McLanche infeliz

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apáte
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: McLanche infeliz

Mensagem por Apáte »

Chris Pérez escreveu:
zumbi filosófico escreveu:Qual é a distinção entre venda casada e brindes?

EDIT.: acho que em venda casada ambos são vendidos... mas também acho que tem uns brindes em situações similares....

Venda casada é quando uma loja quer te obrigar a comprar 2 produtos, sem te dar a opção de levar só um deles. Se o McDonalds vende o lanche mais o brinquedo e não aceita que o cliente escolha comprar só um dos 2, é venda casada e vai contra o Código de Defesa do Consumidor. Nesse caso a pessoa deve fazer reclamação no Procon. Se não resolver, o negócio é entrar na justiça mesmo.

Carros deviam vir pelados, sem nada de série. Ora, quem disse que eu quero/preciso de um carro com vidro elétrico?

O próprio Mercado cuida destas coisas. O método personalizado de produção Toyota é prova disso.
Deu no que deu.
Editado pela última vez por Apáte em 04 Jan 2008, 21:51, em um total de 1 vez.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Tenho lá minhas desavenças com Constantino, mesmo nos situando na mesma faixa do espectro ideológico político, não contando nisto, claro, simpatias maiores por Ann Rayd.

Mas desta vez tenho que concordar totalmente com ele, inclusive por conta de uma experiência pessoal recente.

Minha filha, uma indiazinha muito lindinha, diga-se, foi atraída para um estúdio de fotografia por conta de um sorteio no qual ela teria ganho uma sessão de fotos, com direito a uma de brinde.

A menina foi ao tal estúdio com a mãe, passou a tarde tirando fotos e ao final da sessão explicaram a elas que o álbum com um punhado daquelas fotos custaria algumas centenas de reais.

A menina ficou maravilhada com as fotos e a mãe idem, me relataram o caso, que resolvi de uma maneira muito simples.

Fui ao tal estúdio e disse que estava lá para buscar a tal foto brinde. A atendente me perguntou se eu queria ver as provas do álbum, ao que respondi que não. Diante da recusa, me deixaram esperando um tempão após o que, com muita má vontade, me entregaram a foto grátis e pediram que informasse a mãe da menina que as fotos do álbum estavam disponíveis para quando ela quisesse ver de novo.

Retornei com a foto e expliquei a minha filha, que ansiava pelo álbum, que seria melhor fazer antes uma pesquisa entre os vários estúdios que prestavam aquele serviço para saber qual oferecia a melhor relação de qualidade e preço, e não cair nas armadilhas de quem se valia de subterfúgios para tocar os sentimentos de meninas e mães visando lucrar sem ser exposto ao crivo da concorrência.

A menina entendeu e tudo se resolveu sem a intervenção de juizes ou do estado.

Constantino tem razão.

Fazer o que...?
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Procedure escreveu:Talvez não seja como ser obrigado a vender os luminosos, mas está obrigando sim. Seria algo análogo a vender só o pão por um preço mais alto. Se é inválido restringir-se a vender a combinação pão + brinquedo, por que seria mais válido vender apenas o pão por um preço maior?

Eu acho que essas coisas talvez pudessem ser definidas como viabilidade das coisas serem dissociáveis, talvez... além de algumas coisas como a "proposta" da empresa... por exemplo, não poderiam vender só pão porque McDonald não é padaria, self-service ou uma lanchonete em que você "customiza" os lanches, mas tem seus lanches específicos; mas também não poderiam ser obrigados a vender só os brinquedos porque eles não são lojas de brinquedos, mas de fast-food, que por acaso dão brinquedos como brindes. :emoticon5:

Mas ao mesmo tempo não acho inútil ou autoritário demais ter alguns limites dessas associações... acho que teoricamente se dependesse apenas da boa vontade de vender as coisas isoladas quando possível, concebivelmente dissociáveis e etc, eventualmente poderia se ter coisas que eu considero meio abusivas... um exemplo seriam talvez os pacotes de TV a cabo... em vez de se ter só os canais que se quer (eu não tenho certeza, mas parece que isso seria tecnicamente viável de ser feito)... e aquilo de você ter que ter provedor mesmo que tenha ADSL, que tornaria o provedor desnecessário...

Por outro lado, em boa parte do tempo a possibilidade de vender os produtos isolados talvez não precisasse ser incentivada, já que deve ser mais lucrativo vender apenas um do que perder uma venda para alguém que não compraria as duas coisas (ou mais) por causa de apenas uma...

Por outro lado, se vira uma prática comum, vira quase um tipo de cartel, e não se tem opção de se ter só o que se quer, pagando só pelo que quer (como nos casos de tv a cabo, ADSL+provedor)....

