Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Sou atéia. Não acho que haja um deus criador de alguma coisa, que esteja guiando a vida pra algum lugar ou plano, ou que seja uma energia, blábláblá, nada. Acho que tudo isso surgiu do nosso temor e nossa vontade de explicar coisas que ainda são inexplicáveis em nosso atual estado de conhecimento deste planeta e do Universo.

Vito Álvaro

Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Vito Álvaro »

Sou ateu. Não acredito deus. Porque não temos existência de deus.
Como ele é imaterial e invísivel já obsversamos as ondas radiação como rádio, microonda, luz vísivel, raio x, raio gama e ainda não encontra responda de deus.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Huxley:
Não acredito que exista meio-ateu, se alguém tem essa determinada posição é porque não vê necessidade para se postulara prsença de algo tão distante para ele, quanto o monstro do Lago Ness.

Também concordo. A pessoa que se acha meio-atéia é porque está em cima do muro, olhando pra frente e com medo de cair
pra trás.
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

TempestStorm

Mensagem por TempestStorm »

A minha opinião é que os ateus não mamaram na chupeta em pequenos, e que os Teístas mamaram demais. O Freud exprica tudinho. :emoticon13:

Falando sério. A maior parte dos ateus são pessoas que, de certa forma, conseguiram fugir á programação cultural que diz que há um Deus. Não quero parecer determinista, mas parece que em terras de Hindu é difícil nascer Cristão. A fuga pode ter acontecido por muitas razões: por desilusão, porque sim, e porque não porra? Muitos ateus, não sei bem, apesar de ateus mantém ligação a aspetos religiosos que não lhes desagradam de todo. Alguns Ateus admiram a ética do dar a outra face, ou alimentam sentimentos espirituais como o panteísmo que são substitutos espirituais das religiões convencionais. Enfim, é normal. Não há drama nenhum.

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Eu sou agnóstico ateísta de tendência empírica.

Luis Dantas
Contato:

Re: Re.: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Mensagem por Luis Dantas »

darkseid escreveu:Muitos ateus, não sei bem, apesar de ateus mantém ligação a aspectos religiosos que não lhes desagradam de todo. Alguns Ateus admiram a ética do dar a outra face, ou alimentam sentimentos espirituais como o panteísmo que são substitutos espirituais das religiões convencionais. Enfim, é normal. Não há drama nenhum.

E o principal motivo é o singelo fato (que não canso de ressaltar) de que a crença em Deus simplesmente não tem muita importância para ninguém, dentro ou fora das religiões.

O Cristianismo e o Islã costumam insistir em que sim, Deus é uma idéia importantíssima e a única fonte da verdadeira religiosidade.

Acontece que, muito simplesmente, isso não é verdade. Não é por ser ateu que eu deixo de ter religiosidade, e se alguém não entende isso, não vejo por que eu deva me sentir obrigado a dar explicações, muito menos pedir desculpas... :emoticon16:

Luis Dantas
Contato:

Re: Vocês são ateus mesmo ou meio termo?

Alexandre Bomphá escreveu:Estranho perguntar isso... ateu é aquele que não crê em Deus. Ponto final.

Parece muito simples, mas na verdade não é. Mesmo muitos cristãos convictos reconhecem a necessidade de cultivar a fé em Deus. Fé em Deus não é algo que simplesmente se tem ou não. É algo que se herda, cultiva, alimenta ou dissolve a partir de influências culturais, contemplação e raciocínio.

E não é apenas possível "mais ou menos" crer em Deus. Em muitos casos é bastante saudável e talvez necessário. Como diz o conhecido ditado muçulmano: "Confie em Deus, mas amarre o seu camelo (para que ele não fuja durante a noite)."

Como eu já disse, o maior erro quanto ao ateísmo consiste em achar que ele em si faz muita diferença... :emoticon1:

Se o Deus, seja ele de qual religião for, seja ele a concepção que for, para o ateu, ele não existe. Contudo, vejo que muitos dos que se dizem ateus, deixam latente que crêem sim num deus. Seja a "força máxima" que rege o universo, seja ele uma entidade inalcançável. Muitos são apenas pessoas que se decepcionaram com as religiões, e no fundo são é anti-religiões e não ateus. Afinal de contas, gostaria apenas de deixar essa perguntar aqui: você é ateu mesmo?

