Benetton escreveu:Wallace escreveu:Óh, num tô falandum?
![]()
![]()
Essa é a sua refutação?
Ótimo! Então traduza-a para o inglês para que Eu possa enviar aos Médicos Europeus.
Pow!
![]()
![]()
Essa é a sua refutação?
Ótimo! Então traduza-a para o inglês para que Eu possa enviar aos Médicos Europeus.
Benetton escreveu:Mr.Hammond escreveu:Benneton, receio ser perigoso afimar algo do tipo " só pode ser mediunidade " e pronto.
Como você sabe bem, em ciência nunca temos provas absolutas e sim evidências e hipóteses, que podem estar erradas.Talvez fosse melhor o cientista americano admitir a hipótese, mas nada estático a priori.
Ainda teríamos outras hipóteses, como telepatia e outras dentro da hipótese psi.evidenciaram que alguns médiuns realmente podem ter autênticos dons parapsicológicos
Pois é. Dentro da própria pesquisa psi não existem evidências conclusivas se o fenômeno psi existe ou não, a parapsicologia não nega nem afirma a existência de qualquer suposta realidade transcendente ou sobrenaturalista.Um grupo com mais de 60 pessoas foi solicitado a tentar captar dados sobre os mortos, mas o índice médio de acerto foi de 36%, tendo um conseguido atingir os 54%.
Vendo estes dados por alto, me parece mais a hipótes psi.
Seria bom que o Zangari participasse deste tópico, ele tem mais conhecimento sobre o tema do que eu.
Depois vou ver os links em inglês, com calma.
Quanto ao Turatti, vamos ignorá-lo. Ele não tem retórica nem argumentação séria para falar sobre pesquisa psi e vai apenas continuar repetindo as bobagens do Quevedo, um velhaco desatualizado e não conhecido no exterior, que desonestamente tenta usar a parapsicologia para validar sua religião e atacar outras.
Recomendo a leitura deste artigo do Zangari:
Estudos psicológicos da mediunidade:Uma breve revisão.
Abraços.
Olá Mr.Hammond !
Sim, o que foi exposto só demonstra evidências. Nada de provas, admito. Mas tudo no começo é meio nebuloso. Sei que existem falhas nessas experiências. Falhas de qualidade, falhas de controle que pudessem evitar a possibilidade de fraude. Tanto que o Welligton Zangari já havia criticado, com conhecimento de causa, essas experiências em outro tópico lá do velho Fórum.
Talvez se o Prof. Gary Schwartz tivesse se cercado de mais parâmetros de controle e obtido meios que assegurassem a veracidade dos resultados, suas Experiências não tivessem recebido tantas críticas. Mas talvez também tivesse obtido os mesmos resultados e aí o respaldo da comunidade Acadêmica seria maior.
Talvez Ele repita os ensaios com os cuidados devidos e recomendados. Talvez ele possa reeditar sua Obra "After Life Experiments". Aí então saberemos da idoneidade do seu Trabalho e da credibilidade dos seus métodos.
Volto a repetir : Nada é divulgado perfeito e acabado. No início, há sempre falhas a corrigir. Entendo isso como normal no desenvolvimento e aprimoramento das pesquisas.
Tudo de Bom.
Um Abraço.
Wallace escreveu:Benetton escreveu:Wallace escreveu:Óh, num tô falandum?
![]()
![]()
Essa é a sua refutação?
Benetton,
Cofesso que minha preguiça fala mais alto que minha vaidade ou no que creio... De qualquer forma, tenho certeza que nesse calhamaço de material, que poderia até chamar da falácia da quantidade, não tem evidência cientifica alguma pró-espiritismo, e tenho certeza também que se não levaram em conta fenômenos PSI, contraditóriamente seriam até evidências do mesmo fenômeno.
Quanto a questão da EQM, já é mais que badalado o conhecimento de que trata-se de descargas neuroquimicas do cérebro.
