JK

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Cris
Contato:

Re: Re.: JK

Mensagem por Cris »

Flavio Costa escreveu:
Cris escreveu:Para as respostas acima, segundo minha chefe que conheceu de pertinho a história de JK flavinho, a mais correta delas, é isolar o poder das revoltas populares, e desenvolver o interior do país. Vou procurar saber com ela depois direitinho todas as versões dos fatos , já que ela ela é assim com a família JK, e uma das pioneiras de Brasília.

Hum, acabei achando algumas informações interessantes a respeito. Parece que a idéia já existia há bem um século e o Juscelino Kubitschek acabou tranformando em promessa de campanha. E cumpriu. Não deve ter mesmo explicação oficial, pois o motivo real é puramente político, num gesto de populismo faraônico. Mas até que ficou interessante.
http://forumpermanente.incubadora.fapes ... al_fraser/

Flavinho, acabei de achar um livro que confirma o que está escrito no link que você enviou, chama-se Brasília: O mito na trajetória da nação, de Márcio de Oliveira. Lembrei que na última feira do livro que houve em Brasília, eu o comprei para dar de presente para minha chefe. O capítulo 2 do livro referido fala exatamente sobre o A nova capital: O cenário e a história, com riqueza de detalhes e fotos. Eu recomendo para quem interessar conhecer mais sobre a história de JK.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Mr. Crowley escreveu:eu tava quase concordando... mas dizer que os países desenvolvidos tem sido "extremamente bondosos" com os subdesenvolvidos foi de lascar...

Volta e meia estão aceitando renegociações com os devedores, que não pagam suas dívidas integralmente. Isto é um FATO.

Ultimamente, temos o caso da Argentina, que está se propondo a pagar apenas uma pequena parte de seus atuais compromissos.

Há poucos meses os E.U.A. perdoaram as dívidas externas de alguns países... bondosos sim, e muito!
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Poindexter

Perseus escreveu:Eles estão sendo super bondosos conosco sim.

Afinal, eles não ficam cobrando a dívida e deixam a gente renegocia-la em 9876987698789 anos.
Pudera, com os juros 'extremamente baixos' que eles cobram...

Extremamente bondosos..

Como já disse anteriormente, ele perdoam várias dívidas e costumam dar descontos nelas. Além do mais, o 3o Mundo pegou esses empréstimos porque quis. Se não quisesse, não teria pego.

Aqui, no Brasil, o pessoal não quis derramar sangue como os americanos, daí já começou pegando um dinheirinho com a Gã-Bretanha para comprar sua independência...

... e daí começou... optou pagar em dinheiro ao invés de sangue. Agora que siga a sua escolha.

Perseus escreveu:Cada cabaço que aparece por aqui..

É este o nível de debates deste Fórum?

Haha... faz-me rir! :emoticon22:

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: JK

Mensagem por Aurelio Moraes »

PD, você ia gostar da série.
Eles mostram os valores da família e da prosperidade, ainda mais quanto àquela história de escolher um rapaz de boa família para a moça...

Poindexter

Mr.Hammond escreveu:PD, você ia gostar da série.
Eles mostram os valores da família e da prosperidade, ainda mais quanto àquela história de escolher um rapaz de boa família para a moça...

À exceção de a escolha ser feita pela família da moça, e não por ela própria, acho tudo isso que você escreveu muito bonito, mas depois de 31 anos vivendo no Brasil eu simplesmente não agüento mais ver odes à JK.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Aurelio Moraes
Contato:

Tu não precisas ver necessariamente como "odes", mas sim como uma peça de ficção (basta ver vários dos enredos paralelos na mini-série).... :emoticon16:

Poindexter

JK foi um dos principais responsáveis pelo processo inflacionário que assolou o Brasil até o governo Itamar.

Alegar que a inflação, no governo dele, ficou na casa dos 20% não significa muita coisa pois sabe-se que muitos processos econômicos não são imediatos, dependendo de cadeias de reações dos agentes econômicos, além do que problemas econômicos podem ser maquiados durante algum tempo.

Isso é notório. Jânio Quadros, assim que assumiu, teve que aplicar remédios ortodoxos à Economia devido à gastança de JK... para mim, foi aquele velho truque de se gastar o que tem e o que não tem e fazer a bomba explodir no sucessor para depois retornar "nos braços do povo" com a economia rearrumada pelo "otário" do sucessor.

Indício de que foi isso que ocorreu consiste no fato de o candidato escolhido pelo PSD para as eleições de 1965 ter sido... CHUTEM QUEM... sim!!! JK!

