O sentido da vida

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

m[i]g escreveu:eu tento perceber o absurdo da vida mas não consigo. Devo ter um defeito neurológico :emoticon7:

A vida seria absurda se tivéssemos que encontrar um sentido para ela exterior a nós, mas ela não tem sentido.
Cada um que lhe dê o sentido que lhe agradar e siga em frente.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Re.: O sentido da vida

Mensagem por Fernando Silva »

Edson Jr escreveu:Afinal, não existem ateus ressentidos que vivem, de certa forma, em função de uma implícita ou explícita raiva dos crentes?!

Tenho raiva de mim mesmo por ter demorado tanto a descobrir que estava sendo enganado, mas não tenho raiva de quem me enganou porque tinham as melhores intenções.

zencem

Mensagem por zencem »

Fernando Silva escreveu:
Edson Jr escreveu:Afinal, não existem ateus ressentidos que vivem, de certa forma, em função de uma implícita ou explícita raiva dos crentes?!

Tenho raiva de mim mesmo por ter demorado tanto a descobrir que estava sendo enganado, mas não tenho raiva de quem me enganou porque tinham as melhores intenções.

É!

Podemos caracterizá-los, apenas, como vítimas da própria presunção.

Digo mais, Fernando, não podemos condená-los, sem estender essa punição à nossos páis, que tanto nos amavam e desejavam o nosso bem.

Irrita-nos as suas surdez e cegueira, mas nos compadecemos diante das suas inabilidades, para recuperar os sentidos da razão.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Pug!

Mensagem por Pug! »

O mais fácil é ser teísta ou ateu...coitado daquele que vive no conflito permanente, na recusa de assumir uma posição.

A maioria das pessoas encontra uma forma de dar sentido à sua vida através de um "projecto de vida". Apegam-se às pequenas coisas do quotidiano.
De novo, coitado daquele que não tiver objectivo algum definido.

Um ser alienado do mundo social, sem entendimento de si mesmo, procurando resposta à sua existência...Motivos para existir...Que fazer do tempo que lhe foi atribuído?
Existirá pior desespero que descobrir que não se "vive"
Este individuo será um covarde, apesar de sua imobilidade o fazer sofrer, recusa-se a agir e enfrentar o mundo desconhecido. Como poderá encontrar o sentido da vida se pelo menos não tiver decidido a viver e aprender com a mesma...

Felicidade está ligada a coragem, não existe fórmula para ser feliz, a felicidade vive-se a cada instante, a cada momento, isto implica disponibilidade e alma de um guerreiro...

:emoticon8:
Imagem

Jeanioz

Re.: O sentido da vida

Mensagem por Jeanioz »

O sentido da vida é preencher planilhas Excel. :emoticon26:

Desafio alguém a dizer o contrário!!! :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Amenemés

Mensagem por Amenemés »

Pug! escreveu:O mais fácil é ser teísta ou ateu...coitado daquele que vive no conflito permanente, na recusa de assumir uma posição.

A maioria das pessoas encontra uma forma de dar sentido à sua vida através de um "projecto de vida". Apegam-se às pequenas coisas do quotidiano.
De novo, coitado daquele que não tiver objectivo algum definido.

Um ser alienado do mundo social, sem entendimento de si mesmo, procurando resposta à sua existência...Motivos para existir...Que fazer do tempo que lhe foi atribuído?
Existirá pior desespero que descobrir que não se "vive"
Este individuo será um covarde, apesar de sua imobilidade o fazer sofrer, recusa-se a agir e enfrentar o mundo desconhecido. Como poderá encontrar o sentido da vida se pelo menos não tiver decidido a viver e aprender com a mesma...

Felicidade está ligada a coragem, não existe fórmula para ser feliz, a felicidade vive-se a cada instante, a cada momento, isto implica disponibilidade e alma de um guerreiro...

Não faz a mínima diferença, mesmo para um agnóstico. Tenho cá para mim que o simples fato de viver é extremamente recompensador e um sentido para vida. É um fim em sí mesmo.

zencem

Mensagem por zencem »

Pug! escreveu:O mais fácil é ser teísta ou ateu...coitado daquele que vive no conflito permanente, na recusa de assumir uma posição.