Isso sem falar que logo de cara, no link do video da globo, ele não existia.
Wallace escreveu:E para terminar você concordando com outro forista que pensa extamente como eu, de um link que você mesmo forneceu.
Note que você mesmo diz que não há provas e que os que nos "estudos" há falhas.
Em outras palavras, você só quer encher o saco.Benetton escreveu:Mr.Hammond escreveu:Benneton, receio ser perigoso afimar algo do tipo " só pode ser mediunidade " e pronto.
Como você sabe bem, em ciência nunca temos provas absolutas e sim evidências e hipóteses, que podem estar erradas.Talvez fosse melhor o cientista americano admitir a hipótese, mas nada estático a priori.
Ainda teríamos outras hipóteses, como telepatia e outras dentro da hipótese psi.evidenciaram que alguns médiuns realmente podem ter autênticos dons parapsicológicos
Pois é. Dentro da própria pesquisa psi não existem evidências conclusivas se o fenômeno psi existe ou não, a parapsicologia não nega nem afirma a existência de qualquer suposta realidade transcendente ou sobrenaturalista.Um grupo com mais de 60 pessoas foi solicitado a tentar captar dados sobre os mortos, mas o índice médio de acerto foi de 36%, tendo um conseguido atingir os 54%.
Seria bom que o Zangari participasse deste tópico, ele tem mais conhecimento sobre o tema do que eu.
Quanto ao Turatti, vamos ignorá-lo. Ele não tem retórica nem argumentação séria para falar sobre pesquisa psi e vai apenas continuar repetindo as bobagens do Quevedo, um velhaco desatualizado e não conhecido no exterior, que desonestamente tenta usar a parapsicologia para validar sua religião e atacar outras.
Abraços.
Olá Mr.Hammond !
Sim, o que foi exposto só demonstra evidências. Nada de provas, admito. Mas tudo no começo é meio nebuloso. Sei que existem falhas nessas experiências. Falhas de qualidade, falhas de controle que pudessem evitar a possibilidade de fraude. Tanto que o Welligton Zangari já havia criticado, com conhecimento de causa, essas experiências em outro tópico lá do velho Fórum.
Talvez se o Prof. Gary Schwartz tivesse se cercado de mais parâmetros de controle e obtido meios que assegurassem a veracidade dos resultados, suas Experiências não tivessem recebido tantas críticas. Mas talvez também tivesse obtido os mesmos resultados e aí o respaldo da comunidade Acadêmica seria maior.
Talvez Ele repita os ensaios com os cuidados devidos e recomendados. Talvez ele possa reeditar sua Obra "After Life Experiments". Aí então saberemos da idoneidade do seu Trabalho e da credibilidade dos seus métodos.
Volto a repetir : Nada é divulgado perfeito e acabado. No início, há sempre falhas a corrigir. Entendo isso como normal no desenvolvimento e aprimoramento das pesquisas.
Tudo de Bom.
Um Abraço.
MAGDALA escreveu:ANASI,
Você não está lendo todo o tópico deste debate, se está lendo, o Botanico já detalhou grande parte do experimento do Crookes, volta lá e veja. Agora o experimento dos 200 cientistas, você tá brincando comigo, listar tudo que foi feito aqui nesse espaço? , cê acha que eu não tenho mais nada pra fazer da vida, depois aqui mesmo na internet têm muita coisa que você pode pesquisar, é só não ter preguiça.
Wallace escreveu:MAGDALA escreveu:ANASI,
Você não está lendo todo o tópico deste debate, se está lendo, o Botanico já detalhou grande parte do experimento do Crookes, volta lá e veja. Agora o experimento dos 200 cientistas, você tá brincando comigo, listar tudo que foi feito aqui nesse espaço? , cê acha que eu não tenho mais nada pra fazer da vida, depois aqui mesmo na internet têm muita coisa que você pode pesquisar, é só não ter preguiça.
