O estado e a cultura

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

Deve o estado gastar com cultura?

Sim
13
48%
Não
14
52%

Total de votos: 27

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Aranha »

Ilovefoxes escreveu:
Abmael escreveu:- Agora, faça um favor a si mesmo, pare de se enrolar, e retrate-se.

Retratar o que? Você é um patriota fanático.

- Já rebolou de todas as formas para defender a besteira que escreveu, se deu mal, se recusa a admitir por orgulho infantil e ainda continua chafurdando no mesmo erro, que patético...

Ilovefoxes escreveu:(E que não vem só deste tópico)

- Sem problema, pesquise no fórum e poste aqui qualquer coisa que demonstre algum fanatismo meu, mas seja honesto de se retratar caso não ache nada, será que posso contar com sua hombridade?

Ilovefoxes escreveu:
Mas bastava você ver o que você diz:
e bom lembrar que por mais que gostemos de todas manifestações culturais americanas, nós não somos americanos.
Qual é o sentido disso? Não podemos usar a cultura de fora porque não somos de lá?

- Não tente sair pela tangente, é com isso que você pretende provar que sou fanático? - Vou repetir o conselho: - Pare de se debater, você apelou prá agressão diante da falta de argumentos e agora tenta provar o improvável, apenas admita, não seja ridículo.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Ilovefoxes

Re.: O estado e a cultura

Mensagem por Ilovefoxes »

Pô Abmael, não entendi qual a sua em negar...

Bom, lembra do seu tópico "Eu AMO meu País"?
Certo, aqui você já assume ao menos ser patriota.
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=12 ... sc&start=0
Abmael escreveu:Eu AMO o Brasil.

- Admiro os americanos, são um povo orgulhoso e valente, no fundo do sucesso deles está seu patriotismo, o patriotismo é uma valor referenciado nos EUA, quem não proclama seu amor pela américa não é bem visto, mais um motivo para admirá-los.

Arrisco a dizer que este valor é uma das raízes de seu sucesso, é um valor que vem da simplicidade dos colonos que amavam seu pedaço de chão e enfrentaram a tudo e a todos para preservá-lo, com o amor à terra veio o amor às música nativas, ao modo de vida, ao folclore local.

Apesar de nós brasileiros termos origens diferentes ainda conheço muitos como eu que através de outros meios aprendemos a amar nossa nação, herdei este valor, entre outros, de meus pais, minha mãe sempre me levou às paradas de 7 de Setembro, sempre valorizou mais a música nacional, aprendi com meu pai a amar nossa seleção, as comidas e costumes do interior que ele cultivava e assim fui me formando.

Jamais deixaria o Brasil por nada, uma vez Kennedy disse: "Não pergunte o que seu país pode fazer por você, e sim o que você pode fazer pelo seu país", ele está certo, quem não é parte da solução é parte do problema, este monte de gente que torce contra nosso sucesso, que quer ir prá outro lugar ou que detesta tudo daqui está nos atrapalhando, e nem sequer assumem isto, se pelo menos a maioria fosse que nem eu estaríamos melhor.

Abraços,

Você mesmo que compara patriotismo com time de futebol.
Não é fanatismo, mas é no mínimo curioso.
Abmael escreveu:- Completamente errado, não existe patriotismo moderado ou semi-patriotismo, o conceito de patriotismo de vocês que é errado, ser patriota não é ser baba-ovo, é amar seu país.

- O amor é incondicional, é como torcer por um time, por mais que ele vá mal você não muda de time, você pode odiar o técnico, os jogadores ou os dirigentes mas nunca o time de seu coração, quem souber fazer analogia que entenda.

- É como Aquiles que lutou a guerra pelo seu país mesmo odiando seu rei.

Abraços,
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=265618#265618

Em seguida, temos uma mensagem interessante.
Eu não sei se a entendo completamente, mas ao que me parece (espero estar errado) você diz que aceitaria guerrilhar por patriotismo?
Abmael escreveu:
emmmcri escreveu:
Ah... fica quieto Abmael, essas merdas é que geram guerras !

- Com certeza geram guerra sim, se invadirem sua casa vc vai ficar calado fazera as malas e ir embora?! - Tenta outra Edson, sinceramente...

Aqui são as comparações estranhas.
Você compara o seu nível de patriotismo com amar um filho, mesmo que ele roube ou mate.
Abmael escreveu:
Amor deve ser de ambas as partes. Este negócio de amor de perdição e incondicional não é nada produtivo e nem saudável.
As coisas não estão desconectadas. Não sou cliente fiel a marca alguma, se ela não me entregar o produto como eu gosto, isso vale para tudo. Não volto no restaurante que a comida ou o serviço decaiu, não vou ao Rio de Janeiro ( que eu tenho muita saudade ) enquanto o crime comandar a cidade, não vôo de avião enquanto esta droga não se endireitar.
Se meu irmão roubar ou matar, eu chamo a polícia. É simples.

