O estado e a cultura

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Deve o estado gastar com cultura?

Sim
13
48%
Não
14
52%

Total de votos: 27

André

Mensagem por André »

Não acho que Ministério da Cultura seja lá muito importante. E se houver deve se restringir a programas ligados a educação, para usar musica, e outras expressões culturais, como meios para integrar pessoas, e para ajudar a educação. Poderia muito bem ser uma secretaria do Ministério da educação voltada para isso. Assim como esporte deve ser usado para isso. Sendo que acho mais admissível um Ministério de Esportes pq é uma área que precisa de mais regulação. (Tem comitê olímpico, envolve estádios, projetos grandes....)

É muita presunção moral alguns acharem que sabem o que é melhor pros outros e o que deve ser preservado, e com dinheiro público financiar essas formas de arte. Deve ser a população a decidir pelas expressões culturais que gosta, e tem todo direito de mudar, é até importante que haja variação.

Financiar filmes e outras coisas que tem pouco ou nenhum valor social direto em contribuir para melhoria da vida das pessoas é gasto desnecessário, que no fundo é favorecimento de alguns poucos usando dinheiro público. Condenável, obviamente.

O Estado tem outras prioridades das quais se ele não fizer ninguém vai fazer para todos, como saúde, educação, segurança... as quais sempre vão faltar para alguma parcela da população caso o Estado se exima de prover. Sendo que mesmo nesses casos deve ser uma decisão coletiva, que o Estado deve prover. A cultura não pode ser imposta, por alguns supostos iluminados. Eu tenho direito de achar quase toda musica de pagode um lixo, assim como as pessoas tem direito de gostar, não é pq eu acho um lixo que eu me vejo no direito de empurrar legislação contra o que eu não gosto. Seria profundamente antidemocrático, fazê-lo.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

clara campos
Moderadora
Contato:

Re: O estado e a cultura

Mensagem por clara campos »

Procedure escreveu:Deve o estado gastar com cultura? (= Manter um ministério da cultura, academia de letras, manter orquestras, espaços de exposição artística, subsidiar artistas, leis que abatem impostos de empresas que patrocinam projetos artísticos, etc).

Estive a ler o tópico e fiquei com algumas úvidas quanto ao conceito de cultura que está a ser debatido.

Estamos a falar da cultura-tradição/hábito/identidade cultural.., ou da cultura-erudito/arte/literatura...?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Herf

Mensagem por Herf »

clara campos escreveu:
Procedure escreveu:Deve o estado gastar com cultura? (= Manter um ministério da cultura, academia de letras, manter orquestras, espaços de exposição artística, subsidiar artistas, leis que abatem impostos de empresas que patrocinam projetos artísticos, etc).

Estive a ler o tópico e fiquei com algumas úvidas quanto ao conceito de cultura que está a ser debatido.

Estamos a falar da cultura-tradição/hábito/identidade cultural.., ou da cultura-erudito/arte/literatura...?

Ambas.

Só não confunda cultura com educação, apesar de muitas vezes se tratar educação como cultura. Alguns falaram em bibliotecas públicas, isso está mais para a área de educação do que para cultura.

André

Mensagem por André »

Procedure escreveu:
clara campos escreveu:

Ambas.

Só não confunda cultura com educação, apesar de muitas vezes se tratar educação como cultura. Alguns falaram em bibliotecas públicas, isso está mais para a área de educação do que para cultura.

São coisas distintas claro, porém leia minha mensagem. Se há alguma função em uma secretaria ou ministério da cultura, para mim, deveria ser ligada a educação. Programas com musica, pintura, ... que sejam usados para atrair pessoas de comunidades carentes para serem integradas, e isso sirva como estimulo pro estudo(basta condicionar). Por esse razão penso que poderia ser uma secretaria dentro do ministério da educação. Que tb deve cuidar de museus e afins.

Já ter ministério da cultura para manter uma suposta cultura genuinamente brasileira, ou determinar pelo povo o que deve ser mantido, ou financiar filmes ou outros trabalhos artísticos com pequeno impacto social, eu considero um desperdício de dinheiro público, e pior, o uso de dinheiro público em beneficio de alguns poucos, normalmente via rede de influencias.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

clara campos
Moderadora
Contato:

Procedure escreveu:
clara campos escreveu:

Ambas.

