"ESPIRITISMO, A MAIOR SABOTAGEM DA VERDADE"
Re.: "ESPIRITISMO, A MAIOR SABOTAGEM DA VERDADE"
elocobroções. gosto da palavra
Re: Re.: "ESPIRITISMO, A MAIOR SABOTAGEM DA VERDADE&
betossantana escreveu:Botanico escreveu:Bem, não me lembro de ter dito alguma vez que o Livro dos Espíritos fosse obra EXCLUSIVA dos espíritos. Kardec também deu o seu pitaco e seus comentários... Se dizer que é uma bosta de fé idiota foi tudo o que lhe restou de argumento, então você perdeu essa discussão. Mais uma no seu pobre currículo.
É uma bosta de fé idiota acreditar que aquele CU de livro maçante e sem pé nem cabeça tem texto de algum espírito, que dirá evoluído.
Gosto não se discute: lamenta-se.
Botanico escreveu:Quanto a ser verdades por conta de fé... Bem, eu gostaria de uma análise mais séria, que apontasse as falhas, os erros de lógica, contradições, incoerências...
betossantana escreveu:A fé na veracidade da autoria espiritual do livro é um pressuposto pra qualquer análise dessas, a não ser que você acha que tudo que está ali escrito têm exatamente o mesmo valor se foi simplesmente vomitado pela megalomania de Kardec.
É esse o seu problema? Atribuir-se respostas aos espíritos? Bem, aqui é questão de referência: como há respostas a outras situações que não o Livro dos Espíritos e aos quais só podemos dizer que vieram de espíritos (a alternativa é o inconsciente quevediano ou a tal força psi _ ambos com poder de saber o Mundo e o Fundo, mas só sobre a vida de algum defunto específico...). Assim então, por inferência, achamos que as respostas do LE PODEM ter sido dadas por espíritos também. Seria bom se você questionasse então o conteúdo das respostas no que é fundamental para a Doutrina Espírita (esqueça a perfumaria)... Pena que isso parece algo muito acima de sua capacidade.
Botanico escreveu:Você é mais inferior em qualidade ainda do que padres e pastores que já se meteram a essa tarefa. Eles ainda apresentam alguma coisa... que não se sustenta minimamente. Você só faz proclamações enfáticas. Mais nada.
betossantana escreveu:Você não ACHA REALMENTE que vale qualquer esforço além desse, acha, Botanico? Francamente.
Bem, este é um fórum de discussão. Só poderia discutir argumentos, raciocínios, arrazoados... Mas gosto? É o que eu digo: Gosto não se discute, lamenta-se.
- betossantana
- Contato:
Re: Re.: "ESPIRITISMO, A MAIOR SABOTAGEM DA VERDADE&quo
m[i]g escreveu:elocobroções. gosto da palavra
EloCUbrações, e também gosto muito (sem duplos sentidos idiotas, dãããããã).
É um problema espiritual, chupe pau!
- betossantana
- Contato:
Botanico escreveu:como há respostas a outras situações que não o Livro dos Espíritos e aos quais só podemos dizer que vieram de espíritos (a alternativa é o inconsciente quevediano ou a tal força psi _ ambos com poder de saber o Mundo e o Fundo, mas só sobre a vida de algum defunto específico...).
É uma ótima alternativa.
Botanico escreveu:Assim então, por inferência, achamos que as respostas do LE PODEM ter sido dadas por espíritos também.
Uma coisa que PODE não justifica uma fé ABSOLUTA como a sua. Ui, desculpe, este é o mundo em que vivemos.
Botanico escreveu:Bem, este é um fórum de discussão. Só poderia discutir argumentos, raciocínios, arrazoados... Mas gosto? É o que eu digo: Gosto não se discute, lamenta-se.
Eu não acho que você argumente, raciocine ou arrazoe. Você fala é um monte de lenga-lenga.
Botanico escreveu:como há respostas a outras situações que não o Livro dos Espíritos e aos quais só podemos dizer que vieram de espíritos (a alternativa é o inconsciente quevediano ou a tal força psi _ ambos com poder de saber o Mundo e o Fundo, mas só sobre a vida de algum defunto específico...).
betossantana escreveu:É uma ótima alternativa.
Experimente apresentá-las e discuti-las com a comunidade cética e veja a receptividade...