- E aí deixa de amar seu irmão?

- E se fosse seu filho?

Abraços,

Mas essa comparação não parou aí.
- Quanto a seu irmão: então você acha que pode amar alguém e por decisão sua simplesmente desligar o sentimento !?!?! - Passe essa fórmula mágica para ciência minha cara, você ficará milionária em questão de minutos.
https://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=265753#265753

Aliás, tem até algumas mensagens interessantes suas por aí:
Abmael escreveu:- Interessante que os mesmos que jogam paus e pedras na educação brasileira não percebem o quanto foram prejudicados pela mesma ao não terem recebido nenhuma noção de patriotismo, na minha época hasteávamos a bandeira todas semanas, comemorávamos Caxias, Tamandaré e Tiradentes.

E neste tópico você inventou coisas que eu não sei de onde vieram:
Abmael escreveu:Isto representa perda de identidade cultural, tem reflexos sérios na auto-estima nacional
Auto-estima nacional...?

Mas no geral, eu não sei porque você se ofendeu.
Eu não me ofenderia se você me chamasse de fanático Anti-PT... :emoticon5:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Procedure escreveu:NÃO HÁ isso de "cultura nacional", não há uma cultura inerente a um país e seu povo. Isso é a mais pura balela patriotista.

Cultura nacional existe, o que pode ser discutido é se é boa ou ruim.
Procedure escreveu:Como foi argumentado antes, apesar de você não ter dado atenção, um conjunto de práticas só deixa de existir se indivíduos não desejam mais praticá-lo, só deixa de existir se encontraram um outro conjunto de práticas que lhes satisfazem mais do que as antigas. Não faz o menor sentido falar em "proteger" uma cultura.

Se não derem um mínimo de instrução ao povinho ignorante, ele vai adotar porcarias como o funk e esquecer coisas melhores.

Faz sentido, no mínimo, registrar essas manifestações culturais antes que se percam, embora não faça sentido obrigar o povo a praticá-las.
Procedure escreveu:Se você gosta destas músicas e festivais, ótimo. Mas é DEFINITIVAMENTE PODRE essa retórica do "bem comum" que tenta me convencer de que OS RECURSOS DAS PESSOAS QUE NÃO APRECIAM estas culturas devem ser usados para bancá-las, COMO SE ISSO FOSSE ALGO BOM E NECESSÁRIO para o bem-estar e otimismo dos que NÃO APRECIAM essas culturas.

Se fosse assim, não precisaríamos de museus e bibliotecas. "Ficou velho? Joga fora e esquece".

Tem muita gente que nunca foi a um museu e não dá a mínima para a antiguidade, mas o progresso não pode se basear na mediocridade.

Nós somos hoje o resultado do que nossos antepassados foram. É importante, pelo menos, conhecer esse passado.
Gostar ou não já outra história.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

http://www.liberdadenatv.com.br/

Parabéns, agora assinantes de TV Paga estão prestes a perder o direito de escolher o que querem assistir.

Vocês conseguiram, bravos guerreiros patrióticos revolucionários populares! :emoticon45:

Vamos comemorar, assim que seu seriado americano, talk show, banda ou filme favorito parar de passar por aqui.

Estou sem palavras, vocês conseguiram!
Agora, curtamos um pouco da belíssima cultura nacional, principamente na música: http://youtube.com/watch?v=Nk6r9EmePxs
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Ah, só pra lembrar, o que é cultural é bom.

Adoro uma folia-de-reis ou uma farra do boi, principalmente quando o animal é sacrificado com métodos bem peculiares, como manda a TRADIÇÃO!

Estranho... alguém aqui já tinha criticado a tourada, né não....? Xenofobia, hipocrisia, ou minha memória que anda fraca?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Procedure escreveu:Depois de toda argumentação do tópico você espera contra-argumentar com músicas?? Estou quase considerando isso como uma falta de respeito de sua parte.

Já coloquei as músicas para baixar na página quatro deste tópico. Fiz isto porque a maioria das pessoas desconhece a produção cultural feita no interior do Brasil e por isto não a valoriza. Ouvindo as músicas pode-se entender melhor importância de preservar sua produção.

Procedure escreveu:NÃO HÁ isso de "cultura nacional", não há uma cultura inerente a um país e seu povo. Isso é a mais pura balela patriotista.

Os norte-americanos tem todo o direito do mundo de serem altamente patriotas, mas o brasileiro não pode ter este direito. Querem que o brasileiro odeie sua nação. Só que nenhuma nação do mundo conseguiu se desenvolver sem um senso de nacionalismo por parte de sua população. Toda nação desenvolvida também busca preservar seu passado. Vide Japão.

