O estado e a cultura
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Re.: O estado e a cultura
Não entendi, cabeção.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Re: Re.: O estado e a cultura
clara campos escreveu:Não entendi, cabeção.
Era pra ser um gracejo. :-|
Tudo bem; eu explico...
E caracteristico da historia republicana brasileira como um todo, sendo mais proeminente no governo atual, a criacao de ministerios inuteis e sem sentido, de forma a oferecer cadeiras no governo a diversos partidos da base aliada.
O governo Lula, por exemplo, criou pastas ridiculas, como a de "acoes a longo prazo" entre outras.
Por isso disse que se tratava de um traco da cultura brasileira criar ministerios inuteis.
O ministerio da cultura, por ser inutil e portanto parte da cultura brasileira de ministerios inuteis e ao mesmo tempo estar encarregado dessa cultura, seria um metaministerio, por jazer num patamar metaexistencial e preceder ontologicamente o conjunto dos ministerios inuteis do Brasil.
A metafisica de Aquino aplicada a cultura brasileira exigiria, atraves de um argumento de 5 vias, a existencia do ministerio da Cultura.
ps: "metafisica aplicada" (uhauhauhasuhasuh, ainda bem que eu sou autosuficiente em piadas...)
Editado pela última vez por user f.k.a. Cabeção em 24 Jan 2008, 20:28, em um total de 1 vez.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Lembra-me aquela piadinha, em que um embaixador português, num encontro da UE, se vira para o embaixador suiço e lhe pergunta "mas afinal para que quer a suiçã um ministério do mar, senão tem mar?", o suiço respondeu-lhe à letra "pelo mesmo motivo que portugal tem um ministério da educação".
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
clara campos escreveu:Lembra-me aquela piadinha, em que um embaixador português, num encontro da UE, se vira para o embaixador suiço e lhe pergunta "mas afinal para que quer a suiçã um ministério do mar, senão tem mar?", o suiço respondeu-lhe à letra "pelo mesmo motivo que portugal tem um ministério da educação".

O problema e que a Suica nao pertence a UE. Mude para Austria...
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
- Apáte
- Gênero: Masculino
- Contato:
Bah, estragaram uma ótima piada. 

"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
Nesse caso vou contar uma que vai parecer anedota de portuga mas é a realidade.
Em Portugal o cineasta João Cesar Monteiro fez um filme financiado pelo estado sem imagem... só som. Julgo que se chamava Branca de neve.
Nem preciso comentar, pois não?
Em Portugal o cineasta João Cesar Monteiro fez um filme financiado pelo estado sem imagem... só som. Julgo que se chamava Branca de neve.

mi9 escreveu:Nesse caso vou contar uma que vai parecer anedota de portuga mas é a realidade.
Nada demais. O recente Alien vs. Predador 2, blockbuster hollywoodiano, também não tem imagem. Só uma tela escura com sombras correndo de um lado para o outro, gritos e grunhidos... Se os norte-americanos podem, porque não os portugas?

- Ilovefoxes
É como a marinha de um país sem costa. É só para aparacer.clara campos escreveu:Lembra-me aquela piadinha, em que um embaixador português, num encontro da UE, se vira para o embaixador suiço e lhe pergunta "mas afinal para que quer a suiçã um ministério do mar, senão tem mar?", o suiço respondeu-lhe à letra "pelo mesmo motivo que portugal tem um ministério da educação".

