Alguém aqui é defensor de ditaduras militares?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Re.: Alguém aqui é defensor de ditaduras militares?

Mensagem por Apo »

Eu não seria tão boba de falar por mim... :emoticon12:

Meus amigos aqui trocam outras impressões: os que se safaram, estavam muito a fim de estudar para o Vestibular. E nunca se arrependeram. Passaram o ano ( que segundo eles estaria sendo desperdiçado no quartel), pegando pesado nos livros, tendo vida social e ainda conseguiram manter as lindas melenas compridas. Resultado: passaram nos primeiros lugares dos cursos que haviam escolhido. Inclusive meu marido que passou em primeiro na Federal.

Pelo amor de deus....aquilo lá não faz falta a ninguém. Se quiser que vá, se não quiser, não obriguem os meninos a servir. Liberdade!
Imagem

Wallace
Gênero: Masculino

Re: Re.: Alguém aqui é defensor de ditaduras militares?

Mensagem por Wallace »

Abmael escreveu:
mi9 escreveu:
Wallace escreveu:Esse tópico foi show de bola...Apo está de parabéns!!!

Foi ótimo ver os esquerdistas maniqueístas do fórum, perdendo as estribeiras e os argumento, falando merda e partindo para as ofensas pessoais..

CADÊ O CLAÚDIO LOREDO QUE NÃO VÊ ISSO?

é bogus do Wallace :emoticon12:

- Bogus do Bogus !?!?!

Vai começar a apelar?

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Wallace escreveu:
Abmael escreveu:
mi9 escreveu:
Wallace escreveu:Esse tópico foi show de bola...Apo está de parabéns!!!

Foi ótimo ver os esquerdistas maniqueístas do fórum, perdendo as estribeiras e os argumento, falando merda e partindo para as ofensas pessoais..

CADÊ O CLAÚDIO LOREDO QUE NÃO VÊ ISSO?

é bogus do Wallace :emoticon12:

- Bogus do Bogus !?!?!

Vai começar a apelar?

- Lógico!!!

- Sou um dos "esquerdistas maniqueístas do fórum, que perde as estribeiras e os argumento, falando merda e partindo para as ofensas pessoais..", não sou?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Wallace

Mensagem por Wallace »

Pelo menos você confessa, o que mostra que você não é um caso completamente perdido..." :emoticon17:

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apo escreveu:Eu não seria tão boba de falar por mim... :emoticon12:

Meus amigos aqui trocam outras impressões: os que se safaram, estavam muito a fim de estudar para o Vestibular. E nunca se arrependeram. Passaram o ano ( que segundo eles estaria sendo desperdiçado no quartel), pegando pesado nos livros, tendo vida social e ainda conseguiram manter as lindas melenas compridas. Resultado: passaram nos primeiros lugares dos cursos que haviam escolhido. Inclusive meu marido que passou em primeiro na Federal.

Pelo amor de deus....aquilo lá não faz falta a ninguém. Se quiser que vá, se não quiser, não obriguem os meninos a servir. Liberdade!

Apo

Você está tentando desmerecer uma determinada experiência com base em pessoas que passaram por outras experiências que não aquela em questão?

E, pelo que sei, há quem cumpriu o serviço militar e também tem realizações para apresentar.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:O serviço miliar serve como entrave para os primeiros e como salvação para os segundos ( também em linhas bem gerais).

Apo,

De minha experiência, com todos os protestos e resmungos do antes e durante, TODOS que conheci que prestaram serviço militar saíram dele se sentindo melhores do que entraram, em todos os sentidos.

Com certeza meus dois anos de servico foram bastante duros, porem nao me arrependo nem um pouco. Tive de jurar a bandeira nacional; aprendi os hinos e a historia; tive de me virar sozinho e fazer coisas das quais nao tinha costume ou tinha quem fizesse para mim; tive que aprender a comer coisas que nao gostava e lidar com gente cuja funcao exclusiva paracia ser pressionar mais e mais.

Aguentei os dois anos de ralacao, e no ano mais folgado eu dei o fora, com o meu servico cumprido. Fui procurar a minha praia, mas com uma boa sensacao de que eu poderia continuar, se eu quisesse, e que eu tinha aprendido muita coisa. Claro que nao me arrependo de ter saido, pois sabia que estaria melhor como civil, mas me arrependo muito menos de ter entrado, pois se nao o tivesse feito hoje eu seria um civil muito pior do que o que eu sou.