Procedure escreveu:O que há são indivíduos que escolhem voluntariamente adotar um conjunto de práticas em detrimento de outro. Como foi argumentado antes, apesar de você não ter dado atenção, um conjunto de práticas só deixa de existir se indivíduos não desejam mais praticá-lo, só deixa de existir se encontraram um outro conjunto de práticas que lhes satisfazem mais do que as antigas. Não faz o menor sentido falar em "proteger" uma cultura.

Se você gosta destas músicas e festivais, ótimo. Mas é DEFINITIVAMENTE PODRE essa retórica do "bem comum" que tenta me convencer de que OS RECURSOS DAS PESSOAS QUE NÃO APRECIAM estas culturas devem ser usados para bancá-las, COMO SE ISSO FOSSE ALGO BOM E NECESSÁRIO para o bem-estar e otimismo dos que NÃO APRECIAM essas culturas.

Educação e cultura são bens básicos que devem ser acessíveis a todos os cidadãos. Se os mais pobres não tem recursos para consumir cultura, o Estado deve proporcionar cultura ao povo, para que as pessoas não seja privadas dos bens básicos da vida. O que pode ser ruim para alguns, pode acabar sendo ruim para todos.

Alguns bens culturais não podem correr o risco de desaparecerem por causa de mudanças mercadológicas. O mercado até pode vender suas músicas e as pessoas podem comprar, mas o patrimonio cultural de um povo não pode ser vendido e nem eliminado para que poucos possam lucrar.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Ilovefoxes escreveu:Certo, aqui você já assume ao menos ser patriota.

Ilovefoxes escreveu:Você mesmo que compara patriotismo com time de futebol.
Não é fanatismo, mas é no mínimo curioso.

Ilovefoxes escreveu:Em seguida, temos uma mensagem interessante.
Eu não sei se a entendo completamente, mas ao que me parece (espero estar errado) você diz que aceitaria guerrilhar por patriotismo?

- Bem, chega de cobrar, fica por conta de tua consciência.

- Me dirijo agora aos demais foristas que estejam acompanhando, observem a sequência patética de tentativas frustradas de explicar o inexplicável acima.

- Quem quiser rir mais é só ler o post inteiro na página anterior.

- Quanto a você, caro Ilovefoxes, só tenho a dizer que não estou ofendido, mas isto serve para demonstrar a você e a outros o quanto estão exagerando no uso de Ad hominens como argumento, além de encher o saco, não é nada produtivo.

Abraços (Sem ressentimentos),
Ben Parker

Ilovefoxes

Apáte escreveu:http://www.liberdadenatv.com.br/

Parabéns, agora assinantes de TV Paga estão prestes a perder o direito de escolher o que querem assistir.

Vocês conseguiram, bravos guerreiros patrióticos revolucionários populares! :emoticon45:

Vamos comemorar, assim que seu seriado americano, talk show, banda ou filme favorito parar de passar por aqui.

Estou sem palavras, vocês conseguiram!
Agora, curtamos um pouco da belíssima cultura nacional, principamente na música: http://youtube.com/watch?v=Nk6r9EmePxs
Solução de país de terceiro mundo.
Ao invés de produzir algo melhor que o exterior, proíbe o exterior. Aí a gente só compra o que é daqui...

Claudio Loredo escreveu:Os norte-americanos tem todo o direito do mundo de serem altamente patriotas, mas o brasileiro não pode ter este direito. Querem que o brasileiro odeie sua nação. Só que nenhuma nação do mundo conseguiu se desenvolver sem um senso de nacionalismo por parte de sua população. Toda nação desenvolvida também busca preservar seu passado. Vide Japão.
Você está confundindo odiar com criticar.
Quando um americano fala mal da ecologia de seu país, nunca ouvi reclamar que isso é falta de patriotismo. Já se fosse no Brasil, usam dessa chantagem emocional.

E ajuda no desenvolvimento do país? Ajuda no sentido de lavagem cerebral.
Ajuda no mesmo sentido que a propaganda nazista ajudou no crescimento do país enquanto estava em alto.
- Bem, chega de cobrar, fica por conta de tua consciência.

- Me dirijo agora aos demais foristas que estejam acompanhando, observem a sequência patética de tentativas frustradas de explicar o inexplicável acima.

- Quem quiser rir mais é só ler o post inteiro na página anterior.

- Quanto a você, caro Ilovefoxes, só tenho a dizer que não estou ofendido, mas isto serve para demonstrar a você e a outros o quanto estão exagerando no uso de Ad hominens como argumento, além de encher o saco, não é nada produtivo.

Abraços (Sem ressentimentos),
Tá, e o que você quer dizer?

Ilovefoxes

E onde está a magia? O que é regional é mágico, engrandece nossas almas!!

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Ilovefoxes escreveu:Solução de país de terceiro mundo.
Ao invés de produzir algo melhor que o exterior, proíbe o exterior. Aí a gente só compra o que é daqui...

