfáticas não me convencem.

Um Deus mau é perfeitamente lógico. TÃO lógico quanto um bom.

betossantana
Contato:

Botanico escreveu:Tente pensar um pouco, meu caro. A Bíblia diz que o Universo foi criado há 6.000 anos, que a Terra está no centro do Universo e é plana, o céu é sólido e houve um dilúvio que inundou a Terra inteira até 8 metros acima do Monte Everest, TUDO ISSO É NEGADO PELO ESPIRITISMO, portanto ele NEGA a Bíblia.
(...)

Mas que MENTIRADA, meu Deus! Como você é mentiroso e desonesto, Botaniquinho! O cristianismo católico abandonou a maioria dessas idéias há tempos e se atualizou, igualzinho ao seu queridinho espiritismo. Chega a dar pena sua sanha anti-cristã patética e mentirosa.

Seu mentiroso.

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Botanico escreveu:Isso é o Cristianismo e TUDO isso é negado pelo Espiritismo.

Botanico,

Tudo a que se referiu NÃO é cristianismo e sim fundamentalismo cristão, uma vertente menor e minoritária em todos os sentidos.

Se o cristianismo pudesse ser resumido em duas passagens bíblicas, eu selecionaria estas:

Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?
Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!*
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Mateus 12:28-31

João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
...
João 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,...

Estes são pontos fundamentais do cristianismo diante dos quais questões como quantos metros as águas do dilúvio cobriram a terra são questões secundárias, passíveis de interpretação simbólica.

O fato é que toda vez que O Livro dos Espíritos cita o termo "BEM", se fundamenta no conceito cristão de BEM, que é definido por estas duas passagens essencialmente.

Como o espiritismo não pode se sustentar sem o conceito de Bem e depende do cristianismo para definir este conceito, então o espiritismo não se sustenta sem o cristianismo.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Uma coisa pode não ser compreensível, mas FAZ SENTIDO dentro da lógica.

betossantana escreveu:Essa frase é que não tem sentido absolutamente nenhum, quá quá quá. Não dá pra achar sentido no que não se compreende, dã.

Eu dei um exemplo: o atributo imutável correlacionado com o atributo imaterial; se você consegue compreender o que é imaterial, então por favor: coloque isso aqui, pois estou muito interessado em saber como é e como funciona algo imaterial...

Botanico escreveu:Não pretendemos ter exatamente alcançado esse resultado, mas se tem objeções a fazer, então por favor seja específico, pois senão vamos continuar patinhando no óleo e não sairemos do lugar.

betossantana escreveu:Explique porque Deus não pode ser infinitamente mau ao invés de bom.

Pelo mesmo motivo que em Matemática você encontra: POR DEFINIÇÃO, número racionais são números resultantes da divisão p/q, onde p é qualquer número inteiro e q é qualquer número inteiro exceto o zero. Sacou? Se tentar dividir qualquer número inteiro por zero, é uma conta impossível de ser feita: seu resultado (que não existe) não seria um número racional. Se fizer a raiz quadrada de 2, o resultado é um número irracional e portanto foge da DEFINIÇÃO MATEMÁTICA de número racional.
Se foi dito que um dos atributos de Deus é ser infinitamente bom, fica excluído ser infinitamente mau. Ou mesmo só um pouquinho mau. pois uma coisa é LOGICAMENTE INCOMPATÍVEL COM A OUTRA. Acho que lógica é uma coisa que você nunca aprendeu na vida.

Botanico escreveu:Não sei, mas se querem me apresentar uma idéia de Deus, que seja ao menos lógica. E se você quer dizer que essa idéia apresentada não é lógica, então descreva porque. Só suas chorosas proclamações enfáticas não me convencem.

betossantana escreveu:Um Deus mau é perfeitamente lógico. TÃO lógico quanto um bom.

Certamente! O deus Set _ o deus serpente de Conan, o Bárbaro, é um deus mau; o deus Loki _ irmão adversário de Thor _ o deus do trovão, também é um deus mau. Sim senhor. Podemos fazer qualquer deus mau, mas só que um deus INFINITAMENTE bom e INFINITAMENTE mau ao mesmo tempo só você (e os cristãos e assemelhados) conseguem fazer. No Espiritismo tal deus seria muito ilógico e irracional.

Botanico

Mensagem por Botanico »

betossantana escreveu:
Botanico escreveu:Tente pensar um pouco, meu caro. A Bíblia diz que o Universo foi criado há 6.000 anos, que a Terra está no centro do Universo e é plana, o céu é sólido e houve um dilúvio que inundou a Terra inteira até 8 metros acima do Monte Everest, TUDO ISSO É NEGADO PELO ESPIRITISMO, portanto ele NEGA a Bíblia.
(...)

Mas que MENTIRADA, meu Deus! Como você é mentiroso e desonesto, Botaniquinho! O cristianismo católico abandonou a maioria dessas idéias há tempos e se atualizou, igualzinho ao seu queridinho espiritismo. Chega a dar pena sua sanha anti-cristã patética e mentirosa.