Bem... nesse caso eu defendo a existência dum ministério da cultura que promova unicamente o segundo conceito que apontei.
Penso que o Estado deve ser promotor das Artes, da Literatura e de outras expressões culturais de reconhecido valor embora não sejam propriamente apreciadas pelas massas. Um pouco como a Ciência.
Há muita investigação que se faz e que o zé povinho não compreende a utilidade, talvez apenas um pequeno punhado de "iluminados" é que entendam o propósito de tais investigações, mas o desenvolvimento científico é um todo complexo.
O mesmo penso da arte. Ela deve ser promovida pelo Estado.

Contudo, é fácil de perceber que a cultura não é um bem essencial, pelo que não deve por em causa o suporte destes. Não é à toa que grande parte da produção cultural e artística ocorre em países muito desenvolvidos, com possibilidades de financiar novos projectos.

Depois é um ciclo vicioso, a coisa pega e os privados começam a investir, diminuindo cada vez mais a necessidade de suporte estatal.

Penso que neste, como em muitos outros casos, o Estado pode funcionar como uma espécie de energia de activação, ou seja, aquele empurrãozinho inicial.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Ilovefoxes
Gênero: Masculino

Mensagem por Ilovefoxes »

Se o povo quer nutrição quântica ao invés de ciência de verdade, que lhes dê.
Vai faltar tratamento de verdade para eles, azar o deles, eles que pediram.
André escreveu:É muita presunção moral alguns acharem que sabem o que é melhor pros outros e o que deve ser preservado, e com dinheiro público financiar essas formas de arte. Deve ser a população a decidir pelas expressões culturais que gosta, e tem todo direito de mudar, é até importante que haja variação.

Financiar filmes e outras coisas que tem pouco ou nenhum valor social direto em contribuir para melhoria da vida das pessoas é gasto desnecessário, que no fundo é favorecimento de alguns poucos usando dinheiro público. Condenável, obviamente.

O Estado tem outras prioridades das quais se ele não fizer ninguém vai fazer para todos, como saúde, educação, segurança... as quais sempre vão faltar para alguma parcela da população caso o Estado se exima de prover. Sendo que mesmo nesses casos deve ser uma decisão coletiva, que o Estado deve prover. A cultura não pode ser imposta, por alguns supostos iluminados. Eu tenho direito de achar quase toda musica de pagode um lixo, assim como as pessoas tem direito de gostar, não é pq eu acho um lixo que eu me vejo no direito de empurrar legislação contra o que eu não gosto. Seria profundamente antidemocrático, fazê-lo.
Exato.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

clara campos escreveu:
Procedure escreveu:
clara campos escreveu:

Ambas.

Bem... nesse caso eu defendo a existência dum ministério da cultura que promova unicamente o segundo conceito que apontei.
Penso que o Estado deve ser promotor das Artes, da Literatura e de outras expressões culturais de reconhecido valor embora não sejam propriamente apreciadas pelas massas. Um pouco como a Ciência.
Há muita investigação que se faz e que o zé povinho não compreende a utilidade, talvez apenas um pequeno punhado de "iluminados" é que entendam o propósito de tais investigações, mas o desenvolvimento científico é um todo complexo.

Contudo, é fácil de perceber que a cultura não é um bem essencial, pelo que não deve por em causa o suporte destes. Não é à toa que grande parte da produção cultural e artística ocorre em países muito desenvolvidos, com possibilidades de financiar novos projectos.

Depois é um ciclo vicioso, a coisa pega e os privados começam a investir, diminuindo cada vez mais a necessidade de suporte estatal.

Penso que neste, como em muitos outros casos, o Estado pode funcionar como uma espécie de energia de activação, ou seja, aquele empurrãozinho inicial.

- Perfeito!

- Mas entendo que isto não sensibilizará aqueles espertões que desprezam solenemente a cultura de seu país, o tal zé povinho a quem você se refere, prá eles o Samba, o Axé, a Lambada e o Xaxado devem ser imediatamente substituídos pelo Rock e ponto final.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Herf

Mensagem por Herf »

Abmael escreveu:- Mas entendo que isto não sensibilizará aqueles espertões que desprezam solenemente a cultura de seu país, o tal zé povinho a quem você se refere, prá eles o Samba, o Axé, a Lambada e o Xaxado devem ser imediatamente substituídos pelo Rock e ponto final.