Vejo a os dias de caserna como um rito muito valido na formacao de um individuo, e gostaria que meu filho servisse, e seria mais simpatico a um candidato que tivesse servido (claro que tal fator nao seria prioritario).

Mas nao acho que a obrigatoriedade do servico seja realmente necessaria.
Editado pela última vez por user f.k.a. Cabeção em 23 Jan 2008, 20:57, em um total de 1 vez.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Herf

Mensagem por Herf »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Mas nao acho que a obrigatoriedade do servico seja realmente necessaria.

"Não é realmente necessário" é, a meu ver, muito pouco para definir algo como o serviço militar obrigatório.

Defender isso é jogar no lixo o ideal de que um indivíduo é um fim em si próprio e não um meio para satisfazer os "fins da coletividade".

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Procedure escreveu:
user f.k.a. Cabeção escreveu:Mas nao acho que a obrigatoriedade do servico seja realmente necessaria.

"Não é realmente necessário" é, a meu ver, muito pouco para definir algo como o serviço militar obrigatório.

Defender isso é jogar no lixo o ideal de que um indivíduo é um fim em si próprio e não um meio para satisfazer os "fins da coletividade".

A coisa nao e tao simples assim.

A convocacao de individuos masculinos em idade e capacidade de combate para compor as linhas de defesa que permitem a existencia de uma sociedade livre nao pode ser vista como negacao do ideal de liberdade.

Muitas vezes e uma condicao subsidiaria para a existencia e continuidade desse ideal.

Como nem sempre e esse o caso, eu fiz a ressalva.

Herf

Mensagem por Herf »

Penso que o certo em uma situação de emergência e carência de contingente seja um aumento da remuneração e condições pós-serviço, para atrair mais pessoas voluntariamente ao serviço militar.

O problema é que os componentes desta linha de defesa também são indivíduos que merecem ter a sua liberdade individual respeitada. Se partimos do princípio de que a sociedade é livre então não vejo como pode fazer sentido o serviço militar obrigatório, mesmo que, do ponto de vista dos agentes do estado, a liberdade da sociedade esteja em risco.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Procedure escreveu:Penso que o certo em uma situação de emergência e carência de contingente seja um aumento da remuneração e condições pós-serviço, para atrair mais pessoas voluntariamente ao serviço militar.

O problema é que os componentes desta linha de defesa também são indivíduos que merecem ter a sua liberdade individual respeitada. Se partimos do princípio de que a sociedade é livre então não vejo como pode fazer sentido o serviço militar obrigatório, mesmo que, do ponto de vista dos agentes do estado, a liberdade da sociedade esteja em risco.

E se partirmos do principio que em determinadas situacoes a Sociedade Livre nao pode parar e esperar os individuos livres tomarem sua decisao de defende-la, a conclusao e outra.

O servico obrigatorio e uma forma de tornar homogenea a "obrigacao" dentro da sociedade, seja a obrigacao vista positiva ou negativamente, e manter um contingente minimo de individuos com nocoes militares basicas e que exigiriam menos despesas de treinamento em caso de necessidade.

E utopico imaginar uma sociedade de individuos livres cheios de direitos e sem nenhum dever.

Na sociedade livre, todo direito e precedido de um dever; sendo esse dever geral o de respeitar e preservar as instituicoes que permitem a Liberdade de todos.

Resta saber se esse dever geral e bem representado na forma de um ano de servico militar obrigatorio.

Orbe

Mensagem por Orbe »

Divertido ver os defensores da liberdade individual relativizarem-na quando é conveniente...

Wallace

Mensagem por Wallace »

Orbe escreveu:Divertido ver os defensores da liberdade individual relativizarem-na quando é conveniente...

Olha, mas vou te dizer uma coisa, do fundo de my heart, na atual conjuntura das coisas, com o perigo que se avisinha na AL, havendo promessas que devolveriam logo que o perigo passasse, bem que eu chamava os tios.

:emoticon13:

mi9

Mensagem por mi9 »

Orbe escreveu:Divertido ver os defensores da liberdade individual relativizarem-na quando é conveniente...

hehe... OWND... se
liberdade e libertinagem fossem a mesma coisa
Editado pela última vez por mi9 em 24 Jan 2008, 00:25, em um total de 1 vez.

Apo

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:Eu não seria tão boba de falar por mim... :emoticon12:

Apo

Você está tentando desmerecer uma determinada experiência com base em pessoas que passaram por outras experiências que não aquela em questão?