Botanico escreveu:Assim então, por inferência, achamos que as respostas do LE PODEM ter sido dadas por espíritos também.
betossantana escreveu:Uma coisa que PODE não justifica uma fé ABSOLUTA como a sua. Ui, desculpe, este é o mundo em que vivemos.
Se estou dizendo que a coisa PODE ser, de onde concluiu pela FÉ ABSOLUTA? Fé absoluta têm os cristãos, quando dizem que a Bíblia é EXATA E INFALÍVEL, ABSOLUTAMENTE VERDADEIRA SOBRE TUDO O QUANTO SE MANIFESTA. Se admito que há erros no Livro dos Espíritos e que pontos dele mereceriam reparos, então é VOCÊ que não lê direito e não sabe argumentar e quer me enquadrar entre os cristãos para conseguir algum ponto de apoio. Não deu.
Botanico escreveu:Bem, este é um fórum de discussão. Só poderia discutir argumentos, raciocínios, arrazoados... Mas gosto? É o que eu digo: Gosto não se discute, lamenta-se.
betossantana escreveu:Eu não acho que você argumente, raciocine ou arrazoe. Você fala é um monte de lenga-lenga.
Eu danço conforme a música, meu caro. Se você, Santa Anna, é um lenga-lenga que só manifesta os seus gostos e quer que eu argumente, está pedindo demais. Se você diz que o Espiritismo é uma seitazinha de bosta, o que posso dizer? Só o que tenho dito: gosto não se discute, lamenta-se.
- betossantana
- Contato:
Botanico escreveu:Se estou dizendo que a coisa PODE ser, de onde concluiu pela FÉ ABSOLUTA? Fé absoluta têm os cristãos, quando dizem que a Bíblia é EXATA E INFALÍVEL, ABSOLUTAMENTE VERDADEIRA SOBRE TUDO O QUANTO SE MANIFESTA. Se admito que há erros no Livro dos Espíritos e que pontos dele mereceriam reparos, então é VOCÊ que não lê direito e não sabe argumentar e quer me enquadrar entre os cristãos para conseguir algum ponto de apoio. Não deu.
Sua fé absoluta é no fato desse cocô de livro ter sido escrito por espíritos e não inventado por Kardec, você sabe muito bem. A origem espiritual dele é pra você tão infalível e absolutamente verdadeira quanto a crença cristã, sua cabecinha não comporta a sugestão de que Kardec é simplesmente um ficcionista ruim, não um compilador de textos ditados por fantasmas. Você é um fanático.
Botanico escreveu:Se estou dizendo que a coisa PODE ser, de onde concluiu pela FÉ ABSOLUTA? Fé absoluta têm os cristãos, quando dizem que a Bíblia é EXATA E INFALÍVEL, ABSOLUTAMENTE VERDADEIRA SOBRE TUDO O QUANTO SE MANIFESTA. Se admito que há erros no Livro dos Espíritos e que pontos dele mereceriam reparos, então é VOCÊ que não lê direito e não sabe argumentar e quer me enquadrar entre os cristãos para conseguir algum ponto de apoio. Não deu.
betossantana escreveu:Sua fé absoluta é no fato desse cocô de livro ter sido escrito por espíritos e não inventado por Kardec, você sabe muito bem. A origem espiritual dele é pra você tão infalível e absolutamente verdadeira quanto a crença cristã, sua cabecinha não comporta a sugestão de que Kardec é simplesmente um ficcionista ruim, não um compilador de textos ditados por fantasmas. Você é um fanático.
Bem, conforme já disse, o seu problema é de gosto. Se não gostou do Livro dos Espíritos, você tem todo esse direito. Eu pessoalmente não tenho prova alguma de que as respostas ali colocadas tivessem de fato sido obtidas de espíritos. Elas o foram de médiuns, sendo as mais freqüentes três pré-adolescentes, mas houve outros também.
Provas (que podem não ser provas para você) sobre manifestações espirituais eu as vejo em outros lugares e aí, por inferência, suponho que o LE tenha sido composto em parte por espíritos. Veja lá o Chico Xavier com as psicografias de espíritos de literatos falecidos. O Quevedo reúne algumas OPINIÕES de literatos vivos (nenhum assim de grande projeção) que lhe são desabonadoras, mas NÃO APRESENTA NENHUM PARECER OBTIDO DE ESTUDOS SÉRIOS, EXAUSTIVOS E BEM FEITOS. Um que parecia que vinha trazer alguma coisa, o Osório Borba, que anunciava já ter quase pronto todo um livro onde demonstrava ser tudo pastiche o que Chico fazia, deu xabu: o tal livro jamais foi publicado. Uma pena.
