Moral Sexual

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Ilovefoxes
Gênero: Masculino

Re.: Moral Sexual

Mensagem por Ilovefoxes »

Moral é acreditar que você deve fazer certas coisas sem basear essas idéias na razão.

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Res Cogitans escreveu:Eu sei que o Fedido está falando da "moral e dos bons(?) costumes" porém os juízos morais que me interessam são aqueles que podem ser justificados pela razão, por exemplo, evocando o princípio na não-maleficiênca, o princípio da beneficiência, o princípio do bem maior coletivo, um imperativo categórico, o princípio da equidade, que seja. E de maneira alguma podemos desdenhar dessa moral justificada e foi isso exatamente o que ele fez, inclusive defendendo que a moral NUNCA pode ser justificada.

Ele só se enganou nesse ultimo quesito, o resto trata-se de ética, a moral por si só trata da norma dita correta aprendida e presente em um grupo, algo herdado sem necessariamente passar pelo julgo da razão.
Res Cogitans escreveu:A única pessoa que cumpriu o objetivo do tópico foi o Azathot, que justificou sua posição pela ética das virtudes, teoria ética que confesso não conhecer o bastante.

Acho que muitos cumpriram com o objetivo do tópico, apenas justificaram as razões pelas quais são contrários a determinadas praticas, pois o resto é um tanto óbvio.
Acho que o caso aqui é justamente justificar o motivo de ser contrario a certas práticas, pois tratamos de sexo, algo cujo o impulso a pratica é irracional.
Res Cogitans escreveu:Muito do que coloca como "moral" sequer tem conteúdo moral. Dizer que algo como masturbação ou sexo anal é imoral é sem sentido, porque estes atos sequer tem conteúdo moral.

Claro que faz parte!
Normas de uma sociedade que dizem respeito a como o individuo se comporta, a moral de uma sociedade também afeta praticas aparentemente solitárias como a masturbação, visto que dizemos aos outros o que devem ou não fazer quando estão a sós.
O sexo anal ainda hoje é alvo da moral em nossa sociedade, de uma olhada no tópico sobre sexo cristão... Trata sobre como vamos nos comportar com o parceiro na cama.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

NadaSei escreveu:Ele só se enganou nesse ultimo quesito, o resto trata-se de ética, a moral por si só trata da norma dita correta aprendida e presente em um grupo, algo herdado sem necessariamente passar pelo julgo da razão.

Cara, a distinção de Ética e moral sequer existe para um terço dos filósofos morais. E, no caso específico deste tópico, eu estou deixando bem clara que os únicos juízos morais que interessam nesta discussão são os que podem ser justificados.

Acho que muitos cumpriram com o objetivo do tópico, apenas justificaram as razões pelas quais são contrários a determinadas praticas, pois o resto é um tanto óbvio.

Justificar com “acho legal” ou “sinto nojo” não é justificar pq é moral ou imoral.

Acho que o caso aqui é justamente justificar o motivo de ser contrario a certas práticas, pois tratamos de sexo, algo cujo o impulso a pratica é irracional.

Não. Justificar porque você é contrário a uma prática, não é o mesmo que justificar porque a prática seria imoral. Você pode ser contra uma prática, por preconceito, razões estéticas, econômicas etc.

Claro que faz parte!
Normas de uma sociedade que dizem respeito a como o individuo se comporta, a moral de uma sociedade também afeta praticas aparentemente solitárias como a masturbação, visto que dizemos aos outros o que devem ou não fazer quando estão a sós.
O sexo anal ainda hoje é alvo da moral em nossa sociedade, de uma olhada no tópico sobre sexo cristão... Trata sobre como vamos nos comportar com o parceiro na cama.

