O estado e a cultura

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Deve o estado gastar com cultura?

Sim
13
48%
Não
14
52%

Total de votos: 27

Claudio Loredo
Contato:

Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Claudio Loredo »

Desta vez, não irei defender minha opinião com palavras. Defenderei com músicas. Segue abaixo links para baixar as músicas que fizeram parte do festival Canta Imperatriz ocorrido em 1995. Este festival teve o apoio do governos estadual e municipal. Todas as músicas foram compostas na cidade de Imperatriz e carregam a cultura local. Todas elas são lindissimas. Não deixe de baixá-las, vale a pena ouvir.

Adriana Melazzo - Só no vinho
Carlinhos Velos - Imperador Tocantins
Chiquinho França - Fissura
Cauber Martins - Sinha dos cocais
Dumar Rosa - Impera Imperatriz
Ed Franklin - Sorriso lindo
Erasmo Dibel - O amor é azul
Henrique Gimarães
Jacqueline - Canto de Acalanto
Luis Carlos Dias - Face Oculta
Nando Cruz - Beija
Nenem Bragança - Prata da Casa
Nubia Tavolla - Forro Traquino
Selin Galhaes - Viagem
Wasington Brasil - Viração
Wilson Zara - Eu não te amo mais
Zeca Tocantins - Depois do tiroteio

Em 1995 eu morava em Imperatriz e tive a felicidade de poder acompanhar este festival. Conheci pessoalmente alguns desses cantores como o Zeca Tocantins, o Ed Franklin e a Jaqueline. Já visitei o Zeca Tocantins em sua residência, uma humilde casa de madeira localizada na periferia da cidade.

Dessas músicas, minhas favoritas são: Canto de Acalanto, Imperador Tocantins, Impera Imperatriz, Sorriso Lindo, Depois do Tiroteio e Forrô traquino.

Este é apenas um pequeno exemplo de como a música brasileira é belissima. Mostrei apenas as músicas de uma única cidade do interior maranhense. Agora, imaginem o tanto de músicas maravilhosas que são produzidas Brasil afora, em cada uma de suas regiões, em cada município. Isto sem falar de outras manifestações culturais. Toda esta diversidade precisa ser preservada e estimulada para a alegria de todos. Afinal, o que seria da vida sem a música e o que seria da música sem a diversidade e o toque local?

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Que tal o lançamento de uma gravadora e distribuidora estatal?

E o governo pode também assinar um decreto obrgando que todas as lojas de musica tenham 50% de seu espaço ocupado por CDs de musicas regionalistas. O melhor, na verdade, seria abrir lojas estatais nas principais cidades do pais.

E cada cidadão seria obrigado a comprar 2 cds por mês dentro dos estilos musicais pré-selecionados pelo governo. O desconto do valor dos cds seria em folha e as pessoas só teriam o trabalho de coletar seus cds.

O Faustão, mais o Gugu, serão obrigados a convidar 3 artistas regionais ha cada domingo. O BBB deve receber ao menos 1 cantor regional em cada paredão.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

clara campos
Moderadora
Contato:

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por clara campos »

duplicado
Editado pela última vez por clara campos em 21 Jan 2008, 12:31, em um total de 1 vez.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

Abmael escreveu:Quanto lixo que se lê por aqui ultimamente.

É verdade Abmael.
Eu tomei a resolução de adoptar medidas de saneamento e evitar responder àqueles que enchem o fórum de mediocridade mal-cheirosa, mas às vezes lá escapa uma resposta irritadinha, ou a fugir para a ironia.
O curioso é que essas personagens não entendem a ironia!! :emoticon5:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

clara campos escreveu:
Abmael escreveu:Quanto lixo que se lê por aqui ultimamente.

É verdade Abmael.
Eu tomei a resolução de adoptar medidas de saneamento e evitar responder àqueles que enchem o fórum de mediocridade mal-cheirosa, mas às vezes lá escapa uma resposta irritadinha, ou a fugir para a ironia.
O curioso é que essas personagens não entendem a ironia!! :emoticon5:

Querida Clara,

- Concordo que medidas de saneamento devem ser adotadas, se é que este fórum quer continuar sendo um fórum de debates, o que se vê ultimamente é apenas um bando de vândalos extravazando seus ódios ideológicos.

- Um pessoalzinho sem elegância e sem inteligência que nem sabe o que está discutindo.