De qualquer forma, se foi esse mesmo o plano, ele deu errado, devido à renúncia de Jânio Quadros (que talvez tivesse renunciado mesmo que JK não tivesse gastado o que tinha e o que não tinha) e ao caos instaurado no governo Jango (aqui não tem jeito... a gastança exagerada do governo JK ajudou indubitavelmente na geração desse caos econômico)... que contribuíram para a Revolução de 1964 e para a cassação dos direitos políticos de JK ocorrido em julho daquele mesmo ano.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

aknatom
Gênero: Masculino

Mensagem por aknatom »

Vamos propor a Globo uma minisérie sobre Evita, só pra alegrar o Poindexter... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Poindexter

aknatom escreveu:Vamos propor a Globo uma minisérie sobre Evita, só pra alegrar o Poindexter... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Esta série ao mesmo tempo me agradaria e não me agradaria.

Agradaria por tratar da Argentina, país pelo qual, como não é segredo para ninguém, tenho grande admiração.

Não me agradaria se glorificasse a Evita, por estar glorifcando, automaticamente, o peronismo, que transformou um país de 1o Mundo na primeira metade do século XX em um de 3o em sua segunda metade.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

aknatom

Mensagem por aknatom »

Essa história da Aregntina ser de primeiro mundo nessa época me é estranha... quais são os fatos que embasam isso. Parodiando outros foristas, FATOS??? :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Infelizmente sempre o Mineiro é discriminado pelos Paulistas e Cariocas, mesmo que seja um grande homem como JK. É uma pena.
" ...I'm running to stand still... "

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Poindexter escreveu:Como já disse anteriormente, ele perdoam várias dívidas e costumam dar descontos nelas. Além do mais, o 3o Mundo pegou esses empréstimos porque quis. Se não quisesse, não teria pego.

Quem pegou esses emprestimos foram os governos ditatoriais do terceiro mundo. Os ditadores da América Latina e da Africa pegaram dinheiro emprestado, parte do dinheiro gastaram com obras faraonicas e parte dele foi desviado e está em contas bancárias de países ricos.

Isto aconteceu no Brasil da ditadura militar, cujo milagre econômico é explicado pelo imenso endividamento externo. Roberto Campos foi um dos cabeças que aumentaram a dependência do Brasil frente aos EUA.

As dívidas que os países ricos perdoaram foram as de alguns países africanos cujas populações na quase totalidade vivia em miséria absoluta, sem condições de pagar dívidas. Era necessário perdoar a dívida para que esses países sobrevivessem.

Poindexter escreveu:
Aqui, no Brasil, o pessoal não quis derramar sangue como os americanos, daí já começou pegando um dinheirinho com a Gã-Bretanha para comprar sua independência...

... e daí começou... optou pagar em dinheiro ao invés de sangue. Agora que siga a sua escolha.

O que tornou o Brasil um país pobre não foi o fato do Brasil nunca ter tido uma guerra de independencia, o que tornou o Brasil pobre foi o fato deste país ter sido uma colônia de exploração e de povoamento muito tardio em comparação com as colônias de povoamento.

Quem contraiu nossa primeira dívida foi Portugal. Mas, o verdadeiro endividamento externo brasileiro tem inicio durante o governo militar.

Não é a guerra que faz um país prosperar. Muito pelo contrário. É a educação e a justiça social que alavancam o progresso de um país.

Steve

Mensagem por Steve »

Argentina, nunca foi 1o mundo, alias nenhum pais da America o é, fora os nortistas...

Pug

Mensagem por Pug »

O que tornou o Brasil um país pobre não foi o fato do Brasil nunca ter tido uma guerra de independencia, o que tornou o Brasil pobre foi o fato deste país ter sido uma colônia de exploração e de povoamento muito tardio em comparação com as colônias de povoamento.

Quem contraiu nossa primeira dívida foi Portugal. Mas, o verdadeiro endividamento externo brasileiro tem inicio durante o governo militar.

Não é a guerra que faz um país prosperar. Muito pelo contrário. É a educação e a justiça social que alavancam o progresso de um país.

O Brasil iniciou-se como uma extensão de Portugal que depois seguiu seu rumo sozinho.

Claúdio, todas as colónias foram de exploração, o tal povoamento tardio se deve tão e somente ao clima tropical.
Não constituia tarefa fácil entrar na floresta amazónica, que na época seria certamente mais densa e chegaria ao litoral, caso para dizer que Roma não se fez num dia. O Brasil é o caso mais bem sucedido de uma colonização em meio tropical. Confirme-me, mas a implementação populacional no interior do Brasil ainda hoje se faz, ou não?
De facto o terreno era tudo menos propicio a uma fácil instalação, ao contrário dos vizinhos do norte (EUA).