Este coitado que vive no conflito permanente é o tal do EU, o parasita cheio de culturas de competição, cheio de medos e ansiedades, de ser o tal, ...de desejos de segurança.

Basicamente, sua existência é ilusória e efêmera, extravasando a sua condição de arquivo, que seria a sua única utilidade real.

Nós podemos conviver com ele, sem que ele continue a se apropriar de atribuições que não é dele, e prestando um serviço passivo, tão útil para a razão e o desabrochar da inteligência.

São manchas que pululam em frente da nossa visão, ou ruidos que nos impedem de ouvir a sinfonia dos arredores.

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Fernando Silva escreveu:

Olá Fernando!

Não acho que você tenha sido culpado por ter sido cristão. Assim como acho que também não fui culpado por ter sido cristão.

É claro que em alguns momentos fico pensando: "Como fui tão idiota!"

Fernando, repare que nós, seres humanos, temos uma grande dificuldade em perdoar os outros, quando não perdoamos a si mesmos.

Se me considero um idiota por ter sido cristão, como não considerarei idiota quem hoje é um cristão?

Se possuo rancor por ter sido cristão, não guardaria um oculto rancor por aqueles que são cristãos?

Por isso que acho que para que um não-crente ser verdadeiramente livre e usufruir uma vida mais plena, se faz necessário o esquecimento, a inocência e um novo começo, com alegria, boa-vontade e paixão.

Tivemos a força e a coragem de um leão ao nos despreendermos das amarras religiosas. Essa coragem nos abriu o caminho de nossa liberdade. Agora, precisamos abandonar o leão e, como uma criança, experienciarmos um novo recomeço, no caminho da liberdade, sem ressentimentos ou mágoas e, sim, com vontade e alegria.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Olá Pug!

Isso dependeria muito da forma como nós vemos o conflito. O conflito, no meu entendimento, por mais doloroso que possa ser, é essencialmente bom. É justamente o enfrentamento de nossos conflitos que abre a porta para um novo entendimento, um novo conhecimento, uma maior sabedoria.

Não vejo sabedoria em buscar uma posição por medo de enfrentar nossos conflitos. Inicialmente podemos até ter um conforto, mas os conflitos ainda não foram resolvidos e, evitados, continuarão crescendo por debaixo da superfície.

Talvez você encare a dúvida com algo trágico, não!? Mas Pug, a dúvida pode ser vista como uma coisa boa e até mesmo desejável, pois ela sempre deixará as portas abertas para um novo conhecimento e saber, não permitindo o fechamento de muitas outras possibilidades em função de apenas uma única.

Não seria entediante admitirmos, em função do medo ao enfrentarmos nossas dúvidas e conflitos, uma única possibilidade, uma única e inflexível posição, sem curtir ou contemplar as inúmeras outras formas de se enxergar a vida?!
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Pug!

Mensagem por Pug! »

Imagem

Imagem

É péssimo viver a dúvida como se fosse verdade.

O melhor é ser fiel a si mesmo.
Imagem

zencem

Mensagem por zencem »

Pug! escreveu:Imagem

Imagem

É péssimo viver a dúvida como se fosse verdade.

O melhor é ser fiel a si mesmo.

A dúvida não é para se viver.

A realidade é o que se vive e a dúvida deve ser, apenas, a ferramenta que usamos, para não nos enganarmos com as realidades, contidas em nossas ilusões.

Pug!

Mensagem por Pug! »

Zencem, Edson,

Decidi extirpar a dúvida da vivência, concordo que esta deve ser a ferramenta...
Imagem

zencem

Mensagem por zencem »

Pug! escreveu:Zencem, Edson,

Decidi extirpar a dúvida da vivência, concordo que esta deve ser a ferramenta...

É isso aí, PUG!

A dúvida não pode se transformar num instrumento de tortura e sim numa ferramenta da razão.

:emoticon257: :emoticon45:

O ENCOSTO
Contato:

Re: O sentido da vida

Mensagem por O ENCOSTO »

Pug! escreveu:Sem Deus a vida parece um absurdo, sem qualquer importância.