:emoticon5:
Editado pela última vez por zumbi filosófico em 04 Jan 2008, 21:09, em um total de 3 vezes.
Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

RicardoVitor escreveu:Eu nunca disse que Bush era comunista. Eu disse que a corrente neocon tem sua origem no trotskismo, e que todos os falcões são ex-trotskistas de carteirinha (pra ser mais preciso, são shachtmanistas). Não é nenhuma novidade isso. É preciso diferenciar a direita conservadora da esquerda neocon, que Bush é integrante.

É preciso trabalhar estes conceitos com mais cuidado.

No Brasil pouco se fala que nos Estados Unidos o termo "neo-con" é rapidamente associado a judeus, enquanto a direita conservadora é cristã.

Bush é cristão, dá atenção aos thinks thanks neo-cons, mas toma suas decisões por conta própria, no que são unânimes assessores próximos.

George W. Bush vai ser julgado pela História, como todos os presidentes dos Estados Unidos da America, mas, por enquanto, é preciso cautela antes de se tirar conclusões simplistas sobre estes dois mandatos que talvez definam a cara do século XXI.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Herf

Mensagem por Herf »

zumbi filosófico escreveu:Por outro lado, se vira uma prática comum, vira quase um tipo de cartel, e não se tem opção de se ter só o que se quer, pagando só pelo que quer (como nos casos de tv a cabo)....
:emoticon5:

Uma associação das lanchonetes para que se venda apenas a combinação pão+brinquedo não teria grande força, de qualquer forma. Nem o lanche nem o brinquedo são produtos vitais, de modo que as pessoas não se forçariam a comprá-los a qualquer custo. Mais chances de que as pessoas simplesmente não comprem, dado o preço elevado por causa do brinquedo.

zencem

Mensagem por zencem »

.
Apate escreveu:Ora, pais que se sentem obrigados a satisfazer as vontades dos filhos já mostram algo de muito estranho. Achei que bastava dizer “não” para os fedelhos. Ao menos é assim que tento educar minha filha, impondo limites.
Esses pais estão criando monstrinhos, que na frente poderão acabar no governo, querendo impor todas as suas vontades aos outros.

Eu acho que um cara que se enquadra bem, nesse perfil, é o Tarso Genro, o Ministro da Justiça.

Esse, hoje, deve ser o tal monstrinho de hontem.

Adora mandar e o lema dele parece ser o "Hai que amolecer, peró sim perder la tenacidad."

É o tipo do engenheiro de obras prontas.

Agora, pra esconder a incapacidade do governo em punir os motoristas criminosos e irresponsáveis, ele quer atingir toda a população, botando as multas para a estratosfera.

Parece até que eu estou vendo ele falar pro Batráquio:
Pronto, Lula, já tenho a idéia para solucionar a perda de arrecadação da cpmf: "aumentar as multas de trânsito".

Sim, porque eu duvido que ele tenha incluido no plano pra combater a violência no transito, punir com cadeia esta cambada de drogado e bêbado que enloquecem as Rodovias.
Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Apáte
Contato:

Re.: McLanche infeliz

Mensagem por Apáte »

Venda casada considero o caso da NET na minha cidade (não sei se ainda é assim). Você só pode assinar a banda larga se tiver TV por assinatura.
Estranho que nunca soube de alguém que reclamou...
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

zencem escreveu:.
Apate escreveu:Ora, pais que se sentem obrigados a satisfazer as vontades dos filhos já mostram algo de muito estranho. Achei que bastava dizer “não” para os fedelhos. Ao menos é assim que tento educar minha filha, impondo limites.
Esses pais estão criando monstrinhos, que na frente poderão acabar no governo, querendo impor todas as suas vontades aos outros.

Eu acho que um cara que se enquadra bem, nesse perfil, é o Tarso Genro, o Ministro da Justiça.

Esse, hoje, deve ser o tal monstrinho de *ontem.

Adora mandar e o lema dele parece ser o "Hai que amolecer, peró sim perder la tenacidad."

É o tipo do engenheiro de obras prontas.

Agora, pra esconder a incapacidade do governo em punir os motoristas criminosos e irresponsáveis, ele quer atingir toda a população, botando as multas para a estratosfera.

Parece até que eu estou vendo ele falar pro Batráquio:
Pronto, Lula, já tenho a idéia para solucionar a perda de arrecadação da cpmf: "aumentar as multas de trânsito".

Sim, porque eu duvido que ele tenha incluido no plano pra combater a violência no trânsito, punir com cadeia esta cambada de drogado e bêbado que enloqueceestá conujgando a "cambada" as Rodovias.