Se você também está lendo o tópico estará vendo (isto é se quiser estar vendo) que ele foi sistematicamente refutado...
m i 9 escreveu:
a existência de coisas ectoplasmáticas prova que a Doutrina espírita é correcta?
Benetton escreveu: Quer dizer que, se a extensão de material for grande, detalhando as experiências, a mesma é classificada por você por "falácia de quantidade" ? E se a extensão do material for pequena? Seria uma "falácia da falta de quantidade" ?
Benetton escreveu:As evidências pró existência da consciência fora do corpo são patentes para os médicos citados, qualificados e gabaritados no assunto, menos para você, é claro, que sem apresentar um só argumento técnico, já crê ser o suficiente para refutar todo o estudo apresentado por eles. Estudo esse que está amplamente divulgado nos links oficiais das Entidades, e não só resumidos por mim, em posts anteriores.
Levar em conta os fenômenos PSI não é tarefa de Médicos e sim de parapsicólogos.
Benetton escreveu: E já que você considera os fenômenos PSI ( muitos céticos aqui mesmo do RV não crêem em parapsicologia como Ciência séria para respaldar quaisquer fenômenos não explicáveis pela Ciência hodierna ), vamos então aos estudos da S.P.R - Society for Psichical Research, a mais tradicional e reconhecida Entidade de Parapsicologia do mundo :
Vejamos um dos campos de estudo da S.P.R Activities, o qual relata as análises da comunicação com Espíritos e a Reencarnação :
http://www.spr.ac.uk/expcms/index.php?section=50
Original da Página : "The principal areas of study of psychical research concern exchanges between minds, or between minds and the environment, which are not dealt with by current, orthodox science. This is a large area, incorporating such topics as extrasensory perception (telepathy, clairvoyance, precognition and retrocognition), psychokinesis (paranormal effects on physical objects, including poltergeist phenomena), near-death and out-of-the-body experiences, apparitions, hauntings, hypnotic regression and paranormal healing. One of the Society's aims has been to examine the question of whether we survive bodily death, by evaluating the evidence provided by Mediumship, apparitions of the dead and Reincarnation studies."
Tradução : "As principais áreas de Estudo das Pesquisas Psíquicas têm interesse no intercâmbio entre as mentes, ou entre mentes e o meio ambiente, as quais não são tratadas, atualmente, pela Ciência ortodoxa. Esta é uma grande área, incorporando tais tópicos como a percepção extrasensorial ( Telepatia ; Clarividência - visão sem ser pelos órgãos visuais ; Precognição - Premonição ou conhecimento de algo antes de ter acontecido ; Retrocognição - Percepção de acontecimentos passados ), Psicocinese ( Efeitos paranormais em objetos físicos, incluindo o fenômeno de Poltergeist – Espírito perturbador ), experiências próximas da morte ou fora do corpo, aparições, obsessões, regressão hipnótica e curas paranormais. Um dos objetivos da Sociedade tem sido examinar a questão se nós sobrevivemos à morte corpórea, avaliando a evidência fornecida pelos Médiuns, aparições de (pessoas) mortas e o estudo da Reencarnação." ( Destaques nossos ).
Benetton escreveu:A EQM seria então descargas neuroquimicas do cérebro????
Mas que interessante!
Os estudos de Parnia, Van Lommel e Michael Sabom fornecem base empírica suficiente para presumirmos que algumas NDEs ocorrem nos momentos em que o cérebro está inoperante em sua maquinaria neural tradicionalmente aceita como geradora da consciência e da experiência subjetiva.
Não disse que o cérebro está completamente inoperante, mas qualquer que seja o resquício de funcionamento, seria digno de prêmio Nobel se alguém demonstrar que tal resquício gera consciência, já que ele não manteria a comunicação sináptica entre neurônios.
m i 9 escreveu:Wallace escreveu:MAGDALA escreveu:ANASI,
Se você também está lendo o tópico estará vendo (isto é se quiser estar vendo) que ele foi sistematicamente refutado...
o tópico foi refutado????