Beijos,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Abmael, Você resumiu bem a situação atual do fórum. Falta um pouco mais de visão analítica e conhecimento por parte dessas pessoas que aqui aparecem apenas para falar sobre seus preconceitos.

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

Abmael escreveu:
Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:Isto representa perda de identidade cultural
E daí?
Abmael escreveu:tem reflexos sérios na auto-estima nacional
Isso não existe.
Abmael escreveu:no turismo
Ah sei, então é para fingir que somos algo que não somos para estrangeiros?
Abmael escreveu:na indústria
?
Abmael escreveu:nos serviços
?
Abmael escreveu:e bom lembrar que por mais que gostemos de todas manifestações culturais americanas, nós não somos americanos.
E daí? Isso não vai me fazer gostar menos.

- Resumindo, você não entende nada disso, sugiro que ao menos pesquise.

Abraços,
Pesquisar o que, o que gira na sua cabeça de fanático patriota?

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Ilovefoxes escreveu:Pesquisar o que, o que gira na sua cabeça de fanático patriota?

- Porque tanta agressividade? - Só dei uma sugestãozinha!

Abraços,
Ben Parker

Ilovefoxes

Agressividade? Você é um fanático patriota.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Ilovefoxes escreveu:Agressividade? Você é um fanático patriota.

- Porque fanático? - Demonstre sua afirmação, me mostre onde fui fanático.

Abraços,
Ben Parker

Orbe

Mensagem por Orbe »

Quando terminam os argumentos certas pessoas sempre apelam para os rótulos e agressões...

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Orbe escreveu:Quando terminam os argumentos certas pessoas sempre apelam para os rótulos e agressões...

Exatamente... Uma pena que ela saiu pela tangente dessa forma, a discussão parece que seria boa.
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Ilovefoxes

Orbe escreveu:Quando terminam os argumentos certas pessoas sempre apelam para os rótulos e agressões...
Orbe, o seu "certas pessoas" deixa bem claro o seu rancor pessoal comigo.
Você sempre faz isso, invade minhas discussões para vitimar o outro lado.

Primeiro que eu não estava querendo ofender o Abmael, eu estava falando sério. Da mesma forma que chamo o Fidel de ditador, chamo o Abmael de patriota fanático.

Infelizmente, Orbe, suas intervenções nunca são felizes. A última vez você defendeu que o Abmael não era de esquerda. Agora você está denovo, defendendo o Abmael, só que ele não sendo um patriota fanático...

Se você tivesse lido a discussão, você teria evitado a vergonha:
Abmael escreveu:
Procedure escreveu:Se as pessoas preferem rock a samba, axé, funk ou lambada, qual o problema?

- Isto representa perda de identidade cultural, tem reflexos sérios na auto-estima nacional, na indústria, no turismo, nos serviços, e bom lembrar que por mais que gostemos de todas manifestações culturais americanas, nós não somos americanos.

- Não estou dizendo que nada disso é culpa sua.

Abraços,
Abmael escreveu:
Procedure escreveu:Demonstre-me que as pessoas ficam cada vez mais abaladas emocionalmente à medida que elas decidem adotar práticas provenientes de outros países.

- Porque eu deveria demonstrar algo que você afirma do nada?!

Procedure escreveu:
e bom lembrar que por mais que gostemos de todas manifestações culturais americanas, nós não somos americanos.

Patriotismo. É melhor porque é daqui e ponto final.

- Não é patriotismo, é realidade pura e simples.

Abraços,
Abmael escreveu:
Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:Isto representa perda de identidade cultural
E daí?
Abmael escreveu:tem reflexos sérios na auto-estima nacional
Isso não existe.
Abmael escreveu:no turismo
Ah sei, então é para fingir que somos algo que não somos para estrangeiros?
Abmael escreveu:na indústria
?
Abmael escreveu:nos serviços
?
Abmael escreveu:e bom lembrar que por mais que gostemos de todas manifestações culturais americanas, nós não somos americanos.
E daí? Isso não vai me fazer gostar menos.

- Resumindo, você não entende nada disso, sugiro que ao menos pesquise.

Abraços,
Veja a espécie de idéia que ele tem em mente: "[perde de identidade cultural] tem reflexos sérios na auto-estima nacional". Isso é o que define ele como adepto da religião patriotismo.
Depois observe as respostas conseguintes dele, e vai entender o porque "fanático".