Quando nos deparamos com a indiferença com o que universo nos trata podemos vivenciar uma experiência aniquiladora.

A vida com Deus pode aliviar o peso destas preocupações, felizes os que encontram deste modo seu destino. O que resta aos não crentes?

Ser ateu é à priori um acto de comodismo, livre para agir segundo sua consciência. Por outro lado implica uma disponibilidade corajosa para enfrentar a insignificância do ser humano e sua consequente mortalidade.

Deveremos aceitar tal Sísifo o eterno trabalho de subir a pedra pelo monte para esta voltar a cair....

Imagem

Mesmo com a existencia de Deus, qual seria o sentido da vida?

Servi-lo eternamente?

Aceitando a existencia de um deus, a pergunta continua. Ao menos na cabeça de quem pensa.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

A única certeza de que temos é que um dia embarcaremos na cidade dos pé-junto; dobrar o cabo da boa-esperança, abotoar o paletó de madeira, etc. Então, a melhor coisa que podemos fazer é usar daquela antiga frase: "Viver o momento como se fosse o ultimo dia, pois com certeza, ele chegará.
Imagem

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Servi-lo eternamente?

Aceitando a existencia de um deus, a pergunta continua. Ao menos na cabeça de quem pensa.

Quer "sentido" para a existência humana melhor que esse ?
Pelo menos servir de acordo com o que dizem pessoas que se auto proclamam porta vozes de "deus"...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Lúcifer escreveu:A única certeza de que temos é que um dia embarcaremos na cidade dos pé-junto; dobrar o cabo da boa-esperança, abotoar o paletó de madeira, etc. Então, a melhor coisa que podemos fazer é usar daquela antiga frase: "Viver o momento como se fosse o ultimo dia, pois com certeza, ele chegará.

Esqueceu do "Comer capim pela raiz".

:emoticon16: :emoticon16:
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

O ENCOSTO escreveu:Mesmo com a existencia de Deus, qual seria o sentido da vida?

Servi-lo eternamente?

Sim. O destino da humanidade é sermos escravos de Deus para sempre, em troca de proteção divina!!!!!

Porém, com o maldito materialismo promovido pelos burgueses interesseiros, foram criados os tais "direitos humanos", que nada mais são do que uma deturpação causada pelo laicismo fanático que ousam intervir até mesmo no sentido da vida imposto pelo próprio Deus!!!!!

Nós temos que nos livrar dessa arrogância ateísta modernista e voltarmos a ser humildes servos do Altíssimo!!!!!!
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Jeanioz escreveu:O sentido da vida é preencher planilhas Excel. :emoticon26:

Desafio alguém a dizer o contrário!!! :emoticon12:

A vida fazia mais sentido quando eu usava um PC XT, navegando por meio de linhas de comando DOS, a uma velocidade de 3,5mhz, salvando em HD de 40Mbs ou disquetes flexíveis de 5,25 Pol., junto com um maravilhoso monitor de fósforo verde.
Ah! Aquilo sim parecia dar sentido à minha vida. :emoticon12:
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

zencem escreveu:
Pug! escreveu:Zencem, Edson,

É isso aí, PUG!

A dúvida não pode se transformar num instrumento de tortura e sim numa ferramenta da razão.

:emoticon257: :emoticon45:

Acho que PUG está passando por um momento difícil, onde a dúvida atingiu uma dimensão difícil de ser suportada.

Em razão disso parece optar por eliminar ou exterminar a dúvida. E isso só pode ser feito mediante uma certeza inflexível que a neutralize.

Não acho que isso seja uma boa idéia.

O mais saudável, no meu entender, seria o enfrentamento corajoso e sincero das próprias dúvidas. Talvez PUG seja vítima de uma formação onde foi ensinado a ver a dúvida como algo ruim e mal. Imagino que é nesta concepção que reside o conflito de PUG.

É apenas um palpite...

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

zencem escreveu:A dúvida não é para se viver.

A realidade é o que se vive e a dúvida deve ser, apenas, a ferramenta que usamos, para não nos enganarmos com as realidades, contidas em nossas ilusões.