E, pelo que sei, há quem cumpriu o serviço militar e também tem realizações para apresentar.

Não, Acauan. Não é "desmerecer" o verbo. Não me agrada o fato de obrigar jovens a servir.

Gostar ou não do ambiente das forças armadas é questão pessoal. EU não gosto, não acho os treinamentos desumanos e sádicos necessários, não gosto do tratamento que se dá aos civis, nem da diferença entre os oficiais e os demais do contingente. O quartel que trabalhei era limpinho, cheio de jardins e organizado. Mas as relações de hierarquia me enojavam. A cachorra vira-latas do comandante era tratada como uma rainha. Comia filé mignon e dormia em uma almofada de veludo vermelho.
Isto é a minha visão pessoal, e de muitos civis contratados via CLT lá dentro. Os concursados ficavam quietinhos, claro. Dei minha impressão apenas como adendo à questão principal.

E a questão é quanto à obrigatoriedade. Impossível que ainda não tenhas entendido isto.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Acauan escreveu:
Apo escreveu:O serviço miliar serve como entrave para os primeiros e como salvação para os segundos ( também em linhas bem gerais).

Apo,

De minha experiência, com todos os protestos e resmungos do antes e durante, TODOS que conheci que prestaram serviço militar saíram dele se sentindo melhores do que entraram, em todos os sentidos.

Com certeza meus dois anos de servico foram bastante duros, porem nao me arrependo nem um pouco.

Bom. Mas muitos acham um saco.

Tive de jurar a bandeira nacional; aprendi os hinos e a historia;

Isto é construtivo exatamente por quê? Não vejo motivo para obrigar uma pessoa a jurar à bandeira - sei lá o quê - e aprender os hinos eu aprendo se me interessar, inclusive na escola. História ensinada no quartel é tendenciosa. Tem livros e outros meios de aprender história.
tive de me virar sozinho e fazer coisas das quais nao tinha costume ou tinha quem fizesse para mim; tive que aprender a comer coisas que nao gostava e lidar com gente cuja funcao exclusiva paracia ser pressionar mais e mais.

Aprende-se tudo isto no meio familiar bem estruturado. Morar sozinho, longe de um quartel, também é legal. Os meninos que fazem 18 anos e ainda não lavam as próprias cuecas, não sabem fritar um ovo, arrumar a cama e nem amarrar os cordões dos tênis são muitos. Talvez o quartel sirva para substituir alguns pais mesmo....lamentável que isto aconteça.

A questão da pressão é importante. O nível de pressão ostensiva e humilhante imposto aos jovens nada tem de benéfico. Pode criar crises de auto-estima nos já inseguros, reforçar padrões de submissão adquiridos na vida numa fase em que eles precisam é de outro tipo de responsabilidade e auto-determinação através de apoio e carinho.

Mas fico feliz de saber que suportaste bem passar por isto. A maioria dos rapazes diz que foi importante apenas para não posar de fraco. Conheci um cara no quartel que trabalhei que tinha uma bala na barriga fruto de um "incidente" limpando a arma do capitão. Ele seguiu carreira por se orgulhar de ser um homem com uma bala na barriga que esquentava quando ele se expunha muito ao sol. Pobre coitado...

Aguentei os dois anos de ralacao, e no ano mais folgado eu dei o fora, com o meu servico cumprido. Fui procurar a minha praia, mas com uma boa sensacao de que eu poderia continuar, se eu quisesse, e que eu tinha aprendido muita coisa. Claro que nao me arrependo de ter saido, pois sabia que estaria melhor como civil, mas me arrependo muito menos de ter entrado, pois se nao o tivesse feito hoje eu seria um civil muito pior do que o que eu sou.

Quem garante que você seria um civil muito pior? Você era tão ruim assim? As mulheres, se servissem, seriam melhores civis também? Não acredito que você está dizendo isto....

Vejo a os dias de caserna como um rito muito valido na formacao de um individuo, e gostaria que meu filho servisse, e seria mais simpatico a um candidato que tivesse servido (claro que tal fator nao seria prioritario).

Por que um candidato seria mais preparado se servisse?

Mas nao acho que a obrigatoriedade do servico seja realmente necessaria.