De qualquer jeito, Orbe, aqui um recado:
Esse seu rancor que faz você querer se vingar de mim, não me abala, só me preocupa você ficar no computador só para tentar se vingar de mim...

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Ilovefoxes escreveu:Veja a espécie de idéia que ele tem em mente: "[perde de identidade cultural] tem reflexos sérios na auto-estima nacional". Isso é o que define ele como adepto da religião patriotismo.
Depois observe as respostas conseguintes dele, e vai entender o porque "fanático".

- O que tem de fanatismo nisto?

Fanatismo
s.m. Paixão cega que leva alguém a excessos em favor de uma religião, doutrina, partido etc. / Dedicação excessiva.

http://www.workpedia.com.br/128000/fanatismo.html

- Ou você prova que sou fanático ou tenha a decência de se retratar.

Abraços,
Ben Parker

Herf

Mensagem por Herf »

Abmael escreveu:
Procedure escreveu:Demonstre-me que as pessoas ficam cada vez mais abaladas emocionalmente à medida que elas decidem adotar práticas provenientes de outros países.

Hein? Do que você está falando?

Você afirmou que as pessoas perdem auto-estima à medida que adotam práticas provenientes de outros países. Eu pedi para você demonstrar.

Abmael escreveu:
Proceudre escreveu:

Hmm... Ok, por mais que eu goste de uma prática nascida nos EUA, eu continuo sendo, oficialmente, um brasileiro. Qual a relevância disso?

Herf

Mensagem por Herf »

Claudio Loredo escreveu:

Infelizmente, nós brasileiro desconhecemos a rica cultura do nosso país. Principalmente quem mora no Rio e em São Paulo. Daí, é difícil para muitos compreender a necessidade de se preservar nossas tradições.

Eu gostaria de colocar neste tópico links para que vocês pudessem baixar músicas regionais de diversas partes do Brasil, mas não estou achando estas músicas no formato MP3.

Só consegui encontrar no formato MP3 músicas regionais feitas na cidade de Imperatriz no Maranhão, que eu tenho gravadas no meu computador. Estas músicas fizeram parte de um festival que ocorreu em 1995. Festival este que teve o apoio da prefeitura municipal e do governo estadual.

Daqui a pouco irei colocar essas músicas no 4shared para que vocês possam baixá-las e assim compreender a beleza da música regional e a importância de incentivar a população a consumir as músicas que seus próprios artistas produzem.

Depois de toda argumentação do tópico você espera contra-argumentar com músicas?? Estou quase considerando isso como uma falta de respeito de sua parte.

NÃO HÁ isso de "cultura nacional", não há uma cultura inerente a um país e seu povo. Isso é a mais pura balela patriotista.

O que há são indivíduos que escolhem voluntariamente adotar um conjunto de práticas em detrimento de outro. Como foi argumentado antes, apesar de você não ter dado atenção, um conjunto de práticas só deixa de existir se indivíduos não desejam mais praticá-lo, só deixa de existir se encontraram um outro conjunto de práticas que lhes satisfazem mais do que as antigas. Não faz o menor sentido falar em "proteger" uma cultura.

Se você gosta destas músicas e festivais, ótimo. Mas é DEFINITIVAMENTE PODRE essa retórica do "bem comum" que tenta me convencer de que OS RECURSOS DAS PESSOAS QUE NÃO APRECIAM estas culturas devem ser usados para bancá-las, COMO SE ISSO FOSSE ALGO BOM E NECESSÁRIO para o bem-estar e otimismo dos que NÃO APRECIAM essas culturas.

Herf

Mensagem por Herf »

clara campos escreveu:Quais os critérios usados para hierarquizar "utilidade prática"?

Tens dúvidas de que a "utilidade prática" da arte pode ser largamente fundamentada?
É verdade que a arte não tem a qualidade de "sobrevivência" que a ciência tem, mas eu própria apontei isso, e sublinhei que o investimento estatal na cultura não deve ser irresponsável.

Talvez não tenha sido bom falar em "utilidade prática" mesmo...