Seu mentiroso.

Mas seu Santa Anna!
Veja bem que até onde sei, NENHUMA das diversas correntes do Cristianismo renegou a origem DIVINA da Bíblia! Sim! Deus É O AUTOR da Bíblia. E houve um tempo, aliás MUITO TEMPO, em que tais ensinamentos eram verdade absoluta e teve gente que fez curso de churrasco com sua própria carne por duvidar de tais verdades absolutas. Não disse o cardeal Roberto Bellarmino que a idéia de que a Terra se move era absurdamente herética?

Se quando a Ciência descobriu que aquelas verdades não eram assim tão verdadeiras e aí então surgiram outras correntes cristãs que reciclaram as interpretações ou mesmo correntes antigas "se modernizaram", então temos um problema: no que é que eu posso confiar que esteja corretamente dito e/ou interpretado nesse texto bíblico?

Essa é a vantagem do Espiritismo: DESDE O INÍCIO nossa fonte de informação foi posta EM QUESTIONAMENTO. Os espíritos são seres FALÍVEIS e daí suas informações, idéias ou conceitos podem estar errados. E Kardec então entendeu que a fonte de informação que levou à composição do texto bíblico nada mais era do que espíritos, também igualmente falíveis, mas que se diziam Deus para que suas mensagens fossem acatadas sem discussão.

Mas qual corrente cristã estará disposta a tirar Deus da autoria do texto bíblico? Se fizer isso, acabou o Cristianismo...

Sacou?

Botanico

Mensagem por Botanico »

Acauan escreveu:
Botanico escreveu:Isso é o Cristianismo e TUDO isso é negado pelo Espiritismo.

Botanico,

Tudo a que se referiu NÃO é cristianismo e sim fundamentalismo cristão, uma vertente menor e minoritária em todos os sentidos.

Se o cristianismo pudesse ser resumido em duas passagens bíblicas, eu selecionaria estas:

Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?
Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!*
Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Mateus 12:28-31

João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
...
João 1:14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós,...

Estes são pontos fundamentais do cristianismo diante dos quais questões como quantos metros as águas do dilúvio cobriram a terra são questões secundárias, passíveis de interpretação simbólica.

O fato é que toda vez que O Livro dos Espíritos cita o termo "BEM", se fundamenta no conceito cristão de BEM, que é definido por estas duas passagens essencialmente.

Como o espiritismo não pode se sustentar sem o conceito de Bem e depende do cristianismo para definir este conceito, então o espiritismo não se sustenta sem o cristianismo.

Ainda não estou de acordo, caro índio.
Jesus pode ter resumido os mandamentos fundamentais de forma clara e precisa, tal como Newton fez os enunciados de leis físicas. Porque Jesus disse aquilo, não quer dizer que já não existisse o conceito de uma forma difusa. Confúcio também disse algo parecido: _ Comporte-se para com os outros da mesma forma que gostaria que se comportassem contigo.

Fazemos uma distinção entre CRISTIANISMO e DOUTRINA DO CRISTO. Um não é igual ao outro. O primeiro é todo um processo que resultou num amontoado de elucubrações teológicas, encampadas de início pela Igreja Católica e depois pelas suas filhotas protestantes. E essas elucubrações acabaram enfim tendo mais importância até que a primeira passagem que citou; taí o comportamento dessas igrejas ao longo da história que não me deixa mentir. A doutrina do Cristo é como a primeira passagem que você citou e mais outras parecidas, que compuseram o que Kardec aproveitou como leis morais. Como a participação delas é minoritária, quase figurativa no Cristianismo como se pode verificar ontem e hoje (religião é veneno, viu?) então mesmo sem Cristianismo, o Espiritismo irá muito bem, obrigado.

Já com relação à segunda passagem, que esta sim é fundamental para as elucubrações teológicas do Cristianismo, tenho lá as minhas dúvidas. Parece-me ter sido fabricada durante o processo que resultou no endeusamento de Jesus. Já que Jesus NÃO É DEUS para o Espiritismo, então mais uma vez há divergência portanto entre este e o Cristianismo.

É isso.

betossantana
Contato:

Botanico escreveu:Se quando a Ciência descobriu que aquelas verdades não eram assim tão verdadeiras e aí então surgiram outras correntes cristãs que reciclaram as interpretações ou mesmo correntes antigas "se modernizaram", então temos um problema: no que é que eu posso confiar que esteja corretamente dito e/ou interpretado nesse texto bíblico?
Essa é a vantagem do Espiritismo: DESDE O INÍCIO nossa fonte de informação foi posta EM QUESTIONAMENTO. Os espíritos são seres FALÍVEIS e daí suas informações, idéias ou conceitos podem estar errados. E Kardec então entendeu que a fonte de informação que levou à composição do texto bíblico nada mais era do que espíritos, também igualmente falíveis, mas que se diziam Deus para que suas mensagens fossem acatadas sem discussão.
Mas qual corrente cristã estará disposta a tirar Deus da autoria do texto bíblico? Se fizer isso, acabou o Cristianismo...