Não sei até onde querem chegar, mas considerando o que foi dito aqui, acho que esta medida está complemamente em sintonia com a vontade dessa gente.

Só discordo de você achar que isso é patriotismo. Patriotismo bosta nenhuma, é sem vergonhice pura e simples mesmo

Primeiro que honrar a Nação, por si só, não é ruim. Segundo que alguns, se não me engano, estavam descendo o pau no Cristo na época de escolher as Maravilhas. Bem... Talvez porque o Cristo seja cristão, e o cristianismo não seja brasileiro. Mas o que seria autenticamente brasileiro? O ritual de acasalamento dos tupinambás? Pro politicamente correto o Brasil continua sendo um país de índios, tanto que não me assustaria se alguns pseudo-patriotas combatessem meu amado Português para iniciarmos o novo tempo de Tupi, ora-bolas, é NACIONAL DA GEMA!

E quer algo mais anti-patriota que uma medida que só vai afundar ainda mais o país, colocando o dinheiro suado do povo no bolso dum bando de cineastas frustrados? Além de nesta "arte", os artistas só mostrarem seu niilismo perante o futuro da Nação, e sua ojeriza por ela e seus valores.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Abmael escreveu:- Qual manual você segue?

Imagem

Abmael escreveu:- É lógico que o estado não pode financiar vagabundos, não sei porque você fala isto prá mim, alguma vez já defendi isto?

Um vagabundo que faz um documentário curta super-"inovador" sobre como os nordestinos são pobres é o quê, se não um vagabundo?

ps: Ninguém está dando a mínima pra sua vagabundagem, digo artes, mesmo assim, ele está usando do SEU dinheiro para financiar toda esta merda.

Abmael escreveu:- Qual sua revolta exatamente?

Usarem o MEU dinheiro para sustentarem vagabundos.

Abmael escreveu:Abraços,

Outros.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apáte escreveu:
Abmael escreveu:- Qual manual você segue?

[img]http://images.amazon.com/images/P/0451527100.01._SCLZZZZZZZ_V1124218743_.jpg
[/img]

- Acho que você acabou percebendo a falta de sentido em me cobrar o que cobrou.

Apáte escreveu:
Abmael escreveu:- É lógico que o estado não pode financiar vagabundos, não sei porque você fala isto prá mim, alguma vez já defendi isto?

Um vagabundo que faz um documentário curta super-"inovador" sobre como os nordestinos são pobres é o quê, se não um vagabundo?

ps: Ninguém está dando a mínima pra sua vagabundagem, digo artes, mesmo assim, ele está usando do SEU dinheiro para financiar toda esta merda.

- Você afirma que nordestinos pobres são desinteressantes, que cineastas são vagabundos e que arte é vagabundagem e que, juntando tudo isso dá uma bela merda, ok, entendi suas opiniões, Valeu Campeão!!! :emoticon45:

Apáte escreveu:
Abmael escreveu:- Qual sua revolta exatamente?

Usarem o MEU dinheiro para sustentarem vagabundos.

- O dinheiro dos impostos é coletivo, e é gasto conforme pleitos de setores sociais e ideologia do governo empossado por eleições livres, cabe a cada um protestar, pleitear e/ou votar, isto é exercer cidadania.

- Sugiro que escreva para o seu deputado.

Abraços,
Ben Parker

Herf

Mensagem por Herf »

Claudio Loredo escreveu:Os norte-americanos tem todo o direito do mundo de serem altamente patriotas, mas o brasileiro não pode ter este direito. Querem que o brasileiro odeie sua nação. Só que nenhuma nação do mundo conseguiu se desenvolver sem um senso de nacionalismo por parte de sua população. Toda nação desenvolvida também busca preservar seu passado. Vide Japão.

Você está se desviando totalmente do assunto. Que seja patriota quem quiser, ora. E o que faz um país ser desenvolvido não tem nada a ver com manter na marra uma manifestação cultural ali nascida.

Claudio Loredo escreveu:Educação e cultura são bens básicos que devem ser acessíveis a todos os cidadãos. Se os mais pobres não tem recursos para consumir cultura, o Estado deve proporcionar cultura ao povo, para que as pessoas não seja privadas dos bens básicos da vida. O que pode ser ruim para alguns, pode acabar sendo ruim para todos.

Alguns bens culturais não podem correr o risco de desaparecerem por causa de mudanças mercadológicas. O mercado até pode vender suas músicas e as pessoas podem comprar, mas o patrimonio cultural de um povo não pode ser vendido e nem eliminado para que poucos possam lucrar.

Você se arroga no direito de definir que só as coisas que você aprecia merecem o rótulo "cultura" e, a partir desta inusitada premissa, conclui que todos os que não apreciam as músicas por você postadas são pessoas sem cultura.

As músicas postadas são cultura! Mas rock, funk e pagode não são! Porque são "mercado"!