Benetton escreveu:Wallace escreveu:E para terminar você concordando com outro forista que pensa extamente como eu, de um link que você mesmo forneceu.
Note que você mesmo diz que não há provas e que os que nos "estudos" há falhas.
Em outras palavras, você só quer encher o saco.Benetton escreveu:Mr.Hammond escreveu:Benneton, receio ser perigoso afimar algo do tipo " só pode ser mediunidade " e pronto.
Abraços.
Olá Mr.Hammond !
Tudo de Bom.
Um Abraço.
O interessante é que você MISTURA dois assuntos que são bem distintos entre si.
O que Eu DESTAQUEI até agora são as experiências de N.D.E - Near Death Experience e os Médicos envolvidos . E o que você reproduz acima é a experiência do Prof. Gary Schwartz, e não de nenhum médico citado por mim. Legal, né?
Muito bem. Esse link Schwartz foi citado por mim DESTACADO dos outros links. EVIDENCIEI as pesquisas da N.D.E, mas você agora ignora minhas evidências e muda para outros Estudos...
Ok. Naquela oportunidade Eu afirmei que, como em qualquer experimento científico, não há provas e sim evidências. Venho dizendo isso há séculos em meus posts, mas parece que repetir isso 500 vezes não adianta. Todas as vezes que debato esses assuntos, sinto-me na obrigação de dizer que já havia dito e que agora já é a 501ª vez que faço a mesma coisa. Há muito tempo que em Ciência não se diz "Provas" e sim "Evidências". E é isso a que me refiro. Então, por que você vem agora dizer que não há provas, se a ciência se abstêm disso?
É para você encher o saco? ( como você mesmo diz... )
E mesmo as possíveis "falhas" do pesquisador Schwartz foram devidamente explicadas e refutadas por ele, após o lançamento de seu Livro : "The Afterlife Experiments". Uma de suas declarações sobre a Leitura fria refutam uma das maiores críticas ao seu trabalho :
http://connect.educause.edu/blog/mpasie ... 1199474689
http://www.lauralee.com/index.cgi?pid=4459
http://www.thepsychictimes.com/articles ... _death.htm
Ian Stevenson escreveu:P: A idéia básica da metempsicose inclui a possibilidade da reencarnação
indiscriminada da alma, de homem no animal irracional e vice-versa. Que acha V.
Sa. desta teoria? Considerando-se o processo evolutivo dos seres vivos,
considera V. Sa. possível a transição reencarnatória do animal irracional para o
homem? Teria V. Sa. assinalado algum caso que sugerisse a possibilidade dessa
transição reencarnatória?
R: O cálculo atual é que existem 3,5 bilhões de pessoas encarnadas., mas o
índice de aumento está diminuindo, provavelmente devido ao controle da
natalidade que está sendo praticado.
Quanto à transição reencarnatória dos irracionais para o homem, os Budistas
acham que a explosão na população se deve ao fato que os animais estão se
reencarnando em corpos humanos. Atravessamos, ao que parece, um período de
escassez de espíritos desencarnados. Talvez existam mais encarnados do que
desencarnados.
P: a) Poderiam provir de outros orbes habitados, ocorrendo então um processo
imigratório? b) E, nesta última hipótese, como se originariam naqueles outros
mundos tais personalidades humanas desencarnadas?
R: a) É possível, mas, os dados que agora possuímos dão fraca evidência à
idéia da existência de seres humanos em outros orbes, apesar de algumas pessoas
dizerem que se lembram de vida em outros planetas. É possível que tais pessoas
se recordem de vidas intermediárias no estado espiritual.
b) Através da evolução - por meio de corpos de animais.
P: Existe alguma diferença entre a reencarnação e a possessão espiritual?
R: Sim. Na reencarnação, o ser que vai renascer influi sobre o corpo que vai
ocupar. No caso da possessão, o espírito ocupa um corpo que não é o seu.
