Como kardecistas refutam espiritismo não-kardecista?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Raul Seixas Jr

Re: Re.: Como kardecistas refutam espiritismo não-kardecista

Mensagem por Raul Seixas Jr »

Wallace escreveu:
Raul Seixas Jr escreveu:
Wallace escreveu:
Raul Seixas Jr escreveu:
DIG escreveu:
Raul Seixas Jr escreveu:Obs: O Kardecismo está no espírito do foro, pois não é uma religião: é uma ciência, desenvolvida a partir de observação e experimentação...

Sério? Cadê essas experiências então?

As experiências começaram com a reunião de estudiosos na França, há 100 anos, tentando explicar o comportamento de manifestações inexplicáveis...
Por exemplo: batidas secas em mesas, movimentação de letras em tábuas, respondendo a perguntas, etc...

Na mesma époc, na France, outros intelectuais(sic) famosos inclusive, se reuniam, eram teólogos, médicos, magistrados e tal... Estudavam e padronizavam a Teosofia... Logo a Teosofia e mágicas encantadas são verdadeiras? É isso?

Calma! Nem tudo é certo ou verdadeiro...
O kardecismo é um ponto de partida. Ainda não evoluimos como civilização para chegarmos a todas as respostas...
Aceito a reencarnação, porque com ela e o Karma (expiação), posso explicar tudo na nossa vida passageira...
Se surgir uma teoria melhor, posso adotá-la...
Eu evoluo!

Então amiguinho Junior,

Comece a pesquisar sobre o assunto aqui mesmo no fórum, pesquise sobre espiritismo aqui: https://antigo.religiaoeveneno.com.br/search.php e verá que essa doutrina não tem nada de cientifica. Eu diria que não tem nada de verdadeira, sendo uma religião como outra qualquer, com mais falácias e mentiras que as outras... Eu diria que ela é bem imbecil, por um acaso!!! :emoticon12:

Be Happy.

Como disse, gosto de procurar e experimentar...
Vou na sua sugestão agora, mas não vei ser minha única fonte de consulta...
Depois eu volto...
Abraço...
"Antes de tudo, analisa e observa. A mudança está em suas mãos."
Chico Xavier.

Wallace
Gênero: Masculino

Mensagem por Wallace »

Tally escreveu:
Wallace escreveu:Tally,

Cada vez te entendo menos...

Noutro tópico te fiz pergunta simples sobre Camdombé que qualquer frequentador despretencioso sabe, e você não soube responder, inclusive você respondeu que não sabia porque não era iniciada, ou seja, não havia feito cabeça...

Agora fala que trabalhava incorporada num terreiro de candomblé. Lhe pergunto, que terreiro é esse cujos os médiuns não têm a cabeça do Santo feita? QUe desencontro que informações são essas? E para seu caso ficar mais especifico e lúdico seria interessante você dizer que doença você tinha e como

No outro tópico, você estava brincando, Wallace.Encerrei o assunto, suavemente, para não ser agressiva.
Aqui eu vejo uma pessoa preocupada com um assunto , o qual posso dar as respostas, porque fiz parte,embora não tenho "feito cabeça",e respondi. O terreiro não sei mais onde é faz tempo, afinal eu era adolescente quando isso aconteceu, e minha mãe quem o escolheu, através das indicações de uma amiga.
Quanto a meu caso,ou melhor, meu problema de saúde, está resolvido.Era psicossomático,e resolvi.Eu e mais os médicos e minha terapeuta.Posso dizer que minha força de vontade foi o fator primordial.
Mas até hoje, devido a isso, não bebo,tampouco deixo de cuidar de minha saúde ou de planejar minha vida, porque aprendi que se nem tudo na vida pode ser como se quer,grande parte pode e deve ser planejado.

Pois é... Mas observer que as pessoas leem os tópicos, mesmo que elas não enviem posts... É só olhar no índice, e a sua direita existem dois numeros, um é o número de postagem e o outro é o número de leitura do tópico.

Se você ficar postando coisas despreocupadamente vão achar que você não fala coisa com coisa...

Tally

Re.: Como kardecistas refutam espiritismo não-kardecista?

Mensagem por Tally »

Bom há muitas coisas que ainda não sei, inclusive como postar um quote dentro do outro.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Raul Seixas Jr

Raul Seixas Jr escreveu:
Wallace escreveu:
Raul Seixas Jr escreveu:
Wallace escreveu:
Raul Seixas Jr escreveu:
DIG escreveu:
Raul Seixas Jr escreveu:Obs: O Kardecismo está no espírito do foro, pois não é uma religião: é uma ciência, desenvolvida a partir de observação e experimentação...

Sério? Cadê essas experiências então?

As experiências começaram com a reunião de estudiosos na França, há 100 anos, tentando explicar o comportamento de manifestações inexplicáveis...
Por exemplo: batidas secas em mesas, movimentação de letras em tábuas, respondendo a perguntas, etc...

Na mesma époc, na France, outros intelectuais(sic) famosos inclusive, se reuniam, eram teólogos, médicos, magistrados e tal... Estudavam e padronizavam a Teosofia... Logo a Teosofia e mágicas encantadas são verdadeiras? É isso?