Sim, eu sou ateu forte ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Ate%C3%ADsmo_forte ). E em boa parte por isso sou também religioso: exatamente porque não há um Grande Arquiteto cuidando de nós é importante que nós mortais pelo menos tentemos aprender a cuidar corretamente de nós mesmos.

Você parece acreditar que a crença em algum tipo de divindade é central às religiões em geral. Isso simplesmente não me parece ter sustentação nos fatos.

Muita paz,
Luís Dantas
Editado pela última vez por Luis Dantas em 03 Nov 2005, 17:56, em um total de 3 vezes.

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Luís,
Qual a religião, com exceção do budismo, que não reverencia uma divindade?
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

TempestStorm

As religiões tradicionais Africanas por exemplo(que são em grande número, cada aldeia tem a sua). Essas reverenciam os antepassados. Mas os Africanos são originais; eles podem seguir várias religiões.
E há religiões Shamanicas um pouco por todo o mundo. Penso que é maior o número de religiões sem deuses do que com deuses.

Luis Dantas
Contato:

Carlos Castelo escreveu:Luís,
Qual a religião, com exceção do budismo, que não reverencia uma divindade?

No duro?

Praticamente todas, quando corretamente interpretadas. Inclusive o Cristianismo e o Islã.

Procure se informar sobre o Judaísmo Humanístico ou sobre o Unitário-Universalismo para pegar uma idéia. Melhor ainda, se informe sobre o que REALMENTE são os Kami do Xintoísmo (indevidamente traduzidos por "deuses") ou mesmo os Deva do Hinduísmo. O que importa na religião é a inspiração, nunca a divindade. Um dos detalhes mais interessantes do Bhagavad Gita, por exemplo, é como o próprio Krishna, avatar de Vishnu, não tinha pruridos de ser o cocheiro do Príncipe Arjuna.

É interessante perceber que as camadas mais humildes da população tendem a não ser exatamente teístas, e sim animistas. Quase toda religião acaba sendo interpretada como algum tipo de manipulação de espíritos quando assimilada por pessoas de pouca instrução.

Mas em níveis mais profundos e esclarecidos de prática religiosa, uma das coisas que menos importam é se as divindades existem literalmente ou se são apenas ideais, símbolos de inspiração.

Deuses não precisam que "torçamos por eles". E nós não precisamos que deuses existam.
Editado pela última vez por Luis Dantas em 03 Nov 2005, 18:00, em um total de 1 vez.

Alexandre Bomphá

Mensagem por Alexandre Bomphá »

Ironias a parte, vejo que muitos dos que se dizem ateus, adoram se aparecer frente aos outros. Uns fazem questão de andar de preto, para todo mundo ver: "Vejam eu sou dark! Ó, eu sou o bonzão" (no fundo é um babaca). Outros, fazem questão de terem comportamentos anormais só para se aparecer. Não é preciso ir a nenhuma cartomante para ver que muitos jovens estão entrando na onde do ateísmo porque acham legal serem diferentes, chamarem a atenção.

Luis Dantas
Contato:

Alexandre Bomphá escreveu:Ironias a parte, vejo que muitos dos que se dizem ateus, adoram se aparecer frente aos outros. Uns fazem questão de andar de preto, para todo mundo ver: "Vejam eu sou dark! Ó, eu sou o bonzão" (no fundo é um babaca). Outros, fazem questão de terem comportamentos anormais só para se aparecer. Não é preciso ir a nenhuma cartomante para ver que muitos jovens estão entrando na onde do ateísmo porque acham legal serem diferentes, chamarem a atenção.

Isso não deixa de ser verdade, mas não chega a tocar nos méritos relativos do teísmo e do ateísmo. Também há muitos teístas que querem aparecer com sua opção de fé.

E, por que não dizer, muitos no fundo "são uns babacas" também entre os teístas.

TempestStorm

Alexandre Bomphá escreveu:Ironias a parte, vejo que muitos dos que se dizem ateus, adoram se aparecer frente aos outros. Uns fazem questão de andar de preto, para todo mundo ver: "Vejam eu sou dark! Ó, eu sou o bonzão" (no fundo é um babaca). Outros, fazem questão de terem comportamentos anormais só para se aparecer. Não é preciso ir a nenhuma cartomante para ver que muitos jovens estão entrando na onde do ateísmo porque acham legal serem diferentes, chamarem a atenção.