P: Quais as diferenças entre reencarnação e possessão? Por que é que o caso
de Jasbir é considerado um caso de reencarnação?
R: Em meu livro "Vinte casos sugestivos de reencarnação", no Capítulo IX,
"Discussão geral", trato de maneira exaustiva deste particular. Houve um caso na
Alemanha e os dados são fidedignos. Um corpo nasceu antes da morte do ser que o
havia de ocupar. Este é um caso de possessão espiritual, como aconteceu com
Jasbir, que também poderia ser classificado como possessão. Não é fácil
distinguir tais casos. Ao que parece, existe uma graduação entre reencarnação e
possessão.
Botanico escreveu:Que você entende por dados EMPÍRICOS? Só posso pesquisar reencarnação recorrendo a pessoas que têm lembranças espontâneas ou que, sob hipnose, relembram episódios de vida anterior e checar se tais lembranças podem ser verificadas de alguma maneira. Você conhece outra?
RicardoVitor escreveu:Por que você não cita casos como, por exemplo, um achado de pertences que somente o morto poderia saber a localização? Por que não há casos em que o tal "reencarnado" se lembra de ter escondido algo na "vida anterior" e descoberto na "vida reencarnada"? Se comprovada a autenticidade (pois a possibilidade de fraude é vasta), teríamos uma forte evidência da existência da reencarnação. Por que vocês espíritas não citam um caso desse tipo, um estudo sério e amplamente documentado, Botanico?
Botanico escreveu:Não sabia que o Quevedo e sua cupinchada e mais todo um batalhão de padres e pastores eram espiritóides babões... Agora se os céticos ignorantes como você nunca o descobriram, a culpa não é minha.
RicardoVitor escreveu:O Quevedo o citou alguma vez? Mesmo isso sendo irrelevante, poderia citar o trecho aqui?
Botanico escreveu:Acontece que o critério de seriedade cética é igualzinho ao das igrejas cristãs e exatamente pelo mesmo motivo: defesa da fé. Assim, se um cretino qualquer diz que um médium lhe confessou fraude, este é considerado pela comunidade cética como uma pessoa séria e honesta, mesmo que não tenha prova alguma do que disse (para a comunidade cética, neste caso não são necessárias provas). Já se um cientista competente, contra o qual nada se pôde dizer em desabono, lista toda uma metodologia e os resultados obtidos que confirmam que houve eventos estranhos não explicados de forma "natural", aí vem a comunidade cética dizer que o cara é um trouxa, um incompetente, um incapaz... Com tal critério, a comunidade cética só pode ser levada a sério por ela mesma e pelos seus puxassaquistas. Certo?
RicardoVitor escreveu:Vou perguntar novamente: Você possui algum estudo realizado por algum cético sério, Botanico?
Botanico escreveu:E você ainda quer resposta? Tudo bem. Não participo, nem participaria do desafio do Randi porque:
1) Não confio nele. A meu ver seu interesse não é a busca da verdade e sim defender a fé cética.
RicardoVitor escreveu:Se ele defende uma fé ou não, isso é irrelevante. Cabe a vocês espíritas demonstrarem, de forma experimental, a existência de tais fenômenos. O desafio está lá, as regras são claras. Vocês são capazes de reproduzir algo na frente de outras pessoas? Essa é a questão.
Botanico escreveu:2) Não conheço nenhum médium de efeitos físicos bom o bastante para impressioná-lo e mesmo que conhecesse, como espírita, sei que mediunidade não é como o experimento altamente científico que é dissolver uma colher de chá de sal em um litro de água a 30 graus Celsius.
RicardoVitor escreveu:Aí que está o cerne da questão. O espiritismo, apesar de todo o cientificismo que envolve a seita, não possui nada que possa ser reproduzido e comprovado. Funciona como toda superstição, somente através da fé dos seus militantes. Eu não acredito nos seus fantasminhas, Botanico, assim como não acredito em UFOs pilotados por extraterrestres, até demonstraram alguma evidência concreta da existência destes.