Tudo um monte de enrolação, você mesmo não está disposto a tirar a autoria do Livro dos Espíritos dos próprios espíritos, você é igual a qualquer cristão com sua bosta de fé idiota.
Editado pela última vez por betossantana em 28 Nov 2007, 22:51, em um total de 1 vez.

betossantana
Contato:

Botanico escreveu:Podemos fazer qualquer deus mau, mas só que um deus INFINITAMENTE bom e INFINITAMENTE mau ao mesmo tempo só você (e os cristãos e assemelhados) conseguem fazer.

Deus pode tudo, pode ser infinitamente bom e infinitamente mau. Além disso, só sua fé xexelenta no Livro dos Espíritos é que faz você concluir que o que está escrito ali são verdades, Deus ser bom pode ser simplesmente invenção de Kardec ou até uma mentira dos espíritos.

Botanico escreveu:No Espiritismo tal deus seria muito ilógico e irracional.

Grande coisa, o espiritismo é ilógico e irracional.

Botanico

Mensagem por Botanico »

betossantana escreveu:
Botanico escreveu:Se quando a Ciência descobriu que aquelas verdades não eram assim tão verdadeiras e aí então surgiram outras correntes cristãs que reciclaram as interpretações ou mesmo correntes antigas "se modernizaram", então temos um problema: no que é que eu posso confiar que esteja corretamente dito e/ou interpretado nesse texto bíblico?

Tudo um monte de enrolação, você mesmo não está disposto a tirar a autoria do Livro dos Espíritos dos próprios espíritos, você é igual a qualquer cristão com sua bosta de fé idiota.

Bem, não me lembro de ter dito alguma vez que o Livro dos Espíritos fosse obra EXCLUSIVA dos espíritos. Kardec também deu o seu pitaco e seus comentários... Se dizer que é uma bosta de fé idiota foi tudo o que lhe restou de argumento, então você perdeu essa discussão. Mais uma no seu pobre currículo.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Botanico escreveu:Podemos fazer qualquer deus mau, mas só que um deus INFINITAMENTE bom e INFINITAMENTE mau ao mesmo tempo só você (e os cristãos e assemelhados) conseguem fazer.

betossantana escreveu:Deus pode tudo, pode ser infinitamente bom e infinitamente mau. Além disso, só sua fé xexelenta no Livro dos Espíritos é que faz você concluir que o que está escrito ali são verdades, Deus ser bom pode ser simplesmente invenção de Kardec ou até uma mentira dos espíritos.

Ih! Seu Santa Anna!
Não sei qual é a sua ocupação, mas fique restrito a ela: seus conhecimentos humanísticos estão mais pra baixo do que cu de cachorro sentado. Deus bom já existia muito antes de Kardec ter pensado em nascer. Lá em algum lugar da Bíblia diz para sermos santos, pois o Senhor é santo... Bem, tá certo que o critério de santidade é feito de elástico, sendo esticado ou encolhido para caber em cada nível de santidade...

Quanto a ser verdades por conta de fé... Bem, eu gostaria de uma análise mais séria, que apontasse as falhas, os erros de lógica, contradições, incoerências... Mas acho que você, por motivos óbvios, não está habilitado a me fornecer isso. Você é mais inferior em qualidade ainda do que padres e pastores que já se meteram a essa tarefa. Eles ainda apresentam alguma coisa... que não se sustenta minimamente. Você só faz proclamações enfáticas. Mais nada.

Botanico escreveu:No Espiritismo tal deus seria muito ilógico e irracional.

betossantana escreveu:Grande coisa, o espiritismo é ilógico e irracional.

Bem, como já tenho dito há tempos: Gosto não se discute: lamenta-se.

betossantana
Contato:

Botanico escreveu:Bem, não me lembro de ter dito alguma vez que o Livro dos Espíritos fosse obra EXCLUSIVA dos espíritos. Kardec também deu o seu pitaco e seus comentários... Se dizer que é uma bosta de fé idiota foi tudo o que lhe restou de argumento, então você perdeu essa discussão. Mais uma no seu pobre currículo.

É uma bosta de fé idiota acreditar que aquele CU de livro maçante e sem pé nem cabeça tem texto de algum espírito, que dirá evoluído.

betossantana
Contato:

Botanico escreveu:Quanto a ser verdades por conta de fé... Bem, eu gostaria de uma análise mais séria, que apontasse as falhas, os erros de lógica, contradições, incoerências...

A fé na veracidade da autoria espiritual do livro é um pressuposto pra qualquer análise dessas, a não ser que você acha que tudo que está ali escrito têm exatamente o mesmo valor se foi simplesmente vomitado pela megalomania de Kardec.

Botanico escreveu:Você é mais inferior em qualidade ainda do que padres e pastores que já se meteram a essa tarefa. Eles ainda apresentam alguma coisa... que não se sustenta minimamente. Você só faz proclamações enfáticas. Mais nada.

Você não ACHA REALMENTE que vale qualquer esforço além desse, acha, Botanico? Francamente.

Trancado