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

zumbi filosófico escreveu:
Procedure escreveu:
zumbi filosófico escreveu:Por que é "maluquice" o direito das pessoas comprarem apenas aquilo que quiserem comprar? :emoticon5:

Dar esse direito não é uma maluquice. Mas a coisa passa a ser uma maluquice quando a outra parte é obrigada a vender aquilo que não quer vender.

E por que não dizer que é uma maluquice quando uma parte é obrigada a comprar aquilo que não quer comprar? :emoticon5:

Mas eu não vejo ninguém sendo obrigado a vender o que não quer vender... não exatamente. Não é como es estivessem tendo que vender os luminosos do McDonald, por exemplo.
Ninguém é obrigado a nada. Se não quer comida do McDonalds, não precisa levar.
McDonalds não é loja de brinquedos. Eu não vejo você reclamar do McDonalds não vender copos de plástico, apesar de fornecê-los com refrigerantes, ou não vender guardanapos apesar de fornecê-los com a comida.

Quantas coisas que compramos hoje não são conjuntos?
Nenhuma loja de computadores é obrigada a vender HDs, apesar de que em 5 minutos eu tiro um de dentro de um dos aparelhos a venda lá.

Aliás, se não gosta daqueles sanduíche (e com motivo, hehe) dá para o mendigo na rua, ou põe fora mesmo. Não é mais caro que uma caixa de papelão, e ninguém fica choramingando por ter que pagar por embalagens na maioria dos produtos, mesmo que.
Editado pela última vez por Ilovefoxes em 05 Jan 2008, 20:51, em um total de 1 vez.

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

O MC Donald's, respect, devia por conta disso colocar os "brindes" com no mínimo 70% do valor total do pacote.

Aliás, se o MC quiser colocar 110% é um direito dele... o que não dá é para a UE ficar multando a Microsoft por exercer um direito dela... afinal também não é uma obrigação comprar.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

(1)compre a porra do sanduíche, dê para o mendigo mais próximo e fique com o brinde. :emoticon19:
(2)McDonald é pra gordo :emoticon12:
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Nunca pensei que um assunto tido como "acabado" fosse render tanto tópico...

:emoticon12:

Radaga

Mensagem por Radaga »

Quando for comprar um carro, vou exigir que só me vendam o chassis, o motor, eixos, sistema hidráulico, a transmissão, volante, painel e alavancas de controle, mais o quadro elétrico fundamental. Afinal, é isso um automóvel. O resto é resto.

Por sinal, não seria venda casada? acho que vou exigir comprar o motor na wolks, o chassis na GM, etc....

Ou os pistões da Rennault, as bielas da Peugeot, as velas da Wolks, o virabequim da GM....

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

RicardoVitor escreveu:É venda casada, e eu não vejo problema algum com vendas casadas.

- Você não é um defensor do livre mercado?

- A venda casada é um atentado contra o direitos do consumidor se comprar o que mais lhe convêm e é um atentado à livre concorrência também.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Orbe

Mensagem por Orbe »

Achei bom fazerem isso. Menos um incentivo para crianças consumirem comida de péssima qualidade. Deviam aproveitar e proibir brindes em biscoitos e outras porcarias. Já que os pais não fazem seu tabalho direito...

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

A face ditatorial dos ditos esquerdas, direitas e centro revela-se tão sutilmente como as flores que desabrocham na primavera.

Tally

Mensagem por Tally »

Acauan:
Você deixou lá as fotos de sua filha? E se fizerem alguma montagem, ou derem para alguem?
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

Abmael escreveu:- A venda casada é um atentado contra o direitos do consumidor se comprar o que mais lhe convêm e é um atentado à livre concorrência também.
Que direito o que? Você acha que MC Donalds é uma estatal que tem como função fazer caridade? :emoticon5:

Insane_Boy

Mensagem por Insane_Boy »

Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:- A venda casada é um atentado contra o direitos do consumidor se comprar o que mais lhe convêm e é um atentado à livre concorrência também.
Que direito o que? Você acha que MC Donalds é uma estatal que tem como função fazer caridade? :emoticon5:

Off topic:
ilovefoxes, Só pra saber, você é a favor ou contra orgãos reguladores como a ANATEL, ANAC e outros?
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Esses exemplos foram 10!
Órgãos reguladores... :emoticon12:

Quis custodiet ipsos custodes.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Abmael escreveu:
RicardoVitor escreveu:É venda casada, e eu não vejo problema algum com vendas casadas.

- A venda casada é um atentado contra o direitos do consumidor se comprar o que mais lhe convêm e é um atentado à livre concorrência também.

Abraços,

Errado.