Folgo ao ler isto.
Imagem

André

Mensagem por André »

Concordo com a Apo nessa, do serviço, e digo mais, ainda bem que tem excesso de contingente, e pude me livrar com um simples, não quero, e tb com meu óculos hehehe. Nada contra quem quer servir, apenas uma escolha pessoal, eu não queria. Acredito que pode ser bom para muita gente, mas as pessoas são diferentes, tem projetos diferentes, não é para todo mundo.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Herf

Mensagem por Herf »

user f.k.a. Cabeção escreveu:Resta saber se esse dever geral e bem representado na forma de um ano de servico militar obrigatorio.

Acho até aceitável que se discuta a validade do serviço obrigatório em tempos de ameaça à segurança nacional. Mas serviço obrigatório em tempos de paz é injustificável sob qualquer ponto de vista.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Wallace escreveu:Pelo menos você confessa, o que mostra que você não é um caso completamente perdido..." :emoticon17:

- Já para você não há esperança alguma, é incapaz até de entender uma ironia.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

SickBoy escreveu:
Apo escreveu:
francioalmeida escreveu:Contra, sempre contra.

Off topic: Saudades, negrinho....

Ganhastes um filhote?

continuando o off..

rapaz, a quanto tempo. Bem vindo e não suma :emoticon4:

Eu tento mas não só de RV vive o homem.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Apocaliptica,

cuidado com a sua argumentacao.

Primeiro que dizer que um "meio familiar bem estruturado" se caracteriza por determinados ensinamentos e uma assertiva forte demais.

Meus pais trabalhavam em tempo integral e nao podiam me ensinar a cozinhar. Eles pagavam uma empregada que cozinhasse para mim, e isso nao torna minha familia menos "estruturada".

Ate os quinze anos eu nao tinha esse tipo de preocupacao, quando entrei pra Marinha.

Sobre como determinadas pessoas lidam com pressao, realmente, existem casos e casos. Mas aprender a lidar com pressao e uma necessidade da vida, e quem nao consegue aprender e deficiente nesse ponto, e por isso nao deve ser tomado como exemplo.

E experiencias particulares ruins que conhecidos tiveram tambem nao contam. Outras pessoas podem ter experiencias sexuais ruins, ou nao poderem comer carne, por exemplo, o que nao depoe contra essas atividades. Quando falamos dela falamos do caso geral, e nele eu digo que os aspectos positivos superam os negativos.

Sobre mulheres, a questao do desenvolvimento da lideranca, do espirito de equipe, da forca e da sobrevivencia em ambientes hostis sao ao meu ver ritos sobretudo masculinos e muito mais relevantes no desenvolvimento da personalidade deles do que delas.

Quanto a ser um civil melhor, eu acho que o desenvolvimento que eu tive desses caracteres me fez um civil melhor do que o que eu teria sido. Isso nao me torna melhor do que ninguem a priori, mas somente do meu eu caso eu tivesse permanecido em casa.

E sobre um candidato, o fato dele ter servido permitiria nao somente a apresentacao de uma ficha sua feita por superiores. Alem disso, seria uma informacao extra, que diria que aquele candidato passou por um rito importante na formacao de um lider, e que e um patriota.

Editado pela última vez por user f.k.a. Cabeção em 24 Jan 2008, 18:47, em um total de 1 vez.

Orbe

Mensagem por Orbe »

permitiria nao somente a apresentacao de uma ficha sua feita por superiores.

Que seriam facilmente subornados com dinheiro ou influência para adulterar a ficha original.

user f.k.a. Cabeção escreveu:Alem disso, seria uma informacao extra, que diria que aquele candidato passou por um rito importante na formacao de um lider.

Existe uma infinidade de militares que não servem nem para liderar equipe de gincana do programa da Xuxa. Enquanto há diversos civis que foram grandes líderes e outros milhares com potencial.

Definitivamente servir a uma força militar não é "um rito importante na formação de um líder".

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Talvez eu não deveria dar pitaco nesse tópico.

De forma alguma o serviço militar deveria ser obrigatório, apesar dos defensores dizerem que a pessoa sai melhor, sai realizado, coisa que só "homem" entende, isso e aquilo. Pra mim, mas atrapalha do que ajuda.

Talvez por masoquismo ou embuste masculino, falar que passou por sofrimento X ou humilhação Y e superou, seja algo tão pessoal quanto querer ser o melhor jogador de Pac-Man do bairro, ou seja fútil.

Trabalhei vários anos com recrutamento e ví soldados darem baixa com cabeça erguida e terem um ótimo futuro, porém ví uma grande maioria, maioria mesmo, jogar o tempo pelo ar e se arrepender disso.

