A percepção e a atenção

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
RicardoVitor

A percepção e a atenção

Mensagem por RicardoVitor »

Um truque simples, mas que me surpreendeu:

http://100nexos.com/arquivo/162

Como podemos ser tão desatentos dessa forma? :emoticon12:
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

Apo
Gênero: Feminino

Re.: A percepção e a atenção

Mensagem por Apo »

Ué...eu percebi as mudanças principalmente no fundo e na roupa dela de cara. Deve ser pelo meu senso de observação apurado por causa da Publicidade e da Arquitetura. Eu presto atenção exatamente nas coisas que estão fora do foco.
Imagem

RicardoVitor

Mensagem por RicardoVitor »

Eu não percebi nem com a explicação com os números... Fui só perceber logo depois, quando mostra as imagens do começo e do fim. :emoticon12:

Eu tenho tendência de mergulhar toda a minha percepção no que está em foco da minha atenção. Se um Boeing 747 fizer um rasante na janela de onde trabalho eu certamente não perceberei. :emoticon16:
Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!

zumbi filosófico
Gênero: Masculino

Mensagem por zumbi filosófico »

Eu só me toquei da mudança do pano de fundo. Bem impressionante esse tipo de coisa, de qualquer forma.
Imagem

Dick

Mensagem por Dick »

Só mostra como dirigimos nossa atenção ao (que achamos ser) relevante. É disso que vive os mágicos. Muito bom este vídeo, pois mostra como não vemos, de fato, o que vemos. Suspeitei assim que a câmera fez um zoom no cara, mas de nada adiantou minha suspeita! :emoticon19:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Apo
Gênero: Feminino

Re: Re.: A percepção e a atenção

Mensagem por Apo »

RicardoVitor escreveu:Eu não percebi nem com a explicação com os números... Fui só perceber logo depois, quando mostra as imagens do começo e do fim. :emoticon12:

Eu tenho tendência de mergulhar toda a minha percepção no que está em foco da minha atenção. Se um Boeing 747 fizer um rasante na janela de onde trabalho eu certamente não perceberei. :emoticon16:

HUHUHUH Eu me preocupo justamente com o que não está em foco. Já peguei cada coisa "no ar" que vou te dizer... :emoticon4:
Imagem

Dick

Mensagem por Dick »

Apo escreveu:Ué...eu percebi as mudanças principalmente no fundo e na roupa dela de cara. Deve ser pelo meu senso de observação apurado por causa da Publicidade e da Arquitetura. Eu presto atenção exatamente nas coisas que estão fora do foco.

Uma vez li que as mulheres têm uma percepção realmente maior dos detalhes do ambiente. O homem vai à uma festa, e só lembra do trivial. A mulher vai à uma festa, e lembra do sapato do vocalista da banda, e do plastiquinho que fica embaixo do docinho. Será? :emoticon12:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

zumbi filosófico

Mensagem por zumbi filosófico »

Evidência conflitante com as teorias de especializações sexuais cerebrais do Simon Baron-Cohen

Imagem
Foto do professor de psicopatologia, Simon Baron-Cohen.
Imagem

Dick

Mensagem por Dick »

zumbi filosófico escreveu:Evidência conflitante com as teorias de especializações sexuais cerebrais do Simon Baron-Cohen

Imagem
Foto do professor de psicopatologia, Simon Baron-Cohen.

:emoticon266:

Aqui está o "Simon", mais descontraído:

Imagem

E na praia, mais à vontade:

Imagem
docdeoz escreveu:
PASMEM!"

clara campos
Moderadora
Contato:

Re: A percepção e a atenção

Mensagem por clara campos »

RicardoVitor escreveu:Um truque simples, mas que me surpreendeu:

http://100nexos.com/arquivo/162

Como podemos ser tão desatentos dessa forma? :emoticon12:

extraordinário
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Já encontrei um arquivo PPS com um truque de cartas: um slide mostrava 6 cartas e dizia para você se concentrar numa das cartas. O slide seguinte mostrava 5 cartas. Aquela que você tinha escolhido tinha sumido. Nunca falhava.
O truque era mostrar 6 cartas primeiro e depois um grupo com 5 cartas inteiramente diferentes.
Qualquer uma das 6 não estaria no segundo grupo, e você não notava que as outras tinham mudado.

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Trancado