O Mercado não é um processo que permite a disseminação de uma arte apreciada e a eliminação daquelas que não possuem admiradores o suficiente para mantê-las, mas uma ditadura que não me permite escolher o que é do meu gosto.

Só os iluminados sabem o que é bom para o povo! E, portanto, é sábio lhes dar legitimidade para usar o dinheiro arrancado do povo para bancar a arte que apreciam, pois esta é superior, verdadeira!

Herf

Mensagem por Herf »

Fernando Silva escreveu:
Procedure escreveu:Como foi argumentado antes, apesar de você não ter dado atenção, um conjunto de práticas só deixa de existir se indivíduos não desejam mais praticá-lo, só deixa de existir se encontraram um outro conjunto de práticas que lhes satisfazem mais do que as antigas. Não faz o menor sentido falar em "proteger" uma cultura.

Se não derem um mínimo de instrução ao povinho ignorante, ele vai adotar porcarias como o funk e esquecer coisas melhores.

Instrução se adquire na escola.

O que importa? O que você acha melhor ou o que as pessoas individualmente acham melhor para elas?

Considerando que a arte praticada/apreciada por uma pessoa é aquilo que mais lhe dá prazer, é possível estabelecer uma hierarquia universalmente válida entre os estilos musicais e decidir qual deles é superior a todos os demais?

Faz sentido, no mínimo, registrar essas manifestações culturais antes que se percam, embora não faça sentido obrigar o povo a praticá-las.
Procedure escreveu:Se você gosta destas músicas e festivais, ótimo. Mas é DEFINITIVAMENTE PODRE essa retórica do "bem comum" que tenta me convencer de que OS RECURSOS DAS PESSOAS QUE NÃO APRECIAM estas culturas devem ser usados para bancá-las, COMO SE ISSO FOSSE ALGO BOM E NECESSÁRIO para o bem-estar e otimismo dos que NÃO APRECIAM essas culturas.

Se fosse assim, não precisaríamos de museus e bibliotecas. "Ficou velho? Joga fora e esquece".

Tem muita gente que nunca foi a um museu e não dá a mínima para a antiguidade, mas o progresso não pode se basear na mediocridade.

Nós somos hoje o resultado do que nossos antepassados foram. É importante, pelo menos, conhecer esse passado.
Gostar ou não já outra história.

Registrar? Não estamos falando disso.

Herf

Mensagem por Herf »

clara campos escreveu:Eu não estou a dizer que há "culturas" melhores ou piores, nem sequer que um punhado de intelectais - com o apoio do Estado - deve decidir o que o povo há-de gostar ou não.
[...]
- as pessoas podem aprender a apreciar novas coisas, e coisas de maior qualidade.

- se possível, o Estado deve sim patrocinar formas artísiticas e culturais de reconhecida qualidade, pois assim está a abrir o leque de possibilidades de escolha pelas massas.

Você começou dizendo que não acredita que existem "artes" superiores e inferiores, e que não acha que intelectuais possam decidir que arte as pessoas devem ou não gostar. Mas na primeira observação que fez acima você fala em "apreciar coisas de maior qualidade". Você está se contradizendo. E como se decide o que é de maior qualidade? (Ou quando você fala em coisas de "reconhecida qualidade", essa qualidade é reconhecida por quem?)

Herf

Mensagem por Herf »

Usuário deletado escreveu:
Cláudio Loredo escreveu:Alguns bens culturais não podem correr o risco de desaparecerem por causa de mudanças mercadológicas.

Enquanto houver procura por determinado gênero cultural, haverá oferta. Qual é o problema da procura acabar? Se as pessoas pararem de ouvir Forró e começarem a ouvir Rock, qual será a diferença? Isso apenas significará que as pessoas por livre e espontânea vontade consideraram que o Rock as agradam mais. Por que o Estado deve proteger segmentos culturais que as pessoas não gostam mais? As pessoas devem ser obrigadas a ouvir a música regionalista apenas para manter a "identidade nacional" ou devem ser livres para decidirem de acordo com seus critérios pessoais os seus gostos culturais?

O que garante que sem o subsídio estatal as pessoas parariam de ouvir MPB? Se as pessoas gostam do gênero, privados investirão nele visto que o lucro é certo. O mercado não controla as pessoas, as pessoas controlam o mercado. Ninguém é obrigado a consumir nada, os consumidores o fazem após avaliarem se o bem lhes trará algum benefício.

Perfeito.

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Procedure escreveu:
clara campos escreveu:Eu não estou a dizer que há "culturas" melhores ou piores, nem sequer que um punhado de intelectais - com o apoio do Estado - deve decidir o que o povo há-de gostar ou não.
[...]
- as pessoas podem aprender a apreciar novas coisas, e coisas de maior qualidade.

- se possível, o Estado deve sim patrocinar formas artísiticas e culturais de reconhecida qualidade, pois assim está a abrir o leque de possibilidades de escolha pelas massas.