Botanico escreveu:3) Teria de eu ir lá nos EUA e bancar as despesas e não tenho dinheiro nem para ir até a esquina da minha rua.
RicardoVitor escreveu:Por USD$ 1 milhão??? Se você tivesse alguma certeza da veracidade do espiritismo, por que você iria ter essa preocupação? Arrumaria um crédito para depois pagar à vista, quando ganhar aquela fortuna oferecida por Randi. De duas, uma: Ou você não acredita muito nessa historinha toda do espiritismo ou você não quer ganhar esse dinheirão. Se eu tivesse provas (como você diz ter) da existência desses fenômenos, não pensaria duas vezes, e iria lá calar a boca daquele cético chato e ainda ganhar um dinheirão fácil fácil.
Botanico escreveu:4) Se por algum milagre o Randi endossasse o médium e me pagasse o milhão, a comunidade cética inteira dirá que ele só pagou porque já tá um velhinho caduco e foi risivelmente empulhado por um médium espertalhão.
RicardoVitor escreveu:Por que? James Randi é um cético respeitado, ao contrário dos embustes que vocês adoram citar, e que nenhum meio cético cita.
Botanico escreveu:Lidar com pessoa mal informada é isso!
RicardoVitor escreveu:Quem, do meio cético, citou tal autor, Botanico?
Botanico escreveu:Eu não, não sou médium de efeitos físicos. E mesmo que fosse, não perderia o meu tempo como você. Talvez o perdesse com algum cético mais inteligente ou mais famoso... mesmo sabendo que nada ganharia com isso, mesmo que o convencesse.
RicardoVitor escreveu:É medo? Não tem tanta certeza assim da sua fé?
Botanico escreveu:Escuta aqui meu caro RCA-Victor desinformado:
O Robert Hare, renomado cientista americano, sentindo-se na obrigação de cumprir seu dever como cidadão, empenhou-se em investigar esse negócio de espiritualismo, pois pretendia desmascarar toda a fraudulência dele e assim mostrar aos pobres coitados ingênuos como estavam sendo enganados. A imprensa da época bateu palmas. Mas Hare, honestamente, concluiu que a coisa não era nada do que ele pensava... E a comunidade cética de sua época caiu de pau em cima dele. Mas NENHUM CÉTICO da ocasião foi verificar o que Hare fez. Ninguém disse:
_ Ah! Pobre Hare! Foi iludido também, mas com a gente vai ser diferente! Vamos catar esses médiuns, aumentar a fiscalização e desta vez vai ser 20 ou 30 vigiando. Vão ver como a gente pega a fraude agora!
Mas não... Preferiram lamentar a adesão de Hare àquele gigantesco embuste. Afinal para que serviam esses cientistas? Apenas para ficar pesando pozinhos em seus bolorentos laboratórios? Ao contrário de Hare, nenhum deles tinha sentimentos de boa cidadania e se empenharira em desmascarar o tal gigantesco embuste? Lamentável.
Este é só um exemplo de como você está por fora quando diz que os médiuns nunca reproduziram seus fenômenos na frente de nenhum cético...
RicardoVitor escreveu:Não conheço o caso, poderia citar a sua fonte? Se for o caso de Hare não ter conseguido desmascarar os tais charlatões, qual o espanto? A maoria dos charlatões sabe muito bem ocultar seus truques de qualquer investigação séria. Poderia citar quais os métodos utilizados na investigação, quais os fenômenos reproduzidos, as condições e as pessoas envolvidas?
Botanico escreveu:Ah! Os desafios. Tais como os de antigamente (Randi não é pioneiro nisso) a proposta do desafio era a seguinte: feito o desafio, espera-se que não apareçam os médiuns; se os médiuns aparecerem, não aparecerão os fantasmas; se os fantasmas aparecerem, custará pouco para mostrar como a coisa é feita. E assim aparecerá sempre a desculpa para não se entregar o prêmio.