O que acontece é que na maioria das vezes, o garoto com 18 anos, nunca saiu de casa, não tem noção de mercado de trabalho e muito menos de renda. Chega na instituição como "cordeirinho" passa um ano como recruta (sem tempo pra nada, só dedicado a instituição) e saí soldado, as coisas melhoram um pouco, recebe uma mixaria, que para um garoto de 18 anos que nunca trabalhou é uma fortuna, nunca ganhou nada. Para ser um bom soldado a instiuição cobra seu tempo de lazer, isso é fato, serviços e missões não é contabilizado sempre nas 08 horas diárias de trabalho, isso crucialmente dificulta e muito qualquer progresso em níveis de estudo.

Claro, que a instiuição o gratifica com promoções, podendo chegar até a terceiro sargento temporário, porém o grande problema está aí, a dedicação exclusiva ao serviço militar impede uma boa preparação pro meio cívil, depois dos sete anos de serviço, a realidade volta, ele deixar de ser "O sargento" e passa a ser um cidadão com 25 anos que só sabe atirar, fazer segurança, e dizer sim senhor e não senhor. Muitos dão baixa e vão trabalhar no ramo de segurança, recebendo bem menos que recebiam, outros vão batalhar pelo salário mínimo de cada dia, sem formação, com nível escolar básico e muitas vezes nem isso.

Claro, toda regra tem exceção, posso enumerar diversos ex-militares que estudaram durante sua permanência na instituição, aprenderam uma profissão lá dentro ou a instituição contribuiu para isso e usaram a instituição como trampolim e qunado deram baixa estavam pronto para o mercado de trabalho.

Entretanto, a possibilidade de um civil usar a instituição como trampolim, na minha opinião é ínfima. A instiuição não está alí para ajudar estar sim para sugar.

Existe duas porta na instituição, uma para servir e outra para ser servido, a porta do serviço militar obrigatório não é para ser servido. Se meu filho hipoteticamente quisesse servir, não deixaria ele
entrar na primeira porta, a menos que ele goste de sofrer.

Talvez com um olhar mais clínico, não tiraria nem uma virgula do que Apo falou.

Apo

Mensagem por Apo »

Apocaliptica,

cuidado com a sua argumentacao.

Primeiro que dizer que um "meio familiar bem estruturado" se caracteriza por determinados ensinamentos e uma assertiva forte demais.

Meus pais trabalhavam em tempo integral e nao podiam me ensinar a cozinhar. Eles pagavam uma empregada que cozinhasse para mim, e isso nao torna minha familia menos "estruturada".

Eu não estava me referindo a você, e sim ao fenômeno mais genericamente observável. E não sou eu quem diz isto, mas os especialistas em educação.
Se magoei você com isto, não foi intenção. Continuo afirmando que sei o que digo. Minha mãe e a empregada estavam sempre em casa e não é por isto que ela se importava se a gente sabia ou não se virar sozinho, o que considero importante para qualquer pessoa, faz parte da criação de um filho. Assim como mexer com suas finanças, arrumar seu quarto, compartilhar sentimentos, discutir sobre arte, ou enfrentar prazeres e dificuldades. E não acho que este não deve ser um motivo suficiente para servir ao Exército, visto que aprende-se muita droga lá dentro também.

A verdade é a maioria dos pais preocupados saudavelmente com a educação mais compartilhada e afetiva com os filhos ( supondo-se que houvesse para onde mandar as meninas), faz um pequeno esforço para que ele fique perto, estude, tenha uma vida familiar e social intensas e entrem para a vida adulta neste ambiente. A outra parte dos pais ( e são vários ), dão graças a Deus que o filho entre para o quartel e se suma por lá, para aprender "coisas de homem", como ser forte ou "virar gente", ou para finalmente se ver livre de mais uma boca para comer. Esta é a verdade mostrada nas anamneses feitas com os soldadinhos nos contingentes.

Antigamente, se mandavam as meninas para os internatos, sob a alegação de que lá teriam melhor educação, notadamente junto ao ambiente tão "puro" dos conventos. Pegava-se a filha, muitas vezes, no dia do aniversário e no Natal. Algumas meninas também se orgulham disto. Outras detestam lembrar da sensação de abandono e das coisas que presenciaram.

