Radiação solar

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Radiação solar

Mensagem por Jack Torrance »

Alguém saberia me dizer se os níveis de radiações solares que a Terra recebe se mantêm parcialmente constantes ou se houve bruscas mudanças (isso nos últimos milhões de anos)?

O aquecimento global (destruição da da camada de ozônio) mudou muito a intensidade da radiação solar que recebemos?

Estou levando em conta a radiação que o homem recebe diretamente na pele (se o sol, por exemplo, de 500/1000/1.000.000 (de) anos atrás era menos prejudicial do que o de hoje).

Se possível, cite alguma fonte.

Obrigado.

zumbi filosófico

Re.: Radiação solar

Mensagem por zumbi filosófico »

Há sim diferenças dos níveis de radiação. Há ciclos de 11 anos e muito provavelmente variações de longo prazo também, não sei se chegam a atingir diferenças muito maiores do que esses ciclos ao longo de muito tempo.

Aquecimento global e destruição da camada de ozônio são duas coisas distintas. Ainda que talvez alguns gases de efeito estufa possam, como o CFC, destruir a camada de ozônio, e a destruição também influenciar em algo no aquecimento, apesar de geralmente se falar mais do papel da camada de ozônio no bloqueio especificamente dos raios ultra-violeta, cuja relevância no aquecimento eu desconheço.

Segundo o Centro Solar de Stanford, o aquecimento recente não pode ter sido devido em mais de um quarto à variações de radiação solar, o restante se devendo aos gases de efeito estufa que prendem a radiação que entra aqui, e é eventualmente convertida em calor.

http://solar-center.stanford.edu/sun-on ... -warm.html

A radiação solar ser mais perigosa hoje do que já foi, não implica em nenhuma modificação na emissão de radiação pelo Sol, mas pode se dever somente à diminuição do bloqueio dos raios ultra-violeta. Esses raios são mais "finos" que a luz visível e entram mais fundo nas nossas células (como os raios X), destruindo o ADN.
Imagem

Jack Torrance
Contato:

Re.: Radiação solar

Mensagem por Jack Torrance »

O que eu me refiro, talvez não me fiz entender direito e misturei Aquecimento Global com camada de ozonio (se bem que quanto mais radiação solar a Terra receber, mais quente ela fica, não é) , é sobre a questão de que a radiação solar que recebemos hoje é mais intensa do que antigamente (sei que os níveis de radiação partidos do Sol se mantêm (levariam coisa de milhões de anos até se perceber essa diferença), mas devido ao "enfraquecimento do filtro solar da Terra" (a própria destruição da camada de ozonio seria um fator). Eu refiro ao sol recebido diretamente na nossa pele. Indo agora mais precisamente ao ponto é se eu tomasse sol há 500 ou 5000 ou 5.000.000 de anos atrás a radiação recebida em minha pele seria diferente? E se essa diferença é tão grande assim.

Tipo, anos atrás (séculos/milênios/milhões) a radiação poderia estar mais forte do que hoje?

Durante todos esse tempo a diferença é assim tão alarmante?
“No BOPE tem guerreiros que matam guerrilheiros, a faca entre os dentes esfolam eles inteiros, matam, esfolam, sempre com o seu fuzil, no BOPE tem guerreiros que acreditam no Brasil.”

“Homem de preto qual é sua missão? Entrar pelas favelas e deixar corpo no chão! Homem de preto o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam o Satanás!”

Soldados do BOPE sobre BOPE

Trancado