Você começou dizendo que não acredita que existem "artes" superiores e inferiores, e que não acha que intelectuais possam decidir que arte as pessoas devem ou não gostar. Mas na primeira observação que fez acima você fala em "apreciar coisas de maior qualidade". Você está se contradizendo. E como se decide o que é de maior qualidade? (Ou quando você fala em coisas de "reconhecida qualidade", essa qualidade é reconhecida por quem?)

Compreendo a ambiguidade e penso que ela advém dos tais dois conceitos cultura que referi.
Nem toda a música é arte, e podem haver manifestações culturais que não sejam arte.

Também é verdade que nem toda a arte pode ser imediatamente reconhecida, ou poderá mesmo nunca ser reconhecida.

Eu contudo creio que um artista (ou grupo) está melhor posicionado para avaliar o assunto do que eu ou qualquer outra pessoa que não tenha formação, jeito e prática na área.

Foi neste aspecto que comparei arte e ciência, pois ambas são áreas susceptíveis de ser incompreendidas pela população em geral, o que não diminui o seu valor ou necessidade (seja ela de sobrevivência ou não).
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Procedure escreveu:

Você está se desviando totalmente do assunto. Que seja patriota quem quiser, ora. E o que faz um país ser desenvolvido não tem nada a ver com manter na marra uma manifestação cultural ali nascida.

- Prove!

Procedure escreveu:
Claudio Loredo escreveu:Educação e cultura são bens básicos que devem ser acessíveis a todos os cidadãos. Se os mais pobres não tem recursos para consumir cultura, o Estado deve proporcionar cultura ao povo, para que as pessoas não seja privadas dos bens básicos da vida. O que pode ser ruim para alguns, pode acabar sendo ruim para todos.

Você se arroga no direito de definir que só as coisas que você aprecia merecem o rótulo "cultura" e, a partir desta inusitada premissa, conclui que todos os que não apreciam as músicas por você postadas são pessoas sem cultura.

As músicas postadas são cultura! Mas rock, funk e pagode não são! Porque são "mercado"!

O Mercado não é um processo que permite a disseminação de uma arte apreciada e a eliminação daquelas que não possuem admiradores o suficiente para mantê-las, mas uma ditadura que não me permite escolher o que é do meu gosto.

Só os iluminados sabem o que é bom para o povo! E, portanto, é sábio lhes dar legitimidade para usar o dinheiro arrancado do povo para bancar a arte que apreciam, pois esta é superior, verdadeira!

- O erro aqui é tratar cultura como um bem econômico, uma cultura pode produzir bens econômicos, mas ela não é um bem econômico em si, logo, leis de mercado não se aplicam ao caso.

Abraços,
Ben Parker

Orbe

Mensagem por Orbe »

Abmael escreveu:
Procedure escreveu:

- Prove!

Acho que é o Claudio Loredo quem deve provar... a afirmação relacionando patriotismo e conservação da cultura ao desenvolvimento partiu dele. Porque citar o Japão como exemplo não significou nada. Há milhares de fatores que influenciam o desenvolvimento. Dizer que "senso de nacionalismo" é de alguma forma determinante para o desenvolvimento é muita leviandade.

E se alguma cultura ou manifestação cultural desaparece é porque ela não era do interesse da mais recente geração. Enquanto alguem se interessar pelo ridículo "bumba meu boi" ou pela tola "folia de reis", essas manifestações culturais continuarão existindo. Não tem porque forçar a existência de algo que ninguem quer.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Orbe escreveu:Acho que é o Claudio Loredo quem deve provar... a afirmação relacionando patriotismo e conservação da cultura ao desenvolvimento partiu dele. Porque citar o Japão como exemplo não significou nada. Há milhares de fatores que influenciam o desenvolvimento. Dizer que "senso de nacionalismo" é de alguma forma determinante para o desenvolvimento é muita leviandade.

- Que eu saiba os Japoneses transplantaram seu passado samurai para o capitalismo, seus animés, seus mangás.

- Povos que desenvolvem culturas sofisticadas passam a produzir bens culturais, técnica e até ciência a partir de sua cultura, mas isto não é o fator mais importante.

- As mitologias e as heranças culturais que perpassam todas relações sociais são como uma cola que mantém o tecido social e até familiar coeso, é como uma identidade comum que garante a busca de objetivos comuns, as pessoas se reconhecem como iguais e se unem.

- Como as pessoas se reconhecem como iguais? - Apreciando a mesma comida, dançando e cantando a mesma música e compartilhando uma mesma história através destes atos, que no fundo são míticos, isso é fundamental para se constituir comunidade, nação, estado.

- Então, pode até não ser determinante, mas com certeza é imprescindível.

