Najma: Não me considero tão radical assim. Mas se me pedirem para comparar quem está mais apto a sobrevivência no mundo, eu indicaria uma fêmea de qualquer espécie que tenha que dar a luz à sua prole e cuidar dela até atingir uma determinada idade.
Concordo.Os homens em todas as épocas estâo mais expostos aos perigos e riscos de guerras e embates bélicos e este fato contribuiu para o maior índice de mortalidade e menor índice de longevidade para os homens em relaçâo às mulheres.Mas nâo considero este aspecto como evidência comprobatória de ua superioridade do gênero feminino,somente como uma distinçâo funcional que acarreta consequências distintas.
Quanto aos costumes, eu li certa vez que em algumas culturas de povos do paleolítico e em sociedades onde houve a igualdade entre os sexos depois desse período, isso se deu pela constatação de que todo homem nasce de uma mulher invariavelmente e pelo fato delas cuidarem da prole, garantindo a sobrevivência e a transmissão dos costumes humanos.
Culturas matriarcais existiram em várias culturas,mas penso ser perceptível que o maior contingente de culturas e naçôes pré históricas eram sociedades patriarcais,que exaltavam o vigor e a força masculina.De quaquer forma,a cultura patricarcal,ainda que seja temporalmente posterior,arrumou uma maneira de prevalecer e subjugar a cultura matriarcal ao longo dos séculos.
A desigualdade se deu e dá pelo não entendimento de que tarefas femininas são igualmente importantes, porém de um tipo diferente das masculinas...
Exatamente da mesma forma que eu penso.As atribuiçôes femininas complementam as atribuiçôes masculinas num organizado sistema de interaçâo dinâmica.
Atualmente o que as feministas do mundo reivindicam ainda é a igualdade de condições no ambiente de trabalho mas o mais importante seria reivindicar o reconhecimento das tarefas mais simples, desde ensinar um filho a andar, de educá-lo em conformidade com os costumes do grupo em que vivem até atingirem idade escolar, de prepará-lo para a vida, coisas que vem sendo deixadas de lado em um ambiente de competição entre homens e mulheres.
Muitos casais que se engajam nesta competiçâo irracional por um satus profissional e financeiro mais elevado tem mesmo abandonado seus filhos e prestado uma educaçâo deficiente.
Se esta situaçâo permanecer por um período mais longo se tempo pode definitivamente se estratifcar como tradiçâo comportamental e gerar uma sociedade mais violenta e sem objetivos de vida.
Falando em violência... continuo dizendo que isso é a falta de respeito de um ser humano para outro ser humano, seja ele homem ou mulher. Há mulheres muito violentas, que mutilam seus homens, que destróem a vida deles, assim como existem homens que fazem o mesmo. A diferença é a cultura onde isso acontece e com qual frequência em relação a cada um dos gêneros.
Extato.Mas nâo consta em nenhuma estatística casos de estupro de muheres em homens e os casos de abuso sexual sâo mais recorrentes em homens do que em mulheres.Nâo estou de modo algum dizendo que no homem é essencialmente mais violento que a mulher,mas estou dizendo que a cultura patriarcal pré histórica gerou sequélas difíceis de dissolver.
O que a Xana levanta é interessante: certas religiões do mundo atribuem a origem do mal à mulher e isso incute um certo ódio instintivo nos homens em relação às suas mulheres. No Paquistão, por exemplo, todos os anos mulheres são incendiadas, torturadas, mutiladas e mortas sem que as autoridades tomem partido, simplesmente porque os respectivos maridos estão supostamente seguindo uma "lei" expressa no corão. Foi necessário que algumas vozes se insurgissem, inclusive de uma que foi mutilada pelo próprio marido, a fim de que medidas punitivas fossem tomadas em relação a alguns casos que ocorrem nas cidades. Porém, no meio rural onde as leis demoram a chegar por ali, a mortandade e as atrocidades continuam...
A religiâo(algumas e nâo todas) relamente podem ter influenciado negativamente o comportamento e a postura diante das mulheres.Mas o Cristianismo nâo pode ser acusado disso.Jesus Cristo foi uma grande revolucionário ético-cultural de seu tempo,outorgando privilégios e direitos que eram constantemente renegados as mulheres judias.
Jesus conversava com as mulheres,ensinava às mulheres e as tratava equitativamente.tuso isso era inovaçâo revolucionária para a sua época e cultura.