Mas o ponto é que arte e cultura são pessoais, ciência é impessoal. Tome o exemplo que dei antes. Quem decide quais costumes e qual forma de entrentenimento mais satisfaz um indivíduo interiormente (e é este o propósito de toda a cultura e arte) é o próprio indivíduo e ninguém mais. Ao advogar por um ógão do governo que direcione recursos públicos para a cultura, se está dando legitimidade para que o estado decida para quais "fins culturais" eu devo empregar meus recursos.

Por outro lado, quem decide qual projeto de pesquisa é mais eficiente na obtenção de respostas que ajudarão a eliminar uma doença não é uma pessoa do alto do seu gosto pessoal. É um conjunto de critérios altamente objetivos. O que é cientificamente válido e inválido não depende da opinião de nenhuma pessoa.

E em relação aos costumes e culturas de massa, quando é que eu disse que deveriam ser desprezados? Simplesmente como são sustentados por essas mesmas massas, talvez não precisem do incentivo estatal.

E por que uma manifestação cultural deve continuar a existir se não há praticantes o suficiente para mantê-la viva? Por que manter uma orquestra sinfônica "na marra", por que mantê-la se ela gera mais despesas do que receita (com os bilhetes de entrada)? Como se decide qual arte, qual cultura merece mais os recursos do estado?

Este é o ponto.

Ilovefoxes

Abmael escreveu:
Ilovefoxes escreveu:Veja a espécie de idéia que ele tem em mente: "[perde de identidade cultural] tem reflexos sérios na auto-estima nacional". Isso é o que define ele como adepto da religião patriotismo.

Fanatismo
s.m. Paixão cega que leva alguém a excessos em favor de uma religião, doutrina, partido etc. / Dedicação excessiva.

Abraços,
É só ver o que o Procedure respondeu...

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Procedure escreveu:
Abmael escreveu:

Hein? Do que você está falando?

Você afirmou que as pessoas perdem auto-estima à medida que adotam práticas provenientes de outros países. Eu pedi para você demonstrar.

- Esta auto-estima de que falo não é no plano pessoal, quando vemos que se avoluma na população um sentimento de que tudo que vem de fora é melhor, que somos inferiores aos outros povos e que tudo que produzimos é lixo, um povo que pensa assim não vai a lugar nenhum.

- Sou um grande admirador do bravo povo americano, uma das maiores qualidades deles é que eles se amam, são patriotas, adoram seu hamburguer, sua língua, seu rock, seu modo de vida.

Procedure escreveu:
Abmael escreveu:
Proceudre escreveu:

Hmm... Ok, por mais que eu goste de uma prática nascida nos EUA, eu continuo sendo, oficialmente, um brasileiro. Qual a relevância disso?

- Em nível pessoal nenhuma, mas a medida que vamos sendo colonizados por cultura alienígena, nossos recursos vão se esvaindo para consumí-la ao mesmo tempo que perdemos oportunidade de vender a nossa.

- Não estou defendendo xenofobia, que também sou contra, mas devemos vigiar para que a coisa não desande.

Abraços,
Ben Parker

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:

Fanatismo

Abraços,
É só ver o que o Procedure respondeu...

- Ele não me chamou de fanático.

- Agora, faça um favor a si mesmo, pare de se enrolar, e retrate-se.

Abraços,
Ben Parker

clara campos
Moderadora
Contato:

Procedure
Antes de prosseguir quero felicitar-te. Apesar de eu invarialmente discordar de quase tudo o que dizes, e apesar do tom e agressivo e provocador que habitualmente adoptas, é notório que te esforças por manter as discussões num plano lógico. É apesar de tudo refrescante discutir com alguém que não usa ad hominems (será assim o plural?) autistas na vez de argumentos.

Agora chega de "lamechices" e vamos ao que interessa :emoticon12: :

Procedure escreveu:Mas o ponto é que arte e cultura são pessoais, ciência é impessoal. Tome o exemplo que dei antes. Quem decide quais costumes e qual forma de entrentenimento mais satisfaz um indivíduo interiormente (e é este o propósito de toda a cultura e arte) é o próprio indivíduo e ninguém mais. Ao advogar por um ógão do governo que direcione recursos públicos para a cultura, se está dando legitimidade para que o estado decida para quais "fins culturais" eu devo empregar meus recursos.

Por outro lado, quem decide qual projeto de pesquisa é mais eficiente na obtenção de respostas que ajudarão a eliminar
uma doença não é uma pessoa do alto do seu gosto pessoal. É um conjunto de critérios altamente objetivos. O que é cientificamente válido e inválido não depende da opinião de nenhuma pessoa.

