O que você acha do determinismo?
O que você acha do determinismo?
Você acha que o homem é produto do meio em que vive?
Um religioso poderia se tornar descrente passando a viver com um ateu?
Qual a sua opinião sobre essa corrente?
Um religioso poderia se tornar descrente passando a viver com um ateu?
Qual a sua opinião sobre essa corrente?
Re.: O que você acha do determinismo?
deterministas são os outros
- Jeanioz
- Gênero: Masculino
O homem é produto do meio em que viveu. Há poucas exceções.
Um religioso poderia sim se tornar descrente passando a viver com um ateu, mas isso não é tão certo assim, pois o religioso é um produto do meio religioso que ele viveu outrora.
Essa forte influência que o meio tem no indivíduo é muito importante na religião e na política.
Um religioso poderia sim se tornar descrente passando a viver com um ateu, mas isso não é tão certo assim, pois o religioso é um produto do meio religioso que ele viveu outrora.
Essa forte influência que o meio tem no indivíduo é muito importante na religião e na política.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
acho um tema determinante
Joe escreveu:Você acha que o homem é produto do meio em que vive?
Se assim fosse, pessoas que vivem no mesmo meio seriam iguais, o que não se observa. Mesmo entre irmãos criados sob condições idênticas as personalidades formadas são individuais.
Joe escreveu:Um religioso poderia se tornar descrente passando a viver com um ateu?
Depende do religioso, do ateu e das circuntâncias.
Joe escreveu:Qual a sua opinião sobre essa corrente?
Todas as formas de determinismo são místicas ou pseudo-científicas e tentam suprir uma necessidade humana típica que é ter alguma certeza sobre seu destino.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
O homem é produto do meio, e tambem trasforma esse meio em seu produto.
Vence o mais forte.
Vence o mais forte.
Re: Re.: O que você acha do determinismo?
chagas escreveu:O homem é produto do meio...,
Como explicar então as diferenças individuais existentes entre pessoas que compartilharam o mesmo meio toda a vida?
chagas escreveu: e tambem trasforma esse meio em seu produto.
Como algo pode ser produto de seu produto e produtor de seu produtor?
chagas escreveu:Vence o mais forte.
Heim?
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- zumbi filosófico
Isso não é respondido com um simples "sim ou não", de forma ultra-ampla e vaga.
Os seres humanos (quaisquer seres, na verdade) sofrem influências tanto do meio, quanto tem variáveis "intrínsecas". Nenhuma delas vai na maior parte do tempo ocasionar um determinismo absoluto (e ingênuo ou espantalhoso), mas elas interagem umas com as outras e cada indivíduo acaba tendo tanto "natureza" quanto experiências/meios particulares, individuais.
Para algumas coisas influências do meio podem ser mais determinantes, para outras algo que se considere ser a "natureza" individual, mas nunca existe uma coisa sem a outra; não se tem indivíduos flutuando num vácuo, nem repercussões do meio em "não-indivíduos".
Os seres humanos (quaisquer seres, na verdade) sofrem influências tanto do meio, quanto tem variáveis "intrínsecas". Nenhuma delas vai na maior parte do tempo ocasionar um determinismo absoluto (e ingênuo ou espantalhoso), mas elas interagem umas com as outras e cada indivíduo acaba tendo tanto "natureza" quanto experiências/meios particulares, individuais.
Para algumas coisas influências do meio podem ser mais determinantes, para outras algo que se considere ser a "natureza" individual, mas nunca existe uma coisa sem a outra; não se tem indivíduos flutuando num vácuo, nem repercussões do meio em "não-indivíduos".

- zumbi filosófico
SickBoy escreveu:deterministas são os outros
Por falar nisso, saberia me determinar quem é essa indivídua:

Estou determinado a saber.

aliás essa interação é tão vital que eu duvido que faça sentido falar em % de influência do meio e % das influências intrinsecas.
zumbi filosófico escreveu:SickBoy escreveu:deterministas são os outros
http://jennicheung.com/gallery/20040317/
acho que é essa daí, peguei o gif com um amigo.
achei procurando por cute asian no São google

- zumbi filosófico
Bem, mais ou menos... genes para cores dos olhos, por exemplo... de certa forma a influência do meio é praticamente zero, ainda que isso não signifique que se possa excluir o meio e tentar desenvolver um ser no vácuo, que irá aparecer ao menos uma íris com a cor certa...
O que eu acho meio condenável é geralmente mais esse hype de determinismo genético (ainda que hajam extremos do lado ambiental também... já ouvi até chamarem a hipótese de instinto para aquisição de linguagem, com uma gramática básica universal instintiva, de "ciência burguesa", ironicamente sendo Chomsky o autor da idéia)... se ouve coisas como que se a pessoa é gorda ou não é genético... meio como se houvesse a somatória dos genes produzisse uma variável que o organismo de alguma forma usasse como referência para ficar se pesando e compensando independentemente de alterações na dieta, para ficar sempre no mesmo valor... se fosse assim, essas doideiras de arrancar 90% do estômago fora (ou, menos nocivamente, engolir um balão) não emagreceriam... parece que tem até algo de pensadoriano nessa idéia de "peso genético", como se o organismo produzisse a própria massa de forma "física".
O que eu acho meio condenável é geralmente mais esse hype de determinismo genético (ainda que hajam extremos do lado ambiental também... já ouvi até chamarem a hipótese de instinto para aquisição de linguagem, com uma gramática básica universal instintiva, de "ciência burguesa", ironicamente sendo Chomsky o autor da idéia)... se ouve coisas como que se a pessoa é gorda ou não é genético... meio como se houvesse a somatória dos genes produzisse uma variável que o organismo de alguma forma usasse como referência para ficar se pesando e compensando independentemente de alterações na dieta, para ficar sempre no mesmo valor... se fosse assim, essas doideiras de arrancar 90% do estômago fora (ou, menos nocivamente, engolir um balão) não emagreceriam... parece que tem até algo de pensadoriano nessa idéia de "peso genético", como se o organismo produzisse a própria massa de forma "física".

