Claudio Loredo escreveu:RicardoVitor escreveu:Claudio Loredo escreveu:Sem a proteção estatal, muitas manifestações culturais brasileiras podem desaparecer.
Ué, se tais manifestações são tão insignificantes ao ponto de desaparecem sem devida proteção de alguém, então nada mais saudável que desapareçam mesmo. De que vale uma manifestação cultural que ninguém estima, que ninguém dá valor?
Para o bem da diversidade é importante a preservação da cultura popular.
Por que preservar algo que não é estimado pelo povo?
Claudio Loredo escreveu:Aqui no meu Estado, o Tocantins, temos diversas festas populares que acontecem em várias cidades do Estado, é o caso da Folia de Reis, Caretas, Catira ou Sussia, Cavalhadas, Congo ou Congadas, Festa de Nossa Senhora da Natividade, Festa do Divino Espírito Santo, Festejos de Nossa Senhora do Rosário, Roda de São Gonçalo e a Romaria do Bonfim,
Aqui em São Paulo, as festas tradicionais (Nossa Senhora Aquiropita, Nossa Senhora de Casaluce, Tanabata Matsuri, etc) são manifestações voluntárias, cuja organização é feita pela própria comunidade. Não há envolvimento algum da prefeitura.
Claudio Toledo escreveu:Estas festas são feitas por pessoas humildes, por isto, elas precisam de ajuda para continuar essas tradições, caso contrário elas podem se perder. Ou seja, o povão gosta dessas festas, mas não têm recurosos para manté-las. Além disso, estas festas atraem milhares de visitantes para estas cidades do interior do Estado, fortalecendo sua economia.
Quem são os organizadores dessas festas? Se tais festas não são sustentáveis com os recursos da comunidade, sinto muito, mas não deveriam mais existir mesmo. Eu também adoraria ter a festa do meu Santo, mas nem por milagre dele dinheiro nasce em árvore.
Claudio Loredo escreveu:Uma pessoa que não gosta dessas festas é beneficiado indiretamente por elas. Seja através do incremento na economia ou seja através da pacificação social que estas festas trazem.
Que incremento na economia, e que pacificação social? Poderia dar exemplos?
Claudio Loredo escreveu:Um turista estrangeiro que vêm ao Brasil quer mais é apreciar a cultura local. O próprio brasileiro se sente bem vendo que seu país produz cultura.
Depende da cultura. Eu não vejo muitos turistas apreciando o "funk" brasileiro. E eu, assim como muitos outros, sinto uma vergonha imensa de muitas coisas que são produzidas aqui.
Claudio Loredo escreveu:Uma música de origem popular não tem condições de competir com o rock internacional, pois este último conta com um mercado bilionário,
E também é de muito melhor qualidade que a nossa música popular.
Claudio Loredo escreveu:mas é necessário que a beleza da música regional seja preservada.
Por que? Por que precisaria dessa proteção, se fosse algo de valor e que as pessoas voluntariamente apreciariam? Se for algo sem valor algum pra ninguém, por que deveria ser preservado?
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!