Repara Procedure que não dá para deixar de ser um pouco elitista aqui.
Assim como são os médicos e investigadores que decidem quais os projectos que têm prioridade (para financiamento estatal) também penso que são os artistas os mais indicados para reconhecer em que áreas da Arte e Cultura devem ser feitos.

Posto isto quero acrescentar algumas coisas:

-É verdade que a idoneidade dos "artistas" pode ser facilmente contestada ou até - e principalmente - a sua imparcialidade. Mas a verdade é que o mesmo pode acontecer com áreas da medicina. Naturalmente as consequências nefastas duma má gestão da investigação médica ou científica serão muito mais significativas para a humanidade do que aquelas relaccionadas com a Arte, mas essa seria uma outra discussão.

Agora, penso que será legitimo criticar esta ideia da "cultura elitista", e parece-me que é o que tens vindo a fazer, mas enfim, eu penso que a arte é bem mais do que estética ou a musiquinha foleira da moda.

É provável que esta minha posição se sustente na importância relativa que dou à arte enquanto património da humanidade, e falo de Da Vinvi, de Mozart, do Fado ou de Van Gogh ou até mesmo da Callas.
Eu não creio que a quantidade seja sinónimo de qualidade, e acredito que acção do Estado deve preocupar-se com ambas, não apenas com uma.
(Volto a sublinhar que estou a falar numa situação em que o Estado pode efectivamente suportar o mecenato, sem prejuízo da manutenção de todos os serviços básicos)

Procedure escreveu:E por que uma manifestação cultural deve continuar a existir se não há praticantes o suficiente para mantê-la viva? Por que manter uma orquestra sinfônica "na marra", por que mantê-la se ela gera mais despesas do que receita (com os bilhetes de entrada)? Como se decide qual arte, qual cultura merece mais os recursos do estado?

Este é o ponto.

Acho que já respondi acima: qualidade atestada por conhecedores da área.

Ou seja, todos sabemos que Paulo Coelho vendo milhões, venderá milhões. Todos sabemos que muito mais gente leu Paulo Coelho do que Saramago, mas o "comercial" não é propriamente bom.

Então, se o bom não vende, eu penso sim que o Estado deve dar uma mãozinha ao "bom", se puder.

Agora, se te fizer espécie o meu "bom", então da duas umas, ou assumimos que chegámos a um ponto não negociável, ou podemos discutir este "bom".

clara campos
Moderadora
Contato:

André

Gostaria de perceber o porquê de defender uma acoplação ministerial de educação e cultura.
Gostaria também que explicitas o que entendes por "cultura" neste caso.

Herf

Mensagem por Herf »

clara campos escreveu:Procedure
Antes de prosseguir quero felicitar-te. Apesar de eu invarialmente discordar de quase tudo o que dizes, e apesar do tom e agressivo e provocador que habitualmente adoptas, é notório que te esforças por manter as discussões num plano lógico.

hehe, obrigado, você também. :emoticon1:

clara campos escreveu:Repara Procedure que não dá para deixar de ser um pouco elitista aqui.
Assim como são os médicos e investigadores que decidem quais os projectos que têm prioridade (para financiamento estatal) também penso que são os artistas os mais indicados para reconhecer em que áreas da Arte e Cultura devem ser feitos.

Posto isto quero acrescentar algumas coisas:

-É verdade que a idoneidade dos "artistas" pode ser facilmente contestada ou até - e principalmente - a sua imparcialidade. Mas a verdade é que o mesmo pode acontecer com áreas da medicina. Naturalmente as consequências nefastas duma má gestão da investigação médica ou científica serão muito mais significativas para a humanidade do que aquelas relaccionadas com a Arte, mas essa seria uma outra discussão.

Mas não é certo afirmar que um grupo de cientistas decide qual projeto é melhor da mesma forma que um grupo de intelectuais decide que arte mais merece os recursos públicos. Os diferentes projetos científicos passam pelo rigor implacável da lógica do método científico. Se tudo for feito com honestidade, a opinião pessoal dos cientistas é o que menos importa.