Calma! Nem tudo é certo ou verdadeiro...
O kardecismo é um ponto de partida. Ainda não evoluimos como civilização para chegarmos a todas as respostas...
Aceito a reencarnação, porque com ela e o Karma (expiação), posso explicar tudo na nossa vida passageira...
Se surgir uma teoria melhor, posso adotá-la...
Eu evoluo!

Então amiguinho Junior,

Comece a pesquisar sobre o assunto aqui mesmo no fórum, pesquise sobre espiritismo aqui: https://antigo.religiaoeveneno.com.br/search.php e verá que essa doutrina não tem nada de cientifica. Eu diria que não tem nada de verdadeira, sendo uma religião como outra qualquer, com mais falácias e mentiras que as outras... Eu diria que ela é bem imbecil, por um acaso!!! :emoticon12:

Be Happy.

Como disse, gosto de procurar e experimentar...
Vou na sua sugestão agora, mas não vei ser minha única fonte de consulta...
Depois eu volto...
Abraço...

Já voltei...
Achei uma interessante: Um espírita falou que " o ar é invísivel como os espíritos" e foi refutado por um "cientista" que explicou como provar que o ar é tangível...
Vcs só discutem o material, palpável?
Ou existe espaço para o cérebro discutir idéias?
Chico Xavier.

Wallace

Mensagem por Wallace »

Tally escreveu:Bom há muitas coisas que ainda não sei, inclusive como postar um quote dentro do outro.

Então aprenda aqui no tópico do Titio Coveiro...

https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=2757

DIG

Mensagem por DIG »

Tally escreveu:Bom há muitas coisas que ainda não sei, inclusive como postar um quote dentro do outro.

É assim:

[*quote]
[*quote]
[/quote]

[/quote]

Que produz:

:emoticon4:

Raul Seixas Jr

Raul Seixas Jr escreveu:
Wallace escreveu:
Raul Seixas Jr escreveu:
Wallace escreveu:

Sei... E eu sou Bill Gates III...

Nenhum espirita nunca deu essa patacada aqui...

Ahhhh, e o DIG na verdade é a Gisele bundchen... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Na verdade, eu sou o Raul Seixas desencarnado, mas não queria me revelar... Prazer, Gates...

Mas que isso fique em segredo, por favor, tá?

Senão vai ser um tal de neguim pedir cópia original do Windows Vista que vai ser uma merda...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Vivem me pedindo para compor um ROCK psicografado que fale sobre o Lula e os petistas... Eu te entendo. Vamos permanecer incógnitos...

Dizem que eu me "vendi" ao Diabo para fazer sucesso e que Ele me buscou cedo... Mas na verdade, na hora da morte eu dei "testemunho", "aceitei Jesus", me tornei crente e estou no Paraíso, tocando harpa e compondo música gospel...
Abração...
Chico Xavier.

Raul Seixas Jr

Amigos, vou dormir...
Amanha eu volto.
Gostei!
Chico Xavier.

Wallace

Mensagem por Wallace »

Sabia escolha, é preferível ser crente Evangélico do que ser um apostata das ciências...

:emoticon22:

Tally

Mensagem por Tally »

Mas cada qual cada qual, Wallace. Não critique aos espíritas.

Wallace

Mensagem por Wallace »

Tally escreveu:Mas cada qual cada qual, Wallace. Não critique aos espíritas.

Tally,

Veja minha posição. Eu respeito mais quem assume uma fé, mesmo que ela seja objeto exclusivo de seus sentidos, do que uma fé baseada em evidências anedotas, pseudo cientificas...
Cujos seus propositores, utilizam-se do engodo intencional para tentar propagar essa religião que é mentirosa desde seu berço, atribuindo cientificidade a ela, afim de cooptar incautos desavisados. Até onde sei, e até então, o nome disso é DESONESTIDADE...

Já começa errado que fé é um sentido e jamais poderia ser justificada.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Na porrada. De qual outro modo seria?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

DIG

Mensagem por DIG »

:emoticon5:

chagas

Mensagem por chagas »

Retirado da grande rede:

Denominações como Espiritismo de terreiro, Espiritismo de mesa branca, e mesmo Espiritismo Kardecista são errôneas, pois Espiritismo foi um neologismo criado por Kardec para designar a doutrina codificada por ele e os vocábulos Espírita ou Espiritista são neologismos para denominar os profitentes de tal doutrina.
por Paulo Henrique D. Vieira.

Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de novo sentido a uma antiga. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Neologismo

Me parece então que espiritismo, segundo os espiritas, seria aquela religião que segue os conceitos e a codificação de Kardec. Não existindo assim nenhum outro tipo de espíritismo.

Tally

Mensagem por Tally »

Assim é. Há inclusive no Orkut uma cmn que fala acerca disso e diz que há os espiritualistas e espiritas, diferenciando bem um do outro.Porém, embora as pessoas digam isso e se distingam das demais, o povo não as distingue.Esse é o grande problema.