Vejam eu sou dark? :emoticon3: Ironias off/sarcasmo on.
E eu nao sou ateu. E quem se arma em Bonzao é vc ó Bom Phá (de Pharao nao é?)

TempestStorm

E isso que vc diz é valido para os Envangélicos, por exemplo. "Vejam, eu sou de Cristo! Ó eu sou um Bonzao que vai para o céu. Eu estou em Cristo e serei salvo. E vós Ateus ireis arder no Fogo de Geena e serei sodomizados por sucubos. E no Fim sereis obrigados a fornicar a prostituta da Babilónia, que é feia como o focinho de um Buldogue. E ainda tereis de pagar o serviço" :emoticon21: :emoticon21:
Vejo muito mais exibicionismo e arrogancia no lado religioso. Só que é uma arrogancia disfarçada de beatitude.

Hugo

Mensagem por Hugo »

TempestStorm escreveu:"Vejam, eu sou de Cristo! Ó eu sou um Bonzao que vai para o céu. Eu estou em Cristo e serei salvo. E vós Ateus ireis arder no Fogo de Geena e serei sodomizados por sucubos. E no Fim sereis obrigados a fornicar a prostituta da Babilónia, que é feia como o focinho de um Buldogue. E ainda tereis de pagar o serviço" :emoticon21: :emoticon21:

:emoticon266:

Steve

Mensagem por Steve »

Alexandre Bomphá escreveu:Estranho perguntar isso... ateu é aquele que não crê em Deus. Ponto final. Se o Deus, seja ele de qual religião for, seja ele a concepção que for, para o ateu, ele não existe. Contudo, vejo que muitos dos que se dizem ateus, deixam latente que crêem sim num deus. Seja a "força máxima" que rege o universo, seja ele uma entidade inalcançável. Muitos são apenas pessoas que se decepcionaram com as religiões, e no fundo são é anti-religiões e não ateus. Afinal de contas, gostaria apenas de deixar essa perguntar aqui: você é ateu mesmo?

sou sim....de carteirinha

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Sou não, digo só pra ser mais bem aceito academicamente, como diz o Sodré.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Alexandre Bomphá escreveu:Estranho perguntar isso... ateu é aquele que não crê em Deus. Ponto final. Se o Deus, seja ele de qual religião for, seja ele a concepção que for, para o ateu, ele não existe. Contudo, vejo que muitos dos que se dizem ateus, deixam latente que crêem sim num deus. Seja a "força máxima" que rege o universo, seja ele uma entidade inalcançável. Muitos são apenas pessoas que se decepcionaram com as religiões, e no fundo são é anti-religiões e não ateus. Afinal de contas, gostaria apenas de deixar essa perguntar aqui: você é ateu mesmo?

Com certeza sou ateu, pois não mais dúvidas sobre a inexistência do sobrenatural, incluindo entidades com deuses, demônios, anjos, fantasmas, etc..
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Eu sou meio termo.

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Eu sou ateu porqu é chique :emoticon7:

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

[Pensamento on] Ser ateu é onda, pô eu não sabia disso, vou sair por aí espalhando que sou ateu [pensamento off]

Carmen

Mensagem por Carmen »

Olá Alexandre, seja bem-vindo !

A mim parece que voce está baseando suas opiniões numa turma que existe sim, de adolescentes na maioria, que adoram usar a bandeira do ateísmo (embora duvide que tenham pensado mesmo no assunto). Mas aqui são minoria, como as postagens dos colegas têm demonstrado.
Não crie um estereótipo na sua cabeça, por favor.

Sou atéia.

Abraços,

Carmen

Rennan
Contato:

Mensagem por Rennan »

Sou ateu não porque está na moda, e sim porque não vejo motivos pra acreditar na existência de qualquer tipo de dedeus ou deuses

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

francioalmeida escreveu:[Pensamento on] Ser ateu é onda, pô eu não sabia disso, vou sair por aí espalhando que sou ateu [pensamento off]

Moda mesmo é dizer que é crente...

"Olha como ele é religioso... que bonitinho..." :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Hugo

Mensagem por Hugo »

Não tem ninguém chegando, Carmen. Este tópico é antigo.

Trancado