Pode apontar quem aqui sugeriu que samba, funk, lambada, etc, devem imediatamente ser substituídos por rock e ponto final?

Se as pessoas preferem rock a samba, axé, funk ou lambada, qual o problema?

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

clara campos escreveu:

Não existe tal separação. Arte, literatura, música, etc, fazem parte da cultura-tradição/hábitos/identidade cultural de um povo. Se tal povo não aprecia mais determinada arte, literatura, música, etc, não há motivos para a proteção destas. Nada mais natural e saudável que desapareçam.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

RicardoVitor

clara campos escreveu:
Procedure escreveu:
clara campos escreveu:

Ambas.

Penso que o Estado deve ser promotor das Artes, da Literatura e de outras expressões culturais de reconhecido valor

Reconhecido valor para quem? Quem reconheceu esse valor?

clara campos escreveu:embora não sejam propriamente apreciadas pelas massas. Um pouco como a Ciência.

As Ciências em nada têm a ver com o assunto.

clara campos escreveu:Há muita investigação que se faz e que o zé povinho não compreende a utilidade, talvez apenas um pequeno punhado de "iluminados" é que entendam o propósito

Por que esses "iluminados" saberiam mais sobre o que se deve apreciar ou não do que os próprios indivíduos que formam a sociedade? Por que eles deveriam decidir o que o povo deve apreciar ou não?

clara campos escreveu:O mesmo penso da arte. Ela deve ser promovida pelo Estado.

Por que? O que você entende como arte?
Editado pela última vez por RicardoVitor em 20 Jan 2008, 17:42, em um total de 1 vez.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Procedure escreveu:Pode apontar quem aqui sugeriu que samba, funk, lambada, etc, devem imediatamente ser substituídos por rock e ponto final?

- Não me baseei apenas neste tôpico.

Procedure escreveu:Se as pessoas preferem rock a samba, axé, funk ou lambada, qual o problema?

- Isto representa perda de identidade cultural, tem reflexos sérios na auto-estima nacional, na indústria, no turismo, nos serviços, e bom lembrar que por mais que gostemos de todas manifestações culturais americanas, nós não somos americanos.

- Não estou dizendo que nada disso é culpa sua.

Abraços,
Ben Parker

Herf

Mensagem por Herf »

clara campos escreveu:Bem... nesse caso eu defendo a existência dum ministério da cultura que promova unicamente o segundo conceito que apontei.

Não procede esta analogia com a ciência. Pode-se argumentar em favor do investimento estatal em pesquisas científicas por sua evidente utilidade prática, coisa que a arte não tem.

Além disso, há de se reconhecer que cultura (arte) é algo totalmente pessoal e subjetivo. Aí reside a principal diferença desta para com a ciência. É impossível estabelecer um conjunto de critérios pelos quais se possa definir "isto é arte/cultura e aquilo não é" e decidir o que ou quem merece mais os recursos públicos. Me parece o cúmulo do absurdo dar legitimidade a um punhado de "iluminados" para que decidam isto.

Quem decide quais costumes e qual forma de entrentenimento mais satisfaz um indivíduo interiormente (e é este o propósito de toda a cultura e arte, não?) é o próprio indivíduo e ninguém mais. Ao advogar por um ógão do governo que direcione recursos públicos para a cultura, se está dando legitimidade para que o estado decida para quais "fins culturais" eu devo empregar meus recursos.

E, como coloquei antes, a cultura de um povo é muito mais do que aquelas práticas que só podem ser realizadas com dinheiro. Uma cultura só deixa de existir se o seu povo não deseja mais praticá-la, só deixa de existir se o povo em questão encontrou um novo conjunto de práticas que julga mais interessantes. Não faz sentido dizer que foi por falta de "um empurrãozinho do estado", por "falta de proteção". A cultura existe e deixa de existir independentemente do estado.

A ciência, ao contrário, não depende de "iluminados". Quero dizer, existe um conjunto de critérios objetivos que permitem definir o que é científico e o que não é. Ela é totalmente impessoal, ao contrário da cultura. Se determinado projeto de pesquisa é o que parece ser mais eficiente na obtenção de respostas que ajudarão na erradicação de uma doença, isso INDEPENDE TOTALMENTE da opinião do "zé povinho" a respeito.