Orbe escreveu:E se alguma cultura ou manifestação cultural desaparece é porque ela não era do interesse da mais recente geração. Enquanto alguem se interessar pelo ridículo "bumba meu boi" ou pela tola "folia de reis", essas manifestações culturais continuarão existindo. Não tem porque forçar a existência de algo que ninguem quer.

- Depende, você tem que entender que a manifestação tem um valor arqueológico e histórico também.

Abraços,
Ben Parker

Claudio Loredo
Contato:

E se alguma cultura ou manifestação cultural desaparece é porque ela não era do interesse da mais recente geração. Enquanto alguem se interessar pelo ridículo "bumba meu boi" ou pela tola "folia de reis", essas manifestações culturais continuarão existindo. Não tem porque forçar a existência de algo que ninguem quer

Orbe, o nacionalismo é apenas um dos fatores que levam uma nação a se desenvolver. Se o povo ama o seu país, ai incluido sua cultura, então as pessoas irão procurar fazer sua parte para que o país se torne cada vez melhor.

Agora, é brincadeira você chamar o Bumba meu Boi e a Folia de Reis de ridículo. :emoticon8: Isto só mostra que você nunca participou destas festas e não sabe absolutamente nada sobre elas. Assim como você desconhece a cultura brasileira. A única coisa que você conhece é a cultura enlatada, como todo bom Mauricinho.

Para que as pessoas não fiquem alienadas do seu país, é importante que o governo invista em cultura. As pessoas podem ter liberdade de consumir o que o mercado oferece, mas elas devem ter o direito de consumir a cultura que é produzida no seu país, e este direito deve ser garantido a todos. Quem nasce no Brasil, tem o direito de ser brasileiro, de viver as coisas boas que seu país tem a oferecer.

Como bem falou o Abmael, cultura não é um bem econômico em si. É algo que dá sentido a vida, que eleva o ser humano. É algo que não é temporário, como um modismo. A boa cultura deve ser preservada e estimulada sempre, independentemente de leis de oferta e procura. Ela ajuda as pessoas a amarem o local onde vivem.

Editado pela última vez por Claudio Loredo em 23 Jan 2008, 17:46, em um total de 1 vez.

Claudio Loredo
Contato:

Abmael escreveu:
- Que eu saiba os Japoneses transplantaram seu passado samurai para o capitalismo, seus animés, seus mangás.

- Povos que desenvolvem culturas sofisticadas passam a produzir bens culturais, técnica e até ciência a partir de sua cultura, mas isto não é o fator mais importante.

- As mitologias e as heranças culturais que perpassam todas relações sociais são como uma cola que mantém o tecido social e até familiar coeso, é como uma identidade comum que garante a busca de objetivos comuns, as pessoas se reconhecem como iguais e se unem.

- Como as pessoas se reconhecem como iguais? - Apreciando a mesma comida, dançando e cantando a mesma música e compartilhando uma mesma história através destes atos, que no fundo são míticos, isso é fundamental para se constituir comunidade, nação, estado.

- Então, pode até não ser determinante, mas com certeza é imprescindível.

Exatamente. :emoticon7: Outro ponto importante da cultura regional. Ela serve para unir as pessoas. Em algumas cidades do interior do meu estado existem festas que exigem toda uma preparação por parte da população local. Elas fazem roupas, elas ensaiam, elas estudam juntas. Tudo isto aumenta o convívio social e a auto-estima de cada um.

Quando alguém tem que sair de sua cidade para morar em outra, ela não se sente sozinha se houver outros de sua cidade no mesmo local, pois podem compartilhar os mesmo hábitos e gostos e isto já é um fator de união entre diferentes pessoas.

As festas regionais, assim como as músicas, são emocionantes para quem nasceu no lugar. Dá um senso de pertencimento ao indivíduo e ao mesmo tempo de identidade única.

Imaginem o que seria do Nordeste sem o forro? O que seria do Maranhão sem o Bumba meu Boi? O que seria do Pará sem o Carimbo? O que seria de Pernambuco sem o Frevo? do Rio sem o Carnaval? etc, etc e etc.

Orbe

Mensagem por Orbe »

E porque as pessoas deveriam ser induzidas a buscar os mesmos objetivos? Não seria melhor deixar que elas decidam por si mesmas se querem seguir os mesmos objetivos?

Quem disse que alguem quer ser igual ou mesmo parecido? Quem disse que eu, por exemplo, quero me reconhecer como igual a alguem? Quem disse que só por nascer nesse território eu sou obrigado a ser como as demais pessoas que aqui nasceram? Ou querer a mesma coisa que os demais? A maior parte da população brasileira não tem nada em comum comigo além da nacionalidade.

Conheço ambas de perto, Claudio Loredo. E não gosto.

