Intolerância
- Claudio Loredo
- Contato:
Intolerância
Ser tolerante para com os outros é um difícil exercício que devemos praticar. Pois, ao longo de gerações, desde que viviamos em tribos nas selvas africanas, aprendemos a olhar para quem é diferente com sentimentos negativos. Seja essa diferença a cor da pele, a etnia, a religião, a nacionalidade ou até opiniões muito divergentes das nossas. Então ser tolerante é uma luta contra este passado, mas uma luta que vale a pena ser vencida em nome da paz.
Quero aqui falar especificamente sobre intolerâncias em relação a opiniões: visões de mundo e ideiais econômicos e sociais.
Cada um de nós tem uma opinião diferente sobre o que seria o ideal para a convivência social. Isto porque temos experiências de vida diferentes e expectativas diferentes. A partir dai, podemos achar que nossa opinião é a melhor e passar a agredir os outros que não compartilham das mesmas opiniões que as nossas. Afinal, eles estão atrapalhando o futuro ideal que estamos esperando.
Para deixar de ser intolerante, procure se colocar no lugar do outro ao invés de criminalizar o outro que pensa diferente. Procure ver que o pensamento do outro aponta para necessidades que você ainda não observou. Pois nossa existência neste mundo é limitada. Devido a este limitação, o pensamento analitico é um desafio.
Se você é de esquerda, procure ver que o livre mercado é uma necessidade humana e precisa ser atendida. Dai, não achincalhe com pensamentos de direita. O mesmo digo em relação a quem é direita, veja que os direitos trabalhistas são importantes, dai leve isto em consideração quando for propor maiores liberdades comerciais.
Ao invés de agredir a idéia dos outros, poderiamos mostrar a beleza das suas. Mostrar a beleza da liberdade comercial é melhor do que criminalizar qualquer questionamento sobre esta liberdade. Falar da importância da harmonia social é melhor do que demonizar o mercado.
O mesmo acontece em relação a religião. Ficamos chocados quando são postados aqui notícias sobre apedrejamentos nos países muçulmanos, mas esquecemos que aqui no Brasil acontecem inumeras vezes mais atos barbaros nas favelas do que nestes países e não nos chocamos com isto. O que mostra que a barbárie não está na religião, está dentro de nós e precisamos lutar contra ela.
Procure ver também que a sociedade ideal que você imagina pode jamais se tornar realidade. Isto não será culpa sua e nem de ninguém. Não temos controle nem mesmo sobre nós, imagina sobre nossa sociedade ou país. Não sabemos como será o dia de amanhã. Nem sobre o que será de nós amanhã. Vivemos sem controle sobre nada. Se revoltar porque as coisas não são como deveriam ser é pura bobagem. Tudo está além do seu controle, como as estrelas do céu e o nosso proprio universo.
Por isso, não agrida os outros que pensam diferente. Nem demonize tudo o que vai contra suas idéias. Isto em nada vai adiantar e pode se voltar contra você mesmo. Apenas observe a vida, pois isto é tudo o que você pode fazer.
A revista Carta Capital disse que o nosso fórum é um local de encontros de ateus na internet. Vamos fazer da nossa webcasa um local onde os questionadores possam se sentir a vontade, idependentemente de sua orientação política ou filosófica. Vamos procurar atender a necessidade que as pessoas tem de exporem suas ideias e vê-las sendo questionadas numa boa.
[/b]
Editado pela última vez por Claudio Loredo em 14 Dez 2007, 10:48, em um total de 1 vez.
- Jeanioz
- Gênero: Masculino
O problema é que aqui no RV é um lugar com muitos extremistas, de esquerdistas a direitistas e de ateus a teístas.
De extremistas, não espere consenso, espere conflito.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
- Claudio Loredo
- Contato:
Jeanioz escreveu:O problema é que aqui no RV é um lugar com muitos extremistas, de esquerdistas a direitistas e de ateus a teístas.
Isto foi o que mais me deixou triste com o fórum e me fez ficar afastado mais de um ano e talvez eu volte a me afastar caso eu não consiga mudar a situação com palavras.
Minha idéia é mostrar aos extremistas o tanto que o extremismo é prejudicial. Tomara que eu consiga. Assim, podemos dar uma bonita finalidade ao RV.
Percebi com estes radicalismo vindo da parte dos ateus e com tantas bizarrices que eu lia que o mal não está na religião. O mal está dentro de cada ser humano e cada um deve se conscientizar ao máximo para lutar contra este mal.
Enquanto não superarmos nossos egoísmos e preconceitos teremos necessidade da religião, ou das tiranias, para frear os impulsos destrutivos humanos.
Jeanioz escreveu:O problema é que aqui no RV é um lugar com muitos extremistas, de esquerdistas a direitistas e de ateus a teístas.
O Forum RV é um forum de debates, um forum de reflexões, um forum de desafios.
Não é um forum pra agredir, mas tambem não é um forum pra ficar engessado na mentira e na ilusão de cada um.
Aquí se pode aprender.
Aquí se pode ensinar.
Eu devo ao RV a dissipação de muitas dúvidas que atormentavam minha consciência.
Decidí pela verdade, pela coerência e pela honestidade e isto pode gerar em mim atitudes que podem ser confundidas com agressividade.
Numa discussão, a ironia é pertinente.
Isso, entretanto, não uso como escopo.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:
- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".
Deu no que deu !!! ...
500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:
Deu no que deu !!! ...