- Claudio Loredo
- Contato:
Usuário deletado escreveu:É no mínimo curioso ver um defensor da harmonia no fórum fazendo uma provocação tão pejorativa e caluniosa.
Minha intenção não foi ofender o Orbe, se o fiz, peço desculpas. O que queria era mostrar que a maioria dos brasileiros que moram nos grandes centros desconhecem a cultura brasileira que é produzida no interior do país. Acham que só é bonito o que passa no cinema e na televisão. Dão pouco importância ao que é feito por pessoas humildes. Como se os mais pobres fossem incapazes de produzir boa cultura.
- Apáte
- Contato:
mi9 escreveu:Nesse caso vou contar uma que vai parecer anedota de portuga mas é a realidade.
Espero que tenha ficado mais barato do que "O Senhor dos Anéis".
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
- Apáte
- Contato:
Claudio Loredo escreveu:Usuário deletado escreveu:É no mínimo curioso ver um defensor da harmonia no fórum fazendo uma provocação tão pejorativa e caluniosa.
Minha intenção não foi ofender o Orbe, se o fiz, peço desculpas. O que queria era mostrar que a maioria dos brasileiros que moram nos grandes centros desconhecem a cultura brasileira que é produzida no interior do país. Acham que só é bonito o que passa no cinema e na televisão. Dão pouco importância ao que é feito por pessoas humildes. Como se os mais pobres fossem incapazes de produzir boa cultura.
Cláudio, já pensou por que o Estado não financia simplesmente tudo que é bom? Ou pelo menos tudo que você acha bom?
Bem, você deve saber não sou a favor do Estado interferir nem mesmo nesses setores, mas acho que com a calamidade que está a saúde, transportes e educação, é muito engraçado que o Estado dê prioridade a investir em festas de bumba-meu-boi.
Além do quê, se a cultura que os cineastas/músicos/pintores mostram é REALMENTE a brasileira dos brasileiros, e não dum grupinho cult aboiolado, aquilo tem que vender. Tropa de Elite não vendeu?, então...
- Claudio Loredo
- Contato:
Procedure escreveu:
Uma das mais belas manifestações culturais brasileiras é a religião neopentecostal. Se um dia você tiver oportunidade, acompanhe um culto evangélico. Eles acontecem em diversas cidades brasileiras.
O neopentecostalismo não foi criado no Brasil. Foi criado nos EUA. Como aqui no Brasil gostamos de imitar os norte americanos, trouxemos sua religião para cá e ela faz bastante sucesso. Mas, felizmente esta praga não surgiu por aqui. É um mal que veio de fora. Não faz parte da nossa cultura, nem das nossas origens.
- Apáte
- Contato:
Claudio Loredo escreveu:Procedure escreveu:
Uma das mais belas manifestações culturais brasileiras é a religião neopentecostal. Se um dia você tiver oportunidade, acompanhe um culto evangélico. Eles acontecem em diversas cidades brasileiras.
O neopentecostalismo não foi criado no Brasil. Foi criado nos EUA. Como aqui no Brasil gostamos de imitar os norte americanos, trouxemos sua religião para cá e ela faz bastante sucesso. Mas, felizmente esta praga não surgiu por aqui. É um mal que veio de fora. Não faz parte da nossa cultura, nem das nossas origens.
Troque a palavra neopentecostalismo por esquerdismo ou comunismo.
É uma das maiores demonstrações de ódio que já vi no fórum.
- Claudio Loredo
- Contato:
Troque a palavra neopentecostalismo por esquerdismo ou comunismo.
Não, não é ódio. Os meus dizeres contra o neopentecostalismo são em virtude dos males que eu sei que esta religião causa aos seus adeptos e alguem precisa criticar. Não por ódio, mas por respeito as pessoas que, por um motivo ou outro, se anulam por causa de uma crença.
Sei que muitos crentes pentecostais dão 10% do seu salário ou mais, fazem jejum, fazem vigilias, controlam seus pensamentos. Tudo isto tenho certeza que faz mal as pessoas e por isto minha bronca contra o neopentecostalismo. Creio ser importante as pessoas serem alertadas quanto a isto.
Não faz sentido eu trocar as palavras neopentecostalismo por esquerdismo ou direitismo. São duas coisas bem distintas.
- Apáte
- Contato:
Claudio Loredo escreveu:Troque a palavra neopentecostalismo por esquerdismo ou comunismo.
Não, não é ódio. Os meus dizeres contra o neopentecostalismo são em virtude dos males que eu sei que esta religião causa aos seus adeptos e alguem precisa criticar. Não por ódio, mas por respeito as pessoas que, por um motivo ou outro, se anulam por causa de uma crença.
Sei que muitos crentes pentecostais dão 10% do seu salário ou mais, fazem jejum, fazem vigilias, controlam seus pensamentos. Tudo isto tenho certeza que faz mal as pessoas e por isto minha bronca contra o neopentecostalismo. Creio ser importante as pessoas serem alertadas quanto a isto.
Não faz sentido eu trocar as palavras neopentecostalismo por esquerdismo ou direitismo. São duas coisas bem distintas.
Só 10%? Que barato, perto da religião do Estatismo.