- Apáte
- Contato:
zumbi filosófico escreveu:SickBoy escreveu:deterministas são os outros
E que porcaria de assinatura é esta?! Ainda mais combinado com este seu avatar.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
- Apáte
- Contato:
E sobre o tema do tópico.
É claro que sou determinista, afinal, já viram finlandês de camisa cavada?
É claro que sou determinista, afinal, já viram finlandês de camisa cavada?

"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
mi9 escreveu:o meio seleciona os seres vivos mas estes também podem transformar o meio de forma a ficar mais de acordo com as suas adaptações. acho que é isto. a parte do mais forte é que é deturpaço do darwinismo.
Na evolução biológica temos interações aleatórias produzindo resultados aleatórios, o que é justamente o oposto de determismo no qual determinadas interações produzem determinados resultados.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Acauan escreveu:Como explicar então as diferenças individuais existentes entre pessoas que compartilharam o mesmo meio toda a vida?
Acauan, desculpa mas isto é matematicamente impossível, seja em ecologia, seja em sociologia.
Quando falámos em "meio" falamos de todo o universo de condições ambientais, familiares, sociais e ambientais que de alguma forma intervêm na formação do "eu".
Ora é impossível que todas estas circunstâncias se repliquem de forma exactamente igual para duas pessoas, ainda que sejam gémeos homozigóticos.
De qualquer das formas não é realmente correcto dizer que "o homem é produto do meio", pois isto implicaria que apenas o meio seria determinante, o que é efectivamente falso. Ao livre arbítrio apontado por ti, aponto ainda determinantes genéticas, que não devem também ser desprezadas.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
chagas escreveu:O homem é produto do meio.
Erro nº1.
chagas escreveu:trasforma esse meio em seu produto.
Erro nº2
chagas escreveu: Vence o mais forte.
Erro nº3.
Fantástico!
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
clara campos escreveu:Acauan escreveu:Como explicar então as diferenças individuais existentes entre pessoas que compartilharam o mesmo meio toda a vida?
Acauan, desculpa mas isto é matematicamente impossível, seja em ecologia, seja em sociologia.
Quando falámos em "meio" falamos de todo o universo de condições ambientais, familiares, sociais e ambientais que de alguma forma intervêm na formação do "eu".
Ora é impossível que todas estas circunstâncias se repliquem de forma exactamente igual para duas pessoas, ainda que sejam gémeos homozigóticos.
De qualquer das formas não é realmente correcto dizer que "o homem é produto do meio", pois isto implicaria que apenas o meio seria determinante, o que é efectivamente falso. Ao livre arbítrio apontado por ti, aponto ainda determinantes genéticas, que não devem também ser desprezadas.
Clara,
É exatamente disto que estou falando.
Meio é, por definição, um elemento de influência compartilhado.
Se não podemos replicar o meio, como disse, então para todos os efeitos não existe um elemento compartilhado que produza o indivíduo, sendo este resultado de suas próprias condições e experiências, o que põe por terra qualquer hipótese de determinismo que, para ser válida, precisa que determinadas condições gerais produzam determinados resultados individuais.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Correcto.
O meio é apenas uma variável complexa no processo de construção do indivíduo, ma variável entre várias e cujo produto - complexo - não é efectivamente determinado.
E o giro é que isto ocorre também em vários outros seres, em que as variáveis são menos e, até certo ponto, menos complexas.
Adoro o Caos!
O meio é apenas uma variável complexa no processo de construção do indivíduo, ma variável entre várias e cujo produto - complexo - não é efectivamente determinado.
E o giro é que isto ocorre também em vários outros seres, em que as variáveis são menos e, até certo ponto, menos complexas.
Adoro o Caos!
- zumbi filosófico
Apáte escreveu:zumbi filosófico escreveu:SickBoy escreveu:deterministas são os outros
Se a pergunta é para mim, estou também na campanha de promoção do fumo infantil

E reclamar disso nada mais é do que maniqueísmo esquerdista.

- zumbi filosófico
clara campos escreveu:Correcto.
Adoro o Caos!
Eis aqui um exemplo de como os ateus também adoram ao seu deus.

- Apáte
- Contato:
zumbi filosófico escreveu:Apáte escreveu:zumbi filosófico escreveu:SickBoy escreveu:deterministas são os outros
Se a pergunta é para mim, estou também na campanha de promoção do fumo infantil
E reclamar disso nada mais é do que maniqueísmo esquerdista.
CorreCto!
nem se ruboriza.