Pais assim, PARA MIM, estão se vendo livre de uma responsabilidade amorosa e vital, delegando a terceiros o que SERIA naturalmente um prazer e um desafio para eles. Papo furado esta de filho entrar na linha num lugar estranho e que deixa de lado coisas muito mais interessantes e produtivas, como por exemplo, afeto e aconchego.

Ate os quinze anos eu nao tinha esse tipo de preocupacao, quando entrei pra Marinha.

15 anos? Muitos não têm mesmo, embora nesta idade, alguns adolescentes já tenham suas responsabilidades dentro do lar e nas escolas, em funções representativas, na divisão de tarefas com os irmãos, primos, organizam suas despesas e fazem lanches e refeições com muita destreza.

Como se entra para a Marinha com 15 anos? Não é uma criança ainda, pelo que você me descreveu?

Sobre como determinadas pessoas lidam com pressao, realmente, existem casos e casos. Mas aprender a lidar com pressao e uma necessidade da vida, e quem nao consegue aprender e deficiente nesse ponto, e por isso nao deve ser tomado como exemplo.

Aqui você entendeu ao contrário. Ter responsabilidades e lidar com pressões e dissonâncias cognitivas é um processo naturalmente estruturável entre pais e filhos. Eles podem perfeitamente passar estes valores. A pressão nas forças armadas é de outro tipo e você deve saber bem disto.

Sofre-se pressão durante a infância na escola, no clube, na família e em todo lugar. Mas insisto que uma pressão saudável deve fazer parte de nossa estrutura emocional ( tanto ativa como passivamente). Devemos aprender a sofrer pressões e aplicá-las de forma ordenada e inteligente desde cedo. Saber se frustrar, respeitar, fazer-se respeitar, negociar, reavaliar, propor e aceitar derrotas faz parte da vida.

Não vejo nada de parecido com isto com o fato de ser colocado em situações limitantes, uniformizadoras, impessoais, humilhantes e até patéticas, num ambiente onde a autoridade se faz obedecer através de uma máquina que serve para outros fins, que não a educação de seres humanos, muito menos civis.

E experiencias particulares ruins que conhecidos tiveram tambem nao contam. Outras pessoas podem ter experiencias sexuais ruins, ou nao poderem comer carne, por exemplo, o que nao depoe contra essas atividades. Quando falamos dela falamos do caso geral, e nele eu digo que os aspectos positivos superam os negativos.

Não contam? Que mania que vocês têm...Estamos falando de pessoas numa instituição que lida com contigente humano! Estatísticas levam em consideração experiências pessoais! Ou não? Acauan citou exemplo de conhecidos e eu apenas citei os meus exemplo e o que vi dentro dos quartéis. Não pode?
Se a sua experiência diz alguma coisa, as dos outros deve dizer também.
Se para você a leitura da experiência foi positiva, ótimo! Mas ninguém pode garantir que se tivesse aproveitado este tempo fazendo outras coisas não fosse um "civil melhor".
Sobre mulheres, a questao do desenvolvimento da lideranca, do espirito de equipe, da forca e da sobrevivencia em ambientes hostis sao ao meu ver ritos sobretudo masculinos e muito mais relevantes no desenvolvimento da personalidade deles do que delas.

Ridículo isto. Tem tanto machismo e determinismo biológico aqui que nem vou comentar.

Quanto a ser um civil melhor, eu acho que o desenvolvimento que eu tive desses caracteres me fez um civil melhor do que o que eu teria sido. Isso nao me torna melhor do que ninguem a priori, mas somente do meu eu caso eu tivesse permanecido em casa.

Então posso sim chegar a uma conclusão: se em casa não era bom, é porque não era mesmo. Lamento.

E sobre um candidato, o fato dele ter servido permitiria nao somente a apresentacao de uma ficha sua feita por superiores.

Superiores? Milicos? Grande merda. Já disse. A parte do meu currículo e de muitos conhecidos que passaram pelo exército como civis nunca contou ponto em entrevistas para assumir funções em profissão alguma relevante que não fosse na carreira militar. A maioria das pessoas corta isto do currículo porque ninguém está interessado .

Alem disso, seria uma informacao extra,

Que informação? Só se ele foi teve algum cargo como médico, enfermeiro, tesoureiro, arquivista, topografista, ou sei lá mais o quê...isto tudo pode-se exercer de forma muito mais ampla e com uma visão muito mais abrangente fora das Forças Armadas.
O que se faz dentro das Forças Armadas segue padrões tão específicos e herméticos que pouquíssimo servem do lado de fora, na vida civil. Quanto mais tempo uma pessoa se "encosta" dentro dela, mais de afasta do mercado realmente competitivo. Mas tem quem prefira se esconder lá dentro e ficar protegido do bicho-papão do mercado de trabalho. Cadum cadum.

que diria que aquele candidato passou por um rito importante na formacao de um lider, e que e um patriota.

