Flavio Costa escreveu:Cris escreveu:Para as respostas acima, segundo minha chefe que conheceu de pertinho a história de JK flavinho, a mais correta delas, é isolar o poder das revoltas populares, e desenvolver o interior do país. Vou procurar saber com ela depois direitinho todas as versões dos fatos , já que ela ela é assim com a família JK, e uma das pioneiras de Brasília.
Hum, acabei achando algumas informações interessantes a respeito. Parece que a idéia já existia há bem um século e o Juscelino Kubitschek acabou tranformando em promessa de campanha. E cumpriu. Não deve ter mesmo explicação oficial, pois o motivo real é puramente político, num gesto de populismo faraônico. Mas até que ficou interessante.
http://forumpermanente.incubadora.fapes ... al_fraser/
Flavinho, acabei de achar um livro que confirma o que está escrito no link que você enviou, chama-se Brasília: O mito na trajetória da nação, de Márcio de Oliveira. Lembrei que na última feira do livro que houve em Brasília, eu o comprei para dar de presente para minha chefe. O capítulo 2 do livro referido fala exatamente sobre o A nova capital: O cenário e a história, com riqueza de detalhes e fotos. Eu recomendo para quem interessar conhecer mais sobre a história de JK.