Tally

Mensagem por Tally »

E na verdade , nem com maquina Kyrlean se prova a existência de espíritos.Agora, se for fé o que você está falando, é outra conversa.

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Tally escreveu:Mas cada qual cada qual, Wallace. Não critique aos espíritas.

Por que os espíritas estariam acima de críticas?
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Tally

Mensagem por Tally »

Porque Luís, eles precisam da Fé.São como crianças, um dia aprenderão a andar sózinhos,mas até lá a Fé é a bengala que os sustenta.Existem pessoas que precisam de religião, porque lhes dá Esperança, e sem ela, eles não saberiam como continuar.Eu os respeito, respeitando os limites deles. Não são só os espíritas, de qualquer religião.

cyrix

Mensagem por cyrix »

chagas escreveu:Retirado da grande rede:

Denominações como Espiritismo de terreiro, Espiritismo de mesa branca, e mesmo Espiritismo Kardecista são errôneas, pois Espiritismo foi um neologismo criado por Kardec para designar a doutrina codificada por ele e os vocábulos Espírita ou Espiritista são neologismos para denominar os profitentes de tal doutrina.
por Paulo Henrique D. Vieira.

Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de novo sentido a uma antiga. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Neologismo

Me parece então que espiritismo, segundo os espiritas, seria aquela religião que segue os conceitos e a codificação de Kardec. Não existindo assim nenhum outro tipo de espíritismo.

No começo, não era assim:
http://paginas.terra.com.br/educacao/cr ... ardesp.htm
Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia

Luis Dantas
Contato:

Tally escreveu:Porque Luís, eles precisam da Fé.São como crianças, um dia aprenderão a andar sózinhos,mas até lá a Fé é a bengala que os sustenta.Existem pessoas que precisam de religião, porque lhes dá Esperança, e sem ela, eles não saberiam como continuar.Eu os respeito, respeitando os limites deles. Não são só os espíritas, de qualquer religião.

Mas como você sabe que eles tem fé em vez de dependendência emocional comum? Tratar o Espiritismo como uma religião verdadeíra é um tanto temerário.
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Luis Dantas
Contato:

cyrix escreveu:No começo, não era assim:
http://paginas.terra.com.br/educacao/cr ... ardesp.htm

Nunca entendi muito bem essa pretensão kardecista de monopólio da palavra...

Tally

Mensagem por Tally »

Luis escreveu:Mas como você sabe que eles tem fé em vez de dependendência emocional comum? Tratar o Espiritismo como uma religião verdadeíra é um tanto temerário.

Na verdade, não sei. Não respondo por ninguém, a não ser por mim mesma.Mas seja uma dependencia que se confunde com a fé ou vice-versa,eles não estão prontos ainda para andarem sózinhos. Se o estivessem, andariam.
Ou não estão prontos, ou não querem, o que também é uma hipótese bem viável, uma vez que é mais fácil culpar alguém pelos nossos atos, que assumirmos a responsabilidade deles.
E não creio ser temeridade a escolha de cada um.
A vida é dele.

Luis Dantas
Contato:

Tally escreveu:E não creio ser temeridade a escolha de cada um.
A vida é dele.

A temeridade maior é nossa em ficar só olhando enquanto tantos chafurdam no caminho de se convencer que o que lhes convém é "mérito pessoal" deles e o que não lhes convém é "falta de evolução espiritual" dos outros... a vida é deles, mas quem paga o preço não são só eles.

Tally

Mensagem por Tally »

Luis escreveu:A temeridade maior é nossa em ficar só olhando enquanto tantos chafurdam no caminho de se convencer que o que lhes convém é "mérito pessoal" deles e o que não lhes convém é "falta de evolução espiritual" dos outros... a vida é deles, mas quem paga o preço não são só eles.

Pode até ser...Mas prove a inexistência do que eles acreditam e então poderá fazer algo. Antes, vai ficar só olhando e lamentando.
E lamentar, não serve para nada, a não ser para perder tempo, inútilmente.
Quanto ao que cada um pensa,seja lógico:se existir Deus, você crê realmente que ele não lhe dá a evolução necessária?
E se não existir, para que você precisa dela?

Luis Dantas
Contato:

Tally escreveu:Pode até ser...Mas prove a inexistência do que eles acreditam e então poderá fazer algo. Antes, vai ficar só olhando e lamentando.

De forma alguma. Para começo de conversa, essa inversão do ônus da prova não cabe e não pode ser defendida nem logicamente nem moralmente.

Eles é que se dão o direito de julgar a suas próprias crenças e pessoas (e às de outros) de forma cômoda e escorregadia, então eles que provem que sabem do que estão falando e assumam as consequências.

Até lá, sai da frente ou eu passo por cima.

Aliás, já que você se opõe ao questionamento, devo supor que você apóia (por exemplo) o racismo da Codificação Espírita e acha errado questioná-lo?

E lamentar, não serve para nada, a não ser para perder tempo, inútilmente.
Quanto ao que cada um pensa,seja lógico:se existir Deus, você crê realmente que ele não lhe dá a evolução necessária?
E se não existir, para que você precisa dela?

Evolução necessária para que? E que tipo de evolução?

Trancado