Bem, Claudio, eu poderia prolongar esta discussão, mas deixa pra lá...
Claudio Loredo escreveu:Procedure escreveu:
E daí que veio de fora? Desde que muitos brasileiros o pratiquem (e, de fato, vem crescendo bastante), pode ser considerado como parte da "cultura brasileira".
Mas isso não importa. A idéia era satirizar o modo romântico como você defende o seu ponto de vista em vez de usar argumentos e refutar os que foram colocados. A paródia mostra que qualquer coisa, por mais absurda que seja ela, pode ser defensável usando esta retórica.
- Claudio Loredo
- Contato:
Apáte escreveu:Só 10%? Que barato, perto da religião do Estatismo.![]()
Bem, Claudio, eu poderia prolongar esta discussão, mas deixa pra lá...
Ocorre que estatismo não é religião. Assim, como esquerdismo também não é.
Posso aqui no fórum defender idéias de esquerda, mas isto são apenas opiniões políticas que estão além da minha vida particular. Em nada elas influenciam o meu dia-a-dia, o meu jeito de lidar comigo e com as pessoas.
É diferente de ter religião e ser praticante, onde você pauta a sua conduta diária e pessoal por ensinamentos religiosos.
Mas isso não importa. A idéia era satirizar o modo romântico como você defende o seu ponto de vista em vez de usar argumentos e refutar os que foram colocados. A paródia mostra que qualquer coisa, por mais absurda que seja ela, pode ser defensável usando esta retórica
Ocorre que não existe uma razão pura quando tratamos fenômenos sociais. Sempre nos deixamos levar pelas emoções, ou seja nossos gostos e valores. Nossa situação social também influencia nosso pensamento. Portanto, não existe o tal pensamento isento em política.
Você misturou alhos com bugalhos para satirizar uma argumentação minha. Uma coisa são as crenças religiosas de alguem, que tem a ver com a vida nos céus, outra coisa são as crenças políticas, que tem a ver com a vida na Terra.
Se demonstrei algum romantismo nas minhas colocações, você também o fez. Ao acreditar no mercado para atingir a melhor cultura para as pessoas, você está partindo de um idealismo romantico também. Por que o seu ideal é a realidade e o meu não?
Claudio Loredo escreveu:
Se demonstrei algum romantismo nas minhas colocações, você também o fez. Ao acreditar no mercado para atingir a melhor cultura para as pessoas, você está partindo de um idealismo romantico também. Por que o seu ideal é a realidade e o meu não?
Você parece não ter entendido o básico da discussão ainda.
1 - A "melhor cultura para as pessoas" é aquela que elas querem consumir, é aquela que as faz feliz, é aquela que as interessa. E não o que alguem determina. Se é do Brasil, da Alemanha ou (perdoem o termo xulo) da puta que pariu, não interessa. O que interessa é o que as pessoas querem.
2 - A verba para incentivos do governo à cultura brasileira sai do bolso dos contribuintes. Se os contribuintes não tem interesse em cultura brasileira e não querem consumir cultura brasileira, não podem ser obrigados a arcar com esse custo.
Quem gosta das produções nacionais que vá pagar por elas na entrada do cinema/teatro/circo ou seja lá o que for. Eu não gosto da maioria delas e estou sendo obrigado a pagar pela realização das mesmas. É um abuso e uma total falta de respeito com os contribuintes.
- Claudio Loredo
- Contato:
Orbe escreveu:Você parece não ter entendido o básico da discussão ainda.
1 - A "melhor cultura para as pessoas" é aquela que elas querem consumir, é aquela que as faz feliz, é aquela que as interessa. E não o que alguem determina. Se é do Brasil, da Alemanha ou (perdoem o termo xulo) da puta que pariu, não interessa. O que interessa é o que as pessoas querem.
2 - A verba para incentivos do governo à cultura brasileira sai do bolso dos contribuintes. Se os contribuintes não tem interesse em cultura brasileira e não querem consumir cultura brasileira, não podem ser obrigados a arcar com esse custo.
Quem gosta das produções nacionais que vá pagar por elas na entrada do cinema/teatro/circo ou seja lá o que for. Eu não gosto da maioria delas e estou sendo obrigado a pagar pela realização das mesmas. É um abuso e uma total falta de respeito com os contribuintes.
Existem pessoas pobres que não tem condições de consumir cultura. Não podem pagar a entrada de um show nem comprar um CD de música. Daí, é importante que o Estado disponibilize para estas pessoas o acesso à cultura. Assim, essas pessoas podem assistir shows de música em praça pública, participar de festivais e festas, entre outros eventos.
Então, o Estado pode oferecer cultura para as pessoas que de outro modo não teriam acesso a ela.
Eu e você podemos pagar pela nossa cultura. Não custa nada para nós contribuir para que os mais pobres possar ter acesso a um pouco de cultura. Além disto, é vantajoso para os mais ricos diminuir o fosso social que os separa dos mais pobres. Isto caracteriza uma sociedade desenvolvida e mais sadia.
- Apo
- Gênero: Feminino
Podem sim. Cópias piratas livremente vendidas em qualquer esquina e shows com sósias de RobertoCarlos, da Gretchen, Zeca Pagodinho e grupos musicais sertanejos e religiosos pululam por aí. E são os preferidos dos pobres.