RicardoVitor escreveu:Se aqueles que alegam ser capazes de reproduzir tais fenômenos paranormais não conseguem fazê-lo na presença de outras pessoas, a culpa não é de Randi.
Botanico escreveu:Como eu disse, o que move o Randi não é a busca da verdade e sim a fé. Neste ponto ele NUNCA sai perdendo com o seu desafio. Afinal, se ninguém aparece para levantar o prêmio, ele sai ganhando em defesa da sua fé cética, pois indiretamente fica "provado" que todos os médiuns são charlatões, pois não aparecem para responder ao desafio. Se aparecerem, é só inventar alguma desculpa para não se pagar o prêmio e pronto. Quem vai contestar o Randi?
RicardoVitor escreveu:As regras do desafio são claras e objetivas, basta reproduzirem o fenômeno em condições observáveis e pronto: USD$ 1 milhão em suas contas. Se nenhum dos que se submeteram aos testes conseguiram reproduzir suas maluquices, por que Randi teria alguma culpa?
Botanico escreveu:Se Randi fosse um cara com os mesmos bons sentimentos de cidadania que o Hare, ele então, em vez de se usar da sutileza de uma manada de elefantas dançando cancã, ele seria discreto: infiltra-se-ia no show do paranormal, verificaria quais seriam os seus truques possíveis e aí sim armaria o circo contra. Mas faria a coisa de público, já que dizem os céticos que Geller se apresenta para cientistas, então ele se faria passar por um cientista e aí então, com sua habilidade ilusionista, poderia trocar a barra prepara do Geller pela sua normal (e aí o Geller não conseguiria entortá-la) e então mostraria isso ao público presente (e se pagou, vai querer a grana de volta).
Isso se Randi estivesse interessado na verdade. Mas como ele está interessado em defender a fé cética...[/color]
RicardoVitor escreveu:Ele elaborou um desafio, estabeleceu condições, justamente para não ser pego pelas artimanhas que charlatões (principalmente os espíritas) possuem escondidas em suas mangas. Por que, engraçado, nessas condições os tais paranormais não aceitam nem conseguem reproduzir nada?
Botanico escreveu:Teve um cientista que foi ridicularizado por seus colegas posteriormente, pois montou todo um laboratório para investigar o Geller. Só que a metodologia que ele bolou foi tão bem feita, que Geller simplesmente não pôde fazer nada. E ainda teve cético que me disse que Geller se apresenta para cientistas (pois dizem que estes são risivelmente empulhados pelo malandro), mas se recusa a apresentar-se a grupos de mágicos (supostamente porque esses não se deixariam enganar).
RicardoVitor escreveu:Exato, um charlatão clássico.
Botanico escreveu:Eu prefiro pensar que é porque os céticos NÃO TÊM A MENOR COMPETÊNCIA PARA FAZÊ-LO. Afinal sua proposta é defender a fé cética e não buscar a verdade. É tão gozado esse pessoal cético. Afinal o Jules Bois disse que a Florence Cook foi sua amante e lhe confessou que enganara Crookes com truques bobos e infantis E NENHUM CÉTICO até hoje soube me dizer quais foram esses truques. Mesmo lendo os protocolos e confrontando os resultados, nem o próprio Randi consegue dizer: _ Olha, o truque foi feito assim, assado, frito ou cozido.
Querem que eu creia na fraude... mas só que eu CREIA, que não faça perguntas a respeito. Até parece um pastor falando:
_ Creia na Trindade!
_ Nos três Deuses?
_ Não há três Deuses e sim UM SÓ DEUS.
_ Mas se o Pai é Deus, se o Filho é Deus e se o Espírito Santo é Deus, como pode haver um Deus só?
_ Creia! Não pergunte.
