ateus são mais inteligentes, diz estudo.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Flavio Checker escreveu:
Anna escreveu:
Flavio Checker escreveu:
Anna escreveu:
Eu nao estou puxando para nada. Uma vez que mesmo enquanto religiosa a crença de Einstein, em uma força impessoal, sempre foi cristalina para mim. Ele mesmo escreveu isso. Não preciso de autoridades para justificar aquilo que penso, sou apenas, em virtude de meu ofício, uma pessoa que prefere buscar mais verdade e menos achismo.

"Puxar" foi uma força de expressão. Pensei que isso estava claro.

.

Sempre esteve perfeitamente claro. E eu não estou puxando para lado nenhum. Porque entendia a posição de Einstein da forma que descrevo mesmo quando ainda era religiosa. O que deixa claro que não estou puxando opinião nehujma para meu lado. Pensei que isso tivesse ficado claro.
Além do mais sempre critico esse tipo de postura, não seria eu a repetí-la.

Todos defendem suas opiniões e demonstram seus fundamentos, seja com base naquilo que sempre aprenderam, seja com base nas mudanças de posturas, o que leva a pessoa a novos horizontes. "Puxar", repito, foi uma força de expressão. Se você não gosta ou se sentiu ofendida, ok, não cito mais o termo "Puxar". Não fiz isso com sentido pejorativo. Fiz para descontrair e usar termos mais populares. Não sei porque tanta celeuma entorno disso.

.

Desculpe, mas só vejo uma interpretação para as colocaçoes que fez acima. Ainda mais com esse seu puxar. Não posso concordar com você.

Porém, não me senti ofedida em momento algum. Se não concordo estou ofendida?
:emoticon5:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Johnny
Gênero: Masculino

Re: Re.: ateus são mais inteligentes, diz estudo.

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Talvez seja mais um problema de dependência emocional. Quando descobri que acreditava numa besteira, deixei de acreditar.
Outras pessoas, ainda que admitam ter dúvidas, ainda que concordem com meus argumentos, dizem que precisam da religião.
Se fosse tão simples, todos parariam de fumar no instante em que descobrissem que faz mal à saúde.

Mas quem foi que disse que fumar faz mal à saúde??? :emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

zumbi filosófico
Gênero: Masculino

Re: Re.: ateus são mais inteligentes, diz estudo.

Mensagem por zumbi filosófico »

King In Crimson escreveu:Não acho que a inteligência leve à descrença, mas talvez a burrice leve à crença. Aceitam respostas prontas.

Acho que é bem complicado.

QI também tem correlação com escolaridade e renda, ganhando-se pontos de acordo com a escolaridade... maiores rendas podem estar correlacionadas com coisas como os dois pais trabalhando, significando menor influência da mãe, que tem mais influência sobre religião, talvez uma menor participação materna enfraqueça as bases religiosas das pessoas... depois ainda tem a questão do maior acesso às respostas não-religiosas para as coisas de acordo com renda, e algum nível de influência de grupos também, tanto para manter a religião quanto para perder, talvez por isolamento, já que pessoas de QI mais elevado (talvez tenha que ser muito mais elevado) parecem ser também mais anti-sociais.... etc...

Mas ao mesmo tempo não vejo problema essencial com alguma contribuição de umas lógicas mais simples e diretas tendo papel significativo, como pessoas menos inteligentes tenderem a se convencer do que os outros dizem mais facilmente; e/ou pessoas que aceitam o que os outros propõem facilmente terem menor estímulo para desenvolver a inteligência; e/ou inversamente maior resistência/critério para aceitar propostas religiosas talvez favoreçam a um maior desenvolvimento da inteligência.
Imagem

Trancado