Dizer que uma coisa tem conteúdo moral significa que faz sentido usar a Ética para estudar o tema. Se uma cultura disser que é imoral levantar da cama com o pé esquerdo, isso não significa que “levantar ou não da cama com o pé esquerdo” é um tema que mereça ser trabalhado eticamente. Em outras palavras, a masturbação é amoral.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Najma
Gênero: Feminino

Re: Re.: Moral Sexual

Mensagem por Najma »

Fernando Silva escreveu:
Fedidovisk escreveu:Moral é diferente de regras e comportamento em sociedade. Ela é a menor parcela comportamental que "perde" totalmente a razão de ser.

A moral só existe porque existem outras pessoas. No dia em que só restar um único ser humano, a moral não fará mais sentido.
A moral é um conjunto de regras de convivência que nos permite viver pacificamente em sociedade.

Não são regras absolutas. Podem mudar com o tempo e o lugar.
Em alguns casos, podem até ser justificadas de forma racional, em outros, não fazemos simplesmente porque vai incomodar os outros e nos trazer problemas.

Um exemplo:
É imoral andar pelado? Depende.
Em casa, sozinho, não é. Numa tribo na Amazônia também não é.
Nas ruas de uma cidade, é.

Outro exemplo:
É imoral gritar "merda!"? Depende do lugar e da ocasião.
Por que pode ser imoral gritar "merda" mas não "caquinha"?
Simples: num caso, estamos incomodando, no outro, não.

Perfeito, como sempre. :emoticon1:

A questão moral só desanda quando ela é confundida com imposição religiosa e aquela idéia de "bem absoluto". Sem tal idéia de "bem absoluto", sobra o que fazemos e o que os outros sentem em relação ao que fazemos. Como isso poderia ter sido complidado sem um senso de "bem absoluto" é que são elas...

Alguém já conseguiu descobrir como a moral vigente poderia ter surgido sem que houvesse o conceito de "bem absoluto", "deus"?
Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Re: Re.: Moral Sexual

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Fedidovisk escreveu:Moral é diferente de regras e comportamento em sociedade. Ela é a menor parcela comportamental que "perde" totalmente a razão de ser.

A moral só existe porque existem outras pessoas. No dia em que só restar um único ser humano, a moral não fará mais sentido.
A moral é um conjunto de regras de convivência que nos permite viver pacificamente em sociedade.

Não são regras absolutas. Podem mudar com o tempo e o lugar.
Em alguns casos, podem até ser justificadas de forma racional, em outros, não fazemos simplesmente porque vai incomodar os outros e nos trazer problemas.

Um exemplo:
É imoral andar pelado? Depende.
Em casa, sozinho, não é. Numa tribo na Amazônia também não é.
Nas ruas de uma cidade, é.

Outro exemplo:
É imoral gritar "merda!"? Depende do lugar e da ocasião.
Por que pode ser imoral gritar "merda" mas não "caquinha"?
Simples: num caso, estamos incomodando, no outro, não.

Perfeito.
Sempre cito dois exemplos para a relativização da moral:

- Numa situação como andar na cidade ou no trabalho sem roupa e com roupa, costumamos seguir a linha "moral" que diz: "com roupa". E ainda diz: escolha o melhor que puder.
Se eu resolver freqüentar uma praia de nudismo ( ou naturismo, como preferem alguns), jamais pensarei "moralmente" que devo usar roupas e ainda me deter na cor, no modelo ou nas regras de adequação à ocasião. Simplesmente porque não faz sentido algum. A regra do ambiente da praia de nudismo é " sem roupa ".

- Falar "merda" pode ofender num contexto social, histórico e cultural onde esta regra foi aceita e concordada como imoral.
Falar " merda" no meio artístico, antes da estréia de um show, é considerado um voto de sucesso para o estreiante.

Na verdade, as regras para o moral e o imoral são concordadas com ou sem a nossa participação explícita. A cultura moral se forma a partir de acontecimentos, de lendas, de normas, de dogmas, de um conjunto de "sinais" que desestabiliza ou não um grupo. Uma vez aceito, o novo código passa a ser assimilado e aceito como moral ou imoral.
Imagem

Trancado