O mistério e o problema humano.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Tally

Mensagem por Tally »

NADASEI escreveu:Mas você já encontrou isso?
De verdade?
É muita coisa pra entender... se fôssemos saber tudo, precisaríamos de onisciência, precisaríamos ser o próprio Deus...

Poucas coisas podemos entender e mesmo essas, são difíceis, muitas vezes relativas e... no fim, um tanto incertas, mesmo o que sabemos, não temos certeza.

Não.Algumas sim, outras não.Mas toda Verdade que incorporei, eu a senti primeiro, depois a passei pelo crivo da Razão.Sómente aí a incorporei conscientemente. Na real ,ela está em você, mas
enquanto você não se reconhece, não consegue encontrá-la.
Ainda estou no processo.E quem diz a você que precisamos ser oniscientes para sermos deuses?Você está dando qualidades humanas a um Ser, que se acaso existir, não será humano.

Sim... tenho vivido isso já a algum tempo, mas o que absorvo da realidade é sempre muito pequeno, incerto e quase sempre incomunicavel, de resto, só vejo névoa e um mar de possibilidades que não consigo falsear.

Não é pequeno, ou incerto.Use o Sentir e a Razão.Talvez seja incomunicável, conforme eu falei.Mas aí é uma questão de Razão sua e a de quem você quer se comunicar.Além de que, para que você quer transmitir a alguém algo que só você consegue sentir?Impossível.Aja.Sómente através de exemplos poderá ser transmitido. Palavras...Houve um dia em que acreditei em palavras.
E isso no geral é ruim... tipo, serve de aprendizado, mas também distorce a realidade maior.
As pessoas fazem escolhas, existem muitas possibilidades que não sabemos qual é a opção real, dai as pessoas não só escolhem uma para acreditar, como essa crença as deixa cegas quanto as outras possibilidades.

Não existe realidade maior ou menor.Só a Realidade de cada um.A opção de cada um. Se outras pessoas escolhem crenças para acreditar, que não lhe parecem certas, não se esqueça,que para elas, o são.Há muita possibilidade de que elas tenham um dia a mesma oportunidade que todos aqui um dia tivemos.Ou não.Mas isso não é um problema seu.Seu problema é você mesmo.O mundo andará com ou sem você se preocupar com isso. Mas o que acontecerá é que VOCÊ perderá tempo ao se preocupar.E sem resultado nenhum, diga-se de passagem. Portanto, tenha coragem e olhe para dentro de SI, não fuja tentando olhar para os outros.

É difícil descobrir que não tenho acesso ao real, o primeiro passo é a tentativa de tentar desfazer a ilusão, mas quanto mais avancei nisso, mais fui percebendo que a busca é inútil...

O primeiro passo é RECONHECER_SE , olhar para dentro de si.
Eu busquei por uma coisa e consegui outra, mas estou me dando conta de que não adianta buscar a realidade de fato, ela existe, mas não me parece que nos seja acessível.

Buscou o que queria, encontrou o que necessitava.Quem disse que é fácil?Não adianta fugir da realidade agora que a tem conscientemente, porque ela o perseguirá até o fim do mundo, até o fim de sua existência.Quando se busca, tem-se que estar preparado para o que se vai encontrar e garanto, que geralmente não é o que se espera.A isso se chama "tirar os véus." Um abraço.
AH! O que escrevo é minha opinião baseada nas MINHAS experiencias.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Obrigado pelas palavras Tally, estava apenas esperando pela sua resposta.
Não vou comentar por estar de saida, mas entendo o que está dizendo e fico grato por ter se ocupado em me responder... acho que você tocou no ponto certo, pegou justamente algo que eu tenho dificuldades em lidar e pretendo dar mais atenção.

Beijos, NadaSei.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Res Cogitans

Re: O mistério e o problema humano.

Mensagem por Res Cogitans »

NadaSei escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Ilovefoxes escreveu:Em resumo: você tem que acreditar para entender.

Exato. Segundo ele, é preciso primeiro acreditar em uma realidade transcendental para só então ser capaz de buscá-la.
Talvez seja só o desejo de que essa realidade além da realidade exista.

Segundo eu não... segundo VOCÊ, pois eu sempre disse o oposto disso... além de estar dizendo agora que a busca pela realidade parece inútil, pois ela me parece inacessível.
Mais um que sempre entendeu o que quis entender, colocando crenças onde ela não existe.

O problema maior é que como pra vocês religião é sinônimo de crença, qualquer um que fale sobre beber dessa fonte de conhecimento, automaticamente tem que estar falando sobre "acreditar" em papagaiadas... eu por outro lado, sempre falei sobre ceticismo, filosofia e ciência.

Você sempre falou de muita coisa menos ciência, ceticismo e filosofia. E mesmo quando tentou falar de religião o fez de uma maneira tão emaconhada que também devia estar falando de outra coisa, nadeseismo talvez.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Insane_Boy

Re.: O mistério e o problema humano.

Mensagem por Insane_Boy »

Pelo que consegui observar, as únicas coisas que o NadaSei consegiu provar até o momento é que ele faz jus ao nickname e se ele tem algo a expressar ele não sabe fazê-lo, e se não tem finge que tem e se passa por quem não foi compreendido. E a cada post dele, essa minha segunda suspeita se confirma mais.

Fui compreendido? :emoticon12:
Hic sapientia est. Qui habet intellectum, computet numerum bestiæ. Numerus enim hominis est: et numerus ejus sexcenti sexaginta sex.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Dizem que sou louco
Por pensar assim
Se eu sou muito louco
Por eu ser feliz
Mais louco é quem me diz
Que não é feliz, não é feliz

Se eles são bonitos
Eu sou Sharon Stone
Se eles são famosos
I'm a Rooling Stone
Mais louco é quem me diz
Que não é feliz, não é feliz

Eu juro que é melhor
Não ser um normal
Se eu posso pensar
Que Deus sou eu

Se eles têm três carros
Eu posso voar
Se eles rezam muito
Eu já estou no céu
Mais louco é quem me diz
Que não é feliz
Não é feliz

Eu juro que é melhor
Não ser um normal
Se eu posso pensar
Que Deus sou eu

Sim, sou muito louco
Não vou me curar
Já não sou o único
Que encontrou a paz
Mais louco é quem me diz
E não é feliz
Eu sou feliz :emoticon19:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Que bom q vc é feliz. Se além de louco fosse triste seria muita derrota para uma pessoa só.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

lepiso74

Mensagem por lepiso74 »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Tally

Mensagem por Tally »

Eu sempre digo que sou feliz...
Entenda-se felicidade pela máxima alegria e satisfação que alguém pode obter quando conhece uma realidade muito difícil e tem a responsabilidade advinda daquilo que conhece e daquilo que se é.
Não é fácil olhar para dentro e ver que se é o oposto do que se pensava ser.Ver o quão se é...podre.E partindo dessa base, rcomeçar a construção. Isso requer Coragem.
È além de difícil, doloroso, decepcionante.Mas a isso, a esse processo de se ver e se reconstruir, eu chamo de Vida.
Sou feliz. O máximo que se pode ser, dentro dessas circustãncias. Não me iludo.Isso é realidade.
Escolho meus inimigos a dedo,
porque não dou a qualquer um a honra de me enfrentar..
Aos que me invejam, desejo vida longa,
para que assistam DE PÉ como se vence na vida...

Trancado