Orlando!

Neste caso, a dúvida pode ser considerada uma coisa boa e não razão para tanto sofrimento.

E ao que me parece, PUG enxerga a dúvida como uma coisa ruim. Em função disso está querendo eliminá-la.

Não acho isso nada bom...

zencem

Mensagem por zencem »

Edson Jr escreveu:

Orlando!

Neste caso, a dúvida pode ser considerada uma coisa boa e não razão para tanto sofrimento.

E ao que me parece, PUG enxerga a dúvida como uma coisa ruim. Em função disso está querendo eliminá-la.

Dá-lhe Edson!

O que é importante é que o PUG, um defensor intransigente de opiniões decorrentes de sua cultura, começou a sentir uns clarões passando pelas frestas de seu condicionamento.

Isso balançou a estrutura em que ele mantinha as suas "certezas".

Isso gera tremenda dúvida, por isso, expõe tais hesitações.

Mas ele é uma pessoa pura que, atualmente, se sente mais participante e responsável com os problemas humanos.

E é a busca de soluções que o mantém nesta direção, apesar das dúvidas e dos conflitos.

É um terreno de muito questionamento, de muitas agruras, de muitos desafios e enfrentamento e a insegurança é natural.

Mas ele chegará lá, e sua sabedoria há de ser a luz que servirá a outros humanos, sem que precise de uma doutrina obscurantista, causa de mais confusões e falta de lucidez.

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

zencem escreveu:
Edson Jr escreveu:

Orlando!

Dá-lhe Edson!

O que é importante é que o PUG, um defensor intransigente de opiniões decorrentes de sua cultura, começou a sentir uns clarões passando pelas frestas de seu condicionamento.

Isso balançou a estrutura em que ele mantinha as suas "certezas".

Isso gera tremenda dúvida, por isso, expõe tais hesitações.

Mas ele é uma pessoa pura que, atualmente, se sente mais participante e responsável com os problemas humanos.

E é a busca de soluções que o mantém nesta direção, apesar das dúvidas e dos conflitos.

É um terreno de muito questionamento, de muitas agruras, de muitos desafios e enfrentamento e a insegurança é natural.

Mas ele chegará lá, e sua sabedoria há de ser a luz que servirá a outros humanos, sem que precise de uma doutrina obscurantista, causa de mais confusões e falta de lucidez.

Orlando;

Essa situação que PUG está passando é muitíssimo similar a que já passei, um pouco antes de dar os primeiros passos aqui no Religião é Veneno.

É um momento bastante difícil e doloroso. Pelo menos foi para mim. É como se toda a estrutura interna se desmoronasse. Tive inclusive ataques de pânico na época. Foi terrível. Espero que nessa processo de reconstrução PUG não nutra mágoas do passado. Eliminar o ressentimento foi, para mim, o mais difícil. A sensação de ter sido enganado e manipulado por outros é muito ruim. Ficava muito puto, mas com o tempo passou e encaro tudo isso como um bom aprendizado.

Sucessos para PUG!

Abração, amigo Orlando!

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

O ENCOSTO escreveu:

Quando nos deparamos com a indiferença com o que universo nos trata podemos vivenciar uma experiência aniquiladora.

A vida com Deus pode aliviar o peso destas preocupações, felizes os que encontram deste modo seu destino. O que resta aos não crentes?

Ser ateu é à priori um acto de comodismo, livre para agir segundo sua consciência. Por outro lado implica uma disponibilidade corajosa para enfrentar a insignificância do ser humano e sua consequente mortalidade.

Deveremos aceitar tal Sísifo o eterno trabalho de subir a pedra pelo monte para esta voltar a cair....

Imagem

Servi-lo eternamente?

Eu preferiria servir a mim mesma do que a um deus.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

zencem

Mensagem por zencem »

Anna escreveu:
O ENCOSTO escreveu:

Imagem

Servi-lo eternamente?

Eu preferiria servir a mim mesma do que a um deus.

Exato Aninha! Isto, no meu entender, é a essência da vida. :emoticon4:

Trancado