Sobre os problemas do Brasil, são derivas da injustiça na má distribuição da riqueza (a diferença entre o mais rico e o mais pobre coloca o Brasil ao nível das nações africanas), da não garantia de oportunidades iguais, da corrupção...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Perseus

Mensagem por Perseus »

Poindexter escreveu:Como já disse anteriormente, ele perdoam várias dívidas e costumam dar descontos nelas. Além do mais, o 3o Mundo pegou esses empréstimos porque quis. Se não quisesse, não teria pego.

Bobagem, PD.

Com os juros macabros que eles nos cobram, mais de 40% da dívida são apenas de juros. Perdoar um tantinho aqui, outro tantinho ali, não vai fazer diferença nenhuma, pois a divida volta a ter o mesmo valor em pouco tempo, devido aos juros.

É bondade para trouxar ver.

Armas são para fracos, e geralmente, burros.

indepedência se conquista com educação, formando cabeças pensantes, e não porcos que sabem atirar.
De nada adianta tirar um governo violento, e substitui-lo por outro de maneira igualmente violenta.

Mas de fato, a incompetência dos que administraram o país foi notória.

Principalemnte quando se trata dos militares de merda que contrariram dividas bilionárias para torrar a grana na maioria das vezes, com futilidades.

E para não ficarmos apenas nos juros..

O que você tem a dizer da bondade dos países desenvolvidos quanto aos subsídios à agricultura? Principalmente quando se trata daquele débil mental do Bush.

O que você tem a dizer quanto a bondade dos paises desenvolvidos quanto a compra de papéis de permissão de emissão de gases?

O que você tem a dizer quanto ao fato dos EUa tentarem impedir a formação do Mercosul a todo o custo, sempre tentando negociar com os países da maérica latrina de maneira individual?
O que é excelente para eles, afinal negociando individualmente com cada um, é mais fácil mante-los sobre controle e impedir que se desenvolvam e passem a ser seus concorrentes.

O que você tem a dizer quanto à bondade norte americana de querer implantar o estrupo generalizado que atende pelo nome de "Alca"?

E estes, são os casos mais banais, que podem ser encontrado no jornal mais próximo.
Editado pela última vez por Perseus em 05 Jan 2006, 17:54, em um total de 2 vezes.

Aurelio Moraes
Contato:

E estes, são os casos mais banais, que podem ser encontrados no jornal mais próximo.

Poindexter , cabeção ou Liquid Snake escreveu: Toda a imprensa é formada por esquerdinhas comunistas. Dizer que algo é verdade porque pode ser lido no jornal é apelar a mídia mentirosa e comunista!

:emoticon12: :emoticon12:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

francioalmeida escreveu:Eu sou meio leigo, mas porque a necessidade de levar a capital do Brasil pro interior?
Pra que construir uma Cidade inteira se para o "poder" se todo ele já se concentrava no Rio de Janeiro?
Estratégia militar? :emoticon12:

A maior estratégia, a meu ver, é a econômica e a "popular". A mesma estratégia usada na França durante a reforma napoleônica e de Haussman: empregar população numa obra pública grandiosa. Injetar dinheiro do Estado nos bolsos dos mais pobres e, desta forma, tentar alavancar a economia...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Flavio Costa escreveu:
francioalmeida escreveu:Eu sou meio leigo, mas porque a necessidade de levar a capital do Brasil pro interior?
Pra que construir uma Cidade inteira se para o "poder" se todo ele já se concentrava no Rio de Janeiro?
Estratégia militar? :emoticon12:

É, essa é uma pergunta cujas respostas sempre soam meio estranhas.

Já ouvi que era para "isolar o poder das revoltas populares", "desenvolver o interior do país", "se afastar de ataques e invasões pelo mar" (?), "cumprimento da profecia de Dom Bosco"...

Não sei se na época o governo deu uma explicação oficial.

Desenvolvimento do interior, basicamente...

Segundo uma teoria, não sei se maluca, era para a proteção de ataques miltiares. Uma capital no litoral, num ataque militar, seria muito vulnerável.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Perseus escreveu:
Mr. Crowley escreveu:
Poindexter escreveu:O povo brasileiro adora reverenciar JK, e a Rede Globo parece gostar de incentivar tal comportamento.

Eu, infelizmente, fiquei sabendo dessa minisérie, mas não pretendo perder um minuto sequer do meu tempo vendo ser glorificado um dos presidentes que mais enfiou o Brasil no buraco.

JK foi um dos principais responsáveis por nossos períodos altamente inflacionários... nem chego a falar de Dívida Externa porque, como se sabe e é dito claramente no Manual do Perfeito Idiota Latino Americano, os países desenvolvidos têm sido extremamente bondosos com as dívidas externas do 3o Mundo, mas a inflação...

eu tava quase concordando... mas dizer que os países desenvolvidos tem sido "extremamente bondosos" com os subdesenvolvidos foi de lascar...