RicardoVitor escreveu:Quem crê na fraude aqui são aqueles que acreditam nesses truques e fantasias do espiritismo. A posição cética é justamente a posição de não acreditar nessas maluquices enquanto não existir uma mínima evidência de veracidade de tais fenômenos.
Botanico escreveu:E como confiar que esse cara vai ser honesto? Como vou saber que, vendo que não consegue desmentir os fenômenos, ele malandramente não vai introduzir alguma coisa suspeita no ambiente para então acusar o paranormal de fraude?
RicardoVitor escreveu:As regras e os métodos do desafio são claros e objetivos, como já disse. Há de se obedecer tais regras e os métodos, tanto do lado do Randi e do lado do paranormal. Se os paranormais não são capazes de reproduzir nada no ambiente proposto, azar o deles e das suas ovelhinhas.
RicardoVitor escreveu:Botanico escreveu:RicardoVitor escreveu:Botanico, você é capaz de reproduzir alguma das maluquices as quais afirma? Topa o desafio de você reproduzir na minha frente algum fenômeno paranormal ou algo dessa maluquice toda espírita? Qualquer coisa? Lanço aqui o desafio.
O desafio não está aceito porque:
1) Eu não sou médium de efeitos físicos. Aliás não sou médium de efeito algum.
2) Não reconheço em você qualquer capacidade para julgar o assunto, em vista do seu amplo desconhecimento.
Se você não é capaz de reproduzir o que afirma, como tem coragem de vir aqui defender tais fenômenos? Por que eu deveria te levar a sério, agora que sei que não é capaz de provar nada do que fala?
Wallace escreveu:RicardoVitor escreveu:Botanico escreveu:RicardoVitor escreveu:Botanico, você é capaz de reproduzir alguma das maluquices as quais afirma? Topa o desafio de você reproduzir na minha frente algum fenômeno paranormal ou algo dessa maluquice toda espírita? Qualquer coisa? Lanço aqui o desafio.
O desafio não está aceito porque:
1) Eu não sou médium de efeitos físicos. Aliás não sou médium de efeito algum.
2) Não reconheço em você qualquer capacidade para julgar o assunto, em vista do seu amplo desconhecimento.
Se você não é capaz de reproduzir o que afirma, como tem coragem de vir aqui defender tais fenômenos? Por que eu deveria te levar a sério, agora que sei que não é capaz de provar nada do que fala?
Inclusive uma das primícias da metologia cientifica, diz que o experimento tem que ter condições para ser reproduzida...
RicardoVitor escreveu:Botanico escreveu:Botanico escreveu:Muito que bem, eu pensaria ser um cavalo. Por que não imagino que seria um unicórnio? Porque além das fábulas, lendas e contos da Carochinha, não me consta que existam fora daí.RicardoVitor escreveu:Exatamente! Assim como os espíritos, que não nos constam existir fora da cabecinha dos espíritas.
Bem, considerando que até chapas fotográficas os viram e como elas não têm cabeça...
Chapas fotográficas? Isso quer dizer que as almas penadas podem ser captadas por chapas fotográficas? Quais as propriedades dos fantasmas que são detectadas pela sensibilidade das chapas?Botanico escreveu:Procure por William Crookes na internet. E não vá me dizer que ele era obscuro.
Não procuro pelo cientista, procuro por suas obras e seus experimentos. Mesmo porque, cientistas frequentemente estão equivocados. Você poderia citar um estudo feito pelo William Crookes que determine a existência de tais fenômenos?
Wallace escreveu:Botanico escreveu:Bem, considerando que até chapas fotográficas os viram e como elas não têm cabeça...
É não se fazem mais chapas fotográficas como antigamente, inclusive, considerando esse peculiaridade, eu acho que foi a única tecnologia no mundo que involuiu, já que só chapas antigas conseguem tirar fotos de fantasma...
Bom, a não ser que eu esteja enganado e exista alguma foto moderna a cores dando sopa por aí...
Você tem alguma, Bota?
![]()
![]()
Essa é a sua refutação?