Herf

Mensagem por Herf »

Abmael escreveu:- Isto representa perda de identidade cultural, tem reflexos sérios na auto-estima nacional, na indústria, no turismo, nos serviços

Demonstre-me que as pessoas ficam cada vez mais abaladas emocionalmente à medida que elas decidem adotar práticas provenientes de outros países.

e bom lembrar que por mais que gostemos de todas manifestações culturais americanas, nós não somos americanos.

Patriotismo. É melhor porque é daqui e ponto final.

Ilovefoxes

Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Ilovefoxes »

Abmael escreveu:Isto representa perda de identidade cultural
E daí?
Abmael escreveu:tem reflexos sérios na auto-estima nacional
Isso não existe.
Abmael escreveu:no turismo
Ah sei, então é para fingir que somos algo que não somos para estrangeiros?
Abmael escreveu:na indústria
?
Abmael escreveu:nos serviços
?
Abmael escreveu:e bom lembrar que por mais que gostemos de todas manifestações culturais americanas, nós não somos americanos.
E daí? Isso não vai me fazer gostar menos.

clara campos
Moderadora
Contato:

Procedure escreveu:Não procede esta analogia com a ciência. Pode-se argumentar em favor do investimento estatal em pesquisas científicas por sua evidente utilidade prática, coisa que a arte não tem.

Quais os critérios usados para hierarquizar "utilidade prática"?

Tens dúvidas de que a "utilidade prática" da arte pode ser largamente fundamentada?
É verdade que a arte não tem a qualidade de "sobrevivência" que a ciência tem, mas eu própria apontei isso, e sublinhei que o investimento estatal na cultura não deve ser irresponsável.

E em relação aos costumes e culturas de massa, quando é que eu disse que deveriam ser desprezados? Simplesmente como são sustentados por essas mesmas massas, talvez não precisem do incentivo estatal.

clara campos
Moderadora
Contato:

RicardoVitor escreveu:
clara campos escreveu:

Não existe tal separação.

Juras????

RicardoVitor

Procedure escreveu:a cultura de um povo é muito mais do que aquelas práticas que só podem ser realizadas com dinheiro. Uma cultura só deixa de existir se o seu povo não deseja mais praticá-la, só deixa de existir se o povo em questão encontrou um novo conjunto de práticas que julga mais interessantes. Não faz sentido dizer que foi por falta de "um empurrãozinho do estado", por "falta de proteção". A cultura existe e deixa de existir independentemente do estado.

Perfeito.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Procedure escreveu:Demonstre-me que as pessoas ficam cada vez mais abaladas emocionalmente à medida que elas decidem adotar práticas provenientes de outros países.

- Porque eu deveria demonstrar algo que você afirma do nada?!

Procedure escreveu:
e bom lembrar que por mais que gostemos de todas manifestações culturais americanas, nós não somos americanos.

Patriotismo. É melhor porque é daqui e ponto final.

- Não é patriotismo, é realidade pura e simples.

Abraços,
Ben Parker

Aranha
Contato:

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Aranha »

Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:Isto representa perda de identidade cultural
E daí?
Abmael escreveu:tem reflexos sérios na auto-estima nacional
Isso não existe.
Abmael escreveu:no turismo
Ah sei, então é para fingir que somos algo que não somos para estrangeiros?
Abmael escreveu:na indústria
?
Abmael escreveu:nos serviços
?
Abmael escreveu:e bom lembrar que por mais que gostemos de todas manifestações culturais americanas, nós não somos americanos.
E daí? Isso não vai me fazer gostar menos.

- Resumindo, você não entende nada disso, sugiro que ao menos pesquise.

Abraços,
Ben Parker

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Apáte escreveu:
Usuário deletado escreveu:E vê se eu tenho cara de quem quer financiar obras idiotas pós-modernas de um bando de maconheiros que acham que são intelectuais.

Porra brancolino, mas eu estou precisando de verba pra tirar do papel o meu novo curta-cult documentário pós-moderno. Ele é totalmente inovador, mostra a vida dos coitados que vivem no sertão nordestino.