Engraçado que se alguem prefere uma manifestação cultural de outro país é "mauricinho", "alienado" ou seja lá qual for o adjetivo da moda. Mas se preferir uma manifestação brasileira é o culto, o conhecedor, o brasileiro de verdade. Eu tenho o direito de observar algo, participar e depois emitir uma opinião negativa. Ridículo você se achar em condições de tirar conclusões sobre minha vida pessoal, sobre meus gostos, sobre meus conhecimentos, sem nem sequer saber meu nome verdadeiro, Claudio Loredo. Muita prepotência sua achar que sabe o suficiente sobre mim para dizer o que eu conheço ou deixo de conhecer.

Eu tenho o direito de não gostar, de achar ridículo, cafona, desinteressante. E faço uso do meu direito. Não vou gostar de uma porcaria de festa ridícula só porque é brasileira e eu nasci no Brasil (não por minha escolha, aliás). Se para você basta ser do seu país e qualquer lixo é maravilhoso, ótimo. Não tente impor essa total falta de critérios aos outros.

E nacionalismo, da mesma forma que pode, apenas PODE, propiciar desenvolvimento, também pode propiciar xenofobia, racismo dentre outras formas de discriminação muito comuns nos países desenvolvidos. O nacionalismo não é essa maravilha que vocês pintam. Sejamos mais críticos e mais realistas, por favor.

A boa cultura deve ser preservada e estimulada sempre, independentemente de leis de oferta e procura.

"Boa cultura" para quem? Para mim, "boa cultura" é aquela que eu gosto. São os costumes que me fazem feliz e não os costumes do local em que eu nasci ou os costumes apontados por meia dúzia de supostos intelectuais como "A Boa Cultura". Quem é que vai determinar o que é bom para todos? Você? Muita prepotência sua, novamente, não acha?

Orbe

Mensagem por Orbe »

Claudio Loredo escreveu:

Exatamente. :emoticon7: Outro ponto importante da cultura regional. Ela serve para unir as pessoas. Em algumas cidades do interior do meu estado existem festas que exigem toda uma preparação por parte da população local. Elas fazem roupas, elas ensaiam, elas estudam juntas. Tudo isto aumenta o convívio social e a auto-estima de cada um.

Quando alguém tem que sair de sua cidade para morar em outra, ela não se sente sozinha se houver outros de sua cidade no mesmo local, pois podem compartilhar os mesmo hábitos e gostos e isto já é um fator de união entre diferentes pessoas.

As festas regionais, assim como as músicas, são emocionantes para quem nasceu no lugar. Dá um senso de pertencimento ao indivíduo e ao mesmo tempo de identidade única.

Imaginem o que seria do Nordeste sem o forro? O que seria do Maranhão sem o Bumba meu Boi? O que seria do Pará sem o Carimbo? O que seria de Pernambuco sem o Frevo? do Rio sem o Carnaval? etc, etc e etc.

Esse draminha da pessoa que se mudou não me convence. Já me mudei várias vezes e nunca me senti sozinho porque no lugar para onde fui não tinha as festinhas típicas do RJ. Isso é coisa de gente com problemas emocionais.

Auto-estima também não depende de festinhas regionais. Agora você quer curar todos os problemas psicológicos com cultura?

E todos os locais citados seriam o mesmo que são hoje, se não tivessem suas festinhas. Apenas não teriam essas manifestações culturais. Mas as pessoas ainda estariam lá, ainda trabalhariam, ainda se reproduziriam, ainda viveriam. Todas as atividades continuariam normalmente.

Herf

Mensagem por Herf »

Claudio Loredo escreveu:
E se alguma cultura ou manifestação cultural desaparece é porque ela não era do interesse da mais recente geração. Enquanto alguem se interessar pelo ridículo "bumba meu boi" ou pela tola "folia de reis", essas manifestações culturais continuarão existindo. Não tem porque forçar a existência de algo que ninguem quer

Orbe, o nacionalismo é apenas um dos fatores que levam uma nação a se desenvolver. Se o povo ama o seu país, ai incluido sua cultura, então as pessoas irão procurar fazer sua parte para que o país se torne cada vez melhor.

CIVISMO é diferente de NACIONALISMO. Respeitar o próximo e os bens públicos, não ficar inerte diante de corrupção, respeitar a lei mesmo na ausência de fiscalização, isso é civismo, isto é, saber viver civilizadamente em sociedade. Nacionalismo não é outra coisa senão uma forma mais branda de xenofobia.

Claudio Loredo escreveu:Agora, é brincadeira você chamar o Bumba meu Boi e a Folia de Reis de ridículo. :emoticon8: Isto só mostra que você nunca participou destas festas e não sabe absolutamente nada sobre elas. Assim como você desconhece a cultura brasileira. A única coisa que você conhece é a cultura enlatada, como todo bom Mauricinho.

Você não tem vergonha de dizer isso?

Desavergonhadamente molda a definição de "cultura" de acordo com o seu gosto particular e acusa de "alienado", "inculto", "desinformado" todo aquele cujo gosto sai da sua definição.

Chorável isso, chorável...

Trancado