Aí já é outra história. Isso não é incentivo a cultura brasileira. Isso é permitir que os mais pobres tenham acesso a cultura.
Financiar um filme brasileiro só porque é brasileiro é incentivo a cultura brasileira. É o tipo de coisa que reprovo totalmente. Criar um projeto de cinema a 1 real (uma vez por semana), por exemplo, é dar acesso a cultura. E é bem mais aceitável, principalemnte vendo cultura como parte da educação.
A questão é que não se pode impor o que o povo vai consumir baseado apenas no critério da nacionalidade. Se o que o povo quer ver no show gratuito é a ridícula Britney Spears e o governo quer dar acesso a cultura, então tem que colocar a ridícula Britney Spears lá. Se essas pessoas estão pagando os impostos que financiam tal projeto de acesso a cultura, então elas tem o direito de escolher que cultura vão acessar.
E sobre não custar nada, pode ser que para mim esse dinheiro não faça diferença. Mas ainda assim é meu. A educação manda que ao mexer no meu dinheiro a outra pessoa me consulte sobre poder pegar ou não e me consulte sobre o que pode fazer com ele ou não.
Financiar um filme brasileiro só porque é brasileiro é incentivo a cultura brasileira. É o tipo de coisa que reprovo totalmente. Criar um projeto de cinema a 1 real (uma vez por semana), por exemplo, é dar acesso a cultura. E é bem mais aceitável, principalemnte vendo cultura como parte da educação.
A questão é que não se pode impor o que o povo vai consumir baseado apenas no critério da nacionalidade. Se o que o povo quer ver no show gratuito é a ridícula Britney Spears e o governo quer dar acesso a cultura, então tem que colocar a ridícula Britney Spears lá. Se essas pessoas estão pagando os impostos que financiam tal projeto de acesso a cultura, então elas tem o direito de escolher que cultura vão acessar.
E sobre não custar nada, pode ser que para mim esse dinheiro não faça diferença. Mas ainda assim é meu. A educação manda que ao mexer no meu dinheiro a outra pessoa me consulte sobre poder pegar ou não e me consulte sobre o que pode fazer com ele ou não.
- Claudio Loredo
- Contato:
Apo escreveu:Podem sim. Cópias piratas livremente vendidas em qualquer esquina e shows com sósias de RobertoCarlos, da Gretchen, Zeca Pagodinho e grupos musicais sertanejos e religiosos pululam por aí. E são os preferidos dos pobres.
Isto não é cultura. É curtura.

- Apo
- Gênero: Feminino
Claudio Loredo escreveu:Apo escreveu:Podem sim. Cópias piratas livremente vendidas em qualquer esquina e shows com sósias de RobertoCarlos, da Gretchen, Zeca Pagodinho e grupos musicais sertanejos e religiosos pululam por aí. E são os preferidos dos pobres.
Isto não é cultura. É curtura.![]()
Eles gostam e o gosto deve ser respeitado. Eu não posso convencer a minha empregada a ir a uma audição no Teatro se ela acha um tédio. Ele prefere o bailão da periferia. Faço o quê? Gasto meu tempo e dinheiro público com ela?
Gastaria...se ela não me achasse petulante e com mau gosto musical ( mas ela acha...).

Claudio Loredo escreveu:
Existem pessoas pobres que não tem condições de consumir cultura. Não podem pagar a entrada de um show nem comprar um CD de música. Daí, é importante que o Estado disponibilize para estas pessoas o acesso à cultura. Assim, essas pessoas podem assistir shows de música em praça pública, participar de festivais e festas, entre outros eventos.
Então, o Estado pode oferecer cultura para as pessoas que de outro modo não teriam acesso a ela.
E mais uma vez parte de dois princípios absurdos: 1) só merece o rótulo de "cultura" aquilo que está dentro do seu gosto pessoal (de onde conclui que pobres não tem acesso à cultura, já que esta foi definida como aquilo que você considera bom) e 2) a cultura precisa do incentivo do estado para existir (como se a cultura adotada por uma pessoa não fosse resultado de sua preferência pessoal em adotar determinada prática e produzir determinada arte).
- King In Crimson
Votei que sim, pois cultura faz parte da educação, e não entendo como se teria uma boa educação sem nunca se visitado uma orquestra, um museu ou uma festa tradicional.
Obrigação maior ainda, porém, é o estado dar uma boa educação cultural, para que seja criada uma demanda, e a cultura passe a ser financiada pela iniciativa privada.
Obrigação maior ainda, porém, é o estado dar uma boa educação cultural, para que seja criada uma demanda, e a cultura passe a ser financiada pela iniciativa privada.