Será que o Estado financia? Não terá orçamento maior do que Matrix.

Pra mim a coisa é bem simples: a cultura do brasileiro é de ser vagabundo e esquerdista, ou seja, o Estado deve financiar para que o povo permaneça sempre vagabundo e esquerdista.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Infelizmente, nós brasileiro desconhecemos a rica cultura do nosso país. Principalmente quem mora no Rio e em São Paulo. Daí, é difícil para muitos compreender a necessidade de se preservar nossas tradições.

Eu gostaria de colocar neste tópico links para que vocês pudessem baixar músicas regionais de diversas partes do Brasil, mas não estou achando estas músicas no formato MP3.

Só consegui encontrar no formato MP3 músicas regionais feitas na cidade de Imperatriz no Maranhão, que eu tenho gravadas no meu computador. Estas músicas fizeram parte de um festival que ocorreu em 1995. Festival este que teve o apoio da prefeitura municipal e do governo estadual.

Daqui a pouco irei colocar essas músicas no 4shared para que vocês possam baixá-las e assim compreender a beleza da música regional e a importância de incentivar a população a consumir as músicas que seus próprios artistas produzem.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apáte escreveu:Pra mim a coisa é bem simples: a cultura do brasileiro é de ser vagabundo e esquerdista, ou seja, o Estado deve financiar para que o povo permaneça sempre vagabundo e esquerdista.

- Puta merda! - Quanto lixo que se lê por aqui ultimamente.
Ben Parker

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Abmael escreveu:
Apáte escreveu:Pra mim a coisa é bem simples: a cultura do brasileiro é de ser vagabundo e esquerdista, ou seja, o Estado deve financiar para que o povo permaneça sempre vagabundo e esquerdista.

- Puta merda! - Quanto lixo que se lê por aqui ultimamente.

Eu que o diga!
Suas preferências políticas/econômicas/ideológicas (QUE NÃO SEGUEM NENHUM MANUAL!!!) são bastante discutíveis.
Já esta do Estado financiar um bando de vagabundo pra manter uma cultura que o próprio povo não quer comprar com seu dinheiro próprio é completamente ininteligível.

Sinceramente, não sei se alguma vez, estando sério, chamei alguém de idiota aqui por simples preferência ideológica, mas desta vez não desceu: Só sendo bastante idiota pra "pensar" no assunto.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Claudio Loredo escreveu:

Infelizmente, nós brasileiro desconhecemos a rica cultura do nosso país. Principalmente quem mora no Rio e em São Paulo. Daí, é difícil para muitos compreender a necessidade de se preservar nossas tradições.

Eu gostaria de colocar neste tópico links para que vocês pudessem baixar músicas regionais de diversas partes do Brasil, mas não estou achando estas músicas no formato MP3.

Só consegui encontrar no formato MP3 músicas regionais feitas na cidade de Imperatriz no Maranhão, que eu tenho gravadas no meu computador. Estas músicas fizeram parte de um festival que ocorreu em 1995. Festival este que teve o apoio da prefeitura municipal e do governo estadual.

Daqui a pouco irei colocar essas músicas no 4shared para que vocês possam baixá-las e assim compreender a beleza da música regional e a importância de incentivar a população a consumir as músicas que seus próprios artistas produzem.

Estou fazendo uma música triangulina típica. Espero que até amanhã o Estado envie o meu pagamento, já que até agora quem escutou o álbum teve sérios problemas estomacais.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apáte escreveu:Eu que o diga!
Suas preferências políticas/econômicas/ideológicas (QUE NÃO SEGUEM NENHUM MANUAL!!!) são bastante discutíveis.

- Qual manual você segue?

Apáte escreveu:Já esta do Estado financiar um bando de vagabundo pra manter uma cultura que o próprio povo não quer comprar com seu dinheiro próprio é completamente ininteligível.

- É lógico que o estado não pode financiar vagabundos, não sei porque você fala isto prá mim, alguma vez já defendi isto?

Apáte escreveu:Sinceramente, não sei se alguma vez, estando sério, chamei alguém de idiota aqui por simples preferência ideológica, mas desta vez não desceu: Só sendo bastante idiota pra "pensar" no assunto.

- Qual sua revolta exatamente?

Abraços,
Ben Parker

Trancado