O Livre Mercado e sobretudo baseado na livre empresa, e nao no "direito do consumidor". Este tem o direito de comprar aquilo que lhe e oferecido.

A questao da venda casada talvez tenha problemas com relacao a tributacao diferenciada de produtos.

Eu nao sei como se passa no Brasil, mas na Franca a TVA sobre restaurantes e mais alta do que a TVA sobre brinquedos, o que talvez explique a inexistencia de estrategias de marketing desse tipo por aqui.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Voltou para a França, cabeça?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Tally escreveu:Acauan:
Você deixou lá as fotos de sua filha? E se fizerem alguma montagem, ou derem para alguem?

Não eram fotos, só provas.

Antes se podia pedir os negativos, mas hoje as fotos são digitais, ou seja, não há como impedir que alguma cópia fique com os fotógrafos.

Mas como o único interesse deles era vender o album, é improvável que se arrisquem em fazer algo além, pois são um estúdio conhecido, com endereço fixo e tudo mais, tem muito a perder caso se atrevam.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Abmael escreveu:

Abraços,

Errado.

O Livre Mercado e sobretudo baseado na livre empresa, e nao no "direito do consumidor". Este tem o direito de comprar aquilo que lhe e oferecido.

A questao da venda casada talvez tenha problemas com relacao a tributacao diferenciada de produtos.

Eu nao sei como se passa no Brasil, mas na Franca a TVA sobre restaurantes e mais alta do que a TVA sobre brinquedos, o que talvez explique a inexistencia de estrategias de marketing desse tipo por aqui.

- Em primeiro lugar, releia o que escrevi, não fiz correlação entre livre mercado e direito do consumidor, por outro lado, para que haja concorrência justa, o consumidor deve ter possibilidade de escolher o que quer comprar.

- No caso do Mcdonald's eu não consideraria uma venda casada, pois o brinquedo é exclusivo, não é fabricado pela Mcdonald's e nenhum fabricante de brinquedos reclamou.

- No entanto, a venda casada é usada para normalmente para atentar contra a livre-concorrência, um bom exemplo era o NETSCAPE que era considerado superior ao EXPLORER mas foi sumariamente tirado do mercado quando o EXPLORER passou a fazer parte do WINDOWS (quem iria comprar um navegador se o S.O. já vinha com um?), a MICROSOFT tentou aplicar o mesmo golpe com o WINDOWS MEDIA PLAYER também incorporado, mas a UE deu um basta e ainda aplicou multa.

- Outro exemplo é a COCA-COLA que obrigava os comerciantes a comprarem KAISER, ou a NET que obrigava seus assinantes internet a utilizar seu portal quando haviam até portais gratuitos no mercado.

- É um artifício muito utilizado por grandes empresas para driblarem a concorrência com adversários de menor porte.

- O estado deve proteger o mercado garantindo a livre concorrência aos capitalistas interferindo nestas situações, a livre concorrência deve ser baseada na qualidade e no preço e não na capacidade de coerção de uma empresa.

- No link abaixo do qual transcrevo uma parte, há uma análise jurídica completa da prática da venda casada:

"Tanto o CDC como a Lei Antitruste proíbem que o fornecedor se prevaleça de sua superioridade econômica ou técnica para determinar condições negociais desfavoráveis ao consumidor. Assim, proíbe o art. 39, em seu inciso I, a prática da chamada venda “casada, que significa condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço. O inciso ainda proíbe condicionar o fornecimento, sem justa causa, a limites quantitativos.” (Cláudia Lima Marques, et al. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor. 2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 561).

A denominada ‘venda casada’, sob esse enfoque, tem como ratio essendi da vedação a proibição imposta ao fornecedor de, utilizando de sua superioridade econômica ou técnica, opor-se à liberdade de escolha do consumidor entre os produtos e serviços de qualidade satisfatório e preços competitivos.

Consectariamente, ao fornecedor de produtos ou serviços, não é lícito, dentre outras práticas abusivas, condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço (art. 39, § 2º, do CDC).

Caso contrário, estar-se-ia prestigiando a prática da venda casada, abominada pelo CDC."

FONTE:http://www.advogado.adv.br/artigos/2007/helioapolianocardoso/vendacasada.htm

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Johnny

Mensagem por Johnny »

Vamos parar com a briga? Compre a promoção, dê o brinquedo pro filho e jogue o lanche fora. Simples assim...

Algumas montadoras dão um tanque cheio e IPVA e licenciamento grátis na compra do automóvel. Vou então entrar na justiça para ter apenas o tanque ou o IPVA...genial...

Eu faria como disseram acima. Botava o brinquedo à venda pelo preço da promoção em questão.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado