Let me think for a while escreveu:Se eu gostasse de alguém como Marx, procuraria pensar melhor em gostar de alguém como Popper, que critica Marx até o talo. Mas, como existem pessoas que dividem seus cérebros para seguirem em seus afazeres de pesquisador científico ao mesmo tempo em que cultivam as crenças a-científicas adquiridas culturalmente por suas famílias, assim também existem aqueles que gostam de A e B, mesmo B sendo grande crítico de A. Fazer o quê... cada cabeça uma sentença.
Let, Popper crítica o totalirismo, não especificamente Marx. A Crítica recai sobre Hegel, Platão e outros também. Popper avaliza o diagnóstico Marxista da exploração do mercado. Fala até que Marx é irrefutável. Esse diagnóstico de exploração é o que justifica os atuais planejamentos econômicos.
Há vários marxismos espalhados por aí. O de Lênin, o de Rosa Luxemburgo entre outros. Eu particularmente gosto dos cometários de Raymond Aron.
Se você ainda duvida que o mercado é falho. Veja as Dívidas internas dos Estados Burgueses....
Popper pede um pouco de "liberdade Política". Ele é contrário ao stalinismo e suas vertentes totalitárias.
Eu já postei aqui que Stalin traiu a Revolução. Esta pretendia diminuir os Status Quo. Com os nazistas às portas, o Georgiano mandou a Filosofia às favas e assumiu o controle total do Estado, como o Czar. Stalin disse a sua mãe, quando a reencontrou, após longos anos: "Sou algo parecido com o antigo czar." E dispensou-a sem mais nem menos.
Todos os outos Estados tiveram que adotar esse modelo por força do comando Stalinista (e seu Exemplo, e sua forte personalidade),e, na minha opinião, para represar a influência dos Estado Imperialistas. Os EUA , para piorar, financiaram os movimentos CONTRA- revolucionários. Causaram mais mortes.
Pode procurar no Goggle.. Popper não era liberal. Verei algumas citações de livros....
“A classe capitalista fornece continuamente à classe operária letras de câmbio por uma parte do produto fornecida pela segunda, mas encampada pela primeira. Mas o operário continua a devolvê-la à classe capitalista, retirando a parte que lhe toca por seu próprio produto. A forma mercadoria do produto e a forma dinheiro da mercadoria dissimulam essas relações.”
O Capital – edição resumida - Karl Marx e Julian Borchardt - 7ª edição – pág.139