Eles estão sendo super bondosos conosco sim.

Afinal, eles não ficam cobrando a dívida e deixam a gente renegocia-la em 9876987698789 anos.

Extremamente bondosos..

Cada cabaço que aparece por aqui..

A grande maioria da força-de-trabalho reserva está no mundo sub-desenvolvido. E essa força é essencial aos grandes capitalistas. Acho que não é interessante, de uma forma geral, aos países do primeiro mundo que qualquer republiqueta sub-desenvolvida se desenvolva.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Poindexter escreveu:

Extremamente bondosos..

Como já disse anteriormente, ele perdoam várias dívidas e costumam dar descontos nelas. Além do mais, o 3o Mundo pegou esses empréstimos porque quis. Se não quisesse, não teria pego.

Opa, claro!

Acho interessante esse arbítrio de terceiro mundo: pegue o empréstimo ou morra de fome. Os "emprestadores bondosos" estipulam todo o resto...

Ah, Poindexter, só a nível de curiosidade, a dívida externa de que países foi abolida?

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Poindexter escreveu:

Extremamente bondosos..

Ah, e já ia me esquecendo: dizer que o Brasil "comprou" sua independência junto à Grã-Betanha é um simplismo absurdo...

Perseus

Mensagem por Perseus »

Pois é.. "O Brasil comprou" o cacete.

Uma meia dúzia tomou esta decisão.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Pug escreveu:

O Brasil iniciou-se como uma extensão de Portugal que depois seguiu seu rumo sozinho.

Claúdio, todas as colónias foram de exploração, o tal povoamento tardio se deve tão e somente ao clima tropical.
Não constituia tarefa fácil entrar na floresta amazónica, que na época seria certamente mais densa e chegaria ao litoral, caso para dizer que Roma não se fez num dia. O Brasil é o caso mais bem sucedido de uma colonização em meio tropical. Confirme-me, mas a implementação populacional no interior do Brasil ainda hoje se faz, ou não?
De facto o terreno era tudo menos propicio a uma fácil instalação, ao contrário dos vizinhos do norte (EUA).

Sobre os problemas do Brasil, são derivas da injustiça na má distribuição da riqueza (a diferença entre o mais rico e o mais pobre coloca o Brasil ao nível das nações africanas), da não garantia de oportunidades iguais, da corrupção...

Pug, devo discordar em parte. Por mais que ficar culpando Portugal seja besteira, retirar toda a culpa do processo de colonização também é besteira.

O Brasil foi uma colônia sem mercado interno até a descoberta das minas de ouro em Minas Gerais, décadas e décadas após a colonização! Com esse mesmo tempo de existência, os EUA já tinham formado um Estado conciso que pagava tributos à Inglaterra.

A independência do Brasil não foi um movimento de ruptura, foi uma armação visando a continuidade. O país perpetuou sua condição de colônia inglesa sob o mando de um imperador lusitano. As mesmas elites no poder...

Obviamente, o acaso e as ações posteriores trataram de levar o país à sua condição atual...

Pug

Mensagem por Pug »

Samael escreveu:
Pug escreveu:

Pug, devo discordar em parte. Por mais que ficar culpando Portugal seja besteira, retirar toda a culpa do processo de colonização também é besteira.

O Brasil foi uma colônia sem mercado interno até a descoberta das minas de ouro em Minas Gerais, décadas e décadas após a colonização! Com esse mesmo tempo de existência, os EUA já tinham formado um Estado conciso que pagava tributos à Inglaterra.

A independência do Brasil não foi um movimento de ruptura, foi uma armação visando a continuidade. O país perpetuou sua condição de colônia inglesa sob o mando de um imperador lusitano. As mesmas elites no poder...

Obviamente, o acaso e as ações posteriores trataram de levar o país à sua condição atual...

Não se deve retirar culpa do passado, mas o atraso não se deve a isso, o Brasil é rico em recursos, não os aproveita por incompetência...

Sou exigente para com Portugal, e por simpatia direi o mesmo para com o Brasil, espero que o país se torne num lugar de exigência e rigor, para que ordem e progresso signifique algo...
pelo menos cá deste lado do atlântico bem precisamos, para sair desta pobreza continuada disfarçada em riqueza nos tempos mais recentes...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Em todo o caso o Brasil vai mudar, pois hoje sabe exigir que países ricos abram suas fronteiras, isto se querem poder vender no Brasil, resta aproveitar as oportunidades que surgirão.

Imagem

Trancado