Quanto ao "cocô de livro" como você diz, noto que você só se limita a manifestar sua aversão, sem entrar nos méritos religiosos ou filosóficos dele para justificar essa aversão. Sendo assim só posso finalizar como de costume:
GOSTO NÃO SE DISCUTE: LAMENTA-SE.
- betossantana
- Contato:
Re.: "ESPIRITISMO, A MAIOR SABOTAGEM DA VERDADE"
Botanico escreveu:Eu pessoalmente não tenho prova alguma de que as respostas ali colocadas tivessem de fato sido obtidas de espíritos. Elas o foram de médiuns, sendo as mais freqüentes três pré-adolescentes, mas houve outros também.
E QUAL é a diferença?

Botanico escreveu:Veja lá o Chico Xavier com as psicografias de espíritos de literatos falecidos. O Quevedo reúne algumas OPINIÕES de literatos vivos (nenhum assim de grande projeção) que lhe são desabonadoras, mas NÃO APRESENTA NENHUM PARECER OBTIDO DE ESTUDOS SÉRIOS, EXAUSTIVOS E BEM FEITOS.
São os baba-ovo de Xavier que têm que apresentar parecer obtido de estudos sérios, exaustivos e bem-feitos, mas pensando bem qualquer parecer nesse sentido pode simplesmente chegar à conclusão de que ele era um ótimo emulador literário, o que afinal é um talento mesmo.
Botanico escreveu:GOSTO NÃO SE DISCUTE: LAMENTA-SE.
Desencarne.
- King In Crimson
Não seria elucubrações?betossantana escreveu:m[i]g escreveu:elocobroções. gosto da palavra
EloCUbrações, e também gosto muito (sem duplos sentidos idiotas, dãããããã).
Re: Re.: "ESPIRITISMO, A MAIOR SABOTAGEM DA VERDADE&quo
Botanico escreveu:Eu pessoalmente não tenho prova alguma de que as respostas ali colocadas tivessem de fato sido obtidas de espíritos. Elas o foram de médiuns, sendo as mais freqüentes três pré-adolescentes, mas houve outros também.
betossantana escreveu:E QUAL é a diferença?![]()
Caso você estudasse o assunto, talvez soubesse... se houver espaço na sua cabeça para alguma coisa.
Botanico escreveu:Veja lá o Chico Xavier com as psicografias de espíritos de literatos falecidos. O Quevedo reúne algumas OPINIÕES de literatos vivos (nenhum assim de grande projeção) que lhe são desabonadoras, mas NÃO APRESENTA NENHUM PARECER OBTIDO DE ESTUDOS SÉRIOS, EXAUSTIVOS E BEM FEITOS.
betossantana escreveu:São os baba-ovo de Xavier que têm que apresentar parecer obtido de estudos sérios, exaustivos e bem-feitos, mas pensando bem qualquer parecer nesse sentido pode simplesmente chegar à conclusão de que ele era um ótimo emulador literário, o que afinal é um talento mesmo.
Lembra do Quevede? O tal que dizia: "Fulano? Um espírita! Ah! Vamos estudar sério, gente?" Ora, se espíritas fizerem estudos sérios e bem feitos a respeito e concluírem pela positiva, valerá alguma coisa para você e para os outros céticos? Afinal não são vocês céticos que aceitam QUALQUER tolice, desde que salve a vossa fé cética?
Tente contatar a família de Osório Borba e ver se ainda existem os manuscritos do livro que ele pretendia publicar, provando os pastiches do Chico, coisa que o Quevedo deveria ter feito, mas não fez. Só que não sei o seu nível intelectual bastaria para julgar se Borba estava certo ou errado. Por ele ter desistido de publicar o livro já quase pronto vai ver que sua tese centrava-se toda num poema de Augusto dos Anjos onde ele pensava uma coisa e Herculano Pires o convenceu do contrário...
Botanico escreveu:GOSTO NÃO SE DISCUTE: LAMENTA-SE.
betossantana escreveu:Desencarne.
E perder a chance de ver você chupar lixo?