Apo escreveu:Narkus escreveu:Também não se pode citar apenas os casos extraordinários...
A população precisa primeiro ter acesso a uma educação decente, que ensine princípios de cidadania, que faça nossos jovens pensar e não apenas aceitar as coisas sem saber dos porquês.
Não é o ateísmo ou ceticismo que leva uma pessoa a adquirir cultura, mas sim toda pessoa que adquire cultura está mais próxima de se tornar ou pelo menos tolerar o ateísmo e ceticismo.
E quando falo que alguns (ou muitos) ateus estão intolerantes...
É só olhar em fóruns como aqui e o Clube Cético... O que vemos de crentes fanáticos indo lá pregar não é brincadeira... E o pior, tá cheio de ateuzinho metido a besta que adora ficar alimentando os trolls achando que está fazendo algo de útil.
Até mesmo crentes moderados são vítimas de algum preconceito nos ambientes "céticos", digamos assim.
É ridículo...
O maior habitat dos ateus atualmente ainda é o virtual, e talvez alguns pequenos grupos reais em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. No maior ambiente ateu (foruns na internet) já há um certo preconceito contra não-céticos ou teístas.
Alguns ateus são tão metidos que até parecem que nunca foram crentes... E sabemos que muitos (senão a maioria) aqui já foram crentes (alguns até fervorosos) e precisaram de alguma decepção com a religião para começar a questionar as coisas de verdade.
A maioria dos ateus prá crente nunca serviu, como o meu caso, por exemplo. Isto é balela de crente que acha que ateu virou a casaca ou cuspiu no prato que um dia comeu ( como se esta casaca e este prato fossem algo de muito nutritivo ou consolador...).
Podem ter sido criados pela família dentro de alguma cultura religiosa ou de fé ( sem religião ), ou ainda com pais que não se envolviam neste tipo de prioridade ( como os meus, embora eu tenha sido batizada e tenho freqüentado o catolicismo com meus avós maternos). Mas sempre fui cética DESDE QUE ME DOU POR GENTE. Aquilo tudo me fazia ou dar risadas, ou me sentir um peixe fora dum aquário muito bizarro.
Não é questão de precisar da decepção. Evidente que as coisas vão ficando claras para quem raciocina e não vê lógica alguma num Deus ou numa seita ou dogma que passa a mãozinha na cabecinha da criancinha na frente dos pais, pensando em como deve ser bom deitar-se na mesma cama com aquele menininho ou meninha de olhos angelicamente azuis...
Depois que crescemos um pouquinho e temos acesso à verdadeira história das religiões e em como elas enchem o saco e matam gente em nome de seus deuses todos poderosos, fica bem mais fácil ver que decepção é apenas para os inocentes.
Eita mulher porreta!

De onde será que o novato Narkus tirou que nós nos importamos se os crentes querem ser estúpidos e ignorantes? Queremos apenas que não encham nosso saco com seu arrogante julgamento de que somos errados porque não temos fé em deuses e, principalmente respeitem nossos direitos. Pelo menos é o que eu quero.