Mas não existe um conjunto de critérios objetivos capaz de selecionar o que é arte boa do que é arte má. Isso por causa da pessoalidade da arte.

clara campos escreveu:
Ou seja, todos sabemos que Paulo Coelho vendo milhões, venderá milhões. Todos sabemos que muito mais gente leu Paulo Coelho do que Saramago, mas o "comercial" não é propriamente bom.

Então, se o bom não vende, eu penso sim que o Estado deve dar uma mãozinha ao "bom", se puder.

Agora, se te fizer espécie o meu "bom", então da duas umas, ou assumimos que chegámos a um ponto não negociável, ou podemos discutir este "bom".

Eis o princípio do qual parto: o propósito de qualquer cultura adotada/arte praticada por uma pessoa é satisfazê-la "interiormente". Só o indivíduo pode decidir o que o satisfaz, só ele pode decidir o que é bom para ele.

Dizer que existe um "bom" absoluto, universal, em se tratando de arte e cultura é inaceitável (perceba que eu NÃO ESTOU sendo um relativista cultural, pois por "cultura" não estamos envolvendo ética, apenas de costumes "inofensivos". A ética, a meu ver, é sim absoluta). Milhões de pessoas lêem Paulo Coelho. Para elas isso é bom. Para elas o que você gosta é que é o ruim. Simples assim. O mesmo a respeito de ritmos populares.

Não entendo como alguém pode-se arrogar a decidir o que é bom e o que é ruim para outrem em se tratando de algo pessoal, como arte. É algo como alguém afirmar que só a sua religião é boa e válida e que o estado deve incentivar sua prática. Não faz sentido. Religião é pessoal. Cada um tem (ou não) a sua. O mesmo ocorre com a arte e a cultura. Elas estão no mesmo campo pessoal em que está a religião.

Não vejo como chegar em outra conclusão partindo daquela premissa. Só continuaremos discordando se não concordar com ela, ou seja, se você afirmar que um "intelectual das artes" pode decidir o que faz uma pessoa mais realizada interiormente.

Ilovefoxes

Abmael escreveu:- Agora, faça um favor a si mesmo, pare de se enrolar, e retrate-se.
Retratar o que? Você é um patriota fanático.

(E que não vem só deste tópico)

Mas bastava você ver o que você diz:
e bom lembrar que por mais que gostemos de todas manifestações culturais americanas, nós não somos americanos.
Qual é o sentido disso? Não podemos usar a cultura de fora porque não somos de lá?

clara campos
Moderadora
Contato:

Procedure escreveu:Não vejo como chegar em outra conclusão partindo daquela premissa. Só continuaremos discordando se não concordar com ela, ou seja, se você afirmar que um "intelectual das artes" pode decidir o que faz uma pessoa mais realizada interiormente.

Ok.
Acho que entendi.
Eu não estou a dizer que há "culturas" melhores ou piores, nem sequer que um punhado de intelectais - com o apoio do Estado - deve decidir o que o povo há-de gostar ou não.

Vou dar-te um exemplo prático.

Pelo que ouvi dizer da vossa televisão pública, a nossa é bastante diferente.

Em Portugal existem dois canais públicos e dois privados.
Os públicos são financiados pelo Estado.

A RTP1 é um canal generalista que se reje pelas leis das audiências, tal e qual os canais privados. Como estes, têm longos momentos publicitários (embora não tanto como os privados o que é à partida uma substancial melhoria na qualidade).

Ao contrário dos privados a RTP1 tem uma espécie de quotas internas de cinema, pelo que além dos habituais hollywood-productions, costuma passar bastante cinema europeu e de outras proveniências além dos EUA (o que não acontece nos privados).

O público, que e início não suportava qualquer coisa non-usa, começou a habituar-se, a apreciar e a procurar.

Mas a RTP1 também está sujeita a uma espécie de censura-higiénica, em que os seus programas se mantém escrupolosamente acima de níveis de qualidade abaixo dos quais os privados descem com frequência.

Os privados, por outro lado, continuam a passar ineterruptamente talk-shows e big-brothers, entre outras coisas de baixíssima qualidade, porém, muito ao gosto do povinho.

O que quero dizer Procedure são duas coisas:

- as pessoas podem aprender a apreciar novas coisas, e coisas de maior qualidade.

- se possível, o Estado deve sim patrocinar formas artísiticas e culturais de reconhecida qualidade, pois assim está a abrir o leque de possibilidades de escolha pelas massas.

Trancado