Ein? Um patriota? Um líder com formação militarizada? Gracias mucho!

PS: Não entendi porque eu deveria me "cuidar" com a minha argumentação.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

francioalmeida escreveu:Talvez eu não deveria dar pitaco nesse tópico.

De forma alguma o serviço militar deveria ser obrigatório, apesar dos defensores dizerem que a pessoa sai melhor, sai realizado, coisa que só "homem" entende, isso e aquilo. Pra mim, mas atrapalha do que ajuda.

Talvez por masoquismo ou embuste masculino, falar que passou por sofrimento X ou humilhação Y e superou, seja algo tão pessoal quanto querer ser o melhor jogador de Pac-Man do bairro, ou seja fútil.

Trabalhei vários anos com recrutamento e ví soldados darem baixa com cabeça erguida e terem um ótimo futuro, porém ví uma grande maioria, maioria mesmo, jogar o tempo pelo ar e se arrepender disso.

O que acontece é que na maioria das vezes, o garoto com 18 anos, nunca saiu de casa, não tem noção de mercado de trabalho e muito menos de renda. Chega na instituição como "cordeirinho" passa um ano como recruta (sem tempo pra nada, só dedicado a instituição) e saí soldado, as coisas melhoram um pouco, recebe uma mixaria, que para um garoto de 18 anos que nunca trabalhou é uma fortuna, nunca ganhou nada. Para ser um bom soldado a instiuição cobra seu tempo de lazer, isso é fato, serviços e missões não é contabilizado sempre nas 08 horas diárias de trabalho, isso crucialmente dificulta e muito qualquer progresso em níveis de estudo.

Claro, que a instiuição o gratifica com promoções, podendo chegar até a terceiro sargento temporário, porém o grande problema está aí, a dedicação exclusiva ao serviço militar impede uma boa preparação pro meio cívil, depois dos sete anos de serviço, a realidade volta, ele deixar de ser "O sargento" e passa a ser um cidadão com 25 anos que só sabe atirar, fazer segurança, e dizer sim senhor e não senhor. Muitos dão baixa e vão trabalhar no ramo de segurança, recebendo bem menos que recebiam, outros vão batalhar pelo salário mínimo de cada dia, sem formação, com nível escolar básico e muitas vezes nem isso.

Claro, toda regra tem exceção, posso enumerar diversos ex-militares que estudaram durante sua permanência na instituição, aprenderam uma profissão lá dentro ou a instituição contribuiu para isso e usaram a instituição como trampolim e qunado deram baixa estavam pronto para o mercado de trabalho.

Entretanto, a possibilidade de um civil usar a instituição como trampolim, na minha opinião é ínfima. A instiuição não está alí para ajudar estar sim para sugar.

Existe duas porta na instituição, uma para servir e outra para ser servido, a porta do serviço militar obrigatório não é para ser servido. Se meu filho hipoteticamente quisesse servir, não deixaria ele
entrar na primeira porta, a menos que ele goste de sofrer.

Talvez com um olhar mais clínico, não tiraria nem uma virgula do que Apo falou.

Nem é porque você endossou o que eu disse...mas conseguiu falar muita coisa que ainda me faltava dizer. Parabéns, Francio.
Imagem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

O cuidado era com relacao a afirmacao de que qualquer meio familiar bem estruturado se caracteriza por pais preocupados em ensinar os filhos a cozinhar e etc. Nao e bem assim.

Sobre experiencias tipicas masculinas e tipicas femininas, elas existem, ora por impossibilidades, como a de um homem ter um filho, ora por maior afinidade de cada sexo com uma determinada atividade.

E a atividade voltada para a guerra sempre encontrou mais afinidade no meio masculino. E em praticamente todas as culturas existiram ritos masculinos de preparacao para a guerra.

Isso sao fatos, nada tem a ver com ideologias de determinismo biologico e sexismo que voce quis me imputar.

Sobre o resto da sua argumentacao, a maior parte dela esta calcado em um preconceito irracional contra militares. Nao ha meios de se discutir isso com argumentos.

Trancado