O Eterno Retorno

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Márcio
Gênero: Masculino
Contato:

Re: O Eterno Retorno

Mensagem por Márcio »

Edson Jr escreveu:
Márcio escreveu:Só que eu iria ficar vendo e participando de uma história que fica se repetindo eternamente sem a opção de alterar, então vai ser como um castigo pior que o inferno, e eu seria um mero fantoche.

Márcio, você não iria ver ou assistir nada. Sua vida iria tão somente se repetir, suas sensações, seus sentimentos, pensamentos, consciência iriam se repetir nos mínimos detalhes.

Como você viveria daqui para frente, sabendo que tudo o que acontecer se repetirá para sempre? Como você olharia para o seu passado, sabendo que todo ele irá igualmente se repetir?

Imagine, por um instante, que essa revelação seja realmente verdadeira e procure compreender os efeitos que tal mensagem produziria em sua vida daqui em diante.

Não adianta vc achar tudo isso horrível e ficar triste e com raiva do demônio. A não ser que queira que sua raiva e tristeza se repita para sempre.

Óbvio que vc teria uma outra postura! :emoticon1:

Bom, eu pensei que à partir do contato com o revelador-demônio, eu retornaria ao início da minha estrada.
Agora entendí que eu continuaria a caminhar, tendo a revelação como algo novo, até o fim da minha vida para depois retornar ao início e repetir tudo de novo.

Sendo assim, de nada adiantaria ficar revoltado, teria que viver mesmo o melhor possível à partir daí, pois aquilo que eu já tenha feito não poderia mais ser mudado, a chance única de mudança seria daí pra diante, para depois ficar retornando.

Ou por outro lado poderia ficar amargurado, já que estaria preso indefinidamente num tédio insuportável, pois até as coisas boas se repetidas eternamente podem se tornar ruins.
Acho que depende de cada um, da forma como encara a vida, poderia ver isso como um inferno ou um paraíso.

Em certo sentido isso é igual a nossa própria vida, como sendo a única chance de realizar e interagir com o mundo. A repetição eterna é equivalente ao simples término dela.

Seria a mesma coisa se o tal demônio-revelador viesse a nós na solidão do útero e revelasse que só teríamos uma única vida prá viver e que seria eterna enquanto durasse.

O que faríamos?
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Márcio escreveu:Ou por outro lado poderia ficar amargurado, já que estaria preso indefinidamente num tédio insuportável, pois até as coisas boas se repetidas eternamente podem se tornar ruins.

Não há como haver tédio, Márcio, pois sua vida se repetirá, sem que vc tenha consciência de que ela está repetindo.

Se houve tédio nesta vida, haverá tédio em todas as outras vidas. Se não houve tédio nessa vida, tb não haverá tédio noutras.

Se vc viveu uma vida de forma plena, com alegria, tudo isso irá se repetir. Em outras palavras, sua vida será uma eterna alegria. Só haveria tédio se a vida sempre se repetisse e vc tivesse consciência disso, o que não o caso proposto.

Márcio escreveu:Seria a mesma coisa se o tal demônio-revelador viesse a nós na solidão do útero e revelasse que só teríamos uma única vida prá viver e que seria eterna enquanto durasse.

O que faríamos?

A diferença dessa revelação é que ela é um pouco mais limitada em termos de responsabilidade. Repare que a responsabilidade, neste caso, estaria limitada a uma única vida, enquanto na proposta do Eterno Retorno, teríamos a responsabilidade, não somente por esta vida, como tb por nossas infinitas futuras existências.

Essas infinitas futuras existências seriam todas contruídas em nossa vida presente, aumentando exponencialmente a responsabilidade por nossas ações e atitudes, bem como de nossa felicidade ou infelicidade.

É uma perspectiva fascinante, sem dúvida, pois embora possua uma série de premissas questionáveis, é um ótimo exercício no sentido de autoavaliação e autoconhecimento. É um artifício interessante para nos compreendermos melhor.

Bom, é o que acho! :emoticon4:
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Acauan
Moderador

Re: Re.: O Eterno Retorno

Mensagem por Acauan »

Edson Jr escreveu:Imagine, por um momento, que vc acredite piamente nisso. Qual seria o impacto na sua vida diária, nos seus projetos de vida e, até mesmo, a compreensão sobre o seu passado? :emoticon4:

Edson,

Acredite que eu entendi.

Meu ponto é que não importa o que você sabe sobre sua vida futura, você a viverá conforme as esperanças que mantém com relação a ela, sendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Bellé

Mensagem por Bellé »

Edson Jr escreveu:
Bellé escreveu:Daria um tiro na minha cabeça ao fim das palavras do demônio!!!

Então, sendo assim, você se mataria infinitamente, durante toda a eternidade.

Seria legal para você?

De acordo com o manual "Eu Tenho Medo da Morte" sim!!!

Levaria algum tempo para morrer de todas as formas possíveis!!!

.
.
.

Analisando as palavras do demônio seria possível afirmar a existência de um destino traçado e em modo de "Replay"???

Seria legal para você?
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Anansi

Mensagem por Anansi »

Edson Jr escreveu:
Márcio escreveu:Seria a mesma coisa se o tal demônio-revelador viesse a nós na solidão do útero e revelasse que só teríamos uma única vida prá viver e que seria eterna enquanto durasse.

O que faríamos?

A diferença dessa revelação é que ela é um pouco mais limitada em termos de responsabilidade. Repare que a responsabilidade, neste caso, estaria limitada a uma única vida, enquanto na proposta do Eterno Retorno, teríamos a responsabilidade, não somente por esta vida, como tb por nossas infinitas futuras existências.

Já que não haveria consciência dessas vidas repetidas, eu viveria como se cada uma fosse a única, mesmo que eu já soubesse do Eterno Retorno. Creio que é o mais lógico a se fazer. Por que eu deveria me preocupar no que eu vou fazer eternamente, se cada vez vai ser a primeira? Logo não haverá tédio, ou arrependimentos, a não ser aqueles provenientes de minha vida "atual".
Justamente porque não vou me lembrar a cada vida repetida, a responsabilidade dos meus atos nos dois casos citados é igual.

Trancado