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Claudio Loredo escreveu:Enquanto não superarmos nossos egoísmos e preconceitos teremos necessidade da religião, ou das tiranias, para frear os impulsos destrutivos humanos.
Em alguns casos, a religião legitima e angaria apoio da comunidade para aquilo que, de outra forma, seria apenas um distúrbio pessoal.
Em outros, realmente, ela serve como um estupefaciente.
Re: Intolerância
Claudio Loredo escreveu:A revista Carta Capital disse que o nosso fórum é um local de encontros de ateus na internet.
Podemos agredir e demonizar a Carta Capital?
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Re.: Intolerância
O RV é um congresso, onde realmente ocorre a democracia pois aqui não existe a troca de favores partidários e cada um prega o que acredita. Apesar da maioria ser partidária, eu acredito que todos nós aprendemos muitas coisas novas e ainda estamos aprendendo, deixando de lado a certeza e prestando atenção na dúvida. Acho que o Claudio ainda não sacou isso e epsera converter pessoas a uma homogeneidade, o que seria uma forma de monopólio.
Mas posso estar enganado...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Jeanioz
Samael escreveu:Jeanioz escreveu:O problema é que aqui no RV é um lugar com muitos extremistas, de esquerdistas a direitistas e de ateus a teístas.
Acho que o único extremista de esquerda do fórum é o Soviete.
Ela é o mais visível.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
- Claudio Loredo
- Contato:
Re: Re.: Intolerância
Johnny escreveu:O RV é um congresso, onde realmente ocorre a democracia pois aqui não existe a troca de favores partidários e cada um prega o que acredita. Apesar da maioria ser partidária, eu acredito que todos nós aprendemos muitas coisas novas e ainda estamos aprendendo, deixando de lado a certeza e prestando atenção na dúvida. Acho que o Claudio ainda não sacou isso e epsera converter pessoas a uma homogeneidade, o que seria uma forma de monopólio.
Sim, você está enganado. O que quero é a diminuição do tom de agressividade.
- Claudio Loredo
- Contato:
Acauan escreveu:Claudio Loredo escreveu:A revista Carta Capital disse que o nosso fórum é um local de encontros de ateus na internet.
Podemos agredir e demonizar a Carta Capital?
Sim, acharei injusto, mas sim, pode, sem problemas.
Mas, leve em consideração que a Carta Capital é bem mais análitica do que outras revistas semanais. Ao mesmo tempo em que ela fala mal do governo atual quando é necessário, também fala bem deste mesmo governo quando ele faz coisas boas. Diferente de uma outra revista que só fala mal.
O que eu acho ruim é uma revista não ter direito de falar bem do governo e ainda ser taxada de governista quando faz isto.
Bom, eu não percebi a agerssividade que você colocou ou então me acostumei à ela. De qualquer forma, sempre é bom quem está de fora mostrar outras formas de visão. Mas de qualquer forma Cláudio, sempre haverá o que não irá se interessar pelo entendimento pois para este, basta o que pensa e será o correto. Bem vindo Claudio!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Johnny escreveu:O RV é um congresso, onde realmente ocorre a democracia pois aqui não existe a troca de favores partidários e cada um prega o que acredita. Apesar da maioria ser partidária, eu acredito que todos nós aprendemos muitas coisas novas e ainda estamos aprendendo, deixando de lado a certeza e prestando atenção na dúvida. Acho que o Claudio ainda não sacou isso e epsera converter pessoas a uma homogeneidade, o que seria uma forma de monopólio.
Grande Johnny!!!

Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...

Gente, o temp passa e só agora percebi que estou com mais de 4500 posts. Lembro que a pouco tempo estava com 3000 e pouco. kct...

- O ENCOSTO
- Contato:
Claudio Loredo escreveu:Diferente de uma outra revista que só fala mal.
Qual revista? Creio que se refere a Veja. Esta completamente errado.
A Veja destaca, com frequencia, os acertos do Brasil referentes a economia.
E ela deixa bem claro que isso não deve durar muito se este pais não passar por algumas reformas. Está errado?
Outra coisa, Claudio: Que tal você se olhar no espelho antes de chamar alguém de extremista ou egoista? VOCÊ praticou um ato extremo quando abandonou este forum. VOCÊ é o cara egoista que não suporta ver suas ideias confrontadas.
E quem me ensinou que ideias são combatidas com ideias melhores foi VOCÊ, mais alguns participantes que eu admiro.
Foi uma das melhores coisas que aprendi aqui e pretendo JAMAIS esquecer disso.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
Cada vez concordo menos contigo, Claudio, mas uma coisa não muda, o meu apreço por ti. Bem-vindo ao teu fórum! É muito bom te ver por aquí.

TULIO
WE ARE ALL MONKEYS

-
- Gênero: Feminino
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Johnny escreveu:Acho que o Claudio ainda não sacou isso e epsera converter pessoas a uma homogeneidade, o que seria uma forma de monopólio.
Acho que o claudio nao quer nada disso.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
tolerancia está muito próximo do preconceito. Não gosto disto mas tolero porque é bem...
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
estas papaias pseudoprofundas....
é para explicar, ou demora muito tempo?

Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
clara campos escreveu:estas papaias pseudoprofundas....![]()

TULIO
WE ARE ALL MONKEYS

Politicamente correto... assassinato
- Res Cogitans
clara campos escreveu:estas papaias pseudoprofundas....![]()

*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
O ENCOSTO escreveu:Claudio Loredo escreveu:Diferente de uma outra revista que só fala mal.
..............
...Outra coisa, Claudio:******************************...E quem me ensinou que ideias são combatidas com ideias melhores foi VOCÊ, mais alguns participantes que eu admiro.
Foi uma das melhores coisas que aprendi aqui e pretendo JAMAIS esquecer disso.
Como é bom ler coisas assim, ditas com a autoridade de um Encosto!!!
Você faz parte dos alicerces do RV.
Por isso que ele é à prova de sismos e tremores.

Deu no